Ir para conteúdo

Brasil (Rio Branco - AC) ao Peru (Machu Picchu) por terra, de táxi e ônibus/julho 2012


Posts Recomendados

  • Membros

A viagem começou, de avião, em Belo Horizonte - MG com destino a Brasília e depois a Rio Branco - AC. Chegando no aeroporto de Rio Branco, há uma parada de ônibus bem na entrada e o ônibus se chama Custódio Freire, que sai a cada 45 minutos. Este ônibus vai até o centro da cidade, onde está o Terminal de ônibus. Ali você desce, passa para a plataforma ao lado e pode pegar o outro ônibus das linhas 31 ou 32 ou 41 ou 42(não me lembro exatamente), sem ter que pagar outra passagem (entra pela porta de trás) que leva você até o ponto de parada em frente à rodoviária de Rio Branco. Ali, você atravessa o saguão da rodoviária e vai até o ponto dos taxistas e pergunta qual está indo para Assis Brasil. São aproximadamente 5 horas de viagem e o táxi só sai se tiver 4 passageiros. O ônibus sai todo dia para Assis Brasil, às 6:00 da manhã e ao meio - dia. A cidade de Assis Brasil, apesar de ser território brasileiro, está depois da Alfandega. Você tem que desembarcar em A. Brasil e retornar à Alfandega para pegar seu visto de saída do Brasil. São aproximadamente dois quilometros e se sua mochila não estiver te incomodando, você pode ir à pé, como eu fiz. A alfândega funciona de 8:00 às 19:00. Por ali passam los toritos (motos adaptadas para triciclo = veículos típicos peruanos) que atravessam a ponte para o Peru e te levam até a Alfândega peruana, onde você deve pegar o visto de entrada no país. Do outro lado da rodovia, estão as barracas para troca de Reais por Soles. Não precisa trocar mais do que R$300,00, pois em Cusco há casa de câmbio em cada esquina. De frente à Alfandega peruana ou retornando ao centro da cidade de Iñampari (cidade vizinha de A. Brasil) você pode pegar um táxi que te levará ate Puerto Maldonado, podendo haver conexão em alguma cidade intermediária, mas não há problema porque o condutor já te encaixa em outro taxi. De Inãmpari até Puerto Maldonado são 5 horas de viagem e o táxi só sai com 4 passageiros ou às vezes com mais dois no bagageiro. O custo é de S. 50 (cinquenta soles). Chegando em Puerto Maldonado, pegue uma traseira de moto e vá até a avenida onde estão os escritórios das empresas de ônibus que te levará até Cusco. São cerca de 12 empresas e você tem que ir a cada uma ver primeiramente o preço mais em conta e depois o horário mais em conta, de forma que você não chegue em Cusco de madrugada. O melhor horário é o de 19:00 para chegar em Cusco às 6:00, com o dia amanhecendo. Chegando lá, pegue um taxi e vá até o hostal que você já reservou. Há um site com toda a lista de hostals e preços na cidade de Cusco. Eu fiquei no Ecopackers, a uma quadra da praça das armas (ponto central) e paguei diárias de R$35,00. é um hostal com ótimas camas, internet, sala de jogos, bar, sala de televisão e filmes, sala da lareira, cozinha para uso próprio, café da manhã bom e depósito para guardar sua bagagem, caso você vá fazer algum passeio por mais dias.

Em Cusco há várias mercearias e dois supermercados grandes que você pode comprar qualquer coisa que necessitar. Não carregue peso extra do Brasil como eu, imaginando que estava indo para o meio do deserto.

No primeiro dia em Cusco, não faça nenhum passeio. Fique caminhando pela cidade, como turista mesmo, para que seu corpo vá se adaptando à altitude. As reações são diversas e variam de pessoa para pessoa. Vi alguns gringos branquelos sentados no meio fio com sangue jorrando pelo nariz. Tente não chegar nesta situação extrema. No hostal há chá de coca a vontade. Não pense em mastigar a folha da coca, pois seus dentes ficarão verdes e a língua também por vários dias. Há muita coisa para se conhecer em Cusco, principalmente o Templo do Sol (Qoricancha), o mercado de artesanato no final da avenida El Sol (preços mais em conta), igrejas, museus, etc.

