Ir para conteúdo

Marrocos - Roteiros entre cidades


Posts Recomendados

  • Membros

Colegas,

 

Vou viajar no sábado, já tenho mais ou menos meu roteiro definido, mas ainda tenho 3 dúvidas:

 

1. Qual a melhor forma de ir de Málaga para Marrakech? Pego um ferry até Ceuta e da lá um trem?

2. Vocês conhecem alguma empresa que faça pacote saindo de Marrakech até o Deserto do Sahara? Parece que existem pacotes de 3 dias, é o que eu posso fazer.

3. Preciso escolher uma dentre estas três cidades de praia para passar um dia: Essaouria, Agadir ou Safi. Qual vocês recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcelllo,

 

1) Se vc pensar em economizar tempo...que tal avião de Málaga até Marrakech? Pq trem...bem de Fes atá Marrakech são 7 horas mais ou menos...

2) Ouvi falar da empresa Sahara Expedition. Fica bem pertinho da Praça Jemna El Fmna, a praça famosíssima de Marrakech. Dá uma olhadinha no link http://www.hostelsclub.com/oper-pg-257.html. Mas OUVI FALAR que é confiável. NÃO CONTRATEI.

3) Eu gostei de Esaouira. O caminho até lá é muito bonito e a cidade tem uma medina pequena, opções para comer, comprar e etc.. As outras não conheci.

Desculpe nao poder ajudar muito...

 

Boa viagem! Tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Mariana,

 

Acabei de voltar da minha viagem ao Marrocos e Península Ibérica.

Com relação aos pacotes, comprei um de 3dias e 2 noites. Parte de Marrakech mesmo, da Praça Jemma ALfna (não sei se é assim que se escreve este nome).

Eu comprei o pacote no hostel equity-point, em Marrakech, muito bom este lugar, eu recomendo.

O preço do pacote de 3 dias e 2 noites é de 950 DH, lembrando que 1 euro = 11DH.

Faça este pacote, tenho certeza que nao vai se arrepender. A primeira noite voce dorme em um hotel (com um rio passando embaixo da janela) a segunda, no meio do deserto, na tenda berbere. O deserto, neste pacote, é o que se inicia na cidade de Merzouga.

Espero ter ajudado.

Boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Galera é o seguinte:

 

Dei uma passada pelas últimas mensagens deste forum e não li comentário algum sobre a cidade de Chefchaouem... É uma pequena cidade, toda branca e azul, cravada aos pés de uma montanha no norte do Marrocos, mais ou menos no caminho entre Tanger e Fez. É até uma peculiaridade uma cidade mulçumana ser azul, já que os mulçumanos não tendiam a ter suas casas azuis, mas está cidade foi fundada pelos mouros expulsos de Espanha pelos reis católicos..

Ela é pequena mas foi a que eu mais gostei... Vale muito a pena... Alí vc vive o dia-a-dia de uma cidade do interior mas sem aquele choque brutal (q tb é muito legal) que se sente ao entrar na medina de Fez.

Eu fiz um videozinho com a minah prima lá...

Como estou no trabalho eu não tenho acesso ao youtube e não tenho como colocar o link aqui, mas é só irem lá e procurar pelo usuário fmerencio e dái clica lá no video (Chaouem, Fes e Rabat)....

 

Se entrarem/sairem por Tanger, não deixem de ir a Chaouem! Pegamos um taxi de Tanger pra lá. Tem ônibus tb, mas quando chegamos já tava tarde, de qualquer forma o taxi não custou muito... pra uma viagem de quase 1,5 hora deu nem 60 reais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Cau, segue algumas dicas:

 

1. Acho que tem a opção de dois dias sim. Eu usei essa empresa (http://www.saharaexpe.ma/) há uns 4 anos atrás. Não sei como está a qualidade de serviços agora. Na época constava na relação do Lonely Planet e achei muito bom o custo beneficio. É uma viagem bem longa e cansativa. A estrada é cheia de curvas. Leve um remedinho para enjoo, ok !

2. Meknes ou Essaouira ? Fiquei na duvida também na época e acabei decidindo por Essaouira. Não me arrependi. Essaouri é bacana porque você uma conhece uma cidade costeira do Marrocos. Méknes, o interessante são ruinas romanas. Se for para Essaouira da pra ir e voltar no mesmo dia. Vale a dica de comprar a passagem de volta para o final do dia assim que você chegar na cidade. Pode acontecer de chegar no final do dia não ter mais vagas disponiveis no onibus.

