Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Faca

Postado
  • Membros

Olá a todos!

Iniciei uma vontade que tinha há algum tempo, de fazer uma faca. Na verdade, como consegui duas barras de aço, de larguras diferentes, comecei logo dois projetos simultâneos. Serão as duas por desbaste*, contudo, qualquer hora (possível) quero muito forjar* alguma. Tentarei ser explicativo, entre imagem e texto - para não tornar o tópico cansativo - à medida que posto o desenvolvimento delas. Quem tiver dúvidas pergunte sem cerimônia, o que eu puder responder farei com prazer, e o que eu não souber, será ótimo pesquisar e melhorar o conhecimento sobre o assunto. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

Quem sabe, aparecem outros daqui do fórum que se aventuram na criação de suas próprias lâminas, ::otemo::::otemo::::otemo:: e outros que resolvam iniciar nesta descoberta juntos. ::otemo::::otemo::::otemo::

*Para quem não está familiarizado com os processos, por desbaste, a faca é feita removendo o aço já em barra, cortando e lixando os excessos. No processo da forja, se modela o aço numa temperatura elevada, martelando-o, até se alcançar o formato desejado. Claro que não existe nenhum preconceito em se misturar os dois processos, o importante é o resultado pretendido para a lâmina. O que pode variar bastante.

Estas mesmas postagens estão duplicadas no tópico 'Facas... Qual comprar?' aqui do fórum, pois lá, temos uma conversa mais ampla (sobre aços, perfis de facas, materiais para cabos, usos, compras, etc.), onde todos estão convidados a participar se quiserem. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink::wink::wink:

Grande abraço!

( E )

...

Em três lugares diferentes, consegui três tipos de feixes de molas: uma de fusca e um pedaço de uma de caminhonete que me foram dadas e uma de kombi, a que queria em primeiro lugar, pela largura, paguei 10 reais. Achei que valia a pena pela experiência. :wink::wink:

A mola de fusca (à esquerda) tem 955mm de comprimento por 21mm de largura e 3mm de espessura; a mola de kombi (à direita), tem 975mm de comprimento, 31mm de largura e 3mm de espessura. Posso dizer que são 5160, mas sem certeza absoluta. É uma velha discussão, alguns fabricantes usarem outros aços, mas até onde sei, muitos são feitos com o 5160 mesmo.

20120123200635.jpg

O pedaço de mola de caminhonete tem 340mm de comprimento, 60mm de largura e 6mm de espessura. Uma jumenta! ::ahhhh::::ahhhh::::lol3:: Esta vai ser para um outro momento, a peça é bem maior e levemente encurvada, o que necessitará de umas boas marteladas e decidir entre o desbaste de 6mm de espessura e forjá-la. ::otemo:::wink:

Vista inferior:

20120123192542.jpg

Vista lateral (ou quase :P ):

20120123192705.jpg

Primeiro passo: recozer as molas de fusca e de kombi. Resolvi trabalhar em duas facas ao mesmo tempo. Até porque será bom eu já reduzir os feixes, são grandes para levá-los comigo se for necessário. Este processo foi um improviso total, mas já estou com novas soluções para as futuras etapas. Para quem não conhece o processo de recozimento, serve para deixar o aço mais mole para poder desbastá-lo com mais facilidade: se aquece o aço até a temperatura crítica (não magnética) e o deixe resfriar o mais lentamente possível.

Com o aço 'mole', cortei o máximo do tamanho que consegui aproveitar do recozimento e redimensionei os desenhos escolhidos, entre vários esboços, montei novos bonecos ('mock-up'), para ver se os tamanhos estavam bons, tanto da lâmina como da empunhadura, copiei numa folha sulfite, recortei e colei nas barras. As envolvi com fita adesiva transparente para servir de guia no desbaste.

Bonecos escolhidos (penso num cabo de madeira para a segunda :wink: ):

20120123194327.jpg

Desenhos coladas no aço já cortado:

20120123194353.jpg

Com alguns desenhos e bonecos:

20120123194456.jpg

As ecolhidas com alguns dos esboços de fundo:

20120123194529.jpg

As ferramentas que estou usando são bem simples mesmo. Seria bem útil uma morsa, mas até a mudança, não posso pensar neste tipo de peso.

Uma serra de arco, uma lima retangular, uma lima triangular e uma lima redonda. E muitos cortes nos dedos! ::lol4::::lol4::

20120123194630.jpg

Serrar e limar, basicamente é isso até se chegar ao formato. Passei uma parte bem mais chatinha do cabo de uma das facas, agora falta pouco para terminar o perfil dela. Com calma, depois dou um melhor acabamento, por agora, a intenção é alcançar a forma.

20120123195325.jpg

20120123195617.jpg

É isto aí até o momento! Para falar a verdade, a mão está um pouco cansada, mas minha cabeça quer muito terminá-la logo. :lol::lol::lol: Assim que fizer mais alguma parte postarei aqui; hoje, amanhã,..., sem pressa; só ansiedade! ::lol4::

Abraço!

Editado por Visitante

• Respostas 267
  • Visualizações 182.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olha, minha família investe no mercado imobiliário que no momento é carente de mão de obra e tal!!!!

Qualquer pedreiro ganha mais de 2mil aqui, tranquilo!!!

Postado
  • Autor
  • Membros

Comprei no centro, uns 10 minutos do Mercado Público. Me pareceu que é comum encontrá-lo nas casas que vendem couro e artigos para couro. Deixei o cartão da loja em POA junto com a minhas coisas, mas posso te enviar os endereços assim que eu voltar lá, sem problema.

Abraço!

Mais incerto que isso impossível!!

Há 10 minutos do Mercado eu já achei:

-Filhote de pato e pinto pra vender (no meio dos coelhos, preás, faisões);

-Muda de parreira, morango;

-Chapa de fogão a lenha;

-Pelegos e tapetes de novilho;

-Panela de barro e de ferro;

-Armadilha para morcego (essa foi a campeã);

ali se acha de tudo, até essas coisas finas de aventura como botas e barracas.

Agora em julho vou ficar de olho nos itens que você achou pra selaria... ::lol4::

Hahahahaha! Figura! Não é tão impossível quanto parece, Trauco, precisa saber pesquisar, as pessoas nas ruas e lojas são como um google local. Hehe! Por exemplo, eu não conhecia nada por lá, tinha sido minha primeira vez naquela região, perguntei por casas que vendem couro e me indicaram essas lojas. Em duas achei tento para vender e na outra, tinha acabado, mas chegaria mais. Tinham também uma boa variedade de couro também.

Assim mesmo, fiquem tranquilos amigos, postarei os endereços assim que tiver os cartões em mãos. ::otemo::::otemo::

Difícil é comprar balança de precisão em POA, muitos dizem que não tem, uns vem falar com você na 'quebrada' e outros sussurram que irão buscá-la, pois pensam que é para usá-la com drogas. Hahahaha! Te medem, da cabeça aos pés, desconfiados. Algumas vezes, de tão estranha que era a situação, tive que explicar que era para usá-la em artes, que fazia misturas para vernizes, tintas, mordentes etc. Chegava a ser engraçado e irritante ao mesmo tempo. Teve um sujeito que quase me ofereceu 'algo' para usar na balança. Hahahahahha!

Abraços!

Editado por Visitante

Postado
  • Membros
Olha, minha família investe no mercado imobiliário que no momento é carente de mão de obra e tal!!!!

Sinceramente eu estou até agora tentando entender como esse meu comentário foi parar aqui, isso era para estar em outro fórum, que confusão que eu fiz, isso que da deixar varias abas abertas... hahahaha

Postado
  • Autor
  • Membros

Sinceramente eu estou até agora tentando entender como esse meu comentário foi parar aqui, isso era para estar em outro fórum, que confusão que eu fiz, isso que da deixar varias abas abertas... hahahaha

Hahaha! Nem imagino o que enviou para lá. ::ahhhh::::lol3::::lol3::

Rafael, hoje passei em alguns lugares para ver se seria fácil encontrar por aqui, feixe de molas, um pedaço de trilho de trem ou bigorna, metal em geral, mas como é sábado e dia de um rodeio famoso na região, a maioria estava fechado. Porém, num destes estabelecimentos, aberto, o cara tinha pelo menos dois feixes de molas à vista, eram de fusca. Daquelas pequenas oficinas que constroem carinhos, fachadas, mesas etc., tudo de metal. Ele faz talhadeiras com as barras, para cortar ferros e tal. Me mostrou uma. Bom, o cara, com um olhar malandro, me disse assim: é, estas molas dão boas faquinhas. Hehe! Me passou o contato de um desmanche na mesma rua dele; verei se consigo alguma coisa, qualquer novidade boa te aviso. Quem sabe consigo te entregar quando estiver em Porto Alegre.

