Ir para conteúdo

Trem da Vale - Belo Horizonte/MG-Vitória/ES


Posts Recomendados

  • Membros

20120223000847.JPG

 

Trajeto Belo Horizonte/MG – Vitória/ES

Data 19/Fev/2012 (Domingo)

Hora de partida : 7h30m (pontual)

Hora de chegada: 21h27m

 

Meus apontamentos estão no quadro em destaque.

 

Informações importantes:

 

Para aqueles que desejam fazer esta viagem, o primeiro passo é adquirir a passagem através do site http://www.vale.com ou

https://tremdepassageiros.vale.com/sgpw ... incipal.do

 

Preço da passagem: R$ 82 / 1ª classe (trajeto completo BH-Vitória)

R$ 54 / classe econômica (trajeto completo BH-Vitória)

 

É interessante adquirir a passagem com antecedência, uma vez que é um meio de transporte disputado na região, principalmente em épocas de feriados ou temporadas.

 

Outra coisa importante ao se programar, é decidir se irá diretamente para a estação ferroviária assim que chegar ao aeroporto de Confins.

 

Caso opte por esta alternativa, muito cuidado com o horário do avião. Na minha opinião, acredito que não haja vôo que chegue tão cedo em Confins. Sugiro que se informe melhor.

 

Para chegar até a estação ferroviária, a partir do aeroporto de Confins, é necessário pegar o ônibus da empresa Conexão Aeroporto (R$ 19,25) até o ponto final (não faz paradas intermediárias), na Avenida Álvares Cabral. De lá, pode-se pegar um táxi ou outro ônibus até a estação. Neste ponto existem vários taxistas aguardando “ansiosamente” pelos passageiros.

 

Existe outra linha que sai do aeroporto até a Rodoviária (R$ 8,70). De lá, você deverá pegar outro ônibus até a estação ferroviária.

 

O melhor mesmo é reservar um vôo com pelo menos um dia de antecedência à sua viagem de trem e pernoitar na capital mineira.

 

Há várias opções de hospedagem, principalmente os hostels. (ver http://www.hostel.com ou pesquisar no Google).

 

A estação ferroviária de Belo Horizonte fica situada na Praça da Estação, onde está localizado também o Museu de Artes e Ofícios. Um lugar muito interessante para se visitar.

 

No dia da viagem, você pode trocar seu voucher (caso tenha comprado pela internet) nas bilheterias da estação. Para tanto, é importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao embarque, para não correr o risco de “perder o trem”.

 

Caso não queira deixar para a última hora, pode-se trocar o voucher dias antes de sua viagem, também nas bilheterias. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 6h às 17h30m, sábados das 6h às 15h30m e Domingos das 6h às 12h.

 

A composição do trem é formada dentre os vagões de passageiros, por um vagão restaurante, um lanchonete e um reservado para leitura. Este último dispõe de tomadas para utilização do usuário (nota: todas as tomadas são de 3 pinos).

 

O almoço é servido até às 13h30m, porém a lanchonete funciona direto até às 19h30m, horário de encerramento de todos os serviços a bordo.

 

O preço do marmitex (comercial) é de R$ 8. São servidos também outros pratos, como por exemplo, strogonoff e lasanha ao preço de R$ 13.

 

Os comissários passam de hora em hora checando sua passagem e em outros momentos, varrem os vagões e checam o travamento das portas das “sacadas” (áreas livres entre um vagão e outro).

 

Chegando a Pedro Nolasco, atenção para o serviço de transporte até Vitória. O percurso é curto, porém arriscado para ir a pé, principalmente por ter que passar pela ponte que liga os municípios. Os taxistas cobram de R$ 20 a R$ 40 até o centro de Vitória.

 

Atravessando a avenida há um ponto de ônibus com várias linhas que passam por Vitória.

 

Não é lugar muito “amigável” para se andar à noite, mas logo na chegada do trem, há muita gente circulando por esta região. Então, é bem provável que o ponto de ônibus esteja lotado. Peça ajuda sobre as linhas que passam em Vitória.

 

Outra opção são as vans que ficam, assim como os táxis, na porta da estação. O trajeto custa entre R$ 50 e R$ 75 até Vila Velha.

 

A viagem:

 

Antigamente a primeira parada era General Carneiro, em Sabará, porém a estação foi desativada. Com isso, a primeira parada é Dois Irmãos, na cidade de Barão Cocais; onde está localizado o Santuário da Caraça, ponto turístico da região. Caso tenha disponibilidade, comece sua viagem desta cidade, aproveitando alguns dias para curtir a região.

 

Durante este trajeto, o trem passa por um túnel de aproximadamente 8km (estou chutando esta informação...mas é uma longa distância), sob a cidade de Sabará.

 

Na seqüência, você passará por uma mina de minério gigante. Prepare sua máquina! É uma paisagem impressionante!

 

Em todas as pesquisas que fiz pela internet, a estação de General Carneiro, faz parte do trajeto (informação desatualizada). Outro fato interessante, é que dentro dos vagões existem mapas com todas as estações. Dentre elas está Itabira. Itabira é uma conexão para pegar o trem a partir da estação Desembargador Drumond.

 

O trem sai de Itabira diariamente, às 9h30m e chega em Desembargador Drumond às 10h26m. , 20 minutos antes da linha principal chegar na estação.

 

Outra estação desativada é Itueta, que foi inutilizada por conta da construção da barragem da represa. Aliás, parte da cidade ficou submersa por conta da usina hidrelétrica de Aimorés, sendo construída uma “nova” cidade na região.

 

É possível ver a barragem durante o trajeto entre Resplendor e Aimorés (final do dia).

 

Usinas e trens de carga carregando minério vão deixá-lo “banhado a ferro”, caso opte por viajar nas varandas dos vagões. Portanto, esteja preparado.

 

O restante da viagem são belas paisagens e muito bate-papo.

 

Telefones úteis:

 

Alô Ferrovia : 0800 285 7000

Estação Ferroviária de Belo Horizonte: (031) 3279-4366 / (031) 3279-4389

Estação Ferroviária de Cariacica: (027) 3333-2444 / (031) 3333-2468

 

Site da Vale:

http://www.vale.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa amigo, é que por ser linha onde há muito minero de ferro, a econômica vc se enche de pó de minério, chega em ksa brilhando msm, e na 1ª classe como tem ar condicionado é mais silencioso e chega-se em casa mais limpinho, além de ser do lado do restaurante do trem.

 

Tem saída de Vix sim, na verdade em cariacica a estação ne, sai todos os dias as 7 horas da manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Estou programando fazer a viagem de trem Vitoria X BH, no meio do feriado de 01 de maio, e gostaria de algumas dicas.

 

-Chegarei em Vitória na manhã de 28/04 (sábado), e comprei minha passagem de trem para 30/04 (segunda). O que é interessante fazer na região no sábado e no domingo, lembrando que tenho que pegar o trem às 07:00 de segunda feira em Cariacica (tenho que considerar uma hospedagem de fácil acesso). Estava pensando em dar um passeio “relax” em Domingos Martins, mas acho que vai ficar apertado, e ficaria pulando de um lugar para outro... Estava mais a fim de serra, mas pode ser uma praia tb. Tem alguma cidadezinha perto de Vitória, de maneira que eu não tenha problemas com o trem em Cariacica? Preciso de informações de hospedagem também (a mais econômica possível... não tenho frescuras, basta ser um lugar decente, limpo etc)

 

- Como chegarei em BH na segunda feira à noite, lá pelas 20:00, preciso também de uma dica de hospedagem barata (e segura...), de fácil acesso da estação de trem. Quero aproveitar a terça feira para ir a Inhotim, antes de voltar ao RJ na terça a noite.

 

Obrigada!

 

::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tambem estarei nessa viagem no dia 30 de abril, junto com minha esposa.

Em BH, após muita procura na internet, achei o Hotel Formule 1, da rede

Accor, que fica proximo da Estação.

O preço para casal é de 134 reais, sem o café da manhã. Outros hoteis na

área estavam acima de 170 reais.

Voce pode fazer a reserva pela internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...