Ir para conteúdo

ARGENTINA: Buenos Aires + Bariloche - Julho 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Muito obrigada a todos! Estou pensando em ficar 4 dias em buenos aires, partir ,de ônibus mesmo, para Bariloche e ficar por lá mais 5 dias. Voltar para buenos aires e aproveitar meu último dia. Tenho mais duas perguntas: Esses dias são suficientes p/ aproveitar? E quando eu voltar para Buenos aires tem algum lugar que possamos deixar nossas malas e aproveitar o dia?

 

 

 

Obrigada!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Oi Maíra, tava lendo sua programação e aproveitando para pegar dicas tbm. Eu, minha irmã e um amigo estamos planejando ir para buenos aires em julho, mas queríamos incluir Ushaia e Santiago no passeio, não sei bem se Bariloche caberia. Quando você vai? Seria legal se desse para irmos juntos, também sairemos de São Paulo. Nossas férias estão programadas para 16 a 27/7. Bjos!

 

 

Oi Maura,

 

desculpa a intromissão, mais Buenos Aires, Usuahia e Santiago de Chile parece um volta longa entre destinos muito distantes, ainda com 10 dias. E ainda colocar Bariloche no meio seria uma loucura. Com esses dias eu escolheria entre algum destes roteiros segundo as cidades que mencionastes:

 

Buenos Aires – Bariloche

• Ushuaia – Calafate (Geleira Perito Moreno)

• Santiago de Chile – Viña del Mar – (algum centro de ski que poderia ser Farellones ou Valle Nevado)

 

Beijos

 

Verdade, eu estava vendo isso ontem na net, aparentemente nesses trechos eu perderia muito tempo em trânsito.. Tô meio perdida com meu roteiro agora rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Muito obrigada a todos! Estou pensando em ficar 4 dias em buenos aires, partir ,de ônibus mesmo, para Bariloche e ficar por lá mais 5 dias. Voltar para buenos aires e aproveitar meu último dia. Tenho mais duas perguntas: Esses dias são suficientes p/ aproveitar? E quando eu voltar para Buenos aires tem algum lugar que possamos deixar nossas malas e aproveitar o dia?

 

Obrigada!!!!!!

 

Natalia,

 

referente a primeira pergunta, eu ficaria 3 dias em Buenos Aires e 6 dias em Bariloche, mais isso e subjetivo e depende de cada um e do tipo de turismo que gostes de fazer. São lugares MUITO diferentes.

Pela segunda pergunta, e como você viajara de ônibus, podes deixar a bagagem no Guarda Volume (Guard-Pack) da Rodoviária em Buenos Aires.

 

Você vai voltar ao Brasil saindo de Aeroparque ou de Ezeiza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi Maíra, tava lendo sua programação e aproveitando para pegar dicas tbm. Eu, minha irmã e um amigo estamos planejando ir para buenos aires em julho, mas queríamos incluir Ushaia e Santiago no passeio, não sei bem se Bariloche caberia. Quando você vai? Seria legal se desse para irmos juntos, também sairemos de São Paulo. Nossas férias estão programadas para 16 a 27/7. Bjos!

 

 

Oi Maura,

 

desculpa a intromissão, mais Buenos Aires, Usuahia e Santiago de Chile parece um volta longa entre destinos muito distantes, ainda com 10 dias. E ainda colocar Bariloche no meio seria uma loucura. Com esses dias eu escolheria entre algum destes roteiros segundo as cidades que mencionastes:

 

Buenos Aires – Bariloche

• Ushuaia – Calafate (Geleira Perito Moreno)

• Santiago de Chile – Viña del Mar – (algum centro de ski que poderia ser Farellones ou Valle Nevado)

 

Beijos

 

Verdade, eu estava vendo isso ontem na net, aparentemente nesses trechos eu perderia muito tempo em trânsito.. Tô meio perdida com meu roteiro agora rs

 

Maura,

veja de escolher algum dos que te falei para montar um roteiro entorno a esses pontos, ai poderei te ajudar. Como dica, acho que a melhor época para visitar El Calafate e Geleira Perito Moreno e na Primavera - Verão.

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adorei que meu roteiro virou um campo de sugestões e discussões! hahahaha

Eu estou pensando seriamente em ir para o Chile... vi em uma revista que de Bariloche vc faz uma travessia até Pucon onde vc pode subir no vulcão de lá. É uma viagem de pouco tempo...

Vou dar outra olhada na revista e coloco mais informações!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Galera!

 

Estou planejando a minha primeira viagem solo. Como sou principiante, decidi começar por um lugar que eu sempre quis, que é conhecido e do qual posso extrair muitas informações: Argentina. Mais especificamente, Buenos Aires e Bariloche (Distrito dos Lagos).

 

Apesar destes destinos serem bem manjados – e por um lado acho que escolhi por causa disso – eu quero conhecer bem os dois, com calma, e aproveitar o máximo!!

 

Eu gosto de pesquisar e pesquisar, programar, ter ideias, descartar, parar, desistir, recomeçar do zero, mudar, reprogramar de novo. Acho que é a parte mais gostosa e é onde a viagem realmente começa (mesmo que ela não se realize tão cedo).

 

Então antes de começar, só algumas informações:

• sou mulher e vou, provavelmente, viajar sozinha

• vou ficar em albergues com certeza, tanto em Buenos Aires quanto em Bariloche

• o orçamento é limitado mas não é super curto, assim aceito qualquer tipo de dicas e sugestões

• o roteiro não foi 100% fechado, estou aberta a alterações!

• Planejo viajar com a maior calma possível, por isso estou colocando muito tempo em cada lugar

 

Enfim, partindo ao que interessa:

 

1º DIA – Saindo de SP rumo a Buenos Aires

- Quero separar este dia para me localizar em BsAs, conhecer os locais próximos do albergue E as pessoas. Quem sabe fazer um passeio curto aqui e ali e repassar a minha programação.

 

2º a 6º DIA – Conhecendo a cidade

- Comprei um guia DK de viagem algumas semanas atrás e comecei a me basear por ele. Gostei porque eles separam a cidade em 5 diferentes áreas (que não sei falar ao certo cada uma pq emprestei o guia, mas seria algo como Centro e Plaza de Mayo, San Telmo e La Boca, Palerma e Recoleta e por assim vai). Assim pensei em deixar um dia para cada área. Não é uma conta exata, até porque alguns lugares têm mais coisas para fazer que outros, mas é uma média.

- Eu quero, além de conhecer os ponto turísticos tradicionais, ter tempo de andar pelas áreas e conhecer mais a fundo lugares que não estão no guia, fazer compras etc.

- Outra coisa que tenho em mente que vi no guia são algumas cidades próximas que têm feirinhas e lugares interessantes para se fazer um bate e volta.

 

7º DIA – O último em BsAs

- Deixei este dia mais de margem. Sei que coisas e ideias vão surgindo enquanto eu estiver lá, e quero ter tempo de apreciar tudo que me dê vontade – ou quase tudo pelo menos.

- Eu COM CERTEZA vou fazer uma coisa: passar horas em uma churrascaria, comendo muita carne e bebendo muito vinho. Apenas relaxando no último dia antes de começar tudo de novo.

 

8º DIA – De Buenos Aires até Bariloche

Este translado me deixa na dúvida: qual é o melhor meio? Avião, trem ou ônibus? Sei que o avião é bem caro (pelo que vi é o mesmo preço de SP até BsAs!), mas a viagem de ônibus é de 22 horas... Qual é o melhor custo x benefício?

- Como em BsAs, esse dia quero deixar para reconhecimento do local e das pessoas. Se eu for de ônibus ou trem, é um dia “perdido” em viagem (ou não, porque ouvi dizer que a paisagem é maravilhosa!!)

 

9º a 12º DIA – No Distrito dos Lagos

Eu não tenho nada específico planejado, apenas coisas que sei que quero fazer. Sendo assim esses dias estão mais abertos porque ainda não pesquisei o tempo de duração das atividades e tal... Enfim:

- Esquiar (nunca vi neve!!)

- Andar de bicicleta pela Circuito Corto

- Visitar Cerro Catedral

- Fazer um city tour a pé pelo centro

- Comprar chocolate (!)

