Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Uma pequena ajuda: as pessoas que já percorreram algum caminho entre a região do Tabuleiro (povoado) até o Cânion do Peixe Tolo, é possível fazer esse caminho de bike:

 

http://www.bikemap.net/route/1334609

Desenhei essa rota baseado em imagens do Google Earth, mas algumas dessas imagens me deixaram em dúvida.

Se alguém sabe um caminho ou tem registro de GPS de alguma, deixa um link aí, agradeço desde já.

Link para o comentário
  • Membros
Olá André!

 

Este ano fiz a travessia Lapinha - Tabuleiro.

Tenho um post no meu blog sobre a travessia: http://aventuraseexpedicoes.blogspot.co ... -2011.html

 

No post tem imagens do Google com a trilha marcada. Dá para ter uma idéia do caminho.

 

Se tiver alguma dúvida sobre a trilha é só avisar.

 

Obrigado Amormino Fonseca, as suas marcações parecem coincidir com uma rota que encontrei inicialmente no próprio Google Earth, feitas por um ciclista, onde esse ciclista destaca que é uma travessia de nível "Difícil", estou buscando também como ir do povoado de Tabuleiro ao Cânion do Peixe Tolo, tudo de bike, e pelo que vejo será um baita desafio.

Espero quando fazer essa travessia, esteja com bons mapas e planilhas ou um GPS pra ajudar, pelas imagens aéreas e algumas fotos dá pra imaginar como é fácil errar uma bifurcação nestas trilhas.

 

Depois do advento do GPS, para quem ainda não tem o aparelho, ficou bem mais difícil encontrar planilhas para MTB, que são de grande auxilio na hora de fazer uma trilha desconhecida.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Reifael!

 

Dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó é proibido acampar ao ar livre e não existe área destinada para camping.

Você vai encontrar campings (pagos) nas proximidades do parque nacional, próximo a pousadas e restaurantes.

 

Dependendo da região da Serra do Cipó que você for visitar poderá encontrar algum local para acampar, mas é bom buscar informações dos locais antes, para verificar se não são áreas de reservas ambientais ou propriedades particulares.

 

Em relação aos cuidados básicos para acampar desta forma, recomendo analisar bem o local, com relação a proximidade de rios, nível de segurança do local e diversos outros fatores.

 

Se você nunca acampou na vida, vale a pena pegar um camping (pago) que irá oferecer uma estrutura mínima, como banheiros e lava-pratos para que você tenha uma idéia inicial de acampamento.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala pessoal, tudo bem?

 

Estive na Serra do Cipó em 2001, mas muito rapidamente, passando apenas dois dias no local. Saí me prometendo voltar o mais breve possível, mas a vida passa e lá se vão dez anos.. Felizmente agora em dezembro vou ter uma semana de folga antes que Natal que vou passar com a família da minha esposa em BH e decidi aproveitar esses dias pra voltar na Serra. Queria tirar algumas dúvidas com quem tiver mais interado da situação na serra: da primeira vez que fui estava de carro, e lembro que rodamos bastante, andando de um lado pro outro do parque. dessa vez provavelmente não vou ter esse meio de transporte, porque o plano é deixar o carro na oficina em BH fazendo uma revisão.

Queria saber então, antes de mais nada, qual a melhor opção pra acessar o parque a partir de BH. Sei que tem ônibus, mas qual a melhor companhia e onde parar? Além disso, e mais importante, queria saber se dá pra aproveitar bem o parque a pé, pq lembro que as atrações lá eram bem distantes, diferente, por exemplo, de Ibitipoca ou de Alto Paraíso, que são parques mais 'compactos'. E finalmente, qual o melhor lugar pra dormir? Eu sinceramente estou num ponto da vida em que prefiro uma pousada com colchão macio a noite, mas se for pra acampar tb não tem problema. O que busco é um local tranquilo e com fácil acesso aos passeios.

 

Agradeço de antemão qualquer informação.

 

Abraço,

 

Pedro Ivo

Link para o comentário
  • Colaboradores

Opa Pedro, blz?

 

Cara a Serra continua a mesma, porém algumas coisas mais modernas do que a dez anos. Internet, acesso mais fácil com asfalto chegando a outros pontos de la e etc.

 

A cia é a Saritur ou a Viação SERRO que se nao me engano ja postei os preços e horarios dos bus da SERRo que vai até o SERRO mesmo mas passa pela Serra na av. principal.

 

Ja tambem nao acampo mais pois tb prefiro uma pousadinha.

Tenho um primo que tem uma pousada lá que eh boa e preços bons, Posso indicar a Banana Cipó que tem como dona a mae de um amigo, chama-se Sônia e os filhos Bruno e Jean. Se for lá diz que eh meu amigo do Bairro Padre Eustaquio de BH.

 

Tem uma outra que fico lá tb e que se chama SITIO XODÓ que tem o dono o Bigode e a esposa dele dona NAIR que são muito hospitaleiros e tá perto do Véu da noiva. Área de campíng tem muitas e preços variam.

 

Para vc acessar os locais p passeio seria bom estar de carro, mas se nao, de repente fecha um grupo e consegue alguem p indicar vcs lá. Sugiro dar um pulo na LAPINHA DA SERRA em Santana do Riacho se estiver de carro pois são uns 50KM até lá mas compensaria ir lá pois eh SHOW!

 

Se nao encontrar meu post com os dados do Onibus da viação SERRO, procure no google o telefone de lá a passagem se nao me engano eh uns 20 reais por aí e acho q os buses saem de 2 em duas horas durante um periodo do dia.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...