Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

Postado
  • Membros

São Gonçalo do Rio das Pedras

Cachoeia do Comércio - centro da Vila!

O descanso repousa nas ruas de estradas de terra e no casario secular que caracterizam o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Logo ao chegar é possível conhecer o Rancho dos Tropeiros, nominado assim graças aos grupos de pessoas que formavam tropas para transitar alimentos para os garimpos de Minas Gerais no século XIX. O local preserva duas igrejas de grande destaque: a Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário. Para quem procura por lazer e quer manter um contato direto com a natureza, São Gonçalo oferece diversas opções. São Gonçalo do Rio das Pedras é famoso por sua paisagem bucólica que oferece tranquilidade, ar puro e águas límpidas.

Em 1789, Domingos Barbosa descobriu a região de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde mandou erguer uma capela em homenagem ao santo São Gonçalo, que posteriormente nomeou a região. Sabe-se que a origem do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está intimamente ligada a exploração do ouro, e já desde o século XIX se tornara um grande centro comercial, por onde transitavam os garimpeiros e tropeiros que abasteciam a região.

O distrito pertence ao município de Serro, que desde de sua criação em 1871 traz os legítimos traços da mineiração, representados pelo seu casario e pelas igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a casa de uma personagem marcante do lugar, dona Chiquinha, uma fazendeira poderosa que pertenceu a uma época em que Diamantina recebia o nome de Arraial do Tijuco, e a Coroa Portuguesa ainda tinha o monopólio sobre o ouro extraído da região. Do ponto de vista cultural, São Gonçalo do Rio das Pedras preserva tradições antigas repassadas de geração para geração

• Respostas 250
  • Visualizações 86.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Tabuleiro tenìa hostel, y siempre que fui estaba practicamente vacìo, sugiero ligues, existe un ùnico bar y todos son parientes, seguro te van a ayudar. Camping no vì, y practicamente no habìa turistas. El hostel cuando yo fui era bien barato, pero hace un tiempo, lleguè sin reservar de la travesìa Lapinha/Tabuleiro. En Lapinha si tienes camping, si no me equivoco es el camping das Bromelias de Braulio (un amor de persona).

Postado
  • Membros

Cara, como disse a Perla, no Tabuleiro não tem camping não.

Eu já fui lá muitas vezes e nunca vi camping por aquelas bandas.

Se vc animar e não deixar sujeira, rola de você ficar em algum lugar clandestinamente. ::hahaha::

Postado
  • Membros

Demoro Thiago...estou achando que vou assim mesmo, gosto de ir com lugar definido...mas como não tem jeito! ::otemo::

Você sabe me dizer se a estrada de Conceição para o distrito de tabuleiro da pra fazer de carro popular numa boa?

Muito Obirgado Thiago e Perla pelas respostas! ::hãã2::

Postado
  • Membros

Wesleibhz, além do camping do Tabuleiro Eco Hostel existem o do poço Pari (onde fica o Poço Pari) e outro que fica num lote próximo do restaurante Rupestre.

estive lá no carnaval 2012 e eles estavam abertos.

Postado
  • Membros

O percurso dá pra fazer em carro de passeio sem problema.

Como a temporada de chuvas já acabou, não vai ter surpresas.

A estrada tem muita poeira e algumas "costelinhas" mas tem um ótimo estado de conservação. ::otemo::

Postado
  • Membros

Valeu demais Ceá e Thiago...

Estou querendo conhecer a Cachu Tabuleiro e fazer um camping, mas estou achando poucas informações na internet! ::cool:::'>

Postado
  • Membros

El lugar es bien pequeño, no tendràs problema, ademàs todos son parientes y adoran ayudar,

eso sì si deseas hacer paseos de caballo deben agendar un dìa antes, todo es bien pròximo y no tiene mayores misterios.

Desde Lapinha la trilha a Tabuleiro es fantàstica, xq llegas a la parte alta de la cachoeira donde hay unos lindos piscinones para nadar.

Postado
  • Membros

Gracias Perla!

Na minha primeira vez vou apenas no tabuleiro...pois meu tempo vai ser curto!

Mas quero muito fazer a travessia Lapinha x Tabuleiro...vi varias fotos e depoimentos, Achei fantástico. :P

Postado
  • Membros

Puedes subir la trilla hasta la parte alta, vale la pena (no es necesario llegar a Lapinha) desde la parta alta la vista es espectacular.

Ahora tengo certeza que hay camino, no sè si es sòlo xra 4 x 4. la parte baja es sòlo un pozo bastante oscuro, ya que la cachoeira es altìsima.

Yo que tù aprovecharìa un dìa a caminar hasta arriba!!!!!! REALMENTE VALE LA PENA, allì es bien luminoso y los pozos son lindìsimos.

En la zona los locales me comentaron que habìan otras cachoeiras, pero no dio xra ir de cavalho por razones de tiempo. Es una zona preciosa!!!

Si te animas el camino continua hasta Serro y de allì a Sao gonzalo y Milho Verde!!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.