Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Um trabalho serrar aço de qualquer jeito, rsrs! Você o desentortou na forja, certo?

 

Deste pedaço de mola mais espesso que tenho, gostaria de forjar a lâmina. Aproveitar mais o aço já que terei que desentortá-lo com algumas pancadas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trupe!

 

Colei o bolster com os pinos: secou, serrei, limei, remanchei; colei uma tala e os espaçadores: secou, furei; colei a outra tala e os outros espaçadores: secando...

 

20120414101250.jpg

 

..., furarei; lixarei, lixarei, lixarei, pinarei...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Usou o que nos espaçadores??

 

Eu também pretendo forjar, já ate tenho um pedaço de viga de aço antigo que serve como bigorna, mas o grande problema agora são as tenazes, e não to afim de desembolsar um graninha agora... hahaha

 

Sim eu desentortei aquecendo na forja, e foi ai que descobri que para forjar tem que ter tenaz, senão é perigoso...

Comecei com uma forja a carvão, quebrou o galho mas não aquecia de forma regular, fotos:

 

PQAAADeBadUQuh3hnIoMxwSV3JGkw7M2vCtsT8TPG4AHVxxVKqwJcRkCX2ymvCsl--bjZ4eYQUVY8d8-IK6am-oHl2cAm1T1UGELKan_Oq8A_bVzUExw86ruPXmW.jpg

 

PQAAACjckMhRwer062uOREhmVzqdfJjCKydCw5h1qwBngOSlwy5LUVUrR1RdLMm6YLftNr_MN-A-MctL7CH2QFErNHAAm1T1UKjdJwd1Vbx5hFgj0O4kaNOcBQxJ.jpg

 

Depois fiz essa a gas, muito mais simples que eu pensava, funciona muito bem!

 

PQAAAJ0ppOXul1JYDgAao781D-pIfVjTeqsvdvPv_h9E--AOw98i2xu1ZYSdl15Wq4hEledohaAZcsMc_LYEEAv9SrkAm1T1UICcGN8Ry-JIHkmhv9AOrmcSrZ-w.jpg

 

PQAAAG0rGGpHvDNlv-Mo6dfiDKqj_WmN9mJp3InxeI0VXvMmwwAqD4A_1kb6S7MtXqdhRZ0j8WRUkNxs5DEnu--PnPcAm1T1UOLkGrjExFAyYWxKRRrAR0_2_5Ci.jpg

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Usei um couro fininho, Rafael, e passarei cianoacrilato quando o cabo ficar pronto para não entrar umidade.

 

...

 

Até onde eu sei, precisa ter cuidado justamente com a forja a gás para não aquecer a peça de forma irregular. Quem sabe se, revestindo com manta cerâmica, o interior do seu forno, você não consegue reter e distribuir melhor o calor. Estou usando a carvão, pretendo experimentar a gás, principalmente para temperar, mas me dou bem com o carvão.

 

Pela sua foto, talvez o seu problema estivesse na quantidade carvão usada e a necessidade de uma estrutura mais elaborada do forno. É importante tirar e colocar o aço algumas vezes enquanto ele esquenta para uniformizar o aquecimento.

 

Bom, conseguindo chegar na temperatura pretendida é o objetivo, certo? :wink::wink:::otemo::

 

...

 

Uma pergunta, está usando um lança-chamas na forja a gás? Vi um para vender bem barato e até comentei com o Trauco por aqui. Fiquei curioso para saber se daria um bom resultado. Se puder, poste uma foto só dele para eu ver se é o mesmo. ::cool:::'>

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aquela foto da forja a carvão eu estava recozendo a peço, por isso tipo pouco carvão...

Mas mesmo assim fazia mta sujeira, e na forja a gas foi facinho cegar na temperatura certa e de maneira regular...

 

O lança chamas é igualzinho a esse:

http://www.vivisa.com.br/ecommerce_site/produto_16709_6710_Lanca-chamas-macarico-1-boca-com-registro

 

Ele chega tranquilamente na temperatura não magnética e passa se deixar, eu quero colocar manta refrataria sim, só que não é facil achar e quando acho só vendem um rolo gigante e muito caro, quero conseguir retalhos!

 

Tenta fazer uma a gas tipo a minha, não vais te arrepender!

_____________________________________

 

Agora uma duvida, um amigo meu me deu um disco de serra de mesa desses de madeira de 14", e suponho que seja 1070(tomara)...

Bueno, cortei um pedaço e tentei temperar, resultado:

Endureceu, a lima corria sem pegar quase nada, mas na hora de quebrar com um martelo pra ver o grão ele não quebro de primeira, precisei bater umas 4 vezes forte.

O grão estava bem fininho o que indica uma boa tempera, bom, e agora, será que serve pra facas????

 

Acredito que sim pois, quando tentei quebrar o lado que não estava temperado o aço simplesmente dobrou e não quebro, o que indica que mesmo demorando para quebrar o lado temperado estava mais duro...

 

Meio complicado de entender, me da tua opinião por favor!! valeu

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O lança-chamas é o mesmo que vi na loja, sim. Legal, talvez para as próximas facas eu use a gás para temperá-las. Valeu! ::otemo::

 

...

 

A idéia é usar bastante carvão, para envolver bem a lâmina, por baixo e por cima. Conseguirá chegar na temperatura certa e bem regular no meio dele. E o que sobrar na forja servirá para tornar o processo de esfriamento bem lento, com as brasas virando cinza. Mesmo que tenha abandonado o carvão, fica a idéia se um dia precisar. :wink::wink:

 

 

...

 

Pelo que descreveu, temperou direitinho. Talvez não tenha ficado quebradiço como o outro aço por sua diferente composição (palpite, alguém mais pode ajudar a entender). Quando fizer estes experimentos, de um ângulo no aço que irá testar o TT e o afie depois de revenir para checar se ele mantem bem o fio.

 

De qualquer maneira, Rafael, será mais uma prática. Não será totalmente em vão, já que é um aço que temperou no teste, ainda não sendo o melhor aço que poderia usar. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve, colegas com mochilas nas costas ou vendedores de mochilas!

 

Algumas fotos antes de parar para preparar o almoço. Ainda tenho muito o que grosar, limar e lixar, mas logo começa a formar o punho da faca.

 

20120415121534.jpg

 

20120415121602.jpg

 

Espero valha a atenção.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...