Ir para conteúdo

Rússia - Perguntas e Respostas


mopc

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá!

Viajo amanhã, depois de muito planejamento. Na Rússia só chego no final da minha viajem, mas não deixarei de colocar todos os meus relatos.

 

Bom, segue mais uma dica que quase me dou mal. Qd a agência Russa te enviar a papelada necessária para tirar o visto, faça uma cópia para anadra sempre com vc. Vi em algum lugar que eles podem te pedir. Eu falei com a agência lá na Rússia (waytorussia) e eles me confirmaram isso. A minha sorte que o cara teve a maior boa vontade e me enviou novamente pq deixei a minha no consulado e eles não me devolveram.

 

Bom, é isso! Espero ter contribuído para ajudar os interessados em conhecer este país tão misteriorso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 462
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Oi, Renata!

Qd começar a planejar, conte comigo, ok? Eu já estou começando a escrever o relato, mas tenho que postar nos relatos de viagem.

 

Gente, mais uma coisa para registrar aqui. Os albergues na Rússia são velhos, não tem jeito. O que indiquei aqui em SP tem uma localização mediana, mas fiquei em quarto duplo e me arrependi muitooooooo. Sujo é muito pouco para falar sobre o local. Percebi que a sujeiraa existe pq eles não limpam nada. No último dia, após fazer check out, utilizei a cozinha da parte dos dormitórios (que ficava em outro prédio), vi que lá é completamente diferente. É bem legalzinho e bastante limpo.

 

Já em Moscou achei o albergue show de bola. Velho, mas bem limpinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Essa será minha pós-graduação em viagens...

O que eu já li e vi sobre a Trans-Siberiana me deixou com o cabelo em pé...

Sem falar que nunca encontrei ninguem que já a fez.. tem esse lance de ter que falar russo e tudo mais.

 

Tem outra coisa, a viagem tbém pode ser feita no sentido contrário, ou seja, terminando em Moscou/São Petersburgo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ólha, eu fui à Rússia este ano e encontrei várias pessoas que iriam fazer a transiberiana. Na boa, ninguém falava russo. Compre o LP que consegue se virar numa boa. Se os caras vivessem só dos russos morreriam de fome. A galera lá não tem grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Agrupando:

 

Topic author: PJfreak

Subject: Visto pra Rússia

Posted on: 24/01/2006 20:52:56

Message:

 

 

Olá Pessoal,

 

Estou indo pra Europa em julho e pretendo ir pra Rússia também. Em Moscou me hospedarei na casa de uma amiga. Também vou pra São Petersburgo e pretendo me hospedar num albergue da juventude lá. Preciso de informação a respeito de como tirar o visto. Fiz várias pesquisas na internet e só achei informações contraditórias. O que me preocupa é que, aparentemente, é necessário contratar uma empresa de turimos russa e ter reserva em hotel para obter o visto, coisa que eu não vou fazer.

Me informei a respeito do visto concedido pra quem visita amigos e família. Esse visto é complicado de tirar, tem que ser feito um convita pela minha amiga lá na Rússia e este deve ser enviando por correio pra mim no Brasil.

 

Outro problema é o registro que tem que ser feito na entrada. Li que se você ficar em hotel eles te providenciam esse registro, porém, pra quem vai ficar em acomodação privada (como eu), esse registro é mais complicado de tirar.

 

Enfim, gostaria da orientação de vocês as respeito disso, especialmente de algum mochileiro que já esteve na Rússia...

 

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vc não precisa de uma gência para conseguir um visto. Aliás, eles metem a mão se vc fizer qq coisa por eles, melhor esquecer. O melhor site para quem quer conhecer a Russia é o www.waytorussia.com. Realmente para quem quer ficar na casa de alguém o negócio é mais chatinho. Fui a Russia, mas não posso dar muito pitacos pq só fiquei em albergue. Mesmo estando em casa de família, vc vai ter que registar o visto qd chegar lá. Aliás, em nenhuma hipótese deixe de fazer isto. Tem escritórios do governo autorizados para fzer isto. Qq coisa que eu puder ajudar, me avise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Informações do waytorussia:

 

If you're staying with friends or renting an apartment: - in this case the registration procedure depends on the type of visa you have.