3. Trem Noturno de Fes para Marrakesh acho que tem sim. Dê uma olhadinha no site ( http://www.oncf.ma/ ). Existe o trem tipo leito que em periodos de alta temporada é meio concorrido e corre-se o risco de vc chegar na hora e não conseguir comprar. Em ultimo caso tem ônibus noturno também.

4. Hotel tem muitas opções , vai depender muito do seu bolso. A dica é usar o site de buscas de hostel/hotel do proprio site do mochileiros. Ou ainda tem o IBIS da rede Accor. Tem Ibis em várias cidades do Marrocos: Tanger, Fes, Marrakesh. Se você for chegar a noite nas cidades vale a pena deixar um hotel meio reservado. Em Tanger por exemplo a noite é meio "sinistra". Muitos taxistas vão tentar de levar para algum hotel que pode ser furada. No meu caso fiquei com um pouco de receio de pegar qualquer hotel e acabei pedindo para o taxista me levar para o IBIS que ficava meio longe da estação de trem. O valor do taxi ficou meio caro. O Ibis de Tanger fica perto do Aeroporto. Em Fes o IBIS fica exatamente do lado da estação de trem (Gare de Tren), é só atravessar a rua. O valor da diaria do IBIS acho que era algo em torno de 50 Euros para um casal (baixa temporada)

 

Boa viagem !

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Oi Dani ! Td bem ?

Quando eu viajei para o Marrocos, fui com minha esposa. O que é chato é o assédio descarado e isso acontece mesmo com pessoas acompanhadas.

Acho que se você está com um grupo, isso diminui um pouco. Sugestão é utilizar roupas bem discretas e mais fechadas. Chama menos a atenção. Quando digo isso, estou dizendo para evitar também usar roupas justas (jeans coladinho, lycra, etc...) e mini blusas (barriguinha aparente, ombrinhos de fora) por exemplo. Para a gente aqui, isso é roupa normal, mas para eles é algo bastante "chamativo". Lembre-se que estamos numa cultura bem diferente da nossa e devemos seguir um pouco de sua tradição. Sómos os visitantes nesse caso.

Se você for para as grandes cidades, não há grandes problemas. Marrakesh é uma cidade turistica e você poderia ir até sozinha.

Agora se você for mais para o interiorzão, vale a pena fechar com uma empresa de tour com um grupo maior.

 

Com relação à logistica de sua viagem, está ok !

Você pode cruzar de ferry a partir de alguns pontos da Espanha: Algeciras, Tariffa e Ceuta

Algeciras você terá mais opções de empresas que fazem esse transporte. Tariffa, pelo que me lembro, tem menos empresas mas fica um pouco mais perto de Tangier Algeciras e Tariffa ficam a cerca de 45min-1hora minutos de distância. Ceuta é uma cidade espanhola que já fica no continente Africano. Você sairia de Algeciras para Ceuta e a partir dai entraria no Marrocos.

 

Nos acabamos fazendo por Algeciras e foi super tranquilo. Voltamos por Tariffa e também foi tranquilo. Não tive a experiência de fazer esse trecho por Ceuta, por isso fico te devendo. Pelo que me lembro, a cidade de Ceuta é pequenininha e tem menos opções de onibus e trem.

 

Em Tangier tem um trem para Marrakesh noturno. É uma viagem longa. Você teria que chegar em Tangier a tarde para comprar a passagem para o inicio da noite, chegando em Marrakesh no dia seguinte.

Para Fes também tem trem. A distância é a metade. No nosso caso, pegamos bem de manha cedo e chegamos depois do almoço. Dê um olhada na internet para confirmar esse dados. Eu fui em 2008 e não sei se houve mudanças nos horários dos trens, ok !

 

Outra dica: evite chegar em Tangier a noite. A cidade não é muito convidativa à noite e tudo fica mais fácil para os aproveitadores. A Iluminação das ruas é um pouco precária.

 

Boa Viagem !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Dani,

 

Fez é mais antiga, religiosa e "misteriosa". Visitar a Medina (Centro antigo) dá a impressão de voltarmos no tempo.

