Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Do Fado ao Flamenco

Postado
  • Membros

[info][align=justify]Este relato é um pouquinho do que foi nossa viagem a Portugal e Espanha em final de outubro e início de novembro de 2012. O título é sugestivo do que vimos e vivemos destes dois ícones da cultura Portuguesa e Espanhola. Cultura não se discute, deve ser vivida![/align][/info]

[align=center][t1]PORTUGAL E ESPANHA GERAL[/t1][/align]

[align=justify][t3]1. TRANSPORTE[/t3]

Urbano: o transporte público serve muito bem nas cidades, logicamente, nos horários de pico o transtorno ocorre. Os metrôs são ótimos, sempre boa opções quando não se tem muito tempo para ver a cidade. Digo isso porque os metrôs te impedem de ver a cidade e se perder, ter que pedir informações, conviver com as pessoas. Os ônibus vão parando e vc tem que ver os lugares, e muitas vezes pedir informações sobre onde chegar. Os taxis são a última das ultimas opções para um mochileiro, não entrei em nenhum, não precisei, mas me informei, por exemplo, para ir do centro ao aeroporto El Prat, eles cobram 35 euros e mais 10 euros por cada bagagem, isso mesmo, cerca de 55 euros... Opção para quem tem pouco tempo são os city tours estilo Sight seeing ou hop on / hop off. São aqueles ônibus grandes, com a parte superior descoberta, e com áudio-guia em português e outros idiomas. Vc pode entrar e sair do veículo quando quiser, ele vai parando nas principais atrações e pode trazer algum desconto nas entradas. Pelo que observei, muitos ônibus demoram a chegar às paradas, e no horário de inverno talvez não seja uma boa opção porque vai até as 17/19 horas, sem um minuto a mais. Mas é boa opção para quem deixou pouco tempo para cada cidade.

Bilhetes turísticos: em Madri ele se chama Madri Card Bilhete turístico, comprado nas lojas das Informações Turísticas da Plaza Mayor ou no Aeroporto ou nas Estações de trem maiores, nas lojinhas dos sightseeing nem pense em pedir, porque eles só vendem os dos ônibus turísticos e só saberão lhe informar sobre eles.

Em Barcelona, vc compra direto nas máquinