Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

(E): que bom que você criou um tópico próprio para a consturção de facas, assim não tomamos um ::xiu:: presta-atençao ::xiu:: da moderação ::hãã2::

 

Queria aproveitar para retomar o assunto da fabricação de materiais compostos polímero/fibra para os cabos. Achei um vendedor que tem resinas epoxi cristal, poliester cristal em variações rígida e flexível. Esta última me pareceu interessante também. Você ja trabalhou com essas outras além da padrão da micar(e)ta que é a epoxi rígida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco!

Eu usei resina de poliéster, destas usadas em pranchas de surf. Até agora, não apresentou nenhum problema com as placas, contudo, ainda não coloquei em nenhuma faca para saber como se comportará no seu propósito. O cheiro desta resina realmente incomoda, pode contar um dia de dor de cabeça quando usá-la; mesmo com mascara e tudo aberto. rsrs! Como te disse antes, usarei epóxi nas próximas.

 

E se puder, me passa por MP o contato deste vendedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco!

Eu usei resina de poliéster, destas usadas em pranchas de surf. Até agora, não apresentou nenhum problema com as placas, contudo, ainda não coloquei em nenhuma faca para saber como se comportará no seu propósito. O cheiro desta resina realmente incomoda, pode contar um dia de dor de cabeça quando usá-la; mesmo com mascara e tudo aberto. rsrs! Como te disse antes, usarei epóxi nas próximas.

 

E se puder, me passa por MP o contato deste vendedor?

 

(E)

Eu ainda não comprei, o vendedor é do ML, tem resinas e silicone para molde. Estou pensando em pegar uma delas para testar com várias fibras e bases como o cuteleiro do André fez,, alem de tecidos. A minha curiosidade é sobre a flexível, pois dá para fazer cabos de encaixe moldados e fixados por rebites. Mas ainda estou juntando os pedaços (morsa grande, macacos hidráulicos e sargentos) para a prensa final

 

esses são osprodutos

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225694432-resina-poliester-cristal-1030-kg-com-catalisador-promoco-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228488353-resina-epoxi-cristal-rigida-kit-14-kg-_JM

 

os rígidos eu gostaria de testar com aneis de abertura Nikon para copia-los (via molde silicone) e reproduzi-los em padrão AI, isso regenera uma coleção de lentes dos anos 60 para as digitais sem tirar o valor de colecionável delasw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vi um trabalho de um americano com um cabo moldado que ficou bem interessante. Não sei se terá problema pelo fato do epóxi ser rígido, precisaríamos testar.

Não precisa de muito não, somente o sargento dá conta. Uns três ou quatro distribuídos pelas pranchas de madeira que farão a prensa está ótimo (se precisar, posso postar umas fotos de como fiz).

 

Não lembro dos preços por aqui (vou olhar e te digo), mas achei esta resina rígida um pouco cara. Vou checar isto antes, pode ser ilusão minha.

 

E me mostra os experimentos, ein, gostei da idéia dos anéis de abertura. ;) ;) ;)~

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

(E): em 2005 e 2006 eu e a minha dentista fizemos moldes dos aneis, mas eu queria faze-los de metal e enveredei pelo micro molding e não valeu a pena. Agora eu queria simplificar tirando o molde, copiando em resina e usinando o rebaixo até a abertura AI, preservando o anel original. Eu tenho algumas "jóias" como a 24/2.8 projeto original, a 55/3.5 micro, a 85/1.8, a Nikkor-S 50/2.0 e a Nikkor 105/2.5 Sonnar com marca de distância em pés (e não metros e pés) que são excelentes na minhas Nikon F, F2, mas desvalorizam se eu mandar o anel para um americano do EBay que transforma em AI e usar na D1 e D200 (e nas seguintes, se um dia eu puder comprar).

Assim que vc me disser se o preço tá razoável, eu começo a festa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara parabéns pela lamina, impressionante teu trabalho, eu não tenho paciência para dar polimento e por por sorte eu gosto do acabamento rustico! hehe

 

Ela empenou na tempera??

 

Uma duvida, ate onde tu afinou o fio antes da tempera?

 

Eu afinei até ficar um pouco menos de 1mm, mas to achando que deixei muito grosso, tomei um suador para dar o fio depois de temperada e revenida...

 

Entrei nesse forum justamente por causa desse tópico!!

 

Mais uma foto da minha:

 

PQAAABObemEMzP6Qrf_UghR-7p-CuCmEPtL5gsDbHzUA0p_1NuqM2AvDOi4nWRkSbBLYO3Ddyb_9ju-JboSqdT0yIPQAm1T1UIwfHNNTDXCc-9RvyTuj_VY_hSYn.jpg

 

E a segunda já esta a caminho!!

