Ir para conteúdo

Um pulinho no Pacífico - Via Paso San Francisco/Los Libertadores (Argentina, Chile e Uruguai) 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Grande Chinaf! Você é referência!

Chegamos bem, mas super cansados.

Eu acho que dei sorte na viagem. Os ventos foram suportáveis, apesar de fortes.

O frio foi grande, mas estávamos preparados. A capa de motoboy foi fundamental. Aguentava o frio, a chuva e o vento.

O piso de ripio foi tranquilo depois de aprender. Basta fazer força na pedaleira.

A moto nova, uma Adventure 2009 foi maravilhosa, sem problemas. Eu não tive problemas com combustível, mas os outros tiveram.

O Paso San Francisco foi o pior piso e somado a altitude foi bem dificil, mas passamos sem grandes problemas.

Mas a soma do todo foi bem positiva. Adorei a viagem.

A bagegem foi maior do que devia.

Grande abraço,

LP

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Respostas 278
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 3 semanas depois...
  • Membros
É melhor fazer a travessia do Paso San Francisnco da Argentina para o Chile ou vice-versa ? Pretendo ir de carro e não tem tração 4x4. Posso ir tranquilo ???

 

De carro 4 x 2 o melhor é fazer a rota Argentina para o Chile, pois desta forma vc ira descer para o Chile e vai ser mais facil do q enfrentar algumas subidas bem ingremes com solo de areia em alguns pontos.

 

Esta é uma estrada principal.

 

Da Argentina ate a fronteira com o Chile é tudo asfalto, depois vc tem um solo de cascalho misturado com areia, e no final um camada de solo consolidado parecido com asfalto.

 

Tente ter uma ideia de onde vai ficar em Copiapo, pois é uma cidade razoavelmente grande e cara...

 

Em Fiambala, o melhor hotel fica em direcao ao centro, nao lembro o nome pq nao tinha vaga, fiquei em uma casa bem no trevo em direcao ao Paso.

 

No aduana/migracao Argentina tem gasolina para vender.

 

Quando pretende ir ? As vezes o Paso pode fechar no inverno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
É melhor fazer a travessia do Paso San Francisnco da Argentina para o Chile ou vice-versa ? Pretendo ir de carro e não tem tração 4x4. Posso ir tranquilo ???

 

Rapaz, vou te responder com a maior sinceridade..... Não sei....

 

Não sei pq o dia que passei lá, era de um jeito, hoje tenho certeza absoluta que os desvios e a quantidade de areia que tem neles não é do mesmo jeito que passei.

 

Ainda mais que já passaram duas temporadas de neve por lá..... Acho que na parte da estrada mesmo não terá problemas, talvez um areião aqui ou outro ali, mas nos desvios.... não dá para saber, só passando lá.....

 

http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/

 

O link de cima é de um casal que viaja de Prisma, eles passaram sem problemas por lá..... mas isso foi em 2009 comecinho de 2010.... não havia nem os desvios....

 

http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/diario-de-viagem/15%C2%BA-dia/ Taí o link direto da travessia

 

Vale a pena dar uma lida no relato deles, só fica o aviso não havia desvios no período que eles passaram.....

 

Eu planejo a viagem assim, penso no roteiro e me preparo para ele, se vou passar num lugar que posso ter algum problema, tenho que ter o meu "plano B", ou seja, e se o carro quebrar ali.... bom se quebrar ali como é o clima, como é frio, e daí me preparo, numa moto não é possível levar muita bagagem.... mas num carro, dá para vc levar uns sacos de dormir para menos zero... e daí deixa lá.... se der xabú tem o plano B, leve algo para comer, pense na hipótese de ter guloseimas, barras de cereal, etc e pense em levar líquido, pois não há onde comprar entre Copiapó e Fiambalá.

 

Outro ponto importante, bem lembrado pelo Robram é o quando ir ? Bom, lá no Paso San Francisco tem sim épocas de não estar liberado, pois acumula muita neve e daí eles fazem voltar pelo mesmo caminho, já li um relato de um casal que foi de pick up e o pessoal da Aduana Argentina estava em sistema de contigência e só havia um funcionário que liberou eles irem até a Laguna Verde.... não subiram quase nada daquela serrinha asfaltada e antes de chegar de fato no "Paso San Francisco" tiveram que voltar, pois a pick up começou a atolar na neve.... e não há "plano B" para resgatar um carro nessa época.....

 

http://www.pasosfronterizos.gov.cl/

 

http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/estado.html

 

Uso esses dois links direto nas viagens, tem informações fresquinhas (são postadas informações diretamente dos pasos, ao menos é que percebi no site do Chile) e se o paso está aberto ou não.

 

03.05.2013%209.32.jpg

 

Para ter uma idéia de como é importante estar preparado para fazer essa travessia, essa foto foi tirada do paso Los Libertadores, que é todo asfaltado e é o principal paso do Chile para a Argentina, hoje ele está Cierrado (fechado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas respostas, também achei que seria mais fácil segurar o carro na descida. Trata-se de Omega (traçao trazeira) é um carro estradeiro mas muito leve na traseira. Quero fazer esse trajeto de Fiambalá a Capiapó em Março/Abril de 2014, subir para San Pedro de Atacama e voltar por Salta/Corrientes. Por Santiago já voltei e é muito tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Chinaf, muito interessante seu relato. Pretendo fazer o paso de San Francisco e ja li vários comentários, mas o seu realmente é um dos mais completos e detalhados! Parabens!

Uma coisa que tenho dúvida é com relação a roupas. Vi que pegou neve na travessia e também vi que viaja com um conjunto de cordura. Que tipo de proteção extra vc usou para suportar o frio? Segunda pele, capa de chuva sobre a jaqueta, "n" blusas e calças, etc?

Obrigado,

 

Cássio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Chinaf, muito interessante seu relato. Pretendo fazer o paso de San Francisco e ja li vários comentários, mas o seu realmente é um dos mais completos e detalhados! Parabens!

Uma coisa que tenho dúvida é com relação a roupas. Vi que pegou neve na travessia e também vi que viaja com um conjunto de cordura. Que tipo de proteção extra vc usou para suportar o frio? Segunda pele, capa de chuva sobre a jaqueta, "n" blusas e calças, etc?

Obrigado,

 

Cássio.

 

Fala Cássio, blz ?

 

Cara desculpe a demora em responder, tenho acessado pouco o mochileiros... Desculpe mesmo...

 

Então eu uso as roupas de cordura, calça segunda pele por baixo da calça de cordura é uma camiseta normal, dessas climatite da Adidas e uma blusa de flecee da Quéchua por cima, daí por cima do conjunto de cordura eu coloco a capa de chuva e só..... Tem a luva também, nesse quesito uso uma que é impermeavel na altitude... Mas os dedos sentem bem o frio..... Hehehehehehehehe...

 

Até levo uma outra blusa de flecee mais grossa, mas lembro que raramente uso.... Hehehehehehehehe...

 

Fiz isso em todas as viagens e tem dado certo....

 

Claro que sinto um friozinho ::Cold::::Cold:: mas nada demais, a capa de chuva isola mesmo... E ali no Paso San Francisco nem dá pra acelerar, tipo 30 ou 40 km/h é a velocidade que minha moto deixa ir....

 

Meu conselho é, leve duas blusas, uma quente e outra QQQUUEEENTEEEEE e as roupas de moto que isolam bem... Daí por cima a capa de chuva.... E nas pernas uma calça segunda pele por baixo da de cordura....

 

Eu uso uma bota de moto que é cano alto... Ajuda bem pra isolar do frio nas pernas....

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços, qualquer coisa grita ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...