Ir para conteúdo

Jericoacoara e seu imã sobrenatural


Posts Recomendados

  • Membros

Eu sou aquele tipinho carimbado que abarrota o feed de noticias do face dos meus amigos com um milhao de fotos de viagens: me julgue!

 

Trabalho embarcada, um mes no meio do mar, um mes de completa folga, e por conta desse esquema de vida, peguei a mania irritante de viajar. O tempo todo. Simplesmente nao consigo ficar em casa mais que uma semana.

 

Logo, rodei já boa parte do Brasil, mas sempre em busca dos "lugarzinhos": aqueles com muita natureza, comida e musica boa, e principalmente, sempre com pessoas para fazer amizades verdadeiras! nao daquelas que aparecem nas minhas fotos quando estou bebada e no dia seguinte nem mesmo sei quem sao. Porém em todos os lugares que estive, sempre havia alguém que me dizia

 

"O seu lugar é Jericoacoara. É certo, voce vai querer morar lá"

 

Ui! Meda! ::tchann::

 

Pois, um dia desses no meio do mar, vi uma promocao da gol com um preco irresistivel Rio x Fortaleza, e decidi tirar a prova dos 9. Entao me surpreenda, Jeri!

 

A surpresa comecou já no FB, quando anunciei que estava indo pra lá: pipocaram várias pessoas se oferecendo para ir junto. Isso nunca acontece, nunquinha! Sou famosa por ser a viajante foreveralone, e agora tava com um galerê se aproximando... hummm... mas quero ir primeiro sozinha, tirar minhas proprias conclusoes.

 

29 de agosto, 4hrs da tarde: la estava eu embarcando num ônibus da fretcar na rodoviaria de Fortaleza para 5hrs e meia de viagem até jijoca, sem paradas, sem transito. Mais longe do que o que esperei, mas vambora, pelo o ônibus é bem confortavel!

 

Chegando em Jijoca, fui apresentada as famosas jardineiras: busoes pra enfrentar a areia bem fofa, que pelos dias que passei por la atolou MUITA gente, bugre, 4x4, caminhao, nao tinha diferenca. Sabe aqueles trenzinhos que andam pela cidade tocando musica com aquelas pessoas fantasiadas com um bichos horrendos, geralmente um mikey do mundo bizarro e o mais demoniaco de todos, o fofao? A jardineira me lembrou bastante um desses, mas melhor por nao ter a parte dos bichos do demonio.

 

Era semana de lua cheia, e já eram 10hrs da noite. A jardineira virou numa esquerda, passou por uma cidade com televisao na praca da igreja, virou numa direita, depois direita de novo, depois esquerda, depois entrou numa estrada, saiu dela 400 metros depois, entrou pra uma área rural (nesse ponto eu ja nao sabia se estava indo pro sul ou pro norte) e me vi numa estrada totalmente de areia, iluminada só pela lua, com o vento morno bem caracteristico do Ceará que vinha direto na gente, já que as jardineiras sao como os trenzinhos, sem janela alguma. cruzamos dunas, fomos pela praia, passamos por algumas lagoas, e uma hr depois, jericoacoara. Assim como dos trenzinhos quando eu era crianca, minha vontade era de nao descer da jardineira. Era Jeri me dominando.

11696060.jpg.bdf9a1c7df55a8dcdd09915d09826740.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Cheguei na parada de ônibus de Jeri, e fomos recepcionados por uma pequena multidao, metade esperando a jardineira para ir embora (vale ressaltar que 80% eram turistas e desses, 90% estrangeiros) outros esperando os hóspedes precavidos que tinham feito as reservas com antecedencia, que claro, nao era o meu caso, e os demais perdidos por ali. Eu tinha uma referencia atraves do Couchsurfing de uma alemã que havia escolhido Jeri para ter seu albergue, logo, um local se ofereceu por míseros 10 reais para me levar até, mas claro que fiquei sabendo da cortesia e de seu valor somente quando o mesmo ja tinha me levado até lá, a casa do coco verde, na rua das dunas, uma das 4 nada pequenas ruas de Jeri. Nao me julgue, vc entenderia se estivesse lá, vai!

 

Chegando numa quarta-feira, de cara fui recepcionada pelas pessoas do albergue que estavam no aquecimento tomando um Gabriela, colocando roupa bonita pra ir pro famoso forró das quartas, mas antes tinha o aquecimento nas barraquinhas de caipirinhas, só pra ter certeza que todo mundo ia ficar legal. Cheguei, joguei minhas coisas na minha cama e fui pra galeeeera! O que seria de mim sem os albergues e suas amizades instantaneas? ::love::

noite_jericoacoara.jpg.5e8a755391abcf03218a95f09499a162.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Já no primeiro dia, voltei para a pousada com o dia clareando, dormi 3 hrs e me aprontei para explorar o primeiro dia. Dormir nao me seduz muito quando sei o que tem me esperando la fora. Concentrei minhas forcas na praia de jeri e em sua vizinha, a malhada. Logo descobri que Cangas sao itens dispensaveis por lá: é impossivel manter uma esticada no chao com a ventania. Alias, nao só cangas como bolsa, dinheiro, cabelo, tudo! Fui para o meio das pedras da praia da malhada e fiquei observando os praticantes de windsurf, uns feras, outros de boa, outros ilustravam exatamente o que seria eu, se estivesse la. Era lindo, muito lindo, muito muito, jesus amado, eu tava ficando enfeiticada! Pra piorar a situacao, achei uma piscininha entre as pedras cheia de peixinhos coloridos, onde me estirei que nem lagarto e fiquei até o por-do-sol quase, quando fui correndo assistir da famosa duna de jeri. Ai o paraiso foi pro chao de novo.

 

A duna dá uma vista mais que privilegiada para jeri e para o por-do-sol, e logo depois todos fazem um "skybunda" para o mar, mágico ne? Se nao fosse pela ventania constante jogando areia em todas as partes do seu corpo, fazendo ser impossivel ficar de olho aberto sem óculos, e vinham que nem agulha quente. Lindo, mas em duas semanas, foi a unica vez que fui para as tais dunas.

j.jpg.1fa35c7cd4fa452e5aa9544e70165f68.jpg

jj.jpg.16c57cde51332027d0bc9c88117521f4.jpg

jjj.jpg.0d1d50750a387f42b2951281038042cf.jpg

jjjj.jpg.8f74352e501256505dca295382ec6cc8.jpg

jjjjj.jpg.e6334ef120adf99596aa5aa6eeaef040.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Passei no total 2 semanas em Jeri, e tive meus amigos renovados 3x. é muito viajante por la, o ano inteiro, e percebi que as pessoas passam muito rápido por jeri, e só percebem isso quando estao indo embora cheeeeeias de vontade de ficar pelo menos mais uma semana. Nao é atoa: depois de taantos dias com o pé na areia com aquelas paisagens, com tudo espirando esporte radical, pessoas lindas, comida boa e sei lá, magia, calcar sapatos novamente e jogar futebol nao deve ser a coisa mais excitante a se fazer. Amizades, fiz muitas! todos os dias ia ver o por-do-sol em qualquer lugar, menos na duna (hehe), e logo descobri a graminha, outro local de vista privilegiada com vários celebradores da natureza só deixando a vida passar, geralmente munidos de uma longneck na mao, muitos cachorros e uns 2 ou 3 violoes. Outra coisa legal de Jeri sao os jegues: é que nem cachorro, estao por todas as partes, invadem tua casa se deixar a porta da frente aberta, vao ver o por do sol, curtem a night do lado das barracas de caipirinhas... garantiram muita diversao para os meus papos sem fim com as pessoas que ia conhecendo pelo caminho

e.jpg.8a4a67c2dd817b72913a309ae68d0aa1.jpg

ee.jpg.aab52ff40da8b58a0eedb3381ff37e7b.jpg

eee.jpg.a5df0e616b24c399b2ee11be11a27d98.jpg

eeeee.jpg.3d61c0e92f1aa1244a8f590b512b49b7.jpg

r.jpg.d0b16675b46d285addf8c79a91ea1fdf.jpg

rr.jpg.d24c5fe88f8cd9086aae6e65ad8114bb.jpg

rrr.jpg.40e4c5a6b0abb2314ef81b85944ea613.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Agora vamos falar das atracoes: lagoas, dunas, pedra furada e o serrote.

