Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

Postado
  • Membros

São Gonçalo do Rio das Pedras

Cachoeia do Comércio - centro da Vila!

O descanso repousa nas ruas de estradas de terra e no casario secular que caracterizam o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Logo ao chegar é possível conhecer o Rancho dos Tropeiros, nominado assim graças aos grupos de pessoas que formavam tropas para transitar alimentos para os garimpos de Minas Gerais no século XIX. O local preserva duas igrejas de grande destaque: a Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário. Para quem procura por lazer e quer manter um contato direto com a natureza, São Gonçalo oferece diversas opções. São Gonçalo do Rio das Pedras é famoso por sua paisagem bucólica que oferece tranquilidade, ar puro e águas límpidas.

Em 1789, Domingos Barbosa descobriu a região de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde mandou erguer uma capela em homenagem ao santo São Gonçalo, que posteriormente nomeou a região. Sabe-se que a origem do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está intimamente ligada a exploração do ouro, e já desde o século XIX se tornara um grande centro comercial, por onde transitavam os garimpeiros e tropeiros que abasteciam a região.

O distrito pertence ao município de Serro, que desde de sua criação em 1871 traz os legítimos traços da mineiração, representados pelo seu casario e pelas igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a casa de uma personagem marcante do lugar, dona Chiquinha, uma fazendeira poderosa que pertenceu a uma época em que Diamantina recebia o nome de Arraial do Tijuco, e a Coroa Portuguesa ainda tinha o monopólio sobre o ouro extraído da região. Do ponto de vista cultural, São Gonçalo do Rio das Pedras preserva tradições antigas repassadas de geração para geração

• Respostas 250
  • Visualizações 86.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pelo oque eu pude entender aquele é uma região tranquila q e que não lota muito nos feriados, principalmente no carnaval!!!

Aabei de ser convidado pra passar o carnaval la, ainda não pesquisei muito, achei num site q tem 3 areas de camping

Grande Pedreira - (31) 3718-7007 / 9901-6852

Serra Morena - (31) 3486-1421 / 9977-1421

Véu da Noiva - (31) 3718-7096 / 3274-2749

Confere as 2 informações?

Postado
  • Membros

Cara, a Serra do Cipó não lota os feriados, ela ENTOPE!!! Um bilhão de pessoas vão para lá. ::dãã2::ãã2::'>

Sobre camping na Serra do Cipó nos feriados:

O Véu da Noiva fica entupido, com uma fila quilométrica na entrada. Tem boa estrutura mas é cheio, cheio, muito cheio. Imagine que para cada guarda-sol na praia de Copacabana existe uma barraca no Véu da Noiva. Farofada, carros com funk, crianças, churrasco. É a porta do inferno além de ser caro.

Grande Pedreira já fiquei muito lá. Tinha um ótimo preço e boa estrutura quando o Roberto tomava conta. Depois que ele saiu só passa um carinha lá pra recolher a grana e nem dá as caras mais. Lá é grande mas no carnaval vai ficar cheio, como em todo o lugar no Cipó. O preço estava salgado da última vez que fui, R$25,00 por pessoa por dia.

Serra Morena fica mais distante do "centro" da Serra do Cipó. Tem que andar uns 10km de carro no asfalto e mais uns 5 a 7km em estrada de terra. É legal, bonito com 3 cachoeiras ótimas para banho além de um rio bem atrativo. O preço as vezes é salgado, só para entrar paga-se R$10 a R$15. Com o camping esse valor vai subir bastante. O ponto ruim é que fica distante do "centro" da Serra do Cipó então se precisar comprar algo, tá lascado.

Resumindo: se quer sossego, não vá para a Serra do Cipó no carnaval. ::otemo::

Postado
  • Membros

Valeu pela dica, então vou rumar pra Aiuroca mesmo, como era meu plano inicial!!!!

Postado
  • Membros

Cara, tudo depende da sua disposição e espírito mochileiro.

A Serra do Cipó é um paraíso que temos aqui no Brasil.

Existem centenas de cachoeiras, muitas delas que nem nome tem. Outras precisam de pelo menos 2 dias para conseguir visitar. Tem de tudo.

Se você quiser se aventurar em caminhadas mais longas, de no mínimo 7km, conseguirá cachoeiras bonitas e também menos frequentadas. Pq a farofada não topa andar isso tudo.

Aí é um prato cheio.... recomendo.

Aiuroca você vai entupir de farofa também, como todo lugar.

Como dizem: Onde o homem chega com facilidade, a natureza sofre. ::otemo::

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Galera segue alguma opções de camping na Serra do Cipó pra quem quiser ficar um pouco isolado, pros lados da Cachoeira da Serra Morena!!!!!

Eu fiquei no Balneario Serras Azuis, fica a 1Km da Serra Morena, paguei 15 a diaria no carnaval, mas o camping não tem nada de infraestrutura, bem fraquinho!!!

Logo antes desse tem opção de camping na Fazenda Parauninha, eu não cheguei a ir la pessoalmente, conversei e peguei o contato do local com um pessoal q tav ano camping e ja tinha ficado no local, segundo eles o local tinha boa estrutura, mas eles resolveram conhecer um local diferente e se arrependeram.

Logo depois me falaram q tem o camping da cachoeira da caverna, mas fui informado qo lugar é meio "farofado" o povo pode ouvir musica alta nos carros até tarde!!!!

E ainda no asfalto tem o Chapéi do Sol, mas achei bem careiro cobrar 40 paus a diaira do camping!!!

Postado
  • Membros

Ótimas colocações, tudo o que você falou é verdade, principalmente a farofada da Caverna. ::hahaha::

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

alguém sabe me indicar uma pousada que fique próxima da entrada do parque?

valeu!

Postado
  • Membros

thiagobdi, quero a que fica próxima da MG10 indo pra Véu da Noiva.

Postado
  • Membros

Cara, as duas portarias do parque ficam BEM LONGE do Véu da Noiva.

Acho que tá tendo uma divergência de localização ai.

De toda forma, a pousada que fica mais perto da MG-10, sentido Véu da Noiva é a Pousada Fazenda do Engenho (http://www.pousadafazendadoengenho.com.br) mas lá é o olho da cara.

Acho que seria melhor ficar em uma pousada no centro de Cardeal Mota mesmo, custo x benefício sem comparação além de ficar próximo do centro comercial.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.