 

Abraço afiado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cara parabéns pela lamina, impressionante teu trabalho, eu não tenho paciência para dar polimento e por por sorte eu gosto do acabamento rustico! hehe

Valeu, Rafael! Gosto de acabamento rústico também, mas sabe como é, para aprender é bom chegar num limite de conhecimento para depois dar assunto para variações. São as primeiras e como farei gravura nelas, acho que um tratamento espelhado dará um resultado mais interessante. Tenho testado as gravações nuns pedacinhos espelhados destes aços e nas Tramontinas de aço carbono que tenho aqui, tanto sem espelhamento quanto escurecida por fosfatização.

 

Ela empenou na tempera??

A ponta da maior delas, na verdade, foi por alguns erros que cometi antes do TT. Precisava passar para o próximo estágio logo ou ficaria tentando arrumar eternamente o que eu ainda não tinha idéia. :D:D:D Aprendi algumas coisas para as próximas; e para acertar os equívocos deixados esfolei bastante as mãos, contudo o resultado não me desagrada. ::cool:::'>

 

Uma duvida, ate onde tu afinou o fio antes da tempera?

Na maior, eu afinei bastante - porém não foi este o problema do empenamento - ficou bom, para fazer o fio será tranquilo. Já a menor, deixei um pouco mais grossa, mas não muito.

 

Eu afinei até ficar um pouco menos de 1mm, mas to achando que deixei muito grosso, tomei um suador para dar o fio depois de temperada e revenida...

Imagino. Sofri para consertar algumas falhas principalmente no tang da maior. ::mmm:::mmm::roll:

 

Entrei nesse forum justamente por causa desse tópico!!

Fico contente por isto: ::otemo::::otemo::::otemo:: sinta-se bem-vindo, amigo!

 

Mais uma foto da minha:

 

PQAAABObemEMzP6Qrf_UghR-7p-CuCmEPtL5gsDbHzUA0p_1NuqM2AvDOi4nWRkSbBLYO3Ddyb_9ju-JboSqdT0yIPQAm1T1UIwfHNNTDXCc-9RvyTuj_VY_hSYn.jpg

 

E a segunda já esta a caminho!!

 

Abraço afiado

Vi no outro tópico e gostei bastante. Começou a desbastar a segunda? Estou ainda terminando estas, contudo, como recozi o resto do aço que tenho aqui quando fiz as têmperas, já iniciei os rabiscos das próximas facas. :wink::wink::wink:

 

 

E o encabamento tu preparado ja?

Estava agora mesmo terminando uma delas. Logo postarei algumas fotos. Para a outra, consegui, esta semana, um lugar que comercializa aço inox em chapas grossas. Será para os bolsters, dianteiro e traseiro. Irei assim que terminar este cabo. Um passo de cada vez, sem pressa. :D:D:wink:

 

Onde tu conseguiu a mola de kombi? Quero uma porque é mais fina e melhor de trabalhar, a minha mola de f-1000 com 7mm é grossa, vai por mim!! hahahaha

 

abraço

Num ferro-velho. O cara tinha acabado de desmontar uma Kombi. Peguei também um pedaço de mola de caminhonete, ela é mais grossa e mais larga. Pela leve encurvadura que tem, terei que dar algumas marteladas para endireitá-la antes.

 

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A evolução da primeira pra segunda é grande, a primeira demorei uma semana para cortar a mola no formato (recozida)!!

A segunda cortei em 1 dia! Olha as fotos da segunda...

 

PQAAAETUh_J8RNKLs91GGj9TyUvjWHzjfzIs3kcIjwarWVvhU1kQbvK2-SxtKU6f227XWEqDOTlXJKQM1c3kZ27O66cAm1T1UA-yKeM5WkU6Idhn_O7CZevpuT96.jpg

 

Olha a curvatura da mola...

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v44nsOHdl6aVUInZwk1aQDm-WO43ftEnduiVWJyAHRuC9Rs2lsN9ygNtZwV8RpGbKfRJI3hr8KrBAnzttY7t3DAJtU9VCP3otfNSxO4fRR5DthbEac-QPLrg.jpg

 

Aqui ela cortada e retinha, sem a curvatura da mola...

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vy4b0VZWY5FZLeAA-HKtormUI6C9JmD9-kbmZtzQ30a3ccowVWRUlzi2g-ij-275VGFcQmnQDg7OyddxQ6eY-QAJtU9VAnoFHL5Gni4_Ctt_iF-SPhecAyng.jpg

 

Quanto tu for trabalhar com a tua mola grossa tu vai ver que sofrimento é!! hehehe

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...