Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Venezuela - Roteiro, Rotas e Meios de Transporte

Postado
  • Membros

id="Comic Sans MS">id="black">

Mochileiros e Mochileiras, boa noite a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar os idealizadores deste site, pois ele é de grande importância a todos que viajam sem estar engessado e sufocado pelos pacotes turísticos. Parabenizo também todos os guerreiros(as) viajantes que com atitudes solidárias, ajudam aqueles que ainda partirão.

Na minha 1ª viagem ao exterior (ano passado), consegui muitas informações no site, mas certamente não utilizei tudo que deveria, e agora não quero deixar esta oportunidade passar...rs. Irei abrir uma sala para falar da minha viagem do ano passado, pois faço questão de ajudar, apesar de perceber que existem inúmeros comentários já no site dos lugares que fui.

Minhas considerações serão de certa forma extensa e talvez cansativa, por isso desde já agradeço aqueles que pacientemente ajudarão em fechar meu roteiro. Mas torço para que depois de esgotado todas estas minhas dúvidas, que nossas tratativas sirvam de orientação para dezenas de outros mochileiros.

Mas vamos ao que interessa... estou zarpando para a Venezuela no dia 02/09 e quero esgotar os pontos turísticos (ecoturismo basicamente) daquele país em 30 dias, se possível for. Já tenho uma minuta de roteiro em mente, após pesquisas na internet, guias (quem não tem o guia "O Viajante", está perdendo) e neste site também, mas ainda tenho dúvidas em algumas coisas. Além disso, gostaria que as pessoas que já foram e podem falar com propriedade, criticassem ou referendassem o roteiro, informando se atende bem o objetivo.

Roteiro (macro)

BH - Manaus (Avião)

Manaus - Sta. Elena (ônibus)

Sta. Elena - Canaima - Salto Angel

Salto Angel - Delta Del Orinoco ( ?)

Delta (?) - Mar Caribenho (aonde ainda não sei)

Mar do Caribe - Mérida

Mérida - ?

Prazo 30 dias (dia 02/09 já tenho que estar em Manaus), mas gostaria de gastar no máximo 15/18 dias pois tenho interesse em conhecer alguns lugares da Floresta Amazônica na fronteira ou mesmo algo em Roraima.

Perguntas e considerações:

Meu roteiro visa conhecer o que há de melhor no país, mas ponderando sempre custo x tempo x benefício.

Por isso já está decidido que não irei ao Monte Roraima - Não tenho nada contra, mas é questão de prioridade (tempo curto) e custo. Por isso no roteiro já falo logo em ir p/Salto Angel de Sta.Elena. Como meu objetivo é paisagens e aventura, já decidi também não conhecer Caracas. Ainda não ouvi / vi ninguém falar bem da Capital.

1 - Tem ônibus de Sta. Elena para Mérida direto ?

2 - Alguém sabe se é possível atravessar a Venezuela para o Brasil dentro da Floresta Amazônica ?

Desta resposta dependerá meu trajeto de entrada e saída do pais. Seria ideal para mim se eu pudesse já entrar na Floresta Amazônica na divisa com o Brasil pelo sul da Venezuela. Mas caso seja possível, preciso saber como, custo e qual o tempo.

STA. ELENA - PARQUE NACIONAL DE CANAIMA - SALTO ANGEL

3 - Qual o custo do passeio de Sta. Elena para Salto Angel ?

4 - É possível ir por terra até o Salto Angel ou é necessário vôo ? Se positivo, compensa sob o ponto de vista financeiro e dos nrs. de dias ? no guia fala que é possível ir por terra, mas que demora dias...é exatamente isso que preciso saber.

5 - È melhor ir de ônibus de Sta. Elena para Canaima e lá fazer o passeio para Salto Angel, ou é mais compensador fazer o pacote de Sta. Elena mesmo ?

6 - Quantos dias gastam o passeio a Salto Angel ?

7 - Existe algum outro passeio que não posso deixar de conhecer no Parque Nacional de Canaima na opinião de vocês ?

REGIÃO CIUDAD BOLÍVAR / CIUDAD GUYANA / TUCUPITA

8 - Vale o custo x benefício de conhecer o DELTA DEL ORINOCO ?

9 - Existe alguma outra grande atração nesta região (Bolívar, Guyana e Tucupita) que vcs sugerem ?

