Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Faca

Postado
  • Membros

Olá a todos!

Iniciei uma vontade que tinha há algum tempo, de fazer uma faca. Na verdade, como consegui duas barras de aço, de larguras diferentes, comecei logo dois projetos simultâneos. Serão as duas por desbaste*, contudo, qualquer hora (possível) quero muito forjar* alguma. Tentarei ser explicativo, entre imagem e texto - para não tornar o tópico cansativo - à medida que posto o desenvolvimento delas. Quem tiver dúvidas pergunte sem cerimônia, o que eu puder responder farei com prazer, e o que eu não souber, será ótimo pesquisar e melhorar o conhecimento sobre o assunto. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

Quem sabe, aparecem outros daqui do fórum que se aventuram na criação de suas próprias lâminas, ::otemo::::otemo::::otemo:: e outros que resolvam iniciar nesta descoberta juntos. ::otemo::::otemo::::otemo::

*Para quem não está familiarizado com os processos, por desbaste, a faca é feita removendo o aço já em barra, cortando e lixando os excessos. No processo da forja, se modela o aço numa temperatura elevada, martelando-o, até se alcançar o formato desejado. Claro que não existe nenhum preconceito em se misturar os dois processos, o importante é o resultado pretendido para a lâmina. O que pode variar bastante.

Estas mesmas postagens estão duplicadas no tópico 'Facas... Qual comprar?' aqui do fórum, pois lá, temos uma conversa mais ampla (sobre aços, perfis de facas, materiais para cabos, usos, compras, etc.), onde todos estão convidados a participar se quiserem. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink::wink::wink:

Grande abraço!

( E )

...

Em três lugares diferentes, consegui três tipos de feixes de molas: uma de fusca e um pedaço de uma de caminhonete que me foram dadas e uma de kombi, a que queria em primeiro lugar, pela largura, paguei 10 reais. Achei que valia a pena pela experiência. :wink::wink:

A mola de fusca (à esquerda) tem 955mm de comprimento por 21mm de largura e 3mm de espessura; a mola de kombi (à direita), tem 975mm de comprimento, 31mm de largura e 3mm de espessura. Posso dizer que são 5160, mas sem certeza absoluta. É uma velha discussão, alguns fabricantes usarem outros aços, mas até onde sei, muitos são feitos com o 5160 mesmo.

20120123200635.jpg

O pedaço de mola de caminhonete tem 340mm de comprimento, 60mm de largura e 6mm de espessura. Uma jumenta! ::ahhhh::::ahhhh::::lol3:: Esta vai ser para um outro momento, a peça é bem maior e levemente encurvada, o que necessitará de umas boas marteladas e decidir entre o desbaste de 6mm de espessura e forjá-la. ::otemo:::wink:

Vista inferior:

20120123192542.jpg

Vista lateral (ou quase :P ):

20120123192705.jpg

Primeiro passo: recozer as molas de fusca e de kombi. Resolvi trabalhar em duas facas ao mesmo tempo. Até porque será bom eu já reduzir os feixes, são grandes para levá-los comigo se for necessário. Este processo foi um improviso total, mas já estou com novas soluções para as futuras etapas. Para quem não conhece o processo de recozimento, serve para deixar o aço mais mole para poder desbastá-lo com mais facilidade: se aquece o aço até a temperatura crítica (não magnética) e o deixe resfriar o mais lentamente possível.

Com o aço 'mole', cortei o máximo do tamanho que consegui aproveitar do recozimento e redimensionei os desenhos escolhidos, entre vários esboços, montei novos bonecos ('mock-up'), para ver se os tamanhos estavam bons, tanto da lâmina como da empunhadura, copiei numa folha sulfite, recortei e colei nas barras. As envolvi com fita adesiva transparente para servir de guia no desbaste.

Bonecos escolhidos (penso num cabo de madeira para a segunda :wink: ):

20120123194327.jpg

Desenhos coladas no aço já cortado:

20120123194353.jpg

Com alguns desenhos e bonecos:

20120123194456.jpg

As ecolhidas com alguns dos esboços de fundo:

20120123194529.jpg

As ferramentas que estou usando são bem simples mesmo. Seria bem útil uma morsa, mas até a mudança, não posso pensar neste tipo de peso.

