Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

Postado
  • Membros

São Gonçalo do Rio das Pedras

Cachoeia do Comércio - centro da Vila!

O descanso repousa nas ruas de estradas de terra e no casario secular que caracterizam o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Logo ao chegar é possível conhecer o Rancho dos Tropeiros, nominado assim graças aos grupos de pessoas que formavam tropas para transitar alimentos para os garimpos de Minas Gerais no século XIX. O local preserva duas igrejas de grande destaque: a Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário. Para quem procura por lazer e quer manter um contato direto com a natureza, São Gonçalo oferece diversas opções. São Gonçalo do Rio das Pedras é famoso por sua paisagem bucólica que oferece tranquilidade, ar puro e águas límpidas.

Em 1789, Domingos Barbosa descobriu a região de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde mandou erguer uma capela em homenagem ao santo São Gonçalo, que posteriormente nomeou a região. Sabe-se que a origem do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está intimamente ligada a exploração do ouro, e já desde o século XIX se tornara um grande centro comercial, por onde transitavam os garimpeiros e tropeiros que abasteciam a região.

O distrito pertence ao município de Serro, que desde de sua criação em 1871 traz os legítimos traços da mineiração, representados pelo seu casario e pelas igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a casa de uma personagem marcante do lugar, dona Chiquinha, uma fazendeira poderosa que pertenceu a uma época em que Diamantina recebia o nome de Arraial do Tijuco, e a Coroa Portuguesa ainda tinha o monopólio sobre o ouro extraído da região. Do ponto de vista cultural, São Gonçalo do Rio das Pedras preserva tradições antigas repassadas de geração para geração

• Respostas 250
  • Visualizações 88.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Algum vivente neste site já fez a trilha desde Altamira (em Nova União) até a cachoeiras Braúnas, no PARNA Cipó?

Tenho o tracklog e só. Alguém sabe se todo o caminho tem trilha demarcada (mesmo que seja bem rala)? Ou se é preciso varar muito mato?

Agradecido!

Postado
  • Membros

Cara, eu já fiz esse percurso...

São cerca de 12km para ir.

A vegetação tipica da Serra do Cipó é baixa e os rasga matos são raros. Exceto quando tem que atravessar algum rio ou um brejo maluco e não der para dar a volta. ::hahaha::

Não existe trilha definida até lá... só no começo, para a saída de Altarima.

Porém lá na Serra do Cipó sempre tem aquele solo cheio de pedras brancas o que faz com que cada pedaço seja uma trilha. ::otemo::

Se quiser, me mande o seu track log e eu dou uma olhada e faço algumas considerações q possam ser úteis para vc., ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Fino...

Dei uma olhada preliminar e o caminho parece ser esse mesmo.

Porém o cara marcou desde Nova União.

Dá para avançar bem, até depois de Altamira, de carro, para fazer praticamente só o percurso da trilha mesmo.

Vou comparar com o tracklog que tenho em casa mas pelo visto está bem parecido com o seu.

O começo da trilha é tranquila e bem definida, uma estrada de terra que termina em trilha e depois em uma trilha de pedras.

A partir daí só seguir o tracklog mesmo. Não tem trilha muito definida mas como disse a região é de vegetação baixa e dá para ir pelo rumo do tracklog.

Eu já fiz uma corrida de aventura na região, e passava pelo alto da serra de Altamira, só com carta topográfica, aí nem tem rasga mato.

Vou ver o meu track log e te falo.

Abraço,

Postado
  • Membros

Lá perto do começo da trilha tem umas propriedades rurais, na beira do rio, de povo simples e acolhedor. Tem uma que até tem que atravessar o rio, mas antes do rio tem um pastão com muito espaço e rola de deixar lá.

Acho que é só chegar, mostrar o que você vai fazer e pedir se pode deixar o carro la perto, num pasto algo assim.

Geralmente não tem erro, pessoal é de boa.

Quando retorno, costumo dar uma grana por gratidão, mas aí é de cada um. ::otemo::

Tá pensando em fazer bate-volta ou pernoitar lá?

Postado
  • Membros

ah, boto fé! tava imaginando que fosse de boa mesmo...

então, pretendo pernoitar por lá, pra aproveitar melhor a braúnas e a caminhada, mas não tenho data certa.

Postado
  • Membros

Sobre mais um destino da Serra do Espinhaço e do Cipó, há algum tempo estive em Ipoema, um distrito de Itabira. Acho que não perde em nada para a maioria dos destinos do Cipó e é uma opção mais tranquila que os outros distritos mais badalados:

http://numamoto.blogspot.com/2015/05/ipoema-mg.html

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Bacana demais os relatos e me animando a conhecer a Serra do Cipó e arredores.

Pretendo sair de Brasília dia 05.09 para curtir o feriado. Penso em ficar em Conceição do Mato Dentro (MG) e tenho algumas dúvidas:

É uma boa pedida levar a bike? A população tem uma recepção bacana com que faz as trilhas de bike?

O que vocês indicam? Ficar em uma pousada em CMD ou acampar no Parque? Dá pra fazer isto?

No mais, quem quiser formar grupo pra essa aventura, tamo junto. Abraços a tod@s

Postado
  • Membros
Bacana demais os relatos e me animando a conhecer a Serra do Cipó e arredores.

Pretendo sair de Brasília dia 05.09 para curtir o feriado. Penso em ficar em Conceição do Mato Dentro (MG) e tenho algumas dúvidas:

É uma boa pedida levar a bike? A população tem uma recepção bacana com que faz as trilhas de bike?

O que vocês indicam? Ficar em uma pousada em CMD ou acampar no Parque? Dá pra fazer isto?

No mais, quem quiser formar grupo pra essa aventura, tamo junto. Abraços a tod@s

é uma boa levar bike e acho que o pessoal não tem nada contra não.

só que é o seguinte, as cachoeiras de CMD ficam longe umas das outras, então seria bom ter uma bike para fazer os deslocamentos até o começo das trilhas. não tenho certeza se as trilhas DE VERDADE podem ser percorridas de bike, pq alguns atrativos ficam dentro do Parque Estadual e as trilhas podem ser complicadas. a trilha pra cachoeira de tabuleiro, a mais conhecida, é meio que impossível fazer de bike (além do mais na portaria devem barrar a entrada da bicicleta). enfim, bike seria bom pra andar do estradão até onde for possível.

sobre onde ficar: melhor ficar nos distritos de CMD. até porque é um longo caminho do centro da cidade até as cachoeiras. o mais conhecido é tabuleiro, tem algumas opções de pousadas e camping por lá. se vc voltar algumas páginas neste tópico, vai achar umas dicas. se for ficar em tabuleiro, leve dinheiro. acredito que dificilmente aceitam cartões por lá e não há caixas eletronicos tbm (tabuleiro fica a uns 18km do centro de CMD, por estrada de terra e bem sinalizada).

se em setembro eu tiver de boa, pode ser que eu anime de ir pra CMD. tem algumas cachoeiras que ainda não conheço por lá e to aguardando uma oportunidade pra conhecer.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.