Ir para conteúdo

Serra Catarinense - Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra - Julho/2012


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

... continuação ...

 

 

SEGUNDA PARTE: SERRA GAÚCHA - NÃO CONVENCIONAL / BELEZAS NATURAIS

 

 

Opção 1

 

Concluído o roteiro sugerido para a Serra Catarinense (acima), partindo de Bom Jardim da Serra (opção mais racional dentro da ideia que sugeri) descer pela Serra do Rio do Rastro de carro, por si só um passeio já emocionante. Passando pelo município de Lauro Müller, seguir por Siderópolis, Nova Veneza, Meleiro e Timbé do Sul, pelas SC-447, 443, 449 e 483 (veja o mapa do trecho sugerido aqui), que lhe dará visuais bacanas das escarpas dos Aparados da Serra por baixo. Depois, subir novamente a serra saindo de Timbé do Sul (SC) em, direção a São José dos Ausentes (RS), pela SC-285/BR-285. Isso faz com que evite o trecho não asfaltado entre São Joaquim e Bom Jesus (SC-430 e RS-110, onde começou essa nossa discussão) e a estrada de terra entre Bom Jardim da Serra e S. J. Ausentes. Serão cerca de 155 Km de deslocamento, em cerca de 4 horas (desconsidere o tempo indicado pelo mapa) pois incluídas as naturais pausas para fotos...

 

Atenção: neste trecho, entre Timbé do Sul/SC e São José dos Ausentes/RS, na subida da Serra da Rocinha, serão cerca de 31 Km de estrada de chão batido. As condições da estrada geralmente são razoáveis, mas variam conforme a época do ano e a incidência de chuvas na região, piorando geralmente no verão...

 

:idea: É possível evitar este trecho rodando apenas por estradas asfaltadas, mas esta alteração envolve rodar 340 Km (veja mapa)ao invés dos 155 Km propostos, mais do que o dobro, fora os pedágios. Creio que mesmo rodando 36 Km de estrada de terra essa alteração não compense.

 

 

:arrow:Em São José dos Ausentes, sua base inicial para esta segunda parte do roteiro você estará na parte mais alta (e mais fria) da serra gaúcha. Seguindo este roteiro, se chegará aqui no final do 7º dia. Assim restariam 2 dias inteiros para andar pela região, o que considero suficiente para conhecer os principais atrativos, bastando algum planejamento e disciplina. A cidade (pouco mais do que um vilarejo) não exibe atrações dignas de menção, mas as belezas naturais no seu entorno são encantadoras, só reveladas àqueles com espírito mais aventureiro e disposição para algumas caminhadas e cavalgadas nas terras das diversas fazendas da região, abertas à visitação. Os atrativos principais são todos distantes do "centro" da cidade: 1) Cânion do Monte Negro, formação de cânion que recebe o nome da montanha mais alta do Rio Grande do Sul (ao lado), com paredões fascinantes; 2) Cânion da Boa Vista, outra impressionante formação de cânion; 3) a Cachoeira do Perau Branco, acessível a pé ou a cavalo; 4) Cachoeirão dos Rodrigues; 5) desnível dos rios Silveira e da Divisa, uma curiosa formação de dois rios que correm paralelos com desnível entre eles.

 

Sugiro também ler este tópico - sao-jose-dos-ausentes-perguntas-e-respostas-t41462.html

 

 

Hospedagem: Na região predominam os hotéis fazenda e as acomodações em chalés. Sugiro estas: Pousada Ecológica dos Cânnyons, na fazenda Boa Vista (estratégica para conhecer os principais cânions da região, mas fica a 42 Km da cidade), praticamente na beira do Cânion da Boa Vista, com serviço e acomodações simples e honestos mas visual estonteante e boa comida (caseira). Outras opções muito boas: Hospedagem Rural Fazenda Ausentes; Pousada Fazenda Monte Negro; Pousada Rural Flor de Açucena; Pousada Fazenda Aparados da Serra;

 

Gastronomia: Nada que se destaque. A grande maioria das pousadas oferece pensão completa, até pela distância da cidade, então é uma atividade pouco desenvolvida na cidade.

 

Agências: Não conheço nenhuma na cidade, mas as próprias pousadas providenciam a maioria dos passeios e oferecem estrutura como cavalos, mulas e guias para levar às atrações da região, basta combinar.

 

... continua ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

... continuação ...

 

 

 

SEGUNDA PARTE: SERRA GAÚCHA - NÃO CONVENCIONAL / BELEZAS NATURAIS

 

 

 

Opção 2

 

 

Se achar que radicalizei na opção 1 (turismo rural, caminhada, cavalgada... + estrada de chão batido de 36 Km... :mrgreen: ) deixo esta segunda opção, mais light.