Uma serra de arco, uma lima retangular, uma lima triangular e uma lima redonda. E muitos cortes nos dedos! ::lol4::::lol4::

20120123194630.jpg

Serrar e limar, basicamente é isso até se chegar ao formato. Passei uma parte bem mais chatinha do cabo de uma das facas, agora falta pouco para terminar o perfil dela. Com calma, depois dou um melhor acabamento, por agora, a intenção é alcançar a forma.

20120123195325.jpg

20120123195617.jpg

É isto aí até o momento! Para falar a verdade, a mão está um pouco cansada, mas minha cabeça quer muito terminá-la logo. :lol::lol::lol: Assim que fizer mais alguma parte postarei aqui; hoje, amanhã,..., sem pressa; só ansiedade! ::lol4::

Abraço!

Editado por Visitante

• Respostas 267
  • Visualizações 182.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Um trabalho serrar aço de qualquer jeito, rsrs! Você o desentortou na forja, certo?

Deste pedaço de mola mais espesso que tenho, gostaria de forjar a lâmina. Aproveitar mais o aço já que terei que desentortá-lo com algumas pancadas mesmo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Trupe!

Colei o bolster com os pinos: secou, serrei, limei, remanchei; colei uma tala e os espaçadores: secou, furei; colei a outra tala e os outros espaçadores: secando...

20120414101250.jpg

..., furarei; lixarei, lixarei, lixarei, pinarei...

Abraço!

Postado
  • Membros

Usou o que nos espaçadores??

Eu também pretendo forjar, já ate tenho um pedaço de viga de aço antigo que serve como bigorna, mas o grande problema agora são as tenazes, e não to afim de desembolsar um graninha agora... hahaha

Sim eu desentortei aquecendo na forja, e foi ai que descobri que para forjar tem que ter tenaz, senão é perigoso...

Comecei com uma forja a carvão, quebrou o galho mas não aquecia de forma regular, fotos:

PQAAADeBadUQuh3hnIoMxwSV3JGkw7M2vCtsT8TPG4AHVxxVKqwJcRkCX2ymvCsl--bjZ4eYQUVY8d8-IK6am-oHl2cAm1T1UGELKan_Oq8A_bVzUExw86ruPXmW.jpg

PQAAACjckMhRwer062uOREhmVzqdfJjCKydCw5h1qwBngOSlwy5LUVUrR1RdLMm6YLftNr_MN-A-MctL7CH2QFErNHAAm1T1UKjdJwd1Vbx5hFgj0O4kaNOcBQxJ.jpg

Depois fiz essa a gas, muito mais simples que eu pensava, funciona muito bem!

PQAAAJ0ppOXul1JYDgAao781D-pIfVjTeqsvdvPv_h9E--AOw98i2xu1ZYSdl15Wq4hEledohaAZcsMc_LYEEAv9SrkAm1T1UICcGN8Ry-JIHkmhv9AOrmcSrZ-w.jpg

PQAAAG0rGGpHvDNlv-Mo6dfiDKqj_WmN9mJp3InxeI0VXvMmwwAqD4A_1kb6S7MtXqdhRZ0j8WRUkNxs5DEnu--PnPcAm1T1UOLkGrjExFAyYWxKRRrAR0_2_5Ci.jpg

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

Usei um couro fininho, Rafael, e passarei cianoacrilato quando o cabo ficar pronto para não entrar umidade.

...

Até onde eu sei, precisa ter cuidado justamente com a forja a gás para não aquecer a peça de forma irregular. Quem sabe se, revestindo com manta cerâmica, o interior do seu forno, você não consegue reter e distribuir melhor o calor. Estou usando a carvão, pretendo experimentar a gás, principalmente para temperar, mas me dou bem com o carvão.

Pela sua foto, talvez o seu problema estivesse na quantidade carvão usada e a necessidade de uma estrutura mais elaborada do forno. É importante tirar e colocar o aço algumas vezes enquanto ele esquenta para uniformizar o aquecimento.

