Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

eu to encaminhando o meu pedido de cidadania, a minha é mais facil e sera mais rapida pelo fato de o meu avô se alemão, outro fator que vai ajudar é o fato de ele ter vindo entre a 1ª e a 2ª guerra mundial e toda a descendencia é de homens, (avô - Pai - filhos).

mas cada caso é um caso, de onde você é?????

se for daqui do sul posso te passar um contato de uma pessoa do consulado que ta me ajudando.

blz

qualquer coisa me escreva

falô

Aloisio

• Respostas 267
  • Visualizações 128.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá

Meio complicado né!O mais sensato é procurar o consulado alemão.

Lendo as regras vc não tem direito , porque quebrou-se o lastro quando sua avó naturalizou brasileira. Mas como disse quem sabe da regra é a representação do país no Brasil, portanto entre em contato com eles e se lembrar coloca aqui a resposta para ajudar outros na mesma situação. :wink:

Postado
  • Membros

Busquei auxílio do Consulado e eles disseram que seria possível "pular" uma geração com algumas condições:

Nascimento até 31.12.1974:

A nacionalidade alemã era passada aos filhos

· pelo pai alemão – se este era casado com a mãe ou

· pela mãe alemã – se esta não era casada

Nascimento a partir de 01.01.1975 até 30.06.1993:

· pelo pai alemão – se este era casado com a mãe ou

· pela mãe alemã

Nascimento a partir de 01.07.1993:

· pelo pai alemão – se este era casado com a mãe ou, não sendo casado, fez

um reconhecimento de paternidade válido conforme legislação alemã ou

· pela mãe alemã

Nem que minha avó tivesse nascido fora do casamento, meu pai nasceu antes de 1975. Então, acho que minhas chances são nulas. Vou tentar me informar com o irmão de minha avó pra saber como ele conseguiu a cidadania dele e depois posto aqui.

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Isabel

Nas regras não há menção desta possibilidade, em todo caso entre em contato com o consulado.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Bom.

Meu avo (m = masculino) nasceu na alemanha em 1925. Lutou na segunda guerra e veio para o brasil logo em seguida. casou-se e teve uma filha, minha mae.

Minha mae teve a mim, em 1995. :D

Ela em nenhum momento tirou dupla nacionalidade.

Gostaria de saber:

Ela temque tirar primeiro do que eu, ou eu posso tirar antes dela?

Que documento preciso?

Obrigado.

Ps: Ele ainda vive.

• 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado
  • Membros

OlÁ meu nome é Higor Sou desedente de alemão por parte de mae e meu tataravo veio da alemanha em 30.05.1874 região Saxonia o nome dele é Richard Wagner veio ao Espirito santo com 25 anos queria saber se eu tenho direito ainda de ter a cidadania alemã

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Me cadastrei só para avisá-los!

Tel do consulado Alemão da Av. Faria Lima, 2.092 aqui em Sampa!

Tel.: (11)3097-6644

A moça me disse que para a terceira geração pra conseguir a dupla cidadania tem que ter nascido depois de 1975, pois tem a lei que libera adupla nacionalidade para a nossa geração.

Ela falou também, que é necessário eu ter todos os documentos atualizados que comprovem a minha decendência, atualizados e registrados em cartório, no meu caso o meu avó sumiu na ditadura, então a certidão minha e da minha mãe atualizada, que pode me custar uns R$120... Por ae... E para eu acha a do meu Bisavô, que eu só tenho um papel preenchido a lápis ainda, da funerária que informa quando o meu bisa morreu, então eu terei que ir na finerária do cemitério para pegar atualizado e reconhecido firma a certidão de óbito do bisa, e daí ela me disse para entrar no cartório da Alemanha para pedir a atualização de lá... O nome do cartório é STANDESAMT, dá pra acha na internet ela disse, e para achar de qual cidade era o meu Bisa, eu terei que entrar no cite de cada cidade da Alemanha que eles informam se o meu bisa era da cidade ou não... Então é assim... www.nomedacidade.de

A sra foi um amor e super prática comigo, eu só não perguntei qual seria a taxa para pagar no consulado para tirar o documento, e pela net fiquei sabendo que pra tirar dupla cidadania portuguesa os caras cobram acho que um mil Reais por cada geração!

Eu queria tirar, mas se for assim, agora num dá, pois só o dinheiro das passagens já me pesaram bem, e o dinheiro de gastar lá fora tb!

Boa sorte, povo feio!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.