Ir para conteúdo

Conflitos e bloqueios nas estradas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

As notícias de Potosí não são nada animadoras, acesse o link aqui é notícia de hoje do períodico La Razón.

 

Para quem estiver pensando em ir esses dias pelas redondezas é melhor repensar o roteiro, pois 'paro" na Bolívia é coisa levada muito a sério e sem data para acabar e não tem aquele "jeitinho brasileiro" de escapar.

 

MMaria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 183
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Amigos Mochileiros,

 

As notícias de Porosí não são nada animadoras e o páro já se estende a alguns dias sem previsão para acabar e sem uma luz no fim do túnel.

 

E gostaria de avisar para os que nunca enfrentaram um páro bolíviano, os populares bolivianos envolvidos na questão levam muito a sério essas manifestações, você não consegue dar o "famoso jeitinho brasileiro' e tem que ficar de "molho" nas cidades esperando a onda acabar ou quem saber caminhar, caminhar, caminhar (o que acho eu, não é aconselhado)

 

Aqui noticias de hoje do períodico La Razón

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pelo visto... Terei complicações no meu roteiro... ;)

 

Aos mochileiros que estão nas bandas de lá... Favor nos manter informados das dificuldades grevistas da Bolívia...

 

Espero que você consiga sua passagem e não atrase muito o mochilão.

 

Chegarei em Uyuni no Dia 22 e a idéia era seguir para Potosi... Se a situação não mudar até lá... Irei fazer Uyuni - La Paz....

 

Alguém sabe um site de notícia onde posso acompanhar diariamente a situação de Potosi?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pelo visto... Terei complicações no meu roteiro... ;)

 

Aos mochileiros que estão nas bandas de lá... Favor nos manter informados das dificuldades grevistas da Bolívia...

 

Espero que você consiga sua passagem e não atrase muito o mochilão.

 

Chegarei em Uyuni no Dia 22 e a idéia era seguir para Potosi... Se a situação não mudar até lá... Irei fazer Uyuni - La Paz....

 

Alguém sabe um site de notícia onde posso acompanhar diariamente a situação de Potosi?

 

Abraço!

 

Esses períodicos tem notícias "fresca"

 

La Razón

 

Los Tiempos

 

El Diario

 

El Potosí

 

Correo del Sur

 

Antes da viagem La Paz x Uyuni é bom verificar as condições das carreterras pois as vezes os bloqueios se estendem além dos limites da cidade envolvida e o trem que pode ser uma alternativa sai de Oruro, que pelas notícias também esta em situação complicada.

 

Mas como ainda tem uns dias pela frente até sua viagem, pode ser que até lá tudo já esteja resolvido.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Será que não dá nem para apelar para um Moto-Táxi ou coisa que o valha? É bronca! Um rolo desses no meio de uma viagem é pra tirar o juízo de qualquer um! Depois de 02 anos sem tirar férias, se aparece um grevista desses na minha frente com um bloqueio... Sem nem o que eu faço! hehehehehe... Brincadeiras a parte, pelo que eu tenho lido, a demanda dos grevistas é justíssima...

 

O negócio é cruzar os dedos e tentar usar a criatividade para rotas alternativas. Será possível ?!? Acho que é por aí....

 

