Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Nepal 2 AZTEQ | Minipack AZTEQ | Bivak T&R | Everest 1 GUEPARDO

Postado
  • Membros

Estou partindo para um mochilão onde vou cruzar toda América e quem sabe depois Europa. Como é uma coisa que vou fazer no estilo "Into the Wild" (antes que falem não quero imitar ele --" apenas mencionei pelo fato de ele ter um destino, mas não ter uma rota e o significado da viagem é o sentido da vida e da liberdade) enfim, para esta longa jornada, é necessário uma ótima barraca e dependendo das situações, ela deve aguentar climas extremos (Chuva e Vento principalmente).

Na busca de minha barraca, cheguei a três modelos que são facilmente encontrados em cidades de porte médio sem ter a necessidade de encomendar pela internet ( O que muitas vezes pode sair mais caro, acredite).

Essas três barracas são muito diferentes porem com algumas características semelhantes. Encontrei muito pouco sobre a Bivak aqui no Fórum, por isso tive que ir atrás.

Fiz um mini-resumo para pessoas inexperientes contando com as principais características de cada Barraca que fui colhendo conforme o tempo. ::sos::

[t3]BIVAK [T&R][/t3] ::otemo::

Não se engane, é uma barraca realmente pequena!

7470206_1GG.jpg

Características (Fabricante):

Peso: 1700 g

Dimensões (aberta): 245 x 90 x 80 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Piso: Piso especial que resiste até 4000mm de coluna d’água. Costuras seladas – os micro furos que a máquina de costura faz são cobertos por uma fita termoaderente protetora que não permite que a água entre.

Teto: Impermeabilização reforçada do sobreteto suporta 2000mm de coluna d’água. Resistência adicional aos raios U.V. (50+)

Vareta: Varetas em alumínio.

Outros: Porta com zíper duplo, em tela mosquiteiro, permitindo melhor ventilação durante a noite e protegendo-o da entrada de bichos e insetos. Estacas de fixação em aço e varetas em alumínio, o que torna a barraca extremamente leve. As armações são interligadas por elástico, facilitando na montagem e no armazenamento da barraca.

---Prós

-Leve.

-Preço (Encontrei de R$280 à R$340).

-Rápida Montagem. (8 minutos sem pratica)

-Aguenta boas tempestades sem a necessidade de preocupação.

-Aguenta Fortes Ventos.

-Ótima para uma viajem solo de poucos dias e em lugares seguros.

-Recuo Relativamente Bom (Cabe uma Cargueira | Da para Cozinhar).

-Estacas (Specs) de aço em um formato "V" com boa área de contato.

---Contras

-MUITO Pequena

-Não é possível Guardar a Mochila dentro

-Não é possível Ficar Sentado dentro da Barraca.

-As estacas são de difícil manuseio em terenos pedrosos e mais pesadas que o normal.

[t3]NEPAL 2[AZTEQ][/t3] Minha Escolha ::otemo::

O 2 significa que da para duas pessoas e não que seja uma segunda versão. (Eu pensava --" ::lol4:: )

nepal-ampliado-2.jpg

Peso: 1950 g

Dimensões (aberta): 255 x 145 x 110 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Dimensões (fechada): 16 x 50 cm

Piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T. Suporta coluna d’água de 6.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Teto: Nylon Taffeta 70D/190T. Suporta coluna d’água de 3.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Vareta: Duraluminio anodizado conectado com elásticos especiais.

Outros: Estrutura da canaleta por onde passa a vareta feita com Power Mesh, presilhas de engate rápido para fixação lateral do corpo da barraca na vareta, argola superior interna para fixação de lanterna, costuras termo-seladas com Poliuretano (PU), pontos de estresse com reforço extra, abertura para ventilação para climas mais quentes e saia para neve.

---Prós

-Muito bem Ventilada!!

-Aguenta um rio embaixo dela e meio em cima! ::hahaha::

-Boa aerodinâmica para fortes ventos.

-Cabe duas pessoas de estatura média e duas cargueiras (Embaixo de cada recuo).

-Material ótimo

-Montagem (>=10min sozinho com pratica).

-Ótima para uma viajem de longa distância e em lugares de climas extremos.

-Recuo Bom (Da para Cozinhar).

-Duas entradas laterais extensas. (Realmente uma ótima vantagem)

-A Vantagem que eu mais curti foi que ela tem boa parte do teto telado. Em dias bons, quem curte dormir olhando as estrelas e a lua, vai comprar ela!

-Varetas leves e resistentes.

-Tem Saia para Neve que pode ajudar com fortes ventos e com a neve ::tchann::.

-Uma boa relação custo benefício se você quer gastar um pouquinho mais.

-Os specs são de alumínio leve, apesar de dobrarem fácil, também desdobram fácil e sua cor marcante dificulta perder os mesmos.