MAR DO CARIBE

10 - Qual melhor lugar para conhecer o mar caribenho, considerando beleza, custo e tempo ?

As perguntas a seguir dependem da resposta da anterior.

11 - O que tem a dizer sobre a Islas Margeritas ? vale conhecer, mesmo com o alto custo ?

12 - Quais os principais pontos turísticos da região ? E o Parque Nacional Laguna La Restinga ?

TUCACAS / MORRROCOY / MARACAY / VALÊNCIA / CORO

13 - Parque Nacional de Morrocoy - Dizem que é o melhor ponto para conhecer o Mar Caribenho. É vedade ?

14 - Quais as principais atrações do parque, custos e dias ?

15 - É possível entrar no parque sem passar por Tucacas ? (vi vários textos desaconselhando Tucacas).

16 - Compensa passar em CORO ?

17 - Alguma outra atração turística compensadora nas regiões descritas ?

MÉRIDA

18 - Alguma outra atração além do Teleférico ? Pelo que li do Los Llanos, com licença e respeito aos Venezuelanos, trata-se de uma modesta réplica do nosso Pantanal. Sendo isso mesmo, prefiro conhecer o nosso...risos.

19 - Achei estranho não conseguir nada que fala do Monte Bolívar. É tão pouco atrativo assim, que os guias e as pessoas nem sequer mencionam ?

Como vocês podem ver, a tendência é que a peregrinação seja feita em círculo e indo para o norte e depois oeste. Por isso gostaria de sair de Mérida e já entrar na Floresta Amazônica.

Se não for um excesso, gostaria que as pessoas que já foram a estes lugares e seguiram +- o mesmo roteiro, que indiquem a existênica de ônibus de uma região a outra, custos, etc. Como certamente já deve ser de praxe de vocês, prefiro viajar sempre a noite pois como é inevitável dormir, melhor que "gastemos" este tempo em trânsito...ganha-se tempo e agilidade.

Mais uma vez fico imensamente grato pela ajuda e me coloco a disposição também para quaisquer esclarecimentos. Inclusive, se tiver algum aventureiro(a) com esta mesma programação e no mesmo período, e se tiver fora de si ao ponto de topar nos acompanhar, será um prazer...(rs). È quase certo que irá eu e um amigo...

• Respostas 426
  • Visualizações 99.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Patty,

Gostaria de mais dicas sobre a venezuela, sera que teria condicoes de me informar qual a melhor forma de ir de caracas p/ isla margarita? e qual seria o custo?

OBS: muito boas e interessantes as dicas que vc repassou, valeu mesmo.

Att,

Lorena

Postado
  • Membros

ola galera...

mesmo lendo esse topico polemico nao desanimei. Nao sou nenhum mochileiro PHD mas tenho alguma experiencia(chile,bolivia,peru e argentina).

Pesquisando pela net montei um roteiro pela venezuela e estava querendo ir em junho deste ano, mas nao tenho certeza se e a melhor epoca.

Boa Vista - RR

Sta Elena - Passeio pela Gran Sabana

Ciudad Bolivar

Canaima - Passeio Salto Angel

Ciudad Bolivar

Puerto La Cruz

Isla Margarita

Los Roques

Caracas

Merida

Caracas

Brasil

Postei nesse topico polemico pra galera me ajudar com as duvidas e tambem me esclarecer bem sobre a seguranca que eu fiquei um pouco preocupado. Seguem minhas duvidas, quem puder me ajudar com alguma...

Existe uma melhor epoca pra ir pra Salto Angel / los roque / merida ou qualquer epoca do ano da pra ir??? chuvas e tal???

Tem alguma coisa que presta em Maracaibo???

E melhor ir ao salto angel de Sta Elena ou Ciudad Bolivar???

E melhor ir pra los roques de Isla Margarita ou de Caracas (li que da pra ir por maracaibo tb)???

Vale a pena delta do orinoco??

Qto gastaria aproximadamente 22 dias fazendo esse percurso (uma nocao se alguem tiver)???

Alem de caracas alguma outra dessas cidades e perigosa assim???

Onde que tem boas baladas na Venezuela???

muito grato se puderem me ajudar!!!

thiago

Postado
  • Membros

ola...

pretendo fazer esse roteiro...