Espero que possa ir ainda a Potosi depois do dia 20... Torcer para resolverem logo essa questão grevista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cheguei dia 02/08 de viagem. Tivemos problemas sérios em Uyuni: (i) páro (road block) em Potosi, de modo que sequer vendiam passagem de ônibus. Muito que queriam ir pra lá ou pra Sucre tiveram que mudar roteiro para La Paz; (ii) depois surgiu a possibilidade de ir de onibus até o bloqueio, saltar, sacar as mochilas, caminhar por 1 hora até um outro ônibus que terminaria o percurso. Isso deixa qualquer um apreensivo; (iii) para quem precisou voltar de Uyuni para San Pedro de Atacama -- meu caso --, os problemas foram muito piores (isso será objeto de relato de viagem que estou elaborando, mas só dar só uma prévia). Primeiro, motorista bêbado. Segundo, não havia gasolina em Uyuni há uma semana, supostamente por causa dos bloqueios em Potosi. Terceiro, saimos às 9 pm em direção a Villamar e lá chegamos às 2 am do dia seguinte. O carro quebrou à 1 da manhã a 4.500 metros com -20 graus. Quase morremos de frio no meio do nada. Por sorte um dos passageiros, meu cunhado, entendia um pouco de mecânica e deu uma ajeitada no carro para chegarmos ao abrigo. Dormimos 2 horas e meia e às 5 am partimos em direção à fronteira, mas houve novos problemas... o carro quebrou outras vezes, a história é longa, acabou a água etc. Contarei no relato. A empresa foi a ATACAMA MÍSTICA. Eu recomendo, a despeito dos problemas. Até Uyuni foi perfeita, a volta é que foi severamente problemática. Por sorte, estamos todos bem, mas foi bem arriscado. Abs. Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cheguei dia 02/08 de viagem. Tivemos problemas sérios em Uyuni: (i) páro (road block) em Potosi, de modo que sequer vendiam passagem de ônibus. Muito que queriam ir pra lá ou pra Sucre tiveram que mudar roteiro para La Paz; (ii) depois surgiu a possibilidade de ir de onibus até o bloqueio, saltar, sacar as mochilas, caminhar por 1 hora até um outro ônibus que terminaria o percurso. Isso deixa qualquer um apreensivo; (iii) para quem precisou voltar de Uyuni para San Pedro de Atacama -- meu caso --, os problemas foram muito piores (isso será objeto de relato de viagem que estou elaborando, mas só dar só uma prévia). Primeiro, motorista bêbado. Segundo, não havia gasolina em Uyuni há uma semana, supostamente por causa dos bloqueios em Potosi. Terceiro, saimos às 9 pm em direção a Villamar e lá chegamos às 2 am do dia seguinte. O carro quebrou à 1 da manhã a 4.500 metros com -20 graus. Quase morremos de frio no meio do nada. Por sorte um dos passageiros, meu cunhado, entendia um pouco de mecânica e deu uma ajeitada no carro para chegarmos ao abrigo. Dormimos 2 horas e meia e às 5 am partimos em direção à fronteira, mas houve novos problemas... o carro quebrou outras vezes, a história é longa, acabou a água etc. Contarei no relato. A empresa foi a ATACAMA MÍSTICA. Eu recomendo, a despeito dos problemas. Até Uyuni foi perfeita, a volta é que foi severamente problemática. Por sorte, estamos todos bem, mas foi bem arriscado. Abs. Edimar.

 

Caramba Emar......

Isso é comum os bloqueios perto de Uyuni. Principalmente próximo a Mineração San Cristobal. Isso fica qdo se está voltando do passeio de 3 dias saindo de Uyuni e voltando a uyuni novamente quase chegando na cidade..... fazem estes bloqueios na chegada perto desta Mineradora. Não sei se esse bloqueio era por ali, mas isso é muito comum na Bolivia. Inclusive o Pedro nosso motorista do jeep comentou muitos casos que aconteceu com ele de terem que ficar na estrada por um dois dias. Mas que bom que passou cara..... depois posta seu relato p gente ver como foi.... até uma vergonha porque eu ainda nao terminei o meu ...rsrsrsrs.... mas desculpe pessoal, não é enrolação mas o tempo tá picado mesmo....

 

Abrs a todos.