Bom, conseguindo chegar na temperatura pretendida é o objetivo, certo? :wink::wink:::otemo::

...

Uma pergunta, está usando um lança-chamas na forja a gás? Vi um para vender bem barato e até comentei com o Trauco por aqui. Fiquei curioso para saber se daria um bom resultado. Se puder, poste uma foto só dele para eu ver se é o mesmo. ::cool:::'>

Abração!

Postado
  • Membros

Aquela foto da forja a carvão eu estava recozendo a peço, por isso tipo pouco carvão...

Mas mesmo assim fazia mta sujeira, e na forja a gas foi facinho cegar na temperatura certa e de maneira regular...

O lança chamas é igualzinho a esse:

http://www.vivisa.com.br/ecommerce_site/produto_16709_6710_Lanca-chamas-macarico-1-boca-com-registro

Ele chega tranquilamente na temperatura não magnética e passa se deixar, eu quero colocar manta refrataria sim, só que não é facil achar e quando acho só vendem um rolo gigante e muito caro, quero conseguir retalhos!

Tenta fazer uma a gas tipo a minha, não vais te arrepender!

Agora uma duvida, um amigo meu me deu um disco de serra de mesa desses de madeira de 14", e suponho que seja 1070(tomara)...

Bueno, cortei um pedaço e tentei temperar, resultado:

Endureceu, a lima corria sem pegar quase nada, mas na hora de quebrar com um martelo pra ver o grão ele não quebro de primeira, precisei bater umas 4 vezes forte.

O grão estava bem fininho o que indica uma boa tempera, bom, e agora, será que serve pra facas????

Acredito que sim pois, quando tentei quebrar o lado que não estava temperado o aço simplesmente dobrou e não quebro, o que indica que mesmo demorando para quebrar o lado temperado estava mais duro...

Meio complicado de entender, me da tua opinião por favor!! valeu

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

O lança-chamas é o mesmo que vi na loja, sim. Legal, talvez para as próximas facas eu use a gás para temperá-las. Valeu! ::otemo::

...

A idéia é usar bastante carvão, para envolver bem a lâmina, por baixo e por cima. Conseguirá chegar na temperatura certa e bem regular no meio dele. E o que sobrar na forja servirá para tornar o processo de esfriamento bem lento, com as brasas virando cinza. Mesmo que tenha abandonado o carvão, fica a idéia se um dia precisar. :wink::wink:

...

Pelo que descreveu, temperou direitinho. Talvez não tenha ficado quebradiço como o outro aço por sua diferente composição (palpite, alguém mais pode ajudar a entender). Quando fizer estes experimentos, de um ângulo no aço que irá testar o TT e o afie depois de revenir para checar se ele mantem bem o fio.

De qualquer maneira, Rafael, será mais uma prática. Não será totalmente em vão, já que é um aço que temperou no teste, ainda não sendo o melhor aço que poderia usar. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Abraço!

Postado
  • Membros

Creio que esse aço vai dar otimas facas de cozinha ou churrasco, tem 2,5mm de espessura, com certeza vai pegar um belo fio!

Vamo que vamo, abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros

Salve, colegas com mochilas nas costas ou vendedores de mochilas!

Algumas fotos antes de parar para preparar o almoço. Ainda tenho muito o que grosar, limar e lixar, mas logo começa a formar o punho da faca.

20120415121534.jpg

20120415121602.jpg

Espero valha a atenção.

Grande abraço!

Postado
  • Membros

Não tenho duvidas que vão ser belas peças, tu é um "iniciante" com muita base, parabens!!

Tas desbastando o cabo só com grosa, lima e lixas??

Eu uso a furadeira com um disco de lixas adaptado, em menos de 1h eu deixo do cabo com eu quero, ajuda muito...

Abração

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu, Rafael!

Só com isto, sim; no momento, estou somente na lixa para não passar do ponto. Assim não come muito os materiais e posso controlar melhor os detalhes. Logo, postarei fotos de onde parei. A idéia é deixar bem orgânico, para se encaixar bem na mão, acompanhando os desenhos da madeira e da faca.

Abração!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.