Ir para conteúdo

Mergulho com cilindro no Mato Grosso - Lagoa da Lua


Posts Recomendados

  • Membros

“Eu não sabia que no Mato Grosso tinha mar...”

 

Foram exatamente essas as palavras despejadas imediatamente da minha boca, sem sequer pensar no que estava dizendo, quando me deparei com a Lagoa da Lua. Tive a sensação de que estava dentro de um bote no meio do mar, e sem ser exagerada, o do Caribe.

 

Em um sábado, ás 5 da manhã, acordei, peguei minha mochila, algumas guloseimas e parti com mais 3 amigos, rumo à Primavera do Leste – MT pela BR 251 e BR 070. Sim, sei que optei pelo caminho mais longo, porém a estrada é nova e sem transito pesado de caminhões.

 

Em Primavera do Leste, encontrei o pessoal do mergulho, Rogério e Weder. Rogério é instrutor de mergulho, e tem só no Mato Grosso, 16 anos de profissão. Tanto tempo assim e eu só fui descobrir essa maravilha pertinho de mim, agora. De Primavera até a Lagoa, são mais 25 km, sendo que uns 8 desses é estrada de chão, em perfeitas condições.

 

A Lagoa da Lua fica em uma fazenda, propriedade particular, área preservadíssima e a única pessoa que tem permissão para fazer essa atividade lá é o Rogério. Cara gente boa, super simples, com um coração que não cabe dentro dele. Somente ele possui a chave da porteira que dá acesso à lagoa, então, se quiserem conhecer o lugar, e aconselho, falem com o Rogério. Sozinhos não conseguirão, até porque, somente ELE pode entrar. Possui 8 metros de profundidade, podendo chegar a 10 em época de chuva. E as nascentes ficam maiores. Quase não tem peixes, apenas filhotes de tucunaré e cará, mas o mais encantador da Lagoa são as nascentes. A água é natural e deliciosamente com uma temperatura fixa de 26 graus. Mas você jura que não está em uma Lagoa, porque a cor da água te confunde com os 365 tons de azuis do Caribe. Não é exagero.

 

20111024154938.JPG

 

 

Nunca pensei que conseguiria mergulhar com cilindro. Sempre tive vontade e toda vez que surgia a oportunidade, me desviava, por medo. Mas o Rogério me passou uma segurança tão grande, que esse medo foi embora e eu acabei curtindo mais do que pensei. Ótimo lugar para aprender a mergulhar. Mergulhamos o dia todo, voltamos para Primavera do Leste à noite e dormimos em um hotel. As reservas foram feitas pelo Rogério, que conseguiu um bom desconto por ser mergulhador.

 

 

20111024155931.JPG

 

Na manhã seguinte, voltamos para a Lagoa, e dessa vez, senti como se tivesse mergulhado minha vida toda! Que sensação mais gostosa!!! Sem sombra de dúvidas, mergulhar foi uma das coisas mais gostosas que já fiz em toda minha vida!

 

20111024160051.JPG

 

20111024160208.JPG

 

 

E por fim, às 14:00 meu sonho tinha acabado, arrumamos as coisas e voltamos para Cuiabá. Meu final de semana foi espetacular! Sem sombra de dúvidas, dinheiro bem gasto! E por falar em dinheiro, pagamos R$ 150,00 o mergulho (fizemos 2), mais a diária do hotel. Pra comer, levamos algumas guloseimas, e sinceramente, não passamos nenhum pouco de fome. Pelo contrário, nos divertimos muito em volta de uma fogueira que fizemos à noite antes de sair da lagoa. Acabamos por não jantar, porque chegamos super cansados no hotel e só queríamos saber de cama. Mas vale a pena dar uma conferida na cidade, muito bonitinha, estruturada, mimosa.

 

Para fazer o mergulho na Lagoa da Lua, precisa agendar pelo telefone:

 

West Dive Company

(65) 3023-6080 ou 8132-8788

Rogério Perdigão

Além do mergulho na Lagoa, também faz passeios como rafting, rapel e paraquedismo. O cara é jóia!