Boa Vista - RR

Sta Elena - Passeio pela Gran Sabana

Ciudad Bolivar

Canaima - Passeio Salto Angel

Ciudad Bolivar

Puerto La Cruz

Isla Margarita

Los Roques

Caracas

Merida

Caracas

Brasil

tenho algumas duvidas, e se puderem me ajudar...

Alguem tem alguma sugestao pra incluir algum lugar ou muudar o roteiro???

Tem alguma coisa que presta em Maracaibo???

Vale a pena delta do orinoco??

Ouvi falar q nao da pra ir no Salto angel entre marco e julho, por causa do nivel das aguas, estava planejando a viagem pra junho... alguem tem alguma informacao sobre isso???

Onde que tem boas baladas na Venezuela???

Grato.

thiago

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Alguém teve problemas no aeroporto de caracas ou no trajeto de taxi do aeroporto até o hotel em Caracas?

Estou indo em junho para Aruba via Caracas (com smiles) e precisarei fazer uma pernoite em caracas na ida e na volta... O que li aqui realmente me desanimou...

A polícia no aeroporto de Caracas também tenta nos roubar? As malas são saqueadas?

Minha intenção é chegar em Caracas e ir direto para o hotel (Catimar) próximo ao aeroporto... depois voltar ao aeroporto e embarcar para Aruba com a DAE... retornar em caracas (meia-noite...) e voltar ao hotel, para voltar ao brasil no dia seguinte...

Será que é perigoso?

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Acabei de chegar da Venezuela e confirmo o que a maioria tem escrito aqui:

O país tem muitas belezas naturais, mas...

Câmbio - O melhor lugar para fazer é no aeroporto, talvez seja o mais seguro também. Consegui fazer entre 4,5 e 5,50 (este último onde saem os vôos domésticos). Também é um lugar onde todos tentam te passar para trás. Jamais use cartão de crédito e nunca troque em casas de câmbio oficiais. Ah, os Dólares trocados por Bolívares não são destrocados fora do mercado negro, mas é necessário ficar atento com alguns cambistas que tentam passar notas falsas.

Isla Margarita - É uma ilha bonita, com muitas praias, e tal, mas em termos de belezas naturais as praias brasileiras não ficam devendo. Fiquei em Playa en Agua, em um Hotel que se chama Las Palmeiras que cobra 30 dólares por dia, com direito a refeições e drinks durante o dia, inclusive em um quiosque na praia (entre as 11 da manhã e as 17 horas) ao contrário do que informam, não há "snacks" incluídos, mas ainda sim vale a pena pelo preço. Entre as praias que visitei, Playa en Água é a melhor, mas nem tem muita estrutura.

Existem algumas opções para a noite em Isla Margarita. A Boate Señor Frog, por exemplo é bacaninha, mas fecha às 3 da manhã ... ordem da polícia e se for sexta ou sábado, dá para bater um rango no Mac Donalds.

Alugar um carro para conhecer toda a ilha é uma boa, mas pode trazer problemas : em 2 dias andando pela ilha fomos abordados duas vezes por policiais, e nas duas vezes houve extorsão. Eles ficam pedindo um monte de coisas que não existem: carteira de habilitação, passaporte, exame de sangue, vacina, no final das contas querem dinheiro. Só para policiais perdemos o equivalente a 100 dólares. Talvez uma boa ideia seja pedir para a locadora uma declaração dos documentos necessários para dirigir, mas não sei se evita o abuso policial.

A Ilha é livre de impostos e algumas coisas são realmente baratas para se comprar, especialmente no shopping simbil: queijos importados,chocolates, wisky, vinhos, e algumas roupas podem ser compradas a 1/4 do preço no Brasil, mas existe limite de compra para bebidas alcóolicas.

Los Roques - É maravilhoso. É possível acampar de graça, mas para entrar na ilha é necessário pagar uma taxa de 55 bolívares (aprox. 30 reais). As pousadas são muito caras e não consegui alugar um chuveiro para tomar banho .... foram 2 dias de baño natural hehe. A passagem de Caracas para o Arquipélago custa em torno de 300 reais, mais a taxa de 37,50 bolívares, que tem que ser paga no aeroporto.

