Ir para conteúdo

Serra Catarinense - Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra - Julho/2012


Posts Recomendados

  • Membros
Fábio,

 

 

Foi agora no ano passado? Como só vou e minha esposa não arrisco muito caminhos que ainda não estão pavimentados, ainda mais que o carro não é 4x4, é de locadora, etc. Qual roteiro vc fez ? Obrigado pela ajuda!

 

 

Sds,

 

Olá amigo, também fui com a esposa, rs !

 

Fiz Curitiba > Urubici > São Joaquim > Bento Gonçalves > Gramado > Canela > Cambará do Sul > Curitiba

 

Eu não ia pegar a não pavimentada também, mas lá fui pelos mapas e acabei pegando esse trecho de terra meio que "sem querer" ... mas o Getúlio já tinha me avisado, foi descuido meu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Então foi isso mesmo que o amigo Getúlio disse .. foi justamente este trecho que acabei pegando e voltei de lá em dezembro, com certeza não deve estar diferente do que quando passei... Estava de Celta e deu para passar, achei mais arriscado a falta de acostamento do que a buraqueira.

 

Abração Getúlio.

Feliz 2013

 

** preciso te passar o link com as fotos do Sul amigo.

 

Olá Fábio!

 

Bacana, passa mesmo! ::otemo::

Curtiu a viagem?

 

 

 

Oi Getúlio,

 

Cara na verdade já nos últimos 3 anos, sempre na primeira semana de agosto vou para a Serra Gaúcha, e uma dessas vezes eu vinha por Lages e não entrei no sentido da Serra Catarinense por não ter mais informações sobre as cidades e estradas da região. Esse ano quero novamente ir pra Serra, mas queria ir pra SC de preferência. Como já estarei na região queria ir novamente pra Serra RS. Estou ainda me programando pra saber quais cidades na Serra em SC quero conhecer, aproveitando os tópicos dos companheiros aqui do fórum. Esse caminho achei interessante pq daria pra eu vir de Floripa, conhecer as cidades da Serra de SC e descer direto pro RS, mas no mesmo sentido da sua informação pela internet li que o lado de SC já estaria asfaltado, mas que do lado do RS não tem nada ainda, não sei se procede essa informação. Carro 4x4 ainda não dá, afinal viajamos no limite, sempre pego um Celta ou similar da categoria A por ser mais em conta. Estou no começo da minha programação, se tiver dicas de cidades ou trechos tou aceitando. Quero até abril estar com a viagem toda definida.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Sds,

 

 

Olá Arcoverde!

 

Como disse, o trecho da SC-430 depois de São Joaquim (SC) e que continua pela RS-110 até Bom Jesus (RS) não está asfaltado. Depois de São Joaquim há um pequeno trecho asfaltado, mas acho que não passa de 3-4 Km... Depois continua só buraco e poeira (na seca) e muito barro e lagoas (na época de chuvas) até Bom Jesus. De Bom Jesus prá frente, território gaúcho, está tudo asfaltado, uma beleza, salvo um ou outro trecho vicinal de ligação entre cidades pequenas da região. Os trechos principais de ligação entre as cidades turísticas estão todos pavimentados.

 

O asfaltamento da SC-430 até a fronteira do RS é lenda... Já falam nele há pelo menos uns 4 anos e até agora nada. Existem alguns trechos em que foram iniciadas obras de contenção e terraplanagem pelo Exército, visando a pavimentação, mas o processo parou. É bacana para quem viaja de jipe e curte uma estradinha ruim, como eu, sem falar que se tem umas paisagens muito bonitas na divisa dos estados quando passa pelo Rio Pelotas. Corta um bom caminho, creio que uns 120 Km de viagem entre as Serras Catarinense e Gaúcha em comparação com a rota que desvia por Lages. Na seca (primavera/inverno) é até transitável por carros de pequeno porte, mas sempre com muito cuidado e mesmo assim com risco de danos, existem muitos "matacões" e trechos erodidos que esfolam o carro. Na época de verão, com as chuvas intensas, o risco de problemas é maior. Com um carro mais alto, mesmo sem ser 4x4 fica mais tranquilo. Sem falar que, dada a velocidade máxima de segurança que acaba obrigando o motorista a manter - 30-40 Km/h - este trecho acaba não valendo a pena, já que para rodar estes 65 Km tu leva de 2 a 3 horas, praticamente o mesmo do que desviando pelo asfalto/Lages.