 

 

E acreditem... Mato Grosso tem mar. E parece com o do Caribe!

 

 

Nota: Por que se chama Lagoa da Lua? Tenho duas teorias: a primeira é que quando você está embaixo da água, a formação das nascentes, as algas e as paredes dela, se confundem com a paisagem da Lua. E a segunda, talvez mais correta, é porque em noites de lua cheia, é possível realizar um mergulho noturno, somente com a luz da lua, que ilumina toda a lagoa, sem lanterna. Estou me programando para voltar lá quando a lua mudar!

 

Alguém de candidata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é FRaventureiro, aqui no MT tem muita coisa bonita pra ver, mas não divulgam, até por não ter uma esttutura para atender o turismo, e ai, a gente só descobre desse jeito, no boca a boca mesmo.

 

Mas vá. Você vai gostar muito. Tem Nobres também (Rio Salobão) pra prática de mergulho, também em Campo Novo do Parecis e Cáceres (Dolina Milagrosa). Esses eu ainda nao fui porque tem época certa, por causa das chuvas, mas quando conseguir, posto por aqui !

 

Super beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

risos... quendo li "mergulho com cilindro..." pensei: " a menina é profissional" !!!

 

Também tenho paixão por mergulho, acho fantástico e fascinente, mas ainda não tive coragem!! Talvez num local tão bonito desses o medo fique de lado...

 

abraços!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
risos... quendo li "mergulho com cilindro..." pensei: " a menina é profissional" !!!

 

Também tenho paixão por mergulho, acho fantástico e fascinente, mas ainda não tive coragem!! Talvez num local tão bonito desses o medo fique de lado...

 

abraços!!!!!

 

 

Hahahahahahah!!! Fer, não sou mas vou virar!!!

 

É, realmente o lugar é lindo mesmo. Se quiser vir, a diversão e as ridadas são garantidas! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pois é FRaventureiro, aqui no MT tem muita coisa bonita pra ver, mas não divulgam, até por não ter uma esttutura para atender o turismo, e ai, a gente só descobre desse jeito, no boca a boca mesmo.

 

Mas vá. Você vai gostar muito. Tem Nobres também (Rio Salobão) pra prática de mergulho, também em Campo Novo do Parecis e Cáceres (Dolina Milagrosa). Esses eu ainda nao fui porque tem época certa, por causa das chuvas, mas quando conseguir, posto por aqui !

 

Super beijo!

 

Em Nobres só não fiz mergulho. Mas vou ver se consigo convencer alguns amigos para conhecer esse paraiso.

Obrigado,

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Daliana. Muito bacana o teu relato. Que bom que gostou da Lagoa da Lua. O lugar é fantástico, não? Precisa ver o mergulho noturno ali.

Falando nisso, a segunda parte da tua teoria está correta: antigamente essa lagoa se chamava "Lagoa da Onça Pintada", mas o nome foi trocado por Lagoa da Lua, justamente pelo fato de que em noites de lua cheia não precisa mergulhar com lanterna. Não discordo da primeira parte onde vc compara o fundo da lagoa com as formações da lua, rsrsrs... deixar a imaginação viajar também faz parte do mergulho.

Vi as fotos do teu mergulho com o Pé e vcs de fato pegaram um dia em que a água estava super, hiper mega fantástica. Até abril/maio, os mergulhos aqui em MT são realizados apenas na Lua, porque é a única água que mantém essa cor todos os dias do ano. Os demais lugares ficam fechados devido à baixa visibilidade.

Sobre Cáceres, Salobão e outros lugares, escrevi um artigo para o site http://www.brasilmergulho.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;: http://www.brasilmergulho.com/port/artigos/2010/007.shtml" onclick="window.open(this.href);return false; (os erros de português não são do texto original, apareceram na revisão)

Ali tem informações e fotos.

Outras fotografias podem ser encontradas em http://www.mtdive.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; e http://carlosmferreira.sites.uol.com.br/mt.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

P.S. : se alguém souber como se cria um link de internet nisso aqui eu agradeço. Até eu aprender, vcs vão ter que copiar e colar, rs.

Abraço e bem vinda ao mundo sub.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...