 

Pense no caribe. Agora pense em redes. Agora pense no caribe, com redes dentro da agua. Bom? E se água for doce? Eu vos apresente a lagoa do paraiso, sem trocadilhos!

 

O passeio de bugre até lá já me encantou ao extremo! passamos pela arvore da preguica, como vou mostrar na foto abaixo, que, contrario de como tirei, na pode subir nela nao, viu , gente! mas qdo me avisaram, era tarde demais, hehe! Voces vao ouvir de muitas lagoas por volta de jeri, mas eu particulamente fiquei completamente apaixonada pela lagoa paraiso, as outras voces mesmo podem conferir quando forem la. Claro, vc nao deixar uma vida inteira passar sem ir a Jeri, certo?

 

Eu nao parava de sorrir, eu nao parava de olhar, eu nao desgrudava da agua... pq eu demorei tanto a ir até ali?

j.jpg.9ecc15438b247639cb668f76c300df9e.jpg

jj.jpg.c81d10997120fb11e96a0c8761c7d9cb.jpg

jjj.jpg.e302d58f6c8d8121db64078a9f420e7b.jpg

jjjj.jpg.7731b735839daa305010b5ec43325cc6.jpg

jjjjj.jpg.019999a538a5b84d89294b15e5d5f0a3.jpg

jjjjjj.jpg.9e381b94baa599d4d329630cc8c65771.jpg

jjjjjjj.jpg.c273d129d880716b2883a1f59e1c4f26.jpg

jjjjjjjj.jpg.98daa4a06f8a4df4df35da17c779e469.jpg

Link para o comentário
  • Membros

O serrote e a pedra furada.

 

Ouvi algumas vezes o "pedra furada é uma furada". Desculpe amigos, mas apesar da pedra furada ser menor do que o esperado, eu simplesmente amei. Talvez tenha sido o modo como fomos apresentados, mas whatever, o relato é meuuu, e eu conto a miiiinha experiencia. Foi assim:

 

4:30 da tarde, ouvindo reagge no bar da rua do forró na beira da praia, decidimos correr até ver o sol se por na pedra furada. Isso implicava atravessar o serrote, que fica ao lado de jeri, em meia hr. Mas bebados nao tem lá muito dimensao das coisas, e la fomos nós... Concentrados na missao de chegar antes do por-do-sol, decidimos ir por cima do serrote, assim cortariamos bastante caminho e chegariamos a tempo de tomar um ar antes de tudo ainda. andamos, andamos, andamos e... passamos da pedra furada! Rá! Genios! Esperavamos algo do tamanho de um predio de 5 andares pelo menos, que pudesse ser visto do alto do serrote, e na real, ele nao passa de um triplex. demos a volta e perdemos o por-do-sol, mas em compensacao, todos foram embora e deixaram a pedra furada, que fica pendurada de turistas tentando tirar a melhor foto-padrao no meio do furo pra levarde recordacao, só para nos. Nadei pelo furo, tirei um trilhao de fotos, coloquei pink floyd ora fazer a trilha daquela praia deserta surreal. Se eu soubesse, nao teria corrido tanto, ja que aquela era a melhor hora de se estar ali mesmo :D

jjjjjjjjjjj.jpg.e5e60b420d255978ae2b108fce145143.jpg

jjjjjjjjjj.jpg.afaa147b26e28ac211b05fcfc21915bb.jpg

jjjjjjjjj.jpg.bcfe8d3f10933c71af16044538e8e640.jpg

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Animal esse seu reláto!!!!

 

To indo com a minha véia (mãe)... Vamos fazer nossa primeira viagem juntos (só eu e ela). E escolhemos Ceara... E é claro que Jeri tinha que estar no meio.

Mas só de ler seu roteiro, já estou me transportando para o lugar, sentindo a energia que o lugar tem.

 

Só acho que terei que conter as doidera por conta da minha mãe... Mas vai ser bom!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...