 

If you have a tourist visa, then if you are staying in Moscow, you will need to go to the travel agency's office (the one that issued your visa support), get all the necessary documents there, and register your visa yourself through the Passport Department (the agency will provide assistance and will help you to fill in all the forms).

It's actually not as complicated as it seems and for a small fee (usually $30) the agency will help you with all the paperwork, if required, meaning that you can avoid going to passport department by yourself.

If you are staying in any other city, the agency will either provide the registration for you in 1 - 3 days (you won't have to go to OVIR yourself), or the agency will provide a special letter for you, which you can then bring to the local OVIR in that city and get your registration.

 

If you have a business visa, then the agency will provide the registration for you in 1 - 3 days (usually you do not need to go to OVIR), you will just need to bring the landlord letter along. Before bringing it to the agency, you need to bring this letter at the local housing authority (DEZ) with the person who is registered at the apartment you are staying. The letter is basically saying that this person is allowing you to be temporarily registered at his/her address, and DEZ just checks all the details and validates the letter by stamping it.

The regulations for business visas always change, so sometimes the visa can be registered at the travel agency's office without such letter (please, check with the agency that issues your visa support - invitation letter). Beware of the agencies that offer no-paperwork registration: most likely it is dodgy and if you are fined twice for breaching the registration rules in Russia, you may be refused a Russian visa next time. So, if you intend traveling to Russia often it's better to follow the rules.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

TOPICO AGRUPADO

 

Autor do topico: mi_turismo

Assunto: Rússia em pleno inverno

 

pessoal, estou indo pra russia em pleno mes de dezembro... num frio do cão! alguem tem dicas para se esquentar, lugares onde ir ou nao ir com esse frio todo??

 

bjs

 

----------------------------------------------------------------------------

 

Resposta: schwertner

 

No inverno complica e muito....Vc vai poder viistar algumas cidades...

Moscou e São Petersburg. Mas as cidades menores é complicado demais neste periodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

TOPICO AGRUPADO

 

Autor do topico: gustavos

Assunto: São Petersburgo - Helsink

 

Olá pessoal!

Em agosto estou indo para São Petersburgo/Rússia e descobri que fica apenas a 4 horas de ônibus de Helsink, Finlândia. Alguém aqui já fez essa viagem? Vale a pena mesmo (financeiramente falando) ?

Até

Gustavo

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Dri Parra

 

Em agosto deve ser a época mais legal de se conhecer Helsinki. Eu gostei bastante da cidade e achei só um pouquinho mais cara que a Alemanha.

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Resposta: schwertner

 

San Petersburg é linda mas não se esqueca que é presciso tirar o visto para a Rusia que é bem Burocratico.

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Resposta: Apnana

 

Oi, Gustavo!

Eu vou para a Rússia em outubro mas sairei de Riga. A partir de Helsink não sei se é caro, mas de Tallin não é caro ir para SP. Vc sabe que a Eurolines tem ônibus para lá, né? www.eurolines.com

Olha, acho que qq valor deve valer a pena pq dizem que san Petersburg é lindo!!!!!!!! O Schwertner tem razão, para entrar lá precisa de visto e para conseguir é uma burocracia imensa. Se vai em agosto trate de começar a tirar já pq tem preços diferenciados para os dias que vc deseja que ele fique pronto.

Eu tô tirando o meu e se precisar de qq coisa me fale.

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Resposta: gustavos

 

Olá !

O visto para a Rússia não é o problema, já o tirei o meu. Vou ficar 5 dias em Moscow e 7 em São Petersburgo. O que eu queria fazer é ir pra Helsink de ônibus a partir de São Petersburgo (acho que é uma viagem de 4 horas), ficar dois dias e voltar para São Petersburgo de novo, de onde sai meu vôo para SP. Só não sei se é caro esse trecho Petersburgo-Helsink. E tem outra também: parece que para a Finlândia não precisa de visto, mas de um seguro viagem no valor de 30.000 Euros. É o tal do Tratado de Schengen, assinado por alguns países, entre eles a Finlândia, que exigem esse tal seguro para a entrada. Alguém sabe algo sobre isso?