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cheguei dia 02/08 de viagem. Tivemos problemas sérios em Uyuni: (i) páro (road block) em Potosi, de modo que sequer vendiam passagem de ônibus. Muito que queriam ir pra lá ou pra Sucre tiveram que mudar roteiro para La Paz; (ii) depois surgiu a possibilidade de ir de onibus até o bloqueio, saltar, sacar as mochilas, caminhar por 1 hora até um outro ônibus que terminaria o percurso. Isso deixa qualquer um apreensivo; (iii) para quem precisou voltar de Uyuni para San Pedro de Atacama -- meu caso --, os problemas foram muito piores (isso será objeto de relato de viagem que estou elaborando, mas só dar só uma prévia). Primeiro, motorista bêbado. Segundo, não havia gasolina em Uyuni há uma semana, supostamente por causa dos bloqueios em Potosi. Terceiro, saimos às 9 pm em direção a Villamar e lá chegamos às 2 am do dia seguinte. O carro quebrou à 1 da manhã a 4.500 metros com -20 graus. Quase morremos de frio no meio do nada. Por sorte um dos passageiros, meu cunhado, entendia um pouco de mecânica e deu uma ajeitada no carro para chegarmos ao abrigo. Dormimos 2 horas e meia e às 5 am partimos em direção à fronteira, mas houve novos problemas... o carro quebrou outras vezes, a história é longa, acabou a água etc. Contarei no relato. A empresa foi a ATACAMA MÍSTICA. Eu recomendo, a despeito dos problemas. Até Uyuni foi perfeita, a volta é que foi severamente problemática. Por sorte, estamos todos bem, mas foi bem arriscado. Abs. Edimar.

 

Caramba Emar......

Isso é comum os bloqueios perto de Uyuni. Principalmente próximo a Mineração San Cristobal. Isso fica qdo se está voltando do passeio de 3 dias saindo de Uyuni e voltando a uyuni novamente quase chegando na cidade..... fazem estes bloqueios na chegada perto desta Mineradora. Não sei se esse bloqueio era por ali, mas isso é muito comum na Bolivia. Inclusive o Pedro nosso motorista do jeep comentou muitos casos que aconteceu com ele de terem que ficar na estrada por um dois dias. Mas que bom que passou cara..... depois posta seu relato p gente ver como foi.... até uma vergonha porque eu ainda nao terminei o meu ...rsrsrsrs.... mas desculpe pessoal, não é enrolação mas o tempo tá picado mesmo....

 

Abrs a todos.

::otemo::

 

Cara,

 

1. O bloqueio foi em Potosi dessa vez, e não em Uyuni. Mas chegou a desabastecer a cidade de combustível. No final de tudo, quem consertou nosso carro foi um grupo de 10 brasileiros que estava com 3 Land Rovers num refúgio em Villamar dormindo. Estavam fazendo teste com óleo de cozinha como combustível. Vi as placas de Curitiba e literalmente invadimos os quartos deles pedindo ajuda. Havia 2 mecânicos peritos no grupo, fizeram uma limpeza nos filtros do nosso carro, revisaram e conseguimos seguir viagem até a fronteira. Foi muito tenso mesmo. Gastamos quase 24 horas de Uyuni até a Fronteira. Houve vômito, choro, lágrimas e muito estresse. Agora tenho história para contar aos netos -- e aos mochileiros --, mas na hora foi punk.

 

2. Tenho o resto da semana de férias (eu ia voltar a trabalhar hoje, mas consegui emendar até o fim da semana para resolver outras coisas). Por isso estou, agora por exemplo, redigindo o relato. E como a maioria dos advogados é perfeccionista, quer relatar tudo, estou demorando bastante. Eu já havia preparado um "roteiro de viagem". Agora estou fazendo um "matching" entre o programado e o cumprido. E é claro incluindo as impressões pessoais, as aventuras, a barbadas e as furadas. Vai ficar legal, até o fim de semana eu posto. É uma maneira que encontrei para retribuir tantas gentilezas que o pessoal do site me proporcionou antes de viajar. Tenho que aprender a incluir fotos, porque estou fazendo primeiro no Word pra depois incluir no site. Mas eu me viro.

 

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom pessoal, o que fizemos foi o seguinte:

 

Encontramos um onibus que estav fazendo o percurso Oruro - Uyuni, mas que levaria 3 horas a mais pois teria que passar DENTRO do salar e contornar o bloqueio.

 

Levamos 5 horas a mais num onibus que so tinha eu e mais 3 brasileiros, com criancas dormindo no chao do corredor e um frio absurdo.

 

Mas conseguimos chegar...

 

 

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...