Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 41
- Visualizações 14k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Cris*Negrabela 14 posts
-
Ale Monteiro 5 posts
-
Petroni-SP 2 posts
-
Paula Adriana 2 posts
[t3]Caminhadas Patagonica para Pantufas Dispostas...ou não...[/t3]
Quando nasceu a ideia dessa viagem, a concepção era fazer dela 80% trekkings e 20% de pantufagens... Sabia que nao tinha condicionamento pra tudo o que queria, mas tinha o ano todo pra correr atras... Ou não... eu acabei me tornando ainda mais Pantufa do que já era ... ou seja, ao inves de melhorar meu condicionamento, eu fui gradativamente piorando... não tinha o preparo físico pra fazer metade daquilo que me propus e num dado momento, já quase desistindo, me perguntei se tinha o preparo psicologico pro que me propunha: viajar pela primeira vez pra fora do pais, sozinha e armada só do meu portunhol, que é digno de nota (de nota zero, claro...)
Porém, eu posso até ser Pantufa, mas sou determinada (ou sera melhor dizer TEIMOSA? rs) Enfiei na cabeça que eu ia, se arranjasse companhia, ótimo, se nao arranjasse , ia dar um jeito de ser bom tambem. E que o que eu não conseguisse curtir com minha bota de caminhada, curtiria de pantufa mesmo, cercada de conforto.
No fim das contas, entre vários "Ah, legal, entao vou com voce" (em junho)... "Olha, desculpa, nao vai mais dar pra eu ir" (em Outubro)... "Oi , ja tô aqui em Santiago, onde a gente se encontra em Puerto Natales ? " (dias antes de sair daqui) do Yuri ( o Sandman, aqui do Mochileiros) rs , acabei encontrando gratíssimas companhias (alem dele) , consegui fazer praticamente todas as caminhadas que me propus, acabei indo ate onde não havia me programado para ir, me virei sozinha melhor do que achei que poderia, me vi no meio de uma confusão com a Aerolineas e sem conseguir fazer com que me entendessem, e tudo isso sem precisar ir chorar na sarjeta \o/\o/\o/
Foram 23 dias entre partida e chegada. E historias demais pra contar. Bom, ser sucinta em relatos nunca foi meu forte... juro que vou tentar não fazer o maior relato da historia do Mochileiros.com kkkk
[t3]Roteiro[/t3]
19/11 - SP x Calafate
20/11 - Calafate x Puerto Natales
21 a 25/11 - Trekking W em Torres del Paine - ou o que deu pra fazer dele rs
26/11 - a toa em Calafate
27/11 - Calafate - Perito Moreno
28/11 - El Chalten - Loma del Pliegue Tumbado
29/11 a 02/12 - Trekking - Chalten x Poincenot x Piedra del Fraille x Poincenot x De Agostini x Chalten
03/12 - El Chalten - Chorrilo del Salto
04/12 - El Chalten em pura pantufagem
05/12 - Chalten x Ushuaia
06/12 - Ushuaia - Museu do Presídio e mais pantufagem
07/12- Ushuaia - Navegacao do Canal Beagle (Isla H) + Cerro Martial
08/12 - Ushuaia - Parque Nacional Tierra del Fuego
09/12 - Ushuaia x Buenos Aires
10/12 - Buenos aires - Zoo de Lujan
11/12 - Buenos Aires x São Paulo
Nota: Tinha comprado as passagens aéreas SP x Calafate x Buenos Aires x SP. Como o Yuri já estava rodando pelo Chile, ficou mais facil nos encontrarmos em Puerto Natales.
E acabei trocando o trecho aereo Calafate x Buenos Aires pra sair lá de Ushuaia (que nao estava no planejamento inicial da viagem). Os outros trajetos todos foram feitos de ônibus.
[t3]Precauções de Mochileiro de Primeira Viagem[/t3]
Era a primeira vez que eu ia viajar para fora do pais, então, tentando me livrar de situacoes que podiam complicar a minha vida, tomei algumas escolhas. E foram escolhas acertadas.
1. Escolhi os horarios de voo mais convenientes. Tempo é dinheiro. Fato. Pegar uma passagem aerea mais barata pra chegar de madrugada em um aeroporto, ter que esperar mais de 4 horas pra fazer conexão ou chegar de madrugada e nao ter opcao a nao ser a possivel idoniedade de um taxista não me parece ser um baita custo x beneficio. Entao, meus horarios de chegada nas cidades sempre eram antes das 20h e sempre chegando e partindo do Aeroparqe, em Buenos Aires. Na boa, a diferença no valor da passagem nao foi algo significativo.
2. Fiz o minimo de reservas de hospedagem com antecedencia Sair daqui com tudo reservado é mais seguro, né? E mais preso! Se tivesse feito isso, nao poderia ter mudado o roteiro no meio do processo - o plano original era ir pra Calafate - Chalten e fechar a trip com Torres del Paine. Alem disso, nao teria como escapar se chegasse num lugar e pegasse mal tempo. Sabia que estava viajando ainda em inicio de temporada, na maioria das cidades é fácil achar hostels e pra essas coisas existe o Hostelworld, na vespera de ir A unica reserva que fiz foi a do hostel em Buenos Aires porque la seria mais complicado (e caro) tentar de hostel em hostel rs
[t3]Dinheiro[/t3]
De passagem, foram R$ 1100,00. Porém, tive um problema com a Aerolineas, e esse custo da passagem subiu absurdamente.
Uma semana antes de viajar, eu consegui a proeza de perder meu cartão Crédito / Débito internacional.
Como não ia dar tempo de chegar outro, acabei levando um Visa Travel Money com US$900 e AR$500 em dinheiro, que dariam tranquilamente se eu não tivesse esticado até Ushuaia. No Chile, gastei mais ou menos CLP$110.000,00 entre as entradas do parque, campamentos e compras das coisas que precisava levar (lembrando que estavamos em 3 pessoas, logo o custo de alimentação despenca). Como queria fazer passeios mais caros para o padrão da viagem em Ushuaia, fiz outra recarga de US$250 que era pra não passar vontade (fiquei em Buenos Aires "like a boss"...)
[t3]O que levei[/t3]
Comprei quase tudo o que faltava aqui no Brasil, tanto equipo de camping quanto o que nao tinha de roupas, já que nao ia passar por um lugar que valesse a pena. Alem disso, pra comprar tudo lá teria que começar a viagem por Buenos Aires e "perder" dois dias de trip esperando pela segunda pra poder comprar as coisas... (bom, agora vejo que não teria "perdido" nada.. mas nao era esse o foco da viagem rs)
A barraca (nova) veio pelo Mercado Livre, paguei uns R$50 a mais que o preço que pagaria em Santiago (negocio de oportunidade
). Saco de dormir, idem... fiz um rolo com um amigo que tinha um semi-novo e queria trocar, porque pegou o saco feminino por engano.
Barraca Marmot Earlylight
Saco de Dormir Marmot Tresless 15 W ( 0°C, conforto -9°C (para meninos, -15°C
) , extremo -32°C)
Isolante Quechua A200 light
Almofada inflavel (pra usar como travesseiro)
Mochila Montblanc Fem 65+15L
Mochila Forclaz 22L Quechua
Mochilinha tipo Daypack ultraleve da Sea to Summit (vai saber rs)
Bolsa/pochete pequena onde ficava documentos, dinheiro, chaves de casa, tudo...
1 sacola daquelas "sustentáveis" que se vende em mercados (na minha epoca o nome disso era "sacola de feira" - vai por mim, foi util rs)
Fogareiro e conjunto de cozinha pra 2 (que no fim das contas, foi usado pra tres
)
Luva de borracha ( ooow isso dá uma ajuda na hora de lavar louça naquela agua gelaaaada rs)
Varias sacolinhas, sacolas grandes e sacos de lixo (porque o folgado do Yuri esqueceu de levar e me pediu pra levar pra ele tambem rs)
Kit de costura
Roupas
1 Anorak (da Decathlon)
1 Softshell (um polar 200 resistente a agua) da Triboard (Decathlon)
1 Fleece 200 da Solo, com ziper na frente
1 fleece 50 fechado, da Quechua (Decathlon... era o medo do frio...praticamente nem usei)
2 Calças Underwear Quechua
1 camiseta Underwear Quechua
2 Calças leggin em lycra
3 camisetas dry-fit
3 camisetas/ regatas em algodao (Roupas de civil, oras bolas rs)
3 pares de meias de trekking mais grossas (dois da Solo, uma da Quechua - Forclaz 400)
3 pares de meias Forclaz 100 Solo (mais finas, uso geral)
2 pares de meias sociais, que usei como linner (e que nao fizeram diferença alguma * explico o porque depois )
par de luvas em fleece
par de havaianas
Papete
Gorro de polar
um lenço de cabelo (multiuso!)
Cachecol (inutil, no meu caso)
toalha de rosto (que serviu pra tudo e ate que secava relativamente facil)
Me arrependo de ter levado...
Preocupada com o frio, eu levei um fleece 50, outra touca e um cachecol. Dei sorte, todos os dias foram bastante agradáveis e mesmo nas noites mais geladas acampada, nao era absurdo... Sei lá, poderia ter passado sem eles mesmo se estivesse mais frio...
Me arrependo de não ter levado...
Eu nao queria levar coisas demais - e ja estava levando coisas demais!!!! Nessa brincadeira, eu praticamente esqueci que a trip terminaria no calor de Buenos Aires, que seria hora de parecer gente de novo ou que podia sair a noite por lá... então esqueci de levar o que chamaria de "roupa de civil" kkk : uma bermuda, shorts, saia e uma sapatilha que seja...
[t3]Fotos[/t3]
W Manco em Torres de Paine = https://picasaweb.google.com/negrabela/WMancoEmTorrresDelPaine?authuser=0&feat=directlink
Perito Moreno = https://picasaweb.google.com/negrabela/PeritoMoreno?authuser=0&feat=directlink
Algumas fotos de El Calafate = https://picasaweb.google.com/lh/photo/ZNm71ariZyr-7rRo5H628tMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink
El Chalten = https://picasaweb.google.com/negrabela/ElChalten?authuser=0&feat=directlink
Zoo de Lujan = https://picasaweb.google.com/negrabela/ZooDeLujan?authuser=0&feat=directlink
Editado por Visitante