---Contras

-Preço (Encontrei de R$510 à R$640). [Cuidado onde compra a facha média é R$580,00]

-Acredito que pelo fato de ela ter boa parte de sua área telada, possa ter uma menor resistência e exija um maior cuidado nestas áreas.

-Não é auto portável (só pára em pé se forem fixados as estacas no chão)

-Talvez um pouco grande para uma pessoa.

-Os engates que prendem o sobre teto são de plastico e podem quebrar.

[t3]MINIPACK [AZTEQ][/t3] ::otemo::

Vai viajar sozinho? Pense bem nela.

minipack-ampliado-3.jpg

Peso: 1750 g

Dimensões (aberta): 248 x 135 x 100 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T. Suporta coluna d’água de 6.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Teto: Nylon Taffeta 70D/190T. Suporta coluna d’água de 3.000 mm. Costuras seladas eletronicamente.

Vareta: Duraluminio anodizado conectado com elásticos especiais.

Outros: Estrutura da canaleta por onde passa a vareta feita com Power Mesh, argola superior interna para fixação de lanterna, costuras termo-seladas com Poliuretano (PU), pontos de estresse com reforço extra, abertura para ventilação para climas mais quentes e saia para neve.

---Prós

-Aguenta um rio embaixo dela e meio em cima! ::hahaha::

-Tamanho Perfeito para um Pessoa.

-Cabe uma pessoa confortavelmente com sua cargueira.

-Material ótimo.

-Varetas leves e resistentes.

-Acredito que seja melhor que a Nepal para climas frios. ::Cold::

-Ótima para uma viajem longa distância e em lugares de climas extremos.

-Entrada meia telada com a possibilidade de efeito Blackout (Tem a tela mas também pode ser fechada com o tecido o que impede que as pessoas vejam dentro da barraca mesmo sem o teto)

-Tem Saia para Neve que pode ajudar com fortes ventos e com a neve ::tchann::.

-Uma boa relação custo benefício se você quer gastar um pouquinho mais.

-Existe um acessório que a torna auto portável.

-Os specs são de alumínio leve, apesar de dobrarem fácil, também desdobram fácil e sua cor marcante dificulta perder os mesmos.

---Contras

-Preço (Encontrei de R$510 à R$640). [Cuidado onde compra a facha média é R$580,00]

-Não tem uma aerodinâmica muito boa para fortes ventos.

-O recuo é muito pequeno apenas cabendo itens como botas, panelas etc. (Não da para cozinhar)

-Não é auto portável de fabrica.

-O grande problema que todo mundo reclama é que as gotas de água ou de orvalho pela manha sempre caem dentro da barraca quando ela é aberta por causa de seu formato. (Não que isso seja um grande problema).

[t3]EVEREST 1 [GUEPARDO][/t3] ::otemo::

Iniciante? Não quer gastar muito para acampar mas quer qualidade? Guepardo Everest 1.

barraca_guepardo_everest.jpg

Peso: 2450 g

Dimensões (aberta): 240 x 140 x 96 cm (Comprimento x Largura x Altura)

Piso: -

Teto: -

Vareta: Fibra de Vidro.

Outros: 2 varetas, não é autoportante.

---Prós

-Preço (Encontrei de R$180 à R$240). [Cuidado onde compra a facha média é R$210,00]

-Boa aerodinâmica para fortes ventos.

-Tamanho Perfeito para um Pessoa.

-Cabe uma pessoa com sua cargueira.

-Ótima para viagens no Brasil. (Coluna de Água de 2000mm)

-Muito bem ventilada

-O recuo é bom de aproximadamente 65cm.(Da para cozinhar | Cabe Equipamentos)

-Uma boa relação custo benefício se você pensa em um bom preço.

-Tem duas entradas como a Nepal.

---Contras

-Material bem simples.

-Piso fraco.

-Apesar de 2000mm de coluna de água ser uma boa para o Brasil, ela não aguenta São Paulo em dia de enchente (::lol4::) muito menos climas extremos.

-Não é auto portável (só pára em pé se forem fixados as estacas no chão)

Dicas Úteis:

-Não compre direto do site do T&R, eles cobram um valor absurdo comparado com as lojas.

Posso ter falado besteira, mas qualquer coisa, me desculpem e me falem que eu corrijo! ::prestessao::

Espero ter ajudado alguém.

Editado por Visitante

• Respostas 93
  • Visualizações 42.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• As 2 são barracas de perfil baixo e precisam ser montadas de acordo com a direção do vento, usando os pontos de ancoragem e montando bem as barracas poucas as chances de ser surpreendido(mesmo em luga

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

EM RELAÇÃO AO VENTO - NEPAL 2

Bom, eu tenho a nepal 2 antiga e minha namorada tem a nepal 2 nova...

Realmente a nova nepal só tem 2 "presilhas" laterais e deixo ela mais bamba na minha opnião.

Já peguei ventos fortíssimo na patagônia chilena onde eu pensei q ia perder a barraca...

Pra Montar:

É difícil montar a Nepal com ventos fortes, difícil mesmo. Não tenho experiência com as outras, mas com a nepal já desisti de montar acampamento no meio da cordilheira dos andes, quando uma tempestade de poeira me pegou desprevenido tornando praticamente impossível erguer a barraca.

Depois de Montada:

Na patagônia chilena, em cucao na ilha de chiloe, montei minha barraca atras de um conjunto de arvores e mesmo assim, durante a noite peguei uma das maiores tempestades de vento que já passei na minha vida... o teto da barraca ficava a uns 20 cm da minha cabeça quando o vento batia forte, e assim foi a noite toda... O teto voltava para o posição inicial e então o vento soprava e levava o teto a cm da minha cabeça, a todo momento pensava que a armação de alumínio iria estourar e a barraca desabar na minha cabeça, o que não aconteceu.

Foi uma noite inteira de ventos muito fortes, a minha sorte é que eu posicionei corretamente minha barraca. da forma mais aerodinâmica possível, se ela estivesse de lado ou de costas, não sei se eu teria a mesma sorte.

O ponto que quero chegar é... com ventos fortes a barraca se contorceu toda, de todas as formas, e no dia seguinte a barraca ainda estava intacta. Apesar dos "socos" do vento, nenhuma costura se desfez, nenhum spec foi arrancado, nada se rasgou, nada se quebrou... apesar de ela ficar muito flexível com o vento, tudo resistiu.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros
A Nepal é maior e mais ventilada, a Quickhiker UL aguenta mais vento.

Pra montanha Quickhiker, pra praia Nepal.

Postei minha dúvida em relação a Quickhiker X Nepal em outro tópico (o que trata das barracas quechua) porém resolvi ler novamente alguns tópicos para tomar minha decisão.

Otávio, vc disse que a nepal é mais ventilada e aguenta mais vento. Porém pelo que andei lendo, na verdade ela tem grande condensação, o que me leva a crer ser menos ventilada (talvez também pelas saias). Está certo meu entendimento?

Com relação ao vento acho que as duas se comportarão bem, inclusive depois de ler o comentário do Dalvan03 rs

Postado
  • Membros

A Nepal é mais ventilada, tanto o quarto (tem mais mosquiteiro) quanto o sobreteto (tem duas aberturas para ventilar).

A Quickhiker UL aguenta mais vento porque é túnel, mais aerodinâmica que a Nepal, mais baixa, vareta curvada.

Postado
  • Membros

Minha resposta ali está equivocada, quis dizer que a quickhiker aguenta mais vento.. faltou escrever ::putz:: hahahaha

A nepal é mais ventilada mesmo com as saias ao longo dela?

Poderia comentar sobre a condensação nas mesmas?

Por essa resposta e a do outro tópico:

Quando você fizer um trekking exigente, cada grama economizada vai valer o $$$ investido. ::otemo::

acho que ficarei com a quickhiker, apesar de quase 300 reais mais cara ::essa::::quilpish::

Postado
  • Membros

É só levantar a saia, use prendedor de roupa. ::cool:::'>

Dormi poucas vezes na Nepal, e nunca vi condensação. Pode ser sorte...

Na QH UL nunca dormi.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Gente eu tô indo pra Patagonia em outubro pelo clima maluco de lá a barraca Everest conseguiria suportar bem?

Pq tô achando a minipack meio carinha.

Postado
  • Membros

Pois estou com essa mesma dúvida, tenho uma Guepardo everest e acho ela muito frágil, porém estou sem condições de comprar outra. Estou com planejando ir de carro até Ushuaia em dezembro e usar essa mesmo, mas não penso em fazer camping selvagem... só pra acampar no caminho. Será que teria como fazer algo para reforçar a barraca?

Postado
  • Membros

Você pode fazer mais algumas ancoragens, pontos de fixação por cordinha. Vai ajudar, mas o problema da Everest são as varetas de fibra, mais fáceis de quebrar do que as de alumínio. Tente sempre dormir protegida do vento.

Postado
  • Membros

E aí turma bom dia. Estou planejando ir a Torres del Paine em Outubro e já possuo a barraca Everest, testei a mesma na Chapada dos Veadeiros na Travessia das Sete Quedas, isso com muita chuva durante a primeira noite... Muita chuva mesmo. Estou com receio de levar esta barraca para Torres del Paine devido o frio, pois o abrigo da Everest é praticamente todo telado... O que vcs acham?

Postado
  • Membros

Sabendo montar esta barraca em locais mais abrigados é "só" caprichar no saco de dormir, liner e nas roupas...e vai fundo!

Lá o vento é muito forte, não relaxe se no momento em que chegar em algum lugar para montar a barraca o clima estiver numa boa, em pouco tempo pode ficar ruim...muito ruim :mrgreen:

Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.