No segundo dia, você pode sair para fazer seu primeiro passeio: os sítios arqueológicos próximos de Cusco: Saqsayhuaman, Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay. É um passeio de aproximadamente 4 horas.

No terceiro dia, saia para o passeio principal: cidade, mercado e ruínas de Písac, Coya, Lamay, Calca, Yucay, Urubamba e, por fim, o Parque arqueológico de Ollantaytambo. Tente terminar seu passeio até às 17:00 porque sai um trem para o povoado de Machu Picchu às 18:30. Lembre-se que o ticket para o trem tem que ser comprado ou através de agência de turismo em Cusco ou pessoalmente, através do site Incarail com muita antecedência.

Durma ali em algum hostal, por S.25,00. |No dia seguinte, levante às 4:00 e vá para a fila do ônibus que sobe para Machu Picchu. Custa US$18,00 ida e mais 18 a volta. O primeiro ônibus sai às 5:00, você chega la´em cima às 5:30 e curte todo o silêncio do lugar, sem os ônibus de turismo que chegam lotados por volta de 8:00 ou 9:00. Ai você já não acha espaço vazio mais para tirar uma foto decente. O ingresso no parque é pago à parte. Há lugar que você pode alugar para deixar agasalhos ou mochilas que estiver carregando, por S.3,00. O restaurante lá é caríssimo. Compre tudo o que for beber ou comer lá embaixo no povoado. Quem for subir a montanha Wayna Picchu, o valor é pago à parte. São 90 minutos de caminhada morro acima, com muita dificuldade e perigo em abismos. Tem que cruzar uma pequena caverna, em cuja abertura, gordos em excesso não passam. Os efeitos da altitude são sentidos a cada passo. Os passos são muito lentos, a respiração vai ficando ofegante já nos primeiros 10 minutos; você tenta puxar o ar e suas narinas queimam; devido à falta de ar, sua cabeça começa a doer levemente aumentando gradativamente a dor; o calor começa a surgir e você não pode tirar qualquer peça de roupa porque o suor congela no corpo e você pega pneumonia distraidamente e por fim seu nariz pode sangrar como um chafariz invertido. No primeiro grupo, das 7:00, podem subir até 200 pessoas. Eu fui o 31º a assinar o livro e o 12º a chegar ao pico. Muitos retornaram. É uma aventura inenarrável ao ver Machu Picchu lá de cima. A descida é outra aventura e risco à parte. É um segure-se quem puder em pedras e raízes. O interessante é ver os montes nevados de olho em você por todos os lados esperando sua derrota.

Á noite, retorne para Cusco, chegando lá às 22:00. Durma, relaxe e passe todo o dia caminhando por Cusco. Vá à rodoviária e compre sua passagem para Puno (Lago Titicaca), saindo às 22:00. Pague um pouco mais caro e vá no 1º piso do ônibus como turista. Não se arrisque a ir no 2º piso, que é mais barato e onde estão todas as índias nativas. O cheiro delas é insuportável, muito mais que um cecê vencido de uma semana. É um ardido insuportável, misturado com sujeira e menstruação. Não queira passar por esta situação. Eu caí nesta por falta de informação. Você não pode abrir a janela porque o vento e cortante e congelante e você vai ouvir alguém dando ordem para "cerrar la ventana".

Ao chegar na rodoviária de Puno, às margens do Lago Titicaca, contrate uma das agência que está alí dentro, mas negocie preço. Começam cobrando S.70,00 e eu fiz todo o passeio de um dia por S.30,00. No Peru não há preço fixo para quase nada. Tudo é negociado e pechinchado, até mesmo nas mercearias, onde uma garrafa de água mineral pode custar S.5,00 ou S.1,50. Em Puno, conheça a ilha flutuante dos Uros e a ilha Tequile. São povos diferentes, com línguas diferentes e cultura diferente. O por do sol no lago é inesquecível. Retornando a Puno, caminhe pelo centro, conheça a Catedral na Praça de armas e retorne para Cusco ou pode continuar seus dias de férias indo a outras partes do Peru, como Arequipa que está ali perto ou descendo para a Bolívia.

