Segue meu relato sobre meu primeiro mochilão (sozinha), para Bolívia, Chile e Peru!!
No início fiquei meio insegura de ir sozinha, mas digo que ficar sozinha é praticamente impossível. Conheci muita gente bacana no caminho
Primeiramente obrigada a todos as pessoas que postaram relatos aqui, os quais que me ajudaram e muito!!!
Meu roteiro foi o seguinte:
Dia Origem - Destino
1º São Paulo - Santa Cruz - Sucre
2º Sucre - Potosi - Uyuni
3º Uyuni
4º Uyuni
5º Uyuni – San Pedro
6º San Pedro – Arica
7º Arica - Tacna - Arequipa
8º Arequipa
9º Arequipa
10º Arequipa - Ica
11º Ica
12º Ica – Cusco
13º Cusco
14º Cusco
15º Cusco
16º Cusco – Águas Calientes
17º Machu Picchu
18º Águas Calientes – Cusco – Puno
19º Puno
20º Puno – Copacabana
21º Copacabana
22º Copacabana – La Paz
23º La Paz
24º La Paz
25º La Paz
26º La Paz – Santa Cruz
27º Santa Cruz – São Paulo
Resumindo, quase td foi perfeito, tirando alguns perrengues (intoxicação alimentar ), frustrações (não vi o condor ) e alguns imprevistos básicos , que vou relatando por partes. Mas o que realmente é pra guardar, são as lembranças das paisagens e vivências inesquecíveis de uma das melhores viagens da minha vida!
1º dia - São Paulo - Santa Cruz - Sucre
Meu vôo foi de SP à Sta Cruz com conexão em Assuncion. Cheguei no aeroporto de Sta Cruz às 13:00 h (-1 h). Peguei o ônibus em frente para ir pra Estação Bimodal. Atenção pra se informar com o motorista pq vc troca de ônibus (desce em algum lugar do centro e pega outro). Sai tipo uns 5 Bs no máx, muito mais barato do que de táxi (50 Bs), mas não é confortável pois o ônibus é minúsculo e a mochila atrapalha a entrada e saída de outros passageiros... kkkk. Fiz câmbio no terminal (o mais barato, aproveite). Para ir pra Sucre paguei 70 Bs com a empresa Mopar mais 3 bs de uso do terminal (parte às 16:30 h). Na Bolívia vc tem que pagar o direito de Uso do Terminal que vou abreviar como UT daqui pra frente. No terminal os caras ficam indo atrás de vc e te levam para comprar a passagem com eles, mas ignore e escolha sua empresa com calma.
A estrada para Sucre é horripilante!! Passa por um trecho assustador sem asfalto , parece que vc está andando dentro de uma pedreira. Uma dica é dormir somente quando escurecer que é qndo começa esse trecho ruim. Antes disso tbm tem uma outra parte da estrada assustadora. Apesar de asfaltada é cheia de curvas e o ônibus fica o tempo todo tentando podar os caminhões nestas curvas . Para manter a tranquilidade muito Ravi Shankar no mp3... kkk
Devido ao estado da estrada não acredito que tenham ônibus bons para Sucre. Esse da Mopar apesar das indicações aqui do site, achei um ônibus meio podrão. E se eu disser que entraram com uma galinha no ônibus estarei exagerando, mas entraram com uma caixa de pintinhos e um cachorro!!! Haha
NÃO esqueça de levar algo para comer durante a viagem. O ônibus faz uma parada para a janta, mas vc não encontra nd descente para comer.
Olá mochileiros!!
Segue meu relato sobre meu primeiro mochilão (sozinha), para Bolívia, Chile e Peru!!
No início fiquei meio insegura de ir sozinha, mas digo que ficar sozinha é praticamente impossível. Conheci muita gente bacana no caminho
Primeiramente obrigada a todos as pessoas que postaram relatos aqui, os quais que me ajudaram e muito!!!
Meu roteiro foi o seguinte:
Dia Origem - Destino
1º São Paulo - Santa Cruz - Sucre
2º Sucre - Potosi - Uyuni
3º Uyuni
4º Uyuni
5º Uyuni – San Pedro
6º San Pedro – Arica
7º Arica - Tacna - Arequipa
8º Arequipa
9º Arequipa
10º Arequipa - Ica
11º Ica
12º Ica – Cusco
13º Cusco
14º Cusco
15º Cusco
16º Cusco – Águas Calientes
17º Machu Picchu
18º Águas Calientes – Cusco – Puno
19º Puno
20º Puno – Copacabana
21º Copacabana
22º Copacabana – La Paz
23º La Paz
24º La Paz
25º La Paz
26º La Paz – Santa Cruz
27º Santa Cruz – São Paulo
Resumindo, quase td foi perfeito, tirando alguns perrengues (intoxicação alimentar
), frustrações (não vi o condor
) e alguns imprevistos básicos
, que vou relatando por partes. Mas o que realmente é pra guardar, são as lembranças das paisagens e vivências inesquecíveis de uma das melhores viagens da minha vida! 
1º dia - São Paulo - Santa Cruz - Sucre
Meu vôo foi de SP à Sta Cruz com conexão em Assuncion. Cheguei no aeroporto de Sta Cruz às 13:00 h (-1 h). Peguei o ônibus em frente para ir pra Estação Bimodal. Atenção pra se informar com o motorista pq vc troca de ônibus (desce em algum lugar do centro e pega outro). Sai tipo uns 5 Bs no máx, muito mais barato do que de táxi (50 Bs), mas não é confortável pois o ônibus é minúsculo e a mochila atrapalha a entrada e saída de outros passageiros... kkkk. Fiz câmbio no terminal (o mais barato, aproveite). Para ir pra Sucre paguei 70 Bs com a empresa Mopar mais 3 bs de uso do terminal (parte às 16:30 h). Na Bolívia vc tem que pagar o direito de Uso do Terminal que vou abreviar como UT daqui pra frente. No terminal os caras ficam indo atrás de vc e te levam para comprar a passagem com eles, mas ignore e escolha sua empresa com calma.
A estrada para Sucre é horripilante!! Passa por um trecho assustador sem asfalto
, parece que vc está andando dentro de uma pedreira. Uma dica é dormir somente quando escurecer que é qndo começa esse trecho ruim. Antes disso tbm tem uma outra parte da estrada assustadora. Apesar de asfaltada é cheia de curvas e o ônibus fica o tempo todo tentando podar os caminhões nestas curvas
. Para manter a tranquilidade muito Ravi Shankar no mp3... kkk
Devido ao estado da estrada não acredito que tenham ônibus bons para Sucre. Esse da Mopar apesar das indicações aqui do site, achei um ônibus meio podrão. E se eu disser que entraram com uma galinha no ônibus estarei exagerando, mas entraram com uma caixa de pintinhos e um cachorro!!! Haha
NÃO esqueça de levar algo para comer durante a viagem. O ônibus faz uma parada para a janta, mas vc não encontra nd descente para comer.
Editado por Visitante