Caracas - Muito cansado de ser passado para trás e assaltado por policiais não tive motivação para andar muito. Assim que cheguei de Los Roques, compareci a uma Agencia de Turismo no Aeroporto que arrumou um hotel "Hotel Aeropuerto" (categoria superior 3 estrelas segundo a vendedora) por 220 bolívares (uma diária). Também me recomendou um taxista que me cobrou 30 bolívares na ida e 60 para me trazer para o aeroporto as 5 da manhã no dia seguinte. Percebi que a vendedora ganhou comissão do hotel e do taxista. Engraçado é que durante o trajeto o taxista insistiu por diversas vezes para eu ficar em outro hotel (provavelmente ganharia comissão). Esse Hotel Aeropuerto é um lixo: tem uma cama, uma TV e um banheiro sujo.

Aspectos Gerais - Reitero os comentários depreciativos já mencionados. De maneira geral as pessoas na Venezuela são mal educadas. Nada tem preço certo e é necessário pechinchar o tempo todo. A todo tempo tem-se a impressão de estar sendo passado para trás: desde a funcionária do caixa, o taxista, os ambulantes, os cambistas: todos querendo passar a perna, alguns até de forma grosseira. De fato o país está sob ditadura, e o clima nas ruas é bastante tenso e os solados da guarda nacional estão por toda parte. Em Caracas deve-se ter muito cuidado com taxistas, especialmente aqueles que dirigem carros muito velhos: existem muitos relatos de roubos a turistas.

Postado
  • Membros

Alguém sabe quais são os requisitos de entrada na Venezuela / Caracas? Passaporte com validade mínima de...? Vacinas obrigatórias?

Obrigado!

Postado
  • Membros

Estarei indo para Aruba / Curaçao via Caracas... A imigração em Caracas é tranquila? Fazem muitas perguntas / pedem documentos / revistam bagagem?

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Ola, estou muito interessada em ir a Caracas para rever uns amigos. Moro em Fortaleza e gostaria de saber quais as opções mais baratas para ir pra lá, seja via aérea ou terrestre.... Desde já agrdeço!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Sou novo na área e gostaria muito da ajuda de quem tiver conhecimento!

Estou programando minhas férias para VNZ em Outubro e vou percorrer algumas cidades de carro( Mérida, Falcon, Colonia Tovar, Mochima e Margarita). Eu tenho o mapa e posso utilizar o recurso da Internet para informações adicionais MAS tem coisas que não acho de forma alguma como:

- No trajeto El Tigre / Guarico (1º destino Mérida) - A estrada é segura(condições) , tem postos de gasolina e pousada/ hotel para descançar? Planejo não viajar a noite...

- Ouço falar muito mal da área próximo a ponte do Orinoco por se tratar de local deserto....procede?

Fico no aguardo de algum aventureiro!

Abraço

Fernando Oldenburg

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Prezados,

Após colher diversas informaçoes no site, segue meu relato da viagem realizada em agosto de 2009.

Roteiro Venezuela – Colombia

Venezuela:

Los Roques – 4 dias

Canaíma / Salto Angel – 3 dias

Maracaibo – 2 dias

Colômbia

Santa Marta / Parque Tayrona – 2 dias

Cartagena – 2 dias

Medellin – 2 dias

Bogotá – 2 dias

Gasto aproximado: 1500 dolares, fora as passagens aéreas (milhas)

Para calcular o preço das coisas em reais, basta dividir o valor em bolivares por 3.

Chegada:

O vôo da TAM saiu na hora certa tanto de São Paulo, como de manaus, e chegou em Caracas às 5:30 da manhã, horário local. 6.20 já havíamos passado pela alfândega, pegado as malas e estavamos cambiando dinheiro. No aeroporto de caracas existem várias pessoas te oferecendo. Eles começam oferecendo pouco pelos dolares – entre 4 e 5 bolivares por dólar, mas com um pouco de negociação, consegue-se 6,5. Existem algumas pessoas que trocam os dolares dentro de oficinas, como uma mulher que troca em uma oficina de aluguel de carros, sendo assim, mais seguro.

Haviamos reservado a passagem pra Los Roques através do ALEXANDRE, (reservas@pacotes-losroques.com.br ) que peguei o contato aqui no “mochileiros” para as 9.30 da manhã, e deu tudo certo. O voo saiu 10.20, e 11 horas estávamos em los roques. Foi muito tranquilo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.