Maiores detalhamentos como horários de ônibus, tempo de viagem, preços de bilhetes, etc, basta mandar um email para mim que terei muito prazer em poder ajudar nesta aventura que valeu a pena. Fui com muito medo por causa das informações vagas, mas percebi que é tudo muito mais simples que nossos medos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Legal o relato, me ajudou bastante. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Estou embarcando agora dia 10 de setembro para fazer essa mesma rota.

 

Será que você poderia complementar as informações com valores, ônibus e horários.

 

Por exemplo, que horas você chegou em Rio Branco, pois eu vou chegar às 3 horas da manhã, então nesse horário não terá mais coletivo urbano, logo terei que amanhecer no aeroporto para depois seguir para a rodoviária. Qual o valor do taxi até Assis Brasil (que pode ser dividido por 4 pesssoas), toda informação será útil.

 

::cool:::'> ::cool:::'>

 

Que tal umas fotos.

 

Maria Emília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Legal o relato, me ajudou bastante. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Estou embarcando agora dia 10 de setembro para fazer essa mesma rota.

 

Será que você poderia complementar as informações com valores, ônibus e horários.

 

Por exemplo, que horas você chegou em Rio Branco, pois eu vou chegar às 3 horas da manhã, então nesse horário não terá mais coletivo urbano, logo terei que amanhecer no aeroporto para depois seguir para a rodoviária. Qual o valor do taxi até Assis Brasil (que pode ser dividido por 4 pesssoas), toda informação será útil.

 

::cool:::'> ::cool:::'>

 

Que tal umas fotos.

 

Maria Emília

 

Oie Emilia , tudo bem ?

 

Fiz esse caminho dia 1 agora , meu voo tambem chegou as tres horas no Aeroporto de Rio Branco , onibus coletivo so as 5 da manha em ponto . Voce vai pegar bem em frente de aeroporto mesmo , tipo 50 metros (2,40 Reais) . A rodoviaria nova ja esta funcionando , como eu nao sabia , tive que pegar um taxi coletivo para brasileia (50 reais) , bem eu preferia ir de onibus , no meu ver , bem mais confortavel para dormir , fui de taxi e fiquei espremido entre duas pessoas ::bad:: , porem o onibus demora mais pra chegar em Assis Brasil . Em Brasileia vc pode pegar outro taxi ou ir direto pra rodoviaria pegar o onibus que sai 11 horas (10 reais), eh soh pedir ao taxista pra te deixar em qlq um desses dois pontos . Um detalhe , eu so fui de taxi por que cheguei no aeroporto velho as seis da manha , preferi pegar ele mais a frente em brasileia .

 

Na fronteira vc pode pegar um taxi peruano que eh mais barato , vc vai pedir pra carimbar nos dois postos (Brasileiro e Peruando) . Nessa parte da viagem eu desvie o caminho e fui pra uma cidade do interior . No dia seguinte fui para Puerto Maldonado , de la peguei um taxi para o aeroporto (8 soles) , fui pela Star Peru 58 dolares , recomendo .Ja no aeroporto de Cusco o taxista me cobrou 40 soles pra me levar ao hostel , falei que soh pagava 10 soles , fui firme e no final outro taxista me levou por essa preco .

 

Na fronteira vc consegue trocar 100 reais por 120 soleis , talvez se chorar um pouco consegue um valor melhor .

 

E isso , qlq duvida eh sooh perguntar !

 

ahh , e descupa pela falta de acentos , ainda nao aprendi a usar o teclado aqui .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
putz deu até medo agora de Wayna Picchu :D. Vc sabe me dizer se dá pra subir lá com uma cargueira nas costas, não cheia, apenas com algumas coisas (agua, blusa, etc)??? Quero ir em Dezembro, mas axo q é bom levar umas blusas por garantia..

 

Cara , eh muito sinistro , com uma cargueira , nem pensar , ainda mais em Dezembro , que eh o mês das chuvas .

 

Esse ano jah morreram 7 pessoas lá , a maior parte na epoca de chuvas . Tem que esta preparado e nao ter medo de altura . E o risco de morte eh real , pois nao ah nenhuma protecao lá em cima , pisou em falso , eh garantia de um sorriso largo da sua sogra no velorio ... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...