Marrakesh é mais turística, mais estruturada e preparada para o turista.

 

Qualquer um dos dois lugares vale a pena. Dois dias em Marrakesh, está ok ! Não deixe de ir um dia a noite na praça Jema el Fna. É muito legal !

Na época que fui não dava pra comprar bilhetes de trem online. Mas dá pra comprar alguns dias antes na própria estação ferroviária. O Trem noturno é confortável desde que você pegue a acomodação leito. São realmente camas com colchão. Acho que viajar a noite sentado é desconfortável em qualquer trem do mundo então vale o investimento na classe leito que custa mais caro.

 

Tanger é uma cidade portuária principalmente para cargueiros. Não vi muita graça. Passamos rapidinho. A noite é uma cidade meio sinistra (pouca iluminação nas ruas). Eu não perderia tempo com Tanger.

 

Arthur

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

E ai leooluz,

 

Respondendo a sua pergunta quanto ao transporte, que é a mesma dúvida do HUGOM6, pelo que já andei pesquisando a diferença de preço entre andar de ônibus e trem (2th class) não é muito grande. No links abaixo vocês encontram as informações que precisam para os seus trajetos:

 

Trem - http://www.oncf.ma (Clique na opção Prix & Réservation para pesquisar o valor do trecho, na busca da página inicial so mostra o horário)

Busão - http://www.ctm.ma/Horaires_et_Tarifs_CTM.pdf

 

Obs: A CTM me parece ser a única companhia de ônibus que tem página na web, mas existem outras com horários e preços diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Oi Karina. Eu viajei com essa empresa e contratei la mesmo. Mas acho que em epoca de alta temporada deve ficar cheio e ai recomendaria reservar antes.

Com relação a lingua, acho que com ingles da pra se virar, mas é bom ter aquele guiazinha básico de frances para viajante, sabe ! Eu levei e quando a coisa ficava dificil eu pegava o livro e mostrava para o cara.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de chegar do Marrocos, havia programado 10 dias, mas como minha mochila não chegou em Paris tive que reduzir a viagem para 08 dias mas foi bem legal. Não fiz o roteiro do deserto por que minha intenção além de conhecer as cidades era surfar em Taghazoute, a 18km de Agadir. Para quem curte surf, é um otimo destino. Havia programado um voo do CDG para Agadir, o que teria sido uma grande opção, mas devido aos problemas tive que ir a Marrakesh, complica um pouco o roteiro, mas nao inviabilizou. Seguem algumas sugestões:

 

1. Marrakesh - A medina que mais gostei. Marrakesh, possivelmente seja o lugar mais tradicional que achei no Marrocos. Estive mais a vontade para conhecer o mercado sem o assedio dos pseudo-amigos. É possivel passear pelas ruas do mercado com tranquilidade, apreciar as coisas que eles vendem, perguntar preços, sem problemas. Se você quiser comprar algo a ordem é pechinchar, pechinchar e pechinchar. Gostei tanto de uma bata que comprei sem pechinchar, depois me dei conta da bobeira. Depois comprei uma camisa por 60Mad quando pediram inicialmente 180Mad. Locais imperdiveis: o teatro, a estaçao da ONCF, o vila nova, os jardins de Menara e o Palmeiral. A praça Dejma Al Feena a noite é o cume do lugar. Tome bem o cha de hortela, o bolo de canela, o suco de laranja e o escargot. Dá para conhecer turistas e interagir. Na real, peguei o onibus turistico vermelho que é uma ideia interessante. Dai peguei um onibus de 3h para Agadir.

 

2. Agadir - muito luxo. Fiquei pouco tempo. Fui logo para Taghazout. Peguei um taxi de 120Mad, em torno de 40 minutos.

 

3. Taghazout - roteiro de surfista. Local com aspecto bem arabe, mas com rotina internacionalizada pelo turismo. O Taghazout Surf Camp é excelente. O rango é otimo, para quem curte surfar: ondas perfeitas, paredes longas e rápidas. Sensacional. Sugestões: Banana Beach (supra sumo), Devils beach, Panorama Beach e a outra esqueci o nome. ATENÇÃO: EM LUGAR NENHUM, NEM MESMO NO HOSTAL CARTOES SAO ACEITOS. Tire uma grana em Agadir. De Agadir de volta, segui para Fes. A viagem foi bizarra, 13hs dentro do onibus, com uma parada em Marrakesh. Peguei o noturno e dormi a noite toda. Estou acostumado a surfar em aguas quentes. Surfar em aguas geladas foi um prazer a parte, que novidade sensacional. Ponha seu neoprene e se jogue, é de arrombar.....