Abraço!

Postado
  • Membros

Opa, molas de fusca eu achei aqui em um desmanche, mas acho elas muito estreitas queria algo mais largo como as da kombi...

Mas agora me ocorreu que as molas de fusca dariam lindas facas pequenas, essas de se usar como "talher" com um acabamento refinado e materiais de primeira...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82viRGW3OqUcArIf3KoPXCUH48GF_DkWcUEJ5FlIFYxdncBMNtRWMcWMi6z67adhJ8d2QfdiufJTd0TfAXxBlIBlAJtU9VCU4hmo6wCgfg6iONY8VwrKTwApGA.jpg

Algo como isso, mas sem esse trabalho em alpaca/prata, isso não é pro meu bico ainda... hehehe

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

Olha esta loja que vende talhadeira feita de mola: http://www.lcferragens.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=5952

Se 30x3 for, 30cm de comprimento por 3cm de largura, provavelmente seja a mola de kombi e deve ter 3mm de espessura. Esta é 40x3: http://www.lcferragens.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=5953

Tem algumas outras medidas: http://www.lcferragens.com.br/produtos.asp?lang=&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=176&codigo_subcategoria=441

Abraço!

Postado
  • Membros

Vocês podiam fazer como o pessoal de Navegantes e Itajaí, com o mesmo problema: pegar a mão de obra qualificada de de Porto Príncipe, Haiti. Aliás, pra não dizer que é bizarra a sugestão, tem uma fábrica de massas do RS que já fez isso. Bizarro é tentar atrair mão deobra do sudeste com os salarios do RS

Postado
  • Membros

Vocês podiam fazer como o pessoal de Navegantes e Itajaí, com o mesmo problema: pegar a mão de obra qualificada de de Porto Príncipe, Haiti. Aliás, pra não dizer que é bizarra a sugestão, tem uma fábrica de massas do RS que já fez isso. Bizarro é tentar atrair mão deobra do sudeste com os salarios do RS

O sul do RS esta querendo sair da estagnação, querendo se desenvolver como o norte, através dos investimentos no porto de Rio Grande, e é impressionante como falta mão de obra para quase tudo aqui...

Só na plataforma da Petrobras tem 250 vagas para soldador em aberto com salario de 5000,00 e a prefeitura de Rio Grande oferece o curso quase que gratuitamente e mesmo assim há poucos interessados, estão trazendo gente da Bahia e outros lugares, e essa é a parte engraçada, ocorre que os trabalhadores e principalmente as famílias não conseguiram se adaptar ao frio intenso(cara é frio mesmo!!) que faz na zona do porto e estão desistindo.

E na construção civil pedreiro bom vale ouro e ganha bem, e não te duvido que se a situação não mudar vão trazer gente de fora!

A sensação que se tem agora é: "agora vai", um dia o extremo sul tem que sair da estagnação!

Abração

Postado
  • Membros

(E) que baita ideia!! São tamanhos ótimos e é relativamente barato, com certeza deve ter nas lojas de construção daqui...

Abração

Postado
  • Membros

Rafael,

O extremo sul é uma região de agro-pecuária extensiva altamente mecanizada que provocou um êxodo gigantesco durante muito tempo em direção à região industrializada do estado e além, é difícil reverter isso do dia pra noite. Tem que formar uma geração inteira em nivel técnico. Quanto ao frio, a Mendes Jr tirou o pessoal da obra de Itaipu (calor úmido) e colocou no deserto do Iraque (que é quente de dia e muito frio de noite, e seco) com mulher e filho e eles se adaptaram. Esse pessoal da petrobrás de Camaçari também se adapta, você os acha em qualquer lugar do mundo onde ela opera , se estão indo embora é porque tem vaga em outros estaleiros ou plantas.

(E): grande achado essa loja, será que nas ferragens em geral não se acha isso pedindo pelo nome "certo" ?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.