 

Como você está no início do planejamento fica fácil, mas precisa primeiro definir quais cidades/atrativos deseja conhecer. Com base nisso existem duas rotas possíveis, uma pelo planalto serrano (por "cima"), via Lages (SC), outra pela planície litorânea (ou como digo, por "baixo") via Criciúma (SC). Você parte de onde para esta viagem?

 

Vamos conversando...

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Arcoverde,

 

 

Iniciando com algumas sugestões de cidades na Serra Catarinense para você analisar e eventualmente incluir no seu roteiro:

 

:arrow: Urubici (SC)

:arrow: São Joaquim (SC)

:arrow: Bom Jardim da Serra (SC)

 

Não sei exatamente que tipo de roteiro curte, se algo mais natureza e tranquilo ou algo mais urbanizado e festivo...

 

Urubici reserva paisagens naturais bem interessantes, com várias possibilidades na linha do ecoturismo, além de uma boa gastronomia. Bom Jardim da Serra segue esta mesma linha, à exceção da gastronomia, bem mais fraca, enquanto São Joaquim já puxa mais pro lado gastronômico e vinícola do que paisagístico. Existem ainda outras opções de cidades no entorno, mais rústicas (menor estrutura) mas com atrativos naturais interessantes. Se for do seu interesse avise e indico mais alguma coisa nesta linha.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá amigo, também fui com a esposa, rs !

 

Fiz Curitiba > Urubici > São Joaquim > Bento Gonçalves > Gramado > Canela > Cambará do Sul > Curitiba

 

Eu não ia pegar a não pavimentada também, mas lá fui pelos mapas e acabei pegando esse trecho de terra meio que "sem querer" ... mas o Getúlio já tinha me avisado, foi descuido meu mesmo.

 

 

Olá Fábio!

 

 

Que percurso fez entre Gramado/Canela e Cambará do Sul? Não quis esticar em São Francisco de Paula ou São José dos Ausentes? Tempo?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigo, também fui com a esposa, rs !

 

Fiz Curitiba > Urubici > São Joaquim > Bento Gonçalves > Gramado > Canela > Cambará do Sul > Curitiba

 

Eu não ia pegar a não pavimentada também, mas lá fui pelos mapas e acabei pegando esse trecho de terra meio que "sem querer" ... mas o Getúlio já tinha me avisado, foi descuido meu mesmo.

 

 

Olá Fábio!

 

 

Que percurso fez entre Gramado/Canela e Cambará do Sul? Não quis esticar em São Francisco de Paula ou São José dos Ausentes? Tempo?

 

Abraço!

 

São Francisco de Paula acabei não indo por puro desconhecimento e São José dos Ausentes eu fiquei a fim de ir mesmo mas acabei não indo por 02 fatores : o tempo durante o dia e a minha programação no festival de natal de gramado. Fiquei uma semana em Canela e fiquei intercalando entre os festivais e os passeios e idas à cambará !

 

Mas agora que vc falou, é uma opção.

 

Urubici como só passei pela cidade e já era noite, não posso dizer nada. São Joaquim fiquei 02 dias e valeu mais pelos atrativos naturais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Getúlio e Fábio,

 

 

Já que querem me ajudar, deixa eu aproveitar a experiência dos companheiros. Inicialmente tenho 10 dias de férias, então qual é minha idéia: o aéreo posso fazer THE - POA ou THE - FLN tranquilo, dou preferência a Floripa pelo fato dos horários de vôo serem melhores, tipo eu saio daqui 7:00, vou pra BSB e chego em Floripa 13:30. Para POA chego mais cedo, mas saio 2 h da madrugada. Contando que sairei de FLN, imaginei passar dois dias por lá e deixar 6 para rodar as serras SC e RS e o último dia novamente em FLN, que seria já o dia da volta. Imaginei sair de FLN e ir para a Serra de SC, ficar uns 3 dias e os outros 3 em RS. No interior de SC, só conheço Lages, que não é bem no eixo que vcs sugeriram, e eu na verdade queria conhecer mesmo a parte mais fria. Olhando alguns hotéis, minha esposa quer que eu inclua no trecho ao menos um dia neste aqui: http://www.riodorastro.com.br/ (Achei caríssimo, mas como é aniversário de casamento tenho q fazer kkkkk). Pra eu ir para o RS, seria então melhor volta a Lages ou ir pelo litoral? Não sei se expliquei direito, qq coisa eu tento detalhar melhor.

 

 

Obrigado.

 

A propósito, ainda não tinha agradecido o post do dono do tópico, ficou muito bom. Estou juntando com todas as dicas que vi aqui no mochileiro e em outro fórum que frequento há mais tempo.

 

 

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vamos fazer uma troca, kkkkkkkkkkkkk ! Eu quero conhecer o PI, mas especificamente as inscrições rupestres-cama-sutras, em Raimundo Nonato no Parque Nacional da Serra da Capivara !!! (brincadeirinha) rs !

 

Seguinte, não sei se o Getúlio compartilha da mesma opinião que eu, mas eu exploraria mais a região das Serras e deixaria Floripa para uma outra oportunidade. 02 dias em floripa é pouco e só 6 pelas serras acho pouco também.

 

Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco são maravilhosas ... vale a pena visitar. Eu fiquei num hotel no centro de São Joaquim, mas não indico, bem simples, central, barulhento... pague um pouco mais e fique com um pouco mais de conforto, ainda mais pq é aniversário de casamento (vale a pena)

 

No Rio Grande do Sul tem bastante coisa para fazer também ... se prefere mais um ecoturismo, fique em Camabrá do Sul e visite os Canions (cidade bem simples, sem muuuuuita estrutura).. Caso queira algo mais turístico/cidade/atrações, fiquem em Canela ou Gramado (são lugares mais românticos).

 

Espero ter ajudado amigo.

 

Boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fabio,

 

 

Precisando de ajuda no Piauí é só falar, aqui o turismo é incipiente, mas com algumas dicas dá pra melhorar o passeio. Enfim, eu já conheço muito bem Florina. Só queria mesmo os dois dias pra relembrar os locais que gostei. Mas pode ser modificado, sem problema. Vou dar uma olhada nas suas sugestões. Posso até aumentar os dias em SC, pois no RS já fui 3 anos seguidos, também seria mais pra rever o que gostei e ficar ao menos uns dois dias na Pousada Encantos da Terra em Canela que é muito boa, gosto muito de lá.

 

Obrigado!

 

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Arcoverde!

 

 

O Fábio já lhe deu algumas opiniões, agora é minha vez de dar uns pitacos...

 

Compartilho em grande parte o que ele disse sobre a distribuição de tempo. Especialmente agora que você citou que já conhece Floripa e Serra Gaúcha (tradicional). Investiria o tempo disponível (questão de foco) na Serra Catarinense e na Serra Gaúcha, mas saindo do eixo batido Gramado-Canela, mas envolvendo um pouco mais de programas digamos, "rústicos", ligados ao ecoturismo, fugindo ao padrão do turismo tradicional.

 

Formatando para 8 dias um roteirinho, com folga pros vôos e deslocamentos inicial-final, partiria de Floripa mesmo (trecho terrestre), subindo a serra de carro rumo a Urubici (via BR-282 e SC-438, passando por Palhoça, Sto. Amaro da Imperatriz, Alfredo Wagner e Bom Retiro). Vide mapa.

 

 

PRIMEIRA PARTE: SERRA CATARINENSE

 

:arrow:Em Urubici, 3 dias (3 noites, contando a de chegada, dia perdido com deslocamento desde Floripa) te darão condição de desfrutar da região, muito bacana, especialmente se puder incluir alguma das caminhadas que citarei a seguir entre os atrativos da região.

 

Algumas possibilidades para você estudar (sugiro pesquisar na internet imagens e informações para ter melhor ideia dos atrativos): 1) Ida ao mirante no Morro da Igreja (imperdível, acesso de carro), melhor ainda se fizer a Trilha da Pedra Furada (caminhada por trilha de cerca de 4 a 5h ida e volta, que acessa a Pedra Furada "por dentro"); 2) Cascata Véu de Noiva; 3) Passo do Corvo Branco (carro), se possível com caminhada pelos platôs da chapada homônima (caminhada forte de 3h); 4) Cânion Espraiado (caminhada difícil em trilha, com vistas magníficas, cerca de 10h de duração, ida e volta); 5) Cachoeira do Avencal; 6) Morro do Campestre; 7) Cachoeira do Vacariano ; 8) Rio Sete Quedas; 9) Arroio do Engenho; 10) Rio do Bispo e Cachoeira do Arroio Boca da Serra (caminhada moderada de 5-6h); 11) vale do Rio Canoas ... já se foram mais de 5 dias ... :mrgreen:

 

Reserve de uma a duas horas, no final de uma das tardes, para dar uma volta no "centro" da cidade e ver as construções, como a Igreja Matriz, e as ruas principais. Na saída da cidade, quando for se deslocar a Bom Jardim da Serra pela SC-430 (caso siga este meu roteiro), há um mirante na rodovia, sinalizado, com vista do alto de praticamente toda a parte urbana da cidade.

 

Hospedagem: sugiro a Serra Bela - uma charmosa fazenda a 3 Km do centro da cidade com vários chalés, um pouco mais cara que outras opções (na verdade acho a relação custo benefício deles muito boa) mas as acomodações são excelentes, num típico clima de montanha e fazenda. ::cool:::'>

 

Gastronomia: a cidade oferece várias opções boas, mas para uma noite romântica, pensando no seu aniverário de casamento, a patroa certamente irá gostar de um jantar no Bistrô A Taberna.

 

Agências: Alguns atrativos são fáceis de fazer por sua própria conta, por serem fáceis e sinalizados, outros nem tanto. Na cidade existem algumas agências de ecoturismo, todas muito boas, recomendo estas Graxaim Ecoturismo e a SerraSul Ecoturismo. Isso vale principalmente pro passeio da "Trilha da Pedra Furada" (área militar) e os demais atrativos de caminhada que citei. Agendar antes os passeios, especialmente no inverno.

 

 

:arrow:Em Bom Jardim da Serra, dado o desejo da patroa de se hospedar no Rio do Rastro Eco Resort, conforme mencionado, há alguns passeios interessantes. Creio que 2 ou 3 dias (*) (2 ou 3 noites (*?), saindo no dia 4 de Urubici - a 79 Km, para se hospedar no Eco Resort - em honenagem à patroa) sejam suficientes para aproveitar e conhecer o principal da área, contando que seja incluído algum passeio como. Na cidade mesmo há pouca coisa para se ver e fazer. Os maiores atrativos turísticos da cidade são: 1) o Mirante da Serra do Rio do Rastro (em frente ao portão do citado resort), com uma vista excepcional das curvas improváveis da SC-438 na serra. Sugiro sair um pouco do mirante e fazer algumas das trilhas próximas, todas curtas, buscando outros ângulos de vista; 2) o parque eólico (imensas hélices de geradores eólicos) - que se por um lado contrasta com a beleza e exuberância natural da região não deixam de ser interessantes sob o ponto de vista "curiosidade", bem próximo do mirante; 3) Os Cânions Laranjeiras, ao norte e da Ronda, ao sul, do mirante da Serra do Rio do Rastro - acessíveis por carro + caminhada ou cavalgada (sugiro consultar alguma agência local, como as indicadas) ou o próprio pessoal do Eco Resort, que costumam organizar passeios deste tipo na região; 4) a Cascata Salto do Rio Pelotas, próximo da rodovia SC-438 (pedir autorização no local, área privada); 5)

 

Hospedagem: creio que ficarão no Rio do Rastro Eco Resort para o agrado da patroa... Ótimas instalações, ainda que tenha seu preço um tanto elevado :(

Outras opções possíveis e que indico são a Pousada Morro Grande, mais caseira e simples e, ainda que o seu custo x benefício não seja dos melhores, o Hotel Fazenda Rota dos Cânions.

 

Gastronomia: Em BJS não conheço nada excepcional em termos de gastronomia. Há boas churrascarias, como a Churrascaria Cascata, ao lado da Cascata da Barrinha, ao lado do Portal Turístico da cidade e uma boa cafeteria, a Mensageiro da Montanha, que fica no mirante da SRR. Não deixe de saborear também os queijos e salames "crioulos" vendidos a bons preços em vários pontos da rodovia no perímetro urbano da cidade, destaque neste ponto para o Empório Aparados da Serra, instalado num pequeno chalé à beira da Rodovia principal perto do portal turístico, onde deve ser provado o "empacotado" e as roscas de coalhada (quitutes regionais muito bons), preferencialmente acompanhadas de um ótimo chocolate quente. ::cool:::'>

 

Agências: na cidade só conheço a Adventure Aparados, mas é possível combinar passeios naquela área com as agências de Urubici ou de São Joaquim (como a Tribo da Serra).

 

(*) Opção considerando ficar hospedado em Bom Jardim da Serra (Eco Resort ou outra opção) partindo dali para visitar São Joaquim (esquema bate e volta). Poderia ser realizado também a partir de Urubici, mas com maior deslocamento de carro pelas estradas da região. Da mesma forma que o sugerido para São Joaquim, pode-se aproveitar os atrativos de Bom Jardim da Serra estando hospedados em Urubici, com possível economia de $$ na hospedagem, fechando um pacote maior de hospedagem em Urubici, buscando negociar um desconto (e deixando para se hospedar em BJS - no Eco Resort - apenas da última noite da serra catarinense para atender ao desejo da patroa). Lembrar que são cerca de 75 Km de deslocamento entre essas duas cidades.

 

 

:arrow:Em São Joaquim, um único dia, se bem aproveitado, é suficiente para conhecer o que a cidade oferece de atrativos. Dependendo do roteiro planejado nem compensa mudar de hospedagem, pois a cidade é acessível com facilidade desde Bom Jardim da Serra ou Urubici, podendo ser conhecida num bate e volta. Meio paradoxal o que vou dizer, mas apesar de ser tida como a "capital" da serra e do inverno catarinense (a cidade é uma das mais divulgadas do sul), a cidade não tem atrativos tão interessantes assim, isso na minha opinião. O próprio Parque Nacional que leva o nome da cidade possui a maior parte de seus atrativos naturais em terras dos municípios vizinhos, como Urubici e Bom Jardim da Serra...

 

Obrigatório um rápido passeio no centro da cidade, com visita ao pequeno Museu Municipal e Igreja Matriz, uma breve caminhada pela praça central, onde as árvores costumam congelar no inverno. Um passeio que considero muito bom é a visita à Vinícola Villa Francioni, a 5 Km da cidade no sentido Lages, visita que pode ser agendada na própria empresa e cujo custo (na minha última visita era de R$ 25,00) pode ser revertido em compras ali mesmo, com uma passada, na volta deste, pelo Mirante das Araucárias (ou dos Pinheiros), na rodovia SC-438, um mirante para a vegetação típica serrana, onde se podem contemplar araucárias centenárias. Outros pontos de interesse recomendados são uma visita à Estação Experimental da EPAGRI (cultivo de maçãs e sua história na região), uma visita ao Belvedere (mirante da cidade) e também ao Snow Valley (caminho para Bom Jardim da Serra), um parque de inverno e esportes de aventura com tirolesa, arvorismo, trilhas ecológicas e restaurante/café. A cidade também possui feiras de produtos típicos da região, principalmente à base de maçã, bem como artesanatos, como a Exponeve, que fica no pavilhão do Parque Nacional da Maçã e o Empório 4 Estações, no centro. Outros atrativos, secundários que poderiam ser incluídos conforme a disposição dos viajantes são a Cascata do Pirata e a Cooperativa Sanjo.

 

Não é o seu caso em razão do período que vai viajar, mas faço menção a Festa Nacional da Maçã, importante evento regional realizado anualmente na última semana de abril/primeira semana de maio, no pavilhão de exposições da cidade.

 

Hospedagem: Acho dispensável se hospedar na cidade tendo em vista das opções anteriores descritas no roteiro que pensei. Pode, no entanto, ser uma opção no roteiro. Neste caso sugiro a Pousada Monte Carlo, a pousada Pousada Caminhos da Neve ou o São Joaquim Park Hotel.

 

Gastronomia: Sugiro aqui duas opções interessantes: o restaurante Pequeno Bosque, com cardápio mais refinado e elegante e o Restaurante/Café Divino Grão (em frente do Restaurante Pequeno Bosque) para situações mais triviais. Há lanchonetes e churrascarias na cidade, mas sinceramente só recomendo se estiverem acostumados a ambientes simples e rústicos, com serviço a desejar. :roll:

 

Agências: Sinceramente, para conhecer São Joaquim e seus atrativos acho totalmente dispensável. Repito aqui a indicação da Tribo da Serra, caso tenha interesse em pesquisar preços.

 

 

SEGUNDA PARTE: SERRA GAÚCHA - NÃO CONVENCIONAL / BELEZAS NATURAIS

 

Haha... Aqui vem uma sugestão de roteiro diferente. Ao invés de seguir para as tradicionais (e batidas) cidades de Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, uma opção diferente, para quem curte caminhadas e cavalgadas em meio a belezas naturais, paz, e a tranquilidade (e o frio!) da Serra Gaúcha rústica... Deixo duas opções, já que com apenas 10 dias torna-se impossível fazer ambas. Separei em dois posts para ficar mais fácil... Adiante!

 

 

... continua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...