Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Filtro de Água natural

 

 

Trata-se apenas uma solução de ultimo recurso para limpar água, naqueles momentos em que a única fonte de água, não é de fiar.

 

Com uma palhinha(levo sempre nas minhas caminhadas/acampamentos, devido à sua extrema leveza e utilidade), ou um pau oco, colocar bocadinhos muito pequenos de carvão activo no meio da palhinha/pau, para remover alguns químicos, odores, etc.

Adicionar areia e pedras pequeninas de ambos os lados da palhinha, encostado ao carvão, de forma a remover as impurezas da água (terra, maioritariamente).

Por fim adicionar erva em ambas as pontas da palhinha para evitar maus sabores e bocados de areia/carvão.

Opcional: Se quiserem também podem adicionar um bocado de t-shirt/pano no bocal da palhinha/pau para terem mesmo a certeza que não passa nada.

 

Quando tiverem o filtro natural feito, recomendo-vos a passarem água por ele umas duas ou três vezes para limpar todo o interior, visto que ao inicio a água poderá estar algo suja.

 

---------------------

| Tecido |

| Erva |

| Areia e Pedras |

| Carvão activo |

| Areia e Pedras |

| Erva |

---------------------

 

Volto a insistir que esta é apenas uma solução de ultimo recurso, para aquelas alturas em que necessitam de água para beber, a disponível não é de confiança e não a podem ferver por falta de meios ou tempo disponível.

Convém sempre andar com um filtro de água ou comprimidos para a desinfectar.

 

Não se esqueçam muitas vezes que água parada nunca deve ser bebida, devido à possível existência de bactérias e vírus nocivos para a nossa saúde. Mesmo que a água esteja em movimento, pareça limpa e fresca, existe a possibilidade de um animal ter defecado ou morrido perto desse curso de água o que acabaria por a infectar, por isso nunca fiar!

 

 

pessoal,usando um esquema dos filtros europa,dá para se fazer um filtro mais eficaz

 

seguindo pela orde.:

dolomita (cascalho)

carvão ativado

dolomita

nitrato de prata (bactericida)

dolomita

carvão ativado

dolomita

nitrato de prata

dolomita

carvão ativado

dolomita

nitrato de prata

dolomita

 

faz-se em um tubo de pvc,com uma tampa no final,onde se colocará uma malha de algodão ou outro tecido permeável (recomendo um tecido sintético,que não embolore),e com uma saída para a agua filtrada,bem como uma "tampa" com tela,para a entrada de agua

pode se substtuir a dolomita por areia ou outro material filtrante (areia de aquario,por ex.)

mais alguma dica,é só postar

é claro,tal processo não deixa 100 por cento pura,para isto,é só colocar o hidrostéril na água final...mas pelo menos,para uma grande parte de bactérias,já resolve...claro,pode-se almentar as camadas,almentando a eficiencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

uma alternativa barata para as capas de mochila,é os sacos de lixo de 100 litros pra cima,tem durabilidade,e para usar,é sófazer alguns cortes para as alças dos ombros passarem,e fechar com silvertape (caso queiram,é só fazer os cortes de forma prévia,para em caso de uso,é só colocar na mochila,e soldar com o silvertape)

o mesmo pode servir como capa de chuva!

para o isolante feito em casa,sugiro fazer o forro com papel aluminio grosso,que permite enrrolar,mas não rasga fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Maninhos,

 

Eu fiz uma espiriteira, com latinha de alumínio, ficou top! aprendi num típico aki, gastei só 3 latinhas de cerveja que eu mesmo bebi! hehehehe

Mas quase fiquei na mão! ainda bem que um dia desses, sozinho em ksa, resolvi testa-la... foi ai que percebi onde que eu ia colocar a panela???? ai tive uma brilhante idéia.... Peguei uma latinha de feijoada tirei os "fundos", e fiz alguns furos nela com furadeira... cara ficou perfeito... a altura ficou perfeita! abraços

 

haa sim... Eu estou usando um alcool com aroma de eucalipto o cheiro dele queimando não é ruim não... será que da algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara!!!não só os pernilongos não irão gostar da sua espiriteira,como tambem vc corre um risco tremendo de passar gosto pra comida,dependendo do que vc for comer...isto pq o cheiro do eucalípito é muito forte,entrando nas narinas na hora da confecção do alimento,ele (o cheiro) enviará uma mensagem errada ao cérebro,e se vc for comer logo após terminar de cozinhar,aquele miojo de picanha terá um gostinho de pinhosol ao fundo,que não será nada agradavel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal,estou muito a fim de fazer uma barraca de 2/3 pessoas,+ espaço para equipamento,que fosse quatro estações,mas voltado para o nosso clima!

teria de ser algo leve e fácil de montar (estava até mesmo pensando em fazÊ-la usando o formato das canadenses)

mas estou na dúvida a respeito de material a ser utilizado...queria esclarecimento:

1-existe algum outro material que seja facil de encontrar para a montagem das estruturas (varetas),além do alumínio?

2-preciso de referencias para tecido que seja impermeável,para fazer o sobreteto e o quarto da barraca,desde os mais baratos até os nem tanto

3-preciso ainda de referencias acerca de tecidos para o piso da barraca,que sejam impermeáveis,e preferencialmente emborrachados!

 

se alguem tiver algumas dicas para a montagem,qualquer uma qe seja,estarei atento para ouvir e aprender!(e antes que alguem me fale de um certo site americano...lá os projetos são um tamto complicados,sendo que o único que realmente me interessou,a barraca em forma sextavada para neve,não tem um croqui do projeto no site para download!)

 

tamos ai pra ouvir as dicas!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tk...recomendo vc utilizar alcool 92° que se compra em supermercado!o de posto de gasolina é muito forte,e o vapor que ele solta antes da queima tem o mesmo efeito desagradável do alcool de eucalípto (sendo preferível ele do que o de posto,caso não tenha outra opção!

inte +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal, lendo aqui a idéia de fazer o saco para o isolante em cordura, eu acabei lembrando de um dos encômodos que acredito que muitos têm. A questão do espaço na mochila, com roupas, etc. A gente vê por aí, aqueles bags, que são relativamente caros e que não cabem nada dentro, pra você tá organizando suas coisas de acordo com cada 'uso' dentro da sua mochila. exemplo; calças/bermudas em um, camisetas/blusas em outro, seus materiais de higiene, equipamento, etc. Aí surgiu a idéia de fazer bags pra essas coisas né, ainda não planejei nada ao certo, nem em medidas, nem em peso, pois isso tudo envolve um tecido bom, que preferencialmente seja impermeável. E aí, alguma idéia? Acredito que a maioria de nós aqui usamos capas para a mochila né, mas sempre é bom dar uma proteção a mais aos nossos pertences, até porque é super desagradável colocar uma roupa molhada, quando se realmente era necessário colocar uma roupa quentinha e boa pra dormir.

 

Abraços!

Paz. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu tomei vergonha na cara e fiz um isolante de eva hj...gastei 20 reais em uma placa de 0,8mm,sendo que um da nautika ( a marca mais barata aki de taubaté),de 0,6mm,tava mais de 32 reais...imaginem as marcas mais "famosas"!?

e o bom do meu isolante é que ele é texturizado em uma das faces,coisa que nenhum outro o é!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...