 

4. Fes - bem legal. Apesar do guia dizer o contrario achei menos tradicional que Marrakesh. A medina é enorme, e o roteiro que tem no Lonely Planet é bem legal, dificil de ser seguido por que é impossivel se ter qualquer senso de direção dentro de um mercado como o da medina. Isso em Fes é ainda pior. Achei o mercado de Marrakesh mais interessante. Mas comi muita coisa interessante nessa medina. Lá em baixo tem um mercado de comidas tipicas muito interessante e na porta principal também tem uns restaurantes muito legais. O tenerife é muito curioso. O problema desse mercado é o assedio grosseiro de pessoas tentando usurpar o turista. Nao peça informacoes a transeuntes - eles vao te cobrar por isso, exceto a lojistas e as pessoas que fazem a segurança do local. Nao aceite companhias..... É bizarro. Mas nada que um La Shukren não resolva. Tentei ir no hammam, o hammam Shefarine, mas pela primeira vez em uma viagem tive restriçoes a uma experiencia. Peguei um trem para Rabat - primeira classe, 3hs.

 

5. Rabat - Sensacional, a perfeita interaçao entre tradição e modernidade. Vale a pena ir na orla, no kasbah, no mauseoleo, na medina. O Kasbah é uma versao melhorada de uma medina tipica, o cafe que tem embaixo é bem gostoso de se ficar e a vista de um mirante que tem no comeco é linda. Os jardins sao muito bem cuidados. A medina de Rabat é bem menos confusa e impossivel de se pechinchar. O mausoleo bem bonito e muito vigiado, mas se pode fotografar inclusive os guardas. A parte nova da cidade também é porretinha. O banco de Magrib é bonito, o parlamento tb. Não se pode fotografar o parlamento nem o palacio do rei. No dia que estive estava tendo uma manifestacao de desempregados pela porta do parlamento. Consegui fotografar, mas outros turistas tiveram suas maquinas rudemente confiscadas pela segurança. Cuidado com fotografias em locais militares e que envolvam segurança nacional no Marrocos. Peguei um trem para casablanca. Uma hora de trem.

 

6. Casablanca - Apesar de ser considerada uma cidade de transito apenas, achei que vale bem a pena. A mesquita Hassan II é imperdivel. Vale a pena pagar o tour. Aceita carteira de estudante. Depois fui no farol, passeie pelo bairro novo da orla. Muito turistico mas interessante. A medina nova é como caracterizou o Lonely Planete, a versão disney, mas é um local bonito. Dai me perdi completamente e tive que pegar um petit taxi para voltar ao centro. Na primeira noite fui no Hammam Gautier Bain Turc. Higienico, confortavel, padrão internacional. Quando fui para a medina antiga, estava de saco cheio desse programinha de mercado e fiquei pouco tempo. Mas é interessante passear pelas ruas. A avenida na frente da praça da Liga Arabe, indo para a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, é bem bonita. Peguei o voo para Paris de volta. É possivel pegar um trem de CasaVoyagers para o aeroporto, mas reserve pelo menos uma hora e meia para isso. O trem sai a cada hora normalmente no 45o minuto e demora umas meia hora. O pessoal fala muito pouco ingles ao contrario das outras cidades.

 

Outras sugestões: coma a comida tipica, bem temperada, fotografe bem, eles são muito cordiais, o transito é uma loucura, não entendi como funciona aqueles petit taxis - eles podem pegar passageiros durante a corrida, por isso preferia sempre um vazio que ia enchendo ao longo da corrida, andar pelos mercados pode ser dificil por que nao existe qualquer possibilidade de senso de auto-orientação. Não aceito companhias de "guias" turisticos e de ninguem - voce vai pagar por isso. O PAIS É MUITO BARATO ALEM DE SERMOS FAVORECIDOS PELO CAMBIO DE 1 PARA 4. TUDO É MUITO BARATO.....

 

Boa viagem a todos e qualquer duvida adicional, contem comigo: miguelsetubal@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...