Ir para conteúdo

Opinião preconceituosa de escritor da VT


André Taka

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Comprei a Viagem e Turismo deste mês e fiquei decepcionado com o comentário infeliz deste cidadão na coluna "Turista Razoável", resolvi divulgar aos leitores do mochileiros.com para que ao menos saibamos como algumas pessoas pensam equivocadamente sobre nosso estilo de viajar.

 

Já enviei um e-mail para a revista com cópia para o subscritor do texto, não para reclamar, mas para que ao menos tentam publicar que nenhum mochileiro pensa de maneira que ele escreveu.

 

Por favor, leiam.

 

"Iguais aos outros

 

Por que os mochileiros se acham melhores que os turistas comuns?

 

Acabo de ler que o nosso querido Guga, grande figura, vai aproveitar a aposentadoria para mochilar pela Europa. Os mochileiros ocupam hoje o lugar dos hippies, dos beatniks ou algo que o valha no imaginário da viagem. Têm a aura da liberdade: jovens que saem pelo mundo munidos apenas da coragem, de alguns (muitos, em certos casos) dólares e de um guia Lonely Planet. Ficam em albergues, na casa de amigos, na rua. Enfim, têm uma experiência mais "autêntica" que você ou eu, que vamos de pacote.

 

Hoje, mochilar é uma religião com adeptos fanáticos. Na hierarquia mundial do turismo, ficam, lá no topo, eles. Em seguida, muitos degraus abaixo, os turistas, esses panacas vestidos de camisa florida e bermuda. Mochileiros sabem pegar trem; turistas andam

de van; mochileiros vão a baladas; turistas vão ao almoço incluído; mochileiros sabem andar de metrô; turistas sabem andar no shopping. Ainda que papai e mamãe tenham lhes dado um bom dinheiro para não fazer muita coisa, os mochileiros se acharão melhores que o senhor e a senhora, que pagam a viagem com as crianças em dez suaves prestações.

 

Provavelmente Guga vai colocar em sua mochila alguns milhares dos milhões que ganhou na carreira. O suficiente para ficar no melhor hotel de Londres - sem banheiro coletivo nem beliche no quarto. Ainda assim, vai dizer que foram dias maravilhosos de mochilagem. "

 

texto de J. Pinto Fernandes (e-mail: [email protected])

Revista Viagem e Turismo de julho de 2008, coluna "o turista razoável"

www.viajeaqui.abril.com.br

e-mail: [email protected]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É uma pena que um colunista de uma revista que tem influência sobre os turistas perca seu tempo e espaço da revista para fazer um comentário infeliz e sem propósito ao invés de usar o espaço para tentar conscientizar o "turista de pacote" sobre os impactos sócio-culturais e ambientais que o turismo de massa causa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com vc, Doug. Não creio que realmente ele imagine que mochileiros são arrogantes e pretendem ser melhores que outros turistas. Ele não vê que os mochileiros se tratam com extrema respeito, espírito de cooperação e de preseervação ambiental. Além disso, pensa que somos um bando de adolescentes que gastam dinheiro dos pais.

 

É triste que ele esteja tão desinformado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fui assinante dessa revista por 2 anos...nunca dei importância para esses colunistas e sim um pouco para as reportagens voltadas para o nordeste.Esse colunista me parece estar sendo irônico, pois a revista não é voltada para "turistas aventureiros".Essa revista é a CARAS do turismo...ou seja , um lixo.

Abraço

Link para o comentário
  • Membros de Honra

gente, essa é uma revista pra vender pacote de viagem. mochileiro é o "não-mercado" deles, eles vendem facilidades, nós preferimos enfrentar as dificuldades. essa é a diferença.

 

a revista deveria chamar "turismo e turismo". viajar é uma coisa, fazer turismo é outra. eles simpelesmente nunca, absolutamente nuca, vão entender que se o lugar já tem hotel com chuveiro quente, talvez não seja exatamente um local tão diferente assim.... na boa, eles pagam um pacote pra irem a um local, eu pago outro preço, que é o monte de presepada que tenho que passar pra poder ter alguns momentos mágicos.

 

ok, hotelzinho lindo em manhattan. café starbucks todo dia de manhã. isso é conhecer n. york? será que não é preciso explorar o harlem, o bronx? não é asism que se acha alguma igreja batista com um coro maravilhoso em algum lugar escondido?

 

esse mané nunca vai entender....

Link para o comentário
  • Admin

O texto deste cara é do tipo " Eu não tinha coisa melhor pra escrever na minha coluna, então resolvi escrever esta merda". Tirando a parte em que os Mochileiros em geral são bancados pelos pais, que é falta de informação pura de um ex-stalinista, "Terrorista" da Var-Palmares, como esta escrito na biografia dele e que hoje é colunista da Viagem, Turismo & CVC. O resto ele até que acertou, principalmente na diferença entre turistas e mochileiros. E parabéns para o Guga que vai viajar de Mochila. Pra falar a verdade... Eu rachei o bico com este texto e mais ainda com biografia dele:

 

J. Pinto Fernandes, 51 anos. Mineiro. Fumante. Heterossexual, com uma escorregada em Paris nos anos 70. Ex-militante da organização terrorista Var-Palmares. :mrgreen::mrgreen:

 

J Pinto passou seis meses na Europa trabalhando como garçom nos anos 80. Quando fez seu primeiro milhão de dólares, voltou ao Brasil. :mrgreen::mrgreen:

 

huauhuahhuauhauhauhauh :lol::lol::lol:

Link para o comentário
  • Admin

Ogum...

 

Você já deve ter assitido o Cidade de Deus com certeza, então.. Ela era uma espécie de " Filé com Fritas" dos companheiros. Comprava frango assado na padaria e levava para o "aparelho". Tá explicado... TInha 10, 12 anos... :lol::lol::lol:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Silnei matou à pau!!! hahaha.

 

Não dá para entender o que passa na cabeça de um cidadão de que escreve isso...tá certo que a VT é voltada para pessoas que viajam só buscando conforto e não têm tanto senso de preservação, mas daí para o cara meter o pau em viajantes independentes, é foda!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

essa é da Editora Abril né??...ah tah

por mais que engane pensando que alguma revista deles pode ser de qualidade, sempre vão ter os colunistas que tem "afinidade" ideológica com a Editora (ou "afinidade" com o editor) e escrevem coisas preconceituosas como essa

 

é que a revista também precisa se auto-afirmar perante seus leitores ricos e com seus anunciantes (que não são nem de longe pra mochileiros)

 

mas sinceramente? acho q ele acertou em mta coisa:

"Na hierarquia mundial do turismo, ficam, lá no topo, eles. Em seguida, muitos degraus abaixo, os turistas, esses panacas vestidos de camisa florida e bermuda. Mochileiros sabem pegar trem; turistas andam

de van; mochileiros vão a baladas; turistas vão ao almoço incluído; mochileiros sabem andar de metrô; turistas sabem andar no shopping."

 

terminando, ele é ex-militante?? hsauhsausahas

com esse curriculo e com essa opinião, esse artigo não é oq o Silnei disse (" Eu não tinha coisa melhor pra escrever na minha coluna, então resolvi escrever esta merda"), mas sim: "preciso de um portfólio pra Revista VEJA!!"

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...