Abs

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Resposta: Apnana

 

Sim, é verdade. Vc não precisa de visto para a Finlândia, mas precisa ter um seguro-saúde. Tem um tópico aqui que só fala dele, é bem legal, vale a pena. Eu farei o meu pela STB, U$98 por um mês. Da Escandinávia, o único país que não exige o seguro é a Noruega.

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Resposta: Apnana

 

Gustavo, acesso o site www.waytorussia.com e clique em transportes. Fiz uma simulação para setembro e me deram o preço de U$ 120 (um trecho)Hensink - SP, em 2ª classe (cabine com 4). Ônibus é bem mais barato, por volta de $38.

Qq dúvida, estou à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

TOPICO AGRUPADO

 

Autor do topico: Andy LR

Assunto: Rússia: 50.000 skinheads !!!

 

 

Extremismo e xenofobia estão aumentando na Rússia

 

Semyon Tokmakov estica o braço e aponta uma grande cicatriz no rosto que ele conseguiu num ataque a um fuzileiro naval negro dos Estados Unidos e seis anos atrás. O ataque custou a ele um ano e meio de prisão, mas Tokmakov disse que não está arrependido.

 

“Nós estamos travando uma guerra racial sagrada”, disse Tokmakov, 28 anos, um líder informal entre os skinheads de Moscou, cuja violência parece estar aumentando.

 

Durante os últimos anos a Rússia se tornou um lugar visivelmente hostil para todos aqueles com características africanas, asiáticas ou caucasianas (que tem uma interpretação diferente na Rússia) – pessoas com pele e cabelo escuro típicos das regiões montanhosas do Cáucaso.

 

O fuzileiro americano foi severamente espancado em 1998 num mercado em Moscou, um dos muitos estrangeiros alvos nos últimos anos. Especialmente nos últimos meses tem ocorrido uma série de ataques raciais brutais e chocantes, como o esfaqueamento de um estudante da Guiné-Bissau no centro da cidade russa de Voronezh, a morte de um afegão que estava procurando por asilo em Moscou e o assassinato de uma garota de 9 anos do Tajikistão em São Petersburgo, aonde skinheads são suspeitos.

 

Minorias étnicas em Moscou reclamam que agressões e insultos ocorrem quase diariamente.

 

“Os crimes raciais estão crescendo em número e brutalidade a cada ano”, disse Alexander Brod, chefe da Agência para os Direitos Humanos em Moscou.

 

De acordo com um estudo de dois anos conduzido pela agência de Brod e alguns outros grupos, existem aproximadamente 50.000 skinheads na Rússia, sendo que as duas maiores cidades, Moscou e São Petersburgo, têm 1.500 cada uma. Foi constatado que entre 20 e 30 pessoas morrem em conseqüência desses ataques anualmente e o número de crimes relacionados ao racismo cresce 30% ao ano.

 

“Quando você mata baratas, você não sente pena delas, sente?”, disse Tokmakov, quando perguntado sobre o assassinato da garota de 9 anos do Tajikistão.

 

O crescimento dos sentimentos extremistas está relacionado aos problemas econômicos da Rússia, incluindo a alta taxa de desemprego na maioria das regiões e o colapso da União Soviética, que enviou centenas de milhares de imigrantes das antigas repúblicas soviéticas mais pobres para a Rússia procurando trabalho. Curiosamente, o racismo vem aumentando mesmo com a melhoria da economia russa ano após ano.

 

“Por que eles têm que vir para cá?”, disso Tokmakov. “Eles não trazem nada além de drogas e AIDS. Todo dia eles molestam e roubam as nossas mulheres.”

 

Tensões étnicas também são resultado de quase uma década de conflito militar entre a Rússia e a maioria muçulmana na região de Chechênia. Em pouco anos do início da segunda guerra contra a Chechênia em 1999, Moscou e várias cidades ao sul da Rússia sofreram com uma série de ataques suicidas a bomba, e as autoridades culparam os rebeldes chechenos, que consequentemente aumentou a xenofobia.