- Cerro Otto (pelo restaurante giratório etc)

- Cerro Tronador (dizem ter uma das melhores vistas)

- Cerro Bayo e Villa Angostura (não sei porque, mas me chamou a atenção)

- San Martin de Los Andes

 

Nada está muito certo. Vi no mini-guia aqui do fórum algumas atividades (http://www.mochileiros.com/mini-guia-bariloche-t41558.html). Achei espetacular mas como disse ainda estou cavando e repensando. Qualquer dica seria ótimo!

 

13º DIA – O dia relax antes da grande volta!

Mais um dia que deixo de margem. Como eu disse não curto fazer tudo correndo e se eu tiver algum imprevisto, gosto de ter tempo. Ainda por cima viajando sozinha (!). Assim, este dia fica para relaxar, fazer últimas compras ou refazer passeios como esquiar, andar pela cidade ou de bicicleta. Quem sabe eu até me dou o luxo de um spa no Hotel Lhao Lhao, chiquérrimoo, só para finalizar com muito estilo? Não sei, mas veremos =)

 

14º DIA – A Volta

E este é o dia reservado especialmente para a volta. Como vou comprar round trip para ficar mais barato, vou precisar deste dia inteiro cheio de escalas e dores nas costas com a mala pesada para enfim culminar em SP, Brasil. Mas faz parte!!

 

É isso aí pessoal!!

Sei que o post ficou meio longo, mas se você chegou até aqui – e obrigada por isso - que tal deixar uma dica, sugestão, proclamação, ou até um simples “boa sorte”? Como já dito antes, QUALQUER ajuda é a melhor ajuda para uma mulher-viajando-sozinha-pela-primeira-vez!

 

Um abraço a todos,

 

Maíra

 

Oi Maíra,

você e das minhas: tudo bem planejado.

 

A primeira coisa que eu mudaria no teu roteiro e quantidade de dias em cada cidade. Eu inverteria.

Claro que depende dos teus gostos. Buenos Aires = Grande Cidade / Bariloche = Natureza.

Vendo que tem 14 dias dos quais perderas 3 em viagens eu dedicaria 3 a Buenos Aires e 7 a Bariloche (e Região dos Lagos). Mais pelas coisas que colocastes que quer fazer em cada um.

Claro que isto vai fazer com que não possas conhecer mais a fundo lugares fora dos pontos turísticos de Buenos Aires. Mais no contrario, te perderias coisas INMENSAMETE MELHORES em Bariloche. De ultima, sempre terás a Buenos Aires a 3 horas de voo de SP.

 

1º DIA: São Paulo - Buenos Aires

Dependendo do horário de chegada quiçá consiga fazer mais que simplesmente conhecer os locais próximos do albergue.

 

2º a 3 º DIA: Buenos Aires

Os passeios que eu mais gosto de Buenos Aires são San Telmo (ver que dias esta a feria), La Boca (Caminito), Plaza de Mayo. Gosto de Recoleta de noite (boa movida noturna). Uma boa ideia para conhecer Buenos Aires e o City Tour em Bus.

Não esqueças de chegar ate Obelisco para tirar fotos.

Lógico que não podes perder as famosas ruas pedestres Florida e Lavalle. Não deve ser o lugar mais barato para comprar coisas, mais como e feita “para Turistas” encontraras de tudo. Mais guarda um dinerinho para a Feria de San Telmo.

Aproveita a noite para ir a comer Carne e beber vinho.

 

4º DIA: Buenos Aires - Bariloche

Como você falou: o tempo e tudo. Se quiser chegar rápido, pega um avião que em 2:30 estarás em Bariloche. Não tem Trem direto a Bariloche. Você deveria tomar um trem ate Bahia Blanca (14 hs), de ai pegar um Ônibus ate Viedma (6 hs) e de ai tomar o Trem Patagonico que demora 19 hs. Isso sem contar que não sai todos os dias. Ou seja, esquece do trem.

De ônibus tem boas opções e a mais rápida demora 18 hs de Buenos Aires. O mais caro sai R$ 675 ida e volta. De avião vai pagar (tirando com tempo) R$ 1.200. E te falarem certo, a paisagem nos últimos 200 km e um passeio imperdível.