 

Dando por encerrado o roteiro sugerido para a Serra Catarinense (acima), partindo de Bom Jardim da Serra (opção mais racional dentro da ideia que sugeri) descer pela Serra do Rio do Rastro de carro, como dito por si só um passeio emocionante. Passando pelo município de Lauro Müller, seguir por Siderópolis, Criciúma, Sombrio e São Francisco de Paula, pelas SC-438, SC-447, BR-101, RS-486 (Rota do Sol) e RS-020 (veja o mapa do trecho sugerido aqui). Nessa opção serão cerca de 280 Km de deslocamento, sempre por asfalto, em cerca de 4:30 horas de percurso. O trecho final de 32 Km pela RS-020 entre São Francisco de Paula (Tainhas) e Cambará do Sul, apesar de pavimentado, quando passei por ele em 2010 não estava em boas condições, apresentando muitos trechos com irregularidades.

 

 

:arrow:Em Cambará do Sul, sua base para esta segunda opção do roteiro formatado, você estará numa cidade pequena, também sem atrativos urbanos dignos de nota. Chegará aqui no final do 7º dia do roteiro completo, o que lhe deixa ainda 2 dias inteiros para conhecer a área. A cidade neste caso já oferece estrutura turística mais aprimorada em relação à São José dos Ausentes, o que se nota pela gastronomia (restaurantes), mas são as interações com as belezas naturais que prevalecem, como na opção 1. Os atrativos principais também são todos afastados do "centro" da cidade, obrigando a algum deslocamento por estradas de terra, aqui mais conservadas. Os atrativos imperdíveis da região são: 1) Cânions dos Parques Nacionais da Serra Geral (a) e dos Aparados da Serra (b) - Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara, só para citar os principais. A visitação dos parques obedece a horários e condições rigorosas, informar-se antes na região e planejar as visitas, que ocupam ambas um bom dia de atividades, com caminhada e passeios - sugiro conhecer ambos, fazendo todas as trilhas possíveis, a pé; 2) Lajeado das Margaridas, um recanto bucólico às margens do Rio Camisas, com formações de pequenas quedas d'água, a cerca de 12 Km do centro da cidade; 3) Cachoeira dos Venâncios, próxima a Jaquirana, cerca de 23 Km do centro de Cambará; 4) Cachoeira do Passo do "S" e Passo do "S", onde o Rio Tainhas forma um grande lajeado de cerca de 80 m e é possível atravessá-lo de carro ou à cavalo, a cerca de 38 Km do centro de Cambará do Sul, na cidade de Jaquirana. As pousadas e fazendas da região costumam organizar cavalgadas e outros passeios pela região, sem grande expressão. Uma opção interessante é conhecer a produção de artesanato local em algumas lojinhas no centro, bem como produtos derivados do mel. Com uma sobra de tempo e disposição, ou se estiverem enjoados de tanto amdar na borda de cânions pelo alto :mrgreen: , especialmente se contar com apoio de alguma agência na região e o tempo estiver favorável (calor), recomendo ainda a Trilha do Rio do Boi, na qual se acessa o interior do Cânion Itaimbezinho (por baixo), partindo da cidade de Praia Grande. Verifique.

 

Hospedagem: Na região também predominam os hotéis fazenda e as acomodações em chalés. Sugiro estas: Cambará Eco Hotel; Estalagem da Colina; Pousada Corucacas; Pousada Paraíso, Brisa dos Cânions e a Pousada Pôr do Sol. Há várias outras opções mas estas eu conheci e recomendo sem medo, com preços bem razoáveis.

 

Gastronomia: Existem alguns restaurantes com bons pratos, desde o comercial buffet no almoço até pratos mais elaborados, com trutas e massas. Destaque para: Disabore Pizzaria e Restaurante; Pizza Retrô; Galpão Costaneira, que serve comidas típicas; a Cantina Menegolla; Zuppa Sopas e o Casarão Galeteria, com seus deliciosos filés de truta grelhados - todos no centro da cidade, próximos uns dos outros. Nâo são as únicas opções de alimentação mas foram as que lembrei por alguma particularidade boa.

 

Agências: Aqui uma agência poderá lhe prestar bons serviços, tanto na organização dos passeios aos cânions como nos deslocamentos entre os diferentes atrativos, tendo em vista as distâncias a serem percorridas por estradas de terra. Na cidade as mais conceituadas são a Adventure Aparados, a Cânion Turismo e a Cânions Tur.

 

Desta forma encerraria o roteiro no 9º ou 10º dia, dependendo do horário de embarque, podendo voar de volta de Porto Alegre (cerca de 180 Km), o que seria o mais lógico. Voltando a Floripa seriam 330 Km de estrada...

