Ir para conteúdo

Fátima - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Irei para Portugal em maio e planejei minha viagem de forma a visitar Fátima no dia da aparição, em 13 de maio. Sei que deve ter muita gente por lá. Mas qual não foi minha surpresa ao fazer novas pesquisas e descobrir que o Papa estará celebrando a missa nesse mesmo dia.

 

Apesar de ter certeza que encontrarei uma multidão e que tudo será demorado e complicado, acredito que valerá a pena pela experiência. Quando voltar eu relato como foi o dia por lá.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi. Nunca fui mochileira e estou pretendendo fazer uma viagem a Fátima... gostaria de saber o eu tenho que fazer, dicas, onde fazer as refeições, tudo que vcs puderem me ajudar, vai ser uma aventura e tb para pagar uma promessa... Bom, não sei nada mesmo, dinheiro(tenho que ter euro ou dólar), passaporte, tudo minha gente, leiga no assunto... Brigadinha...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Apesar de não ter ido a fátima no dia da visita do Papa, segue relato desse trecho da minha viagem:

 

Sexta, 07/05/2010

 

No período da manhã fizemos a segunda parte do passeio em Lisboa, que foi adiada pelas compras. Pegamos o elétrico 28 até o Mirante da Graça, com outra belíssima vista da cidade de Lisboa e do Tejo. Descemos a Alfama, nos "perdendo" pelas ruelas do bairro. Passamos por belas igrejas, ricamente decoradas (já foi possível perceber que igreja é algo que verá com frequência em Portugal), por ladeiras e prédios típicos, pelo Panteão Nacional e pela Igreja da Sé. Nesta manhã esfriou um pouco e caiu uma fraca e rápida garoa (nada que atrapalhasse o passeio).

 

Fizemos um último passeio de elétrico pela cidade e fomos até o hotel fechar a conta. Depois fomos de metrô até a estação Entrecampos, onde o carro estava estacionado. Almoçamos por perto no Restaurante "O Poleiro", onde pagamos $ 12,50 dois bitoques (carne, queijo, presunto, arroz, bata frita e salada de alface e tomate). Em seguida, fechamos a conta do estacionamento, que ficou em $ 15,90 pelos três dias, bem mais em conta do que a diária de $ 19,90 próximo ao hotel.

 

c%C3%B3pia+de+DSC04208.JPG

 

DSC04259.JPG

 

DSC04275.JPG

 

DSC04307.JPG

 

Pegamos a estrada para Tomar, chegando lá sem nenhum contratempo. A vila histórica é muito simpática e vale um passeio por ela, mesmo que rápido. Subimos até o Convento de Cristo, que é o maior dos três que visitamos. Apesar de estar em fase de restauração é muito interessante. A igreja do convento, com suas pinturas até o teto é impressionante. Assim como o restante do mosteiro, muitas ainda estão sendo restauradas, mas mesmo assim chama a atenção pela beleza. Talvez este contraste entre o acabado e o incabado até chame mais a atenção dos visitantes, que podem acompanhar como funciona este processo de manutenção. Terminamos o passeio por volta das 16 horas.

 

DSC04319.JPG

 

DSC04330.JPG

 

DSC04331.JPG

 

DSC04352.JPG

 

DSC04369.JPG

 

O trajeto até Fátima é curto, mas é feito em estrada de pista simples e com trechos sinuosos. Apesar disso, foi um dos trechos mais interessantes de dirigir, pois passamos por dentro de vilarejos minúsculos e de primeira (quando engatava a segunda já tinha acabado, rs). Se tivesse tempo gostaria de ter parado em alguns deles para tentar conversar com os moradores.

 

DSC04375.JPG

 

Chegamos em Fátima por volta das 17:30h, com uma garoa fina e fria. No estacionamento já havia vários trailers e barracas de devotos aguardando a visita do Papa nos dias 12 e 13. Sobre essa visita, inicialmente eu havia pensado em fazer o roteiro até Lisboa, passando por Fátima, nos dias em que o Papa estaria nestas cidades, mas resolvi antecipar, pois imaginei que não conseguiria aproveitar o passeio em virtude do tumulto que estaria nestes locais.

 

Passeamos pelo santuário, conhecendo a basílica e a capela das aparições. Também ofereci um rosário que pertencia à minha avó, recém falecida, e que havia prometido levar até lá. Participamos da missa celebrada na basílica as 18:30h, mesmo não sendo um católico atuante como minha esposa. Para quem já visitou Aparecida do Norte, vai perceber que o santuário de Fátima é bem menor, mas em compensação a cidade portuguesa é muito mais bonita, limpa e organizada.

 

DSC04386.JPG

 

Devido à chuva e à compra de lembranças, acabamos saindo de Fátima somente às 21 horas. Felizmente as auto estrada são excelentes e consegui fazer uma viagem tranquila de retorno. Mesmo andando no limite da pista (120 km/h) parecia que eu estava quase parando quando passavam as Audis, Mercedes e BMW´s "voando" ao meu lado.

 

Chegamos em Porto às 23 horas, onde meu irmão Bruno, a Maria, e os amigos Jean e Sílvia nos aguardavam com porções de queijo e camarão para comermos acompanhado de um bom vinho português. Não ficamos acordados até tarde, pois sabíamos que a viagem do dia seguinte seria muito cansativa.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros
Hey amigos, moro em cascais portugal, e gostaria de ir a Fátima do dia 1 neste sábado agora,

a minha duvida é: Existe em Lisboa um lugar que chama sete Lagoas ?? Ou é sete rios???

 

Oi Zucka!!

 

Vou estar em Lisboa de 30/12 a 04/01 e também tô pretendendo ir à Fátima dia 1º! Quem sabe nos comunicamos e vamos juntos... estou viajando sozinha...

O nome do terminal de onde saem os ônibus para Fátima é Sete Rios... Fica à esquerda da Praça de Espanha e abaixo do Zoológico... dá uma olhada no google maps!!

Se quiser combinar, me manda MP que te passo o tel que vou estar em Lisboa... tô partindo do Brasil amanhã e chego 5ª pela manhã...

 

Bjs

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Estou querendo ir a Fatima (Portugal) com minha mãe, mas não sei chegar lá.

Estarei saindo do Brasil indo a Portugal. Gostaria que alguem me ajudasse a fazer o meu roteiro.Não sei se devo descer em Lisboa ou outra cidade.

Se tiver alguma excurção de Lisboa para Fatima.E qtos dias serão necessario para ficar la.

Obrigada

Link para o comentário
  • Colaboradores

Há mais explicações sobre isso no tópico específico sobre Fátima, mas de qualquer modo vamos lá:

De Lisboa, pego o metrô até a estação Zoológico, onde fica a rodoviária. De lá há ônibus de hora em hora para Fátima. Chegando lá, você pode ir andando até o santuário que fica muito próximo à rodoviária. Um dia (ou metade de um) é mais que suficiente para a visita.

Depois vc pode voltar para Lisboa ou prosseguir sua viagem para o Porto.

Se quiser mais informações, dê uma olhada no relato que escrevi para este fórum (eu fui para Lisboa e Fátima):

europa-7-paises-outubro-de-2010-sozinho-t48606.html

Abraços

Denis

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...