Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

Postado
  • Membros

São Gonçalo do Rio das Pedras

Cachoeia do Comércio - centro da Vila!

O descanso repousa nas ruas de estradas de terra e no casario secular que caracterizam o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Logo ao chegar é possível conhecer o Rancho dos Tropeiros, nominado assim graças aos grupos de pessoas que formavam tropas para transitar alimentos para os garimpos de Minas Gerais no século XIX. O local preserva duas igrejas de grande destaque: a Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário. Para quem procura por lazer e quer manter um contato direto com a natureza, São Gonçalo oferece diversas opções. São Gonçalo do Rio das Pedras é famoso por sua paisagem bucólica que oferece tranquilidade, ar puro e águas límpidas.

Em 1789, Domingos Barbosa descobriu a região de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde mandou erguer uma capela em homenagem ao santo São Gonçalo, que posteriormente nomeou a região. Sabe-se que a origem do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está intimamente ligada a exploração do ouro, e já desde o século XIX se tornara um grande centro comercial, por onde transitavam os garimpeiros e tropeiros que abasteciam a região.

O distrito pertence ao município de Serro, que desde de sua criação em 1871 traz os legítimos traços da mineiração, representados pelo seu casario e pelas igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a casa de uma personagem marcante do lugar, dona Chiquinha, uma fazendeira poderosa que pertenceu a uma época em que Diamantina recebia o nome de Arraial do Tijuco, e a Coroa Portuguesa ainda tinha o monopólio sobre o ouro extraído da região. Do ponto de vista cultural, São Gonçalo do Rio das Pedras preserva tradições antigas repassadas de geração para geração

• Respostas 250
  • Visualizações 88.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Na lapinha nao se tem muito o que fazer a noite, a nao ser tomar uma geladinha no buteco do Zim!

A o Zim tb tem camping la...ele faz 5 conto o prenoite e de tem banheiro e tudo mais...a esposa dele tb faz rango la o bar, la na praça a 5 mangos tb...

Abraços!!!

Postado
  • Membros
quote:Originally posted by rozembergue

quote:Originally posted by Rogerio Felix

Quanto aos Campings tem muitos, por toda a vila vc encontra numa boa.

Camping ACM : Muvuca total, gente bagunceira e lugar super farofa.... Nada legal de se ficar, prefira os outros. Ex: Bananeira.

A serra é dez demais, os locais são simpáticos e muita coisa boa rola por lá.

Rogério Félix

id="quote">
id="quote">

Olá Rogério,

Eu sempre fico no ACM. Realmente tudo que você falou é verdade, desde que se trate de feriados prolongados. Fora de temporada lá é tranquilo. Vai pouca gente. Ou casal ou familia. Realmente evitem alta temporada e feriados. A maioria que vai nessas datas só quer beber, fazer churasco e ouvir musica alta. Pra fazer isso, é melhor ficar em casa ou procurar um sitio ou clube.

Onde fica esse camping que você citou ?

Abração.

icon_paperclip.gifDownload Attachment: IMG_1874.JPG

285,97 KB

id="quote">
id="quote">

Rogério,

Onde fica esse camping Bananeira ?

Valeu.

Postado
  • Membros
quote:Originally posted by pgabi

ROZE,

Para o lado esquerdo vc vai acabar chegando no Bosque do Sol, é um condomínio fechado, mas vc pode passar por lá caminhando......Lá tem a Mãe D´Agua da CAchoeira do Vèu da Noiva. Mas eu recomendo ir além e andar até a última casa do condomínio (uma toda de pedra!!!) e subir a próxima serra. Aí vc estará em um lado do Parque NAcional da Serra do Cipó que é maravilhoso. Vc verá um vale maravilhoso!!!!! Poucos lugares na Serra do Cipó tem igual!!!!

Bom, daí para frente é só aventura, pois o caminho não tem trilha, mas há cachoeiras maravilhosas (como a do GAvião!!) Já demorei 4 horas e já demorei 1 para achar a cachoeira (quer dizer: eu não sei chegar lá)

CUIDADO! É um caminho se água e vc não encontra ninguém.

Se for caminhar por lá saia bem cedo, pq não pode acampar no condomínio fechado, nem no parque.

Abraços

id="quote">
id="quote">

pgabi,

Tudo bem ? fui lá e não achei esse caminho. Fiquei com medo de me perder e segui em direção ao riacho. Daí fui descedendo até chegar no topo da cachoeira. Me dá a dica, é sempre a esquerda, como se estivesse acompanhando a estrada ?

Valeu !!!

Postado
  • Membros

Itambé do Mato Dentro é bem bacana,voce tem varias cachoeiras em volta da cidade.Uma cachoeira bacana é a da Vitoria com 75mt de queda.Ela fica a uns 4 Km da cidade.Outro lugar bacana é a Baixada das Crioulas.Perto de la existe um arraial chamado Cabeça de Boi que te dá acesso a inumeras cahoeiras,mas algumas voce tem que ir de carro um trecho e fazer resto do caminho a pé.Tem algumas pousadas legais e uma área de camping com boa infra estrutura,com um restaurante que funciona nos feriados.Vale lembrar que a Estrada Real passa dentro da cidade.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
quote:Originally posted by Rogerio Felix

quote:Originally posted by rozembergue

up!

Alguém me ajuda com respostas aos posts acima.

Obrigado

id="quote">
id="quote">

Camping Chapéu do Sol: (31) 3716 0013 - R$ 10,00 por pessoa.

Camping Grande Pedreira: (31) 3718 7007 - R$ 10,00 por pessoa.

Fora o Camping da ACM...

Mais infos: www.serradocipoturismo.com.br

Abraço,

Rogério Félix

id="quote">
id="quote">

Beleza Rogério, muito obrigado. Realmente sempre fico no ACM e estou cansado do povo sem noção que frequenta lá. Esse camping Chapéu do Sol, você já ficou lá ? Vi que são 8 km acima do ACM e grande pedreira. Vou de onibus. Quais vão ser as minhas opções de lazer ? Tem cachoeira lá perto ? Onde comer ? O onibus para perto ? Fica bem longe da portaria do parque. Só mesmo arrumando uma carona para ir lá. Se puder me dizer, além é claro de fugir da muvuca, quais as vantagens de ficar lá ao invés do ACM, tendo em vista que o ACM fica perto do Pátio Cipó, tem cachoeira e uma otima piscina natural dentro, etc. Outra coisa, além do ACM, só estes dois estão funcionando ?

Abraços e obrigado pela ajuda.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Galera, eu e um amigo vamos à pé de Diamantina a Milho Verde acampando pelo caminho. Gostaria de receber algumas dicas, estamos indo no final de julho.

obrigado

Eduardo Teixeira

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Pois é,se eu conseguir emendar a sexta feira desta semana que vem,dia 03/11 eu estarei chegando em Milho na quarta à noite,aproveitando pra curtir o feriado prolongado,tomar uns banhos de caxú,umas brejas,trocar idéia com a galera e matar saudades da minha casinha que faz quase dois meses que eu não à vejo.

ekbral...

A vida é muito curta pra ser levada muito a sério...

• 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

:roll:

E ai ?Alguem aí tá indo pra Milho no Reveillon?

Ekbral...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.