 

Dois partidos políticos apoiaram abertamente uma “limpeza nacionalista” em uma votação no parlamento em Dezembro do ano passado, exigindo a expulsão de trabalhadores imigrantes e promovendo a Rússia para os russos. Ambos partidos gozaram de vitória nas eleições.

 

Tokmakov disse que ele e seus companheiros faziam parte do diretório de um desses partidos, o bloco da Pátria Mãe, mas seus nomes foram retirados do diretório mais tarde. Oficiais do partido negam o envolvimento dessas pessoas no partido.

 

“Quando nós vivemos numa economia como essa entre outros problemas, normalmente existem duas maneiras de se lidar com isso – a primeira é enfrentando e a segunda é procurar alguém e culpá-los pelos seus problemas. Infelizmente a Rússia parece ter escolhido a segunda opção”, disse Brod.

 

Rafael Arkelov, um cantor armênio de 47 anos que passou a maior parte da sua vida vivendo em Moscou e para qual o russo é a sua primeira língua, experimentou tudo isso.

 

Ele estava em uma mercearia comprando chocolate e uma garrafa de champanhe para visitar os seus amigos numa celebração de Ano Novo quando um homem se aproximou e pediu dinheiro. Depois que Arkelov se recusou a dar o dinheiro ele viu que o homem se aproximou de dois jovens com as cabeças raspadas, que ele identificou como skinheads, e começaram a cochichar alguma coisa. Minutos mais tarde, quando Arkelov saiu da loja, eles pularam em cima dele.

 

“Eles socaram os meus olhos, meu rosto e de repente eu não podia ver mais nada. Quando eu caí no chão eles começaram a me chutar e pisar em mim”, lembra Arkelov. “Se não fosse uma mulher do outro lado da rua que gritou ‘O que vocês estão fazendo?’ eu acho que seria espancado até a morte.”

 

O estudo de Brod prevê que o número de skinheads irá crescer para 80.000 ou 100.000 dentro dos próximos dois anos se as autoridades não começarem a combater a xenofobia. Oficiais do Ministério do Interior disseram que eles estão vigiando de perto 10.000 suspeitos membros de grupos extremistas, mesmo assim, a maioria dos ataques raciais são ignorados e considerados apenas vandalismo.

 

“Racismo não existe apenas na Rússia, eu sei que existe no resto da Europa e na América”, disse Arkelov. “Mas infelizmente na Rússia, não acontece o mesmo que nos outros países, aonde os agressores são caçados pela polícia, processados e presos.”

 

http://www.russianet.com.br/artigo-24.html

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Imigrantes são acuados pela polícia na Rússia, diz estudo

 

 

Membros de minorias étnicas são 21 vezes mais parados pela polícia russa no metrô do que passageiros com aparência tipicamente russa, disse um estudo publicado nesta terça-feira.

 

"Apesar de os passageiros que não parecem eslavos representarem menos de 5 por cento dos usuários do metrô de Moscou, eles respondem por 50 por cento do número de pessoas paradas pela polícia no metrô de Moscou", disseram os autores do estudo, em um boletim para a imprensa.

O relatório foi realizado pelo Instituto Sociedade Aberta, de Nova York - fundado pelo bilionário filantropo George Soros - em conjunto com uma organização não-governamental russa.

 

"A disparidade... é tão chocante que não pode ser explicada em bases não-discriminatórias ou de reforço legítimo da lei", disseram os autores do relatório.

 

"As forças policiais de Moscou estão desperdiçando seus esforços ao focarem desigualmente os não-eslavos em paradas e revistas infrutíferas", acrescentou.

 

Os pesquisadores se posicionaram em 15 estações de metrô de Moscou, entre maio e setembro de 2005, para observar como a polícia operava. Eles testemunharam 1.523 paradas policiais e entrevistaram 367 pessoas que foram paradas.

 

A polícia diz que membros de minorias étnicas têm maior probabilidade de ser imigrantes ilegais e também são uma ameaça potencial à segurança.

 

A polícia de Moscou pára as pessoas em entradas do metrô rotineiramente e pede que lhes mostrem os documentos. Os policiais não precisam dar um motivo para a parada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...