 

É isso! Espero ter ajudado, ou ao menos ter lhe dado algumas ideias para formatar um roteiro diferente e sair do lugar comum...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Arcoverde,

 

Qualquer dúvida posta aqui mesmo. Assim fica disponível para outras pessoas em consultas posteriores, caso alguém mais se interesse por estes roteiros. Assim vamos "afinando-os"...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Olá Arcoverde,

 

Qualquer dúvida posta aqui mesmo. Assim fica disponível para outras pessoas em consultas posteriores, caso alguém mais se interesse por estes roteiros. Assim vamos "afinando-os"...

 

Abraço!

 

Grande Getúlio,

 

 

Não esqueci de retornar pra gente afinar aqui um roteiro legal pra agosto. O negócio que apareceu uma viagem agora no início de março, vou ter que ir a Recife/PE, e aproveitarei uns dias de folga pra conhecer uma parte do Rio Grande do Norte que não conheço, que é o trecho de Touros até Macau. Tou utilizando aqui o fórum pra pesquisar mais sobre esta região específica, como já conheço boa parte do RN fica mais fácil. Mas na hora que eu terminar a programação desta viagem, quero definir logo meu roteiro aí no sul, tô precisando do frio. O calor do NE é bom, mas o ano todo tá difícil!

 

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Grande Getúlio,

 

 

Não esqueci de retornar pra gente afinar aqui um roteiro legal pra agosto. O negócio que apareceu uma viagem agora no início de março, vou ter que ir a Recife/PE, e aproveitarei uns dias de folga pra conhecer uma parte do Rio Grande do Norte que não conheço, que é o trecho de Touros até Macau. Tou utilizando aqui o fórum pra pesquisar mais sobre esta região específica, como já conheço boa parte do RN fica mais fácil. Mas na hora que eu terminar a programação desta viagem, quero definir logo meu roteiro aí no sul, tô precisando do frio. O calor do NE é bom, mas o ano todo tá difícil!

 

Sds,

 

Beleza Arcoverde!

Estaremos aqui!

Sds!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá Getúlio!

Gostaria de me aproveitar da tua boa vontade e excelente conhecimento da área para pegar algumas dicas!

Saímos de Porto Alegre num sábado de manhã cedinho, e chegar por meio dia em São Joaquim ou Urubici. Neste dia conhecer o Mirante da Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja.

Nesse dia queremos ver se tem algo mais para ver em São Joaquim ou São José dos Ausentes (podemos parar no caminho).

Dormiremos em qualquer uma dessas três cidades, o que ficar melhor.

No domingo de manhã. até metade da tarde queremos passear pelas cidades, incluindo Bom Jardim da Serra. Assim como a esposa do nosso amigo, eu também quero ficar no Rio do Rastro Eco Resort (que é uma boa, pois está na boca da descida). Nesta tarde queremos aproveitar a área do resort e ir no Mirante da Serra que fica bem pertinho.

Dormimos neste lugar.

Na segunda de manhã descemos a serra do rio do rastro e voltamos para Porto Alegre.

 

Se puderes me ajudar com este roteiro eu agradeço muito. Minhas dúvidas principais.

- Ao ir para lá, pretendia seguir o trecho Porto Alegre-Taquara-Bom Jesus - São Joaquim - Uribici, mas não sei se esse trecho é asfaltado e a estrada é boa. E o google maps me sugere ir pela 101 e subir a serra do Corvo Branco. Não sei se este caminho é melhor ou pior. O que achas?

- Neste primeiro dia o que nos sugere visitar? Somos acelerados, então podemos ver várias coisas num dia :P

- Onde acha melhor dormirmos nesse dia para facilitar a logística no dia seguinte?

- No domingo o que podemos incluir no roteiro pela manhã?

-Há atrações em São josé dos Ausentes?

- Qual o melhor horário para descermos a Serra do Rio do Rastro em função da visibilidade? Sabes quais as melhores chances?

 

Desde já, MUITO OBRIGADA!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de ler o que tu tinhas escrito sobre a parte não asfaltada, na primeira leitura passou batido. Vamos de Fiesta ou Xsara Picasso, será que vai, caso esse seja o melhor caminho? Eu também li em algum lugar que subir a serra do corvo branco era meio ruim... E aí não sei se subo a serra que é ruim ou vou pela estrada ruim...

Ah, mais uma informação: nós podemos sair sexta de tarde e daí teremos sábado inteiro lá, eu não tinha previsto isso para poupar uma noite de hospedagem, mas podemos fazer para incluir mais coisas no passeio.

Pelas minhas leituras, não tem muuuuuitas coisas para ver. Apesar de gostarmos de trilhas e indiadas, esse não é o foco dessa viagem, queremos descansar conhecendo umas vistas bonitas.

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Mila!

 

 

Perdoe, mas só vi hoje tua mensagem...

Como tu não falou em que período iria viajar, pergunto: já fez a viagem? Se ainda não e tiver interesse em alguma informação extra me avise. Não entendi bem o que você quis dizer com estrada ruim x serra ruim...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...