Agora te recomendo algo muito melhor que tudo isso. Se você tirar a passagem em Aerolineas Argentinas São Paulo-Bariloche-São Paulo ela vai te custar em total uns R$ 1.450. Isso e o mais barato que vai achar.

 

5º DIA: Bariloche

Passeio "Circuito Chico". Este e um passeio de meio dia. O percorrido vai margeando o lago Nahuel Huapi na maioria do trajeto e também conheceras o lago Moreno. No quilometro 18 do percorrido se chega à base do Cerro Campanário; neste lugar uma cadeirinha traslada ao turista até o cume a 1050 mts. Acima terás um visual panorâmico de 360º da região. Já quase no final do passeio chegaras ao Ponto Panorâmico, onde também terás um visual maravilhoso.

Depende do fôlego, este mesmo dia poderias fazer Cerro Otto. Mais vou relatar ele no dia seguinte. Se fizer terás ganhado um dia.

 

6º DIA: Bariloche

Passeio a Cerro Otto (meio dia). A base esta a menos de 5 km do Centro. Chegando ao complexo poderás subir a traves de um bondinho ate a cume do Cerro (a 1405 mts). Lá acima poderás tomar e comer algo numa confeitaria que gira em um raio de 360° no tempo de 20 minutos, para você ver a linda paisagem. Também terás pistas de trenó para te deslizar na neve se quiser.

 

7º DIA: Bariloche

Cerro Catedral, local onde se praticam os esportes de inverno (Ski, Snowboard, etc.). Recomendo subida cedo pelo Cable Carril (Bondinho) ate Punta Nevada e de ai pegar uma cadeirinha ate Lynch. Ai poderás comer algo o beber alguma coisa apreciando o visual único a 2.200 mts de altura. Logo podes descer novamente e tentar alugar um equipamento de esqui e tomar uma aula. Isso podemos falar mais.

 

8º DIA: Bariloche

Villa La Angostura. Podes tomar um ônibus na Rodoviária e em poço mais de 1 hora estarás em Villa La Angostura. Um povoado pequeno e lindo, mais um dia e suficiente.O que poderias aproveitar a fazer ai seria o passeio de Bosque de Arrayanes. Poderias ir cedo e pagar o primeiro passeio pegando o Catamaran as 10:30 hs que dura 3 horas e logo terás o resto do dia para conhecer a cidade. La Angostura tem seu centro de ski no Cerro Bayo.

 

9º DIA: Bariloche

San Martin de los Andes por Siete Lagos. Contratar dia anterior. Este passeio e de dia completo. Voltaras a passar frente a La Angostura, e a partir de ai serão 110 km de lindíssimas paisagens ate chegar a San Martin de los Andes, um cidade muito linda, que também tem um centro de Ski (Chapelco).

 

10º DIA: Bariloche

Puerto Blest y Cascada lós Cantaros. Partindo de Puerto Pañuelo e a 1h de navegação pelo Lago Nahuel Huapi se chega até porto Cantaros na Bahia Blest, e uma trilha que contorna a Cascada, leva à três mirantes que antecedem o Lago dos Cantaros.

 

11º DIA: Bariloche

Cerro Tronador. Passeio de dia inteiro ate o Cerro que tem uma geleira.

 

12º DIA: Bariloche – Buenos Aires

Compras, relax, repetir na neve, ou algum dos outros passeios que não foram mencionados (e tem muitos mais).

 

13º DIA: Bariloche

Este dia deverias pensar em voltar para Buenos Aires, se quiser estar em São Paulo no 14º dia. Mais depende do horário de saída poderás fazer coisas em Bariloche. E a noite quiçá posas curtir Buenos Aires.

 

14º DIA: Buenos Aires – São Paulo

De volta para São Paulo.

 

A ordem dos passeios pode mudar. De fato em muitos deles e bom ter bom clima para serem feitos. Posso te ajudar com esses dados. Bem, se me contas mais dos teus gostos (ou o que não gostas) e se colocas datas mais exatas da ida e volta (mesmo que depois troques) posso te ajudar mais.

 

Beijos

 

Eu achei mais útil as suas dicas do que todos os livros que eu comprei hahahah Brincadeira, mas abriu muuuuito os meus olhos. Sobre minhas preferências, não sou mto chata. Eu não sou esportista nem nada, mas curto andar bastante e conhecer todo tipo de lugar. Gosto de sair cedo e aproveitar o dia, mas quero que essa viagem seja feita com calma.. Eu normalmente sou afobada e quero conhecer TUDO, mas estou querendo mudar isso e passar a fazer as coisas com calma. Ter um roteiro mas não necessariamente ficar seguindo se eu quiser repetir um passeio ou cancelar outro... Por isso estou montando um banco de informações além do roteiro em si, para ter opções..

Eu curto sair de noite tbm e comer mto! hahaha Dicas?

Queria saber mais sobre aluguel de equipamentos... Quanto custa mais ou menos, e quanto custa para esquiar... Eu não tenho a menor noção disso =p

E adorei as outras dicas de ônibus.. To achando que compensa! O que você faz normalmente?

 

Muuitissimo obrigada! E espero poder te ajudar em alguma coisa tbm! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Maira,

 

no ponto do 4to dia onde coloquei que “Se você tirar a passagem em Aerolineas Argentinas São Paulo-Bariloche-São Paulo ela vai te custar em total uns R$ 1.450. Isso e o mais barato que vai achar”, fazia referencia a isso; só esqueci colocar o assunto do Stop, mais como estava falando de parar 3 dias em Buenos Aires, achei que se tinha entendido.

Podes fazelo pela internet no site de Aerolineas Argentinas escolhendo “Vários Destinos”; ai você terá a opção de 4 trechos onde poderás escolher as dadas. Logo o sistema te oferecera varias combinações de voos para você escolher.

Eu acostumo a fazer na agencia porque o custo e o mesmo e se estando la tem algum problema, você terá alguém “conhecido” a quem ligar para que te resolva o problema.

 

Voltando ao ponto da paisagem, e linda sim, mais só nos últimos 200 km dos 1.700 km que vai percorrer. Ou seja, esses últimos 200 km são maravilhosos, mais o dado e para você ver se realmente vale a pena encarar 18 horas (no ônibus que menos demora) para chegar la. Esse ônibus que estou falando e com os preços que te envie tem poltronas que ficam em 180° (verdadeira cama), almoço e janta quente, café da amanha e merenda, e diferentes bebidas entre refrigerantes, vinho, whisky e champagne. Ou seja, não e uma viajem tão ruim.

 

Já sabes, se precisas de mais dados, aqui estou.

 

 

Ata entendii!! Eu meio que tinha entendido, mas achei melhor confirmar haha Achei essa dica incrível! Acho que se eu estiver acompanhada a viagem de ônibus compensa bastante.. Talvez eu vá sozinha, não sei ainda. Mas muito obrigada =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Maíra, tava lendo sua programação e aproveitando para pegar dicas tbm. Eu, minha irmã e um amigo estamos planejando ir para buenos aires em julho, mas queríamos incluir Ushaia e Santiago no passeio, não sei bem se Bariloche caberia. Quando você vai? Seria legal se desse para irmos juntos, também sairemos de São Paulo. Nossas férias estão programadas para 16 a 27/7. Bjos!

 

Puts eu ia adorar!! Eu não sei ainda se vou viajar sozinha, mas tem a chance. Mesmo assim as suas datas batem muito com as minhas! hahaha

Estou com pequenos problemas financeiros então não eh 100% de certeza que eu vou, mas estou me programando para isso!

Quanto a Ushaia e Santiago, eu até tinha colocados eles nos meus planos.. Mas mudei pq estou criando outro roteiro para ir para o Chile e descer até a Antartica! Só que não tenho datas para isso ahahah

Vamos nos falando e trocando informações! Ia adorar =)

Beijaao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Maira,

acabo de ver tudo que você coloco e vou comentar por partes.

 

“vi em uma revista que de Bariloche vc faz uma travessia até Pucon onde vc pode subir no vulcão de lá”:

 

E verdade que tem Vulcão em Pucón que podes subir, lugar muito lindo, mais a travessia que você fala deve ser o “Cruce de Lagos Andinos”, que une Bariloche (Argentina) e Puerto Varas (Chile). Pucón esta a 400 km de Puerto Varas. Sem falar que essa travessia começa as 7 da manha em Bariloche e terminara em Puerto Varas as 7 da Tarde.

Se quiser ir a Pucón e melhor pegar a estrada pelo passo Cardenal Samore e terás pouco mais de 500 km ate Pucón; mais novamente volto a insistir em que para a tua quantidade de dias acho muito puxado. Mais se como você falou: “passar a fazer as coisas com calma”.

 

“Eu curto sair de noite tbm e comer mto! hahaha Dicas?” :

 

Se curtes sair a noite e falando dessa região, nada melhor que Bariloche. Depende do tipo de balada e a tua idade, mais há muitos pubs ou cantinas tipo irlandês onde podes encontrar cervejas artesanais ou excelentes vinhos. Os que mais visito no centro são Pilgrim, Antares, The Roxy e Wilkenny e nos quilômetros Blest e Berlina.. Alguns estão no centro, e outros nos quilômetros.

Alem disso tem muitas Boates (Cerebro, Rocket, Pacha, Grisu e By Pass).

Restaurantes tem muuuuitos e para todos os gostos e preços. E só falar que tipo de comidas gostaria experimentar. A especialidade da Região e a Truta, o Cervo e o Cordeiro Patagônico.

 

“Queria saber mais sobre aluguel de equipamentos... Quanto custa mais ou menos, e quanto custa para esquiar... Eu não tenho a menor noção disso =p”:

 

Uma coisa e aluguel de roupas para neve, e outra equipamentos para esquiar, sem contar outros custos. Passo e explicar.

 

Quicas você já tenha uma boa Jaqueta e não precises alugar, mais se não for o caso te comento os valores por separado.

Jaqueta por dia R$ 16

Calças por dia R$ 10

Botas por dia R$ 10

Se alugares tudo por semana vai te sair mais em conta:

Jaqueta, Calça e Botas por uma semana R$ 57.

As luvas te recomendo comprar. Para o que você vai fazer podes comprar umas boas luvas de Thinsulate por R$ 20 ou R$ 25. Se fosse ficar fanática do Ski ou esportes invernais deverias pensar em luvas acima dos R$ 85.

Agora explico melhor o anterior. A Jaqueta não tem como, você precisa, se não tem aluga ou compra.

A calça e especifica para ir na montanha e na neve. Mais quando faças algum passeio também muito recomendável. Com um Jean você vai passar muito frio. Aluga!

As botas..... são uma porcaria. Se você tiver um bom par de botas semi impermeável ou mesmo um bom par de Tênis leva, e só usa as botas que te darão para quando tenhas que meter o PE na neve (que não será muitas vezes, acredite). Ou que sim te recomendo e usar boas meias de lã (sim, lã, e nenhum outro material). Se quer podemos tocar o assunto de como se vestir para o clima de la.

 

Agora falando de equipamento de Ski, deves pensar em uns R$ 45 para alugar por dia um equipo completo: Skis (pranchas), Botas e Bastões. Mais não termina ai teus gastos.

Seguramente vai querer que alguém te ensine e uma aula coletiva (que sai mais em conta) esta R$ 65 por 2 horas de aula.

Por ultimo precisas tirar um Ski-lift que e para usar os Meios de Elevação, que são meios de transporte que servem para levar os esquiadores até o começo de uma pista.Ainda não estão os preços da próxima temporada mais o inverno passado estava R$ 126 por dia.

Se realmente tem vontade de aprender a esquiar um dia não alcança para muito.

 

“E adorei as outras dicas de ônibus.. To achando que compensa! O que você faz normalmente?”

 

Eu por questões de família primeiro vou de Buenos Aires para Bahia Blanca de avião; uma cidade 700 km ao Sul do Estado de Buenos Aires. De ai são 1.000 km ate Bariloche e como não tem voo direto, vou sempre de ônibus. E mesmo tendo feito esse caminho mais de cinquenta vezes, meus olhos nunca deixam de admirar a beleza desses últimos 200 km antes de chegar.

 

Agradeço a ajuda oferecida. De que lugar de Brasil você e?

Fico por aqui para qualquer duvida.

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...