Ir para conteúdo

Dicas para o Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Parabéns...

Dicas muito importantes e valiosas.

Estou pensando em fazer este caminho em Maio/2012. As minhas maiores dúvidas são justamente com relação ao acondicionamento da bike na ida e volta, com a questão de segurança para evitar furtos e com os custos para fazer o caminho.

Li o seu relato para me informar ainda mais e certamente vou querer tirar algumas dúvidas com você.

Se puder informar um e-mail ou MSN para que eu possa fazer um contato mais rápido, será de grande valia.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Colaboradores

Matsuo,

Excelente seu relato e este tópico com as dicas. ::otemo::::otemo::

Pretendo fazer o caminho em 2014 e com certeza suas dicas serão de grande utilidade, uma vez que vou de bike.

Quem sabe até lá eu não entre com contato com você para tirar outras dúvidas que possam surgir durante os preparativos. ::sos::

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Pessoal, fiz os slides abaixo sobre ferramentas que levei no Caminho. Como eu havia escrito, vou acrescentando informações que os futuros peregrinos mais me perguntam.

Aproveito, novamente, para que todos deem uma olhada no meu relato da minha viagem aqui mesmo no Mochileiros, Em tópicos relacionados: Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta. Buen Camino!

 

1.jpg.723a16d1b39123e0550be5c18acbb2bf.jpg

 

 

1. Bomba Manual;

2. Chave Fixa 15mm e 10mm. Cortei e soldei somente as medidas que me interessavam, tem tbm a Chave inglesa, mas na minha bike não servia para soltar os pedais, pq era larga demais;

3. Kit de reparo para câmara de ar;

4. 2 Câmaras de ar reserva;

5. Canivete ou chave multifunção, deve ser pequeno (deve ser inofensivo aos olhos da policia/segurança...);

6. Sapata de freio (V-Brake) reserva;

7. Alicate universal pequeno;

8. Abraçadeiras de tamanhos variados;

9. Oleo para corrente;

10. Arame;

11. Chave de Fenda e Phillips. O da foto tem um cabo em comum para as duas chaves. Porém, pode ser duas independentes sem problemas;

12. Espátula para remover o pneu do aro;

13. Tiras de câmara de ar de motocicleta ou carro. Extremamente úteis e resistentes para amarrar qualquer coisa;

14. Lanterna de testa, a mesma recomendada para ficar sempre com ela a noite no albergue;

15. Chave de válvula para bico de câmara de ar;

16. Chaves Allen de boa qualidade (ex. marca Gedore). No meu caso são 4, 5, 8 e 10mm;

17. Cintas Hellemann de tamanhos variados;

18. Chave para corrente: é preciso aprender e treinar como utilizar essa ferramenta, mas é muito raro de ter esse problema com corrente;

19. Cabo de freio e cambio traseiro (mais longos);

20. Rolo de fita isolante e um pouco de silvertape tbm;

21. Raios reservas. Levei pq já tinha, mas a troca é complicada se for na roda traseira;

22. Um bolsa pra levar tudo;

 

Os itens 18 e 5 são multifunções mas são quebra-galhos, não são ferramentas do dia-a-dia ou que suportam força.

As ferramentas devem ser despachadas, não tente levar como bagagem de mão porque vão ser barradas no raio-X.

 

5.jpg.f634b0ecc450acf41033580182fa0006.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá Matsu, gostei muito do seu relato, estou com vontade de fazer o caminho em 2014 com minha esposa, vc acha que compensa alugar bicicleta, comprar por lá ou levar daqui? como só dispomos de 30 dias de férias não dá pra fazer a pé, por isso a opção de fazer pedalando. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola foxhound.

Fiz o Caminho agora em Setembro e posso te ajudar no que precisar. As minhas informações estão bem atualizadas.

Sobre a bike, eu preferi levar a minha própria bike.

Não sei qual é a sua prática com ciclismo mas optei por levar a minha bike por já estar adaptado a ela, já saber fazer todas as manutenções, ter as ferramentas adequadas, gastar menos grana do que alugar e também levar a magrela para passear. ::lol4::

O custo médio do aluguel da bike é de 300 euros, o que hoje dá cerca de 1000 reais.

Com esse valor você compra o mala bike, outros equipamentos que pode precisar no Caminho e ainda sobra dinheiro.

::otemo::

Fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá thiagobdi,

temos alguma prática de ciclismo, gosto mais de trilhas, tenho uma caloi sk, das antigas, rssss.....estamos juntando informações pra fazer o caminho, pensei em aproveitar e comprar uma bike melhor nessa viagem e trazê-la pra cá, vi uma postagem de uma Giant com bagageiro, mas não vi preços ainda. Tenho muitas perguntas a te fazer, por exemplo, se há abrigo pra casal ou os quartos são coletivos, qual o melhor período pra ir, nem tão frio e nem tão quente...

Bom, tenho muitas perguntas, agradeço pela atenção e espero que tenha paciência, rssss

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

foxhound, a prática com ciclismo é fundamental para evitar o "sofrimento" durante o Caminho.

Talvez seja realmente uma boa oportunidade você comprar a bike por lá. O custo dos equipamentos é muito melhor do que aqui no Brasil. Agora eu só acho que valha a pena se você conseguir customizar a sua bike. Comprar uma bike já pronta é vantajoso mas talvez necessite alguns upgrades.

 

O melhor período para ir é de maio até a segunda quinzena de outubro. Esse período corresponde com o início da primavera, o verão e o começo do outono europeu. Geralmente nessa época a chance de chuva ou neve é menor e o clima mais agradável para pedalar. A diferença é que de maio a julho a vegetação está mais verde e viva, as plantações estão bonitas etc. De julho até outubro a vegetação já está mais seca, as colheitas já foram realizadas mas também é um visual dourado muito bonito.

 

Sobre os abrigos, tem para todos os gostos e bolsos. Logicamente quanto mais privativo, mais caro é. No formato para casal, somente encontrará hoteis. Os albergues, que são a opção de hospedagem mais comum para os peregrinos, têm quartos e banheiros coletivos. Eu dormi em quartos com 3 ou 4 beliches mas também dormi em quartos com mais de 10. Tudo isso depende da opção que se tem em cada cidade.

 

Com relação a paciência, não precisa se preocupar. Eu tenho MUITA e será um prazer ajudá-lo a fazer essa grande viagem.

Eu te enviei o meu endereço de e-mail através de mensagem privada, se preferir podemos continuar o contato por lá. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá Matsu, gostei muito do seu relato, estou com vontade de fazer o caminho em 2014 com minha esposa, vc acha que compensa alugar bicicleta, comprar por lá ou levar daqui? como só dispomos de 30 dias de férias não dá pra fazer a pé, por isso a opção de fazer pedalando. Obrigado.

 

 

Olah, Foxhound desculpe o sumiço. Thiago, legal q vc fez recentemente,,parabens!

 

Bom, qdo fiz a 3 anos atrás o site bicigrino, http://www.bicigrino.com , estava com poucos servicos. Agora alugam bikes Specialized com bagageiro, etc. Entregam e recolhem onde vc quiser na regiao do caminho. E, ainda prestam socorro caso sua bike quebre. Entao, como vc nao vai sozinho, tenho certeza q vcs vão querer conhecer outras partes da Espanha ou Europa, se for levar a bike....é muito trabalhoso locomover-se com ela, minha opinião. Se querem passar os 30 dias na Espanha, se começar o caminho em Leon por exemplo dá pra curtir legal a Espanha...passear em Madrid, Barcelona, Sevilla, como o Thiago disse, td depende qto quer gastar... Entao tem onibus, trem, trembala, Ryanair ( empresa aerea de baixíssimo custo) eu fui de Madrid a Palma de Maiorca por 29 euros!!! So evitem as ferias europeias (agosto) pq os lugares turisticos estarão todos lotados e com preço de alta temporada.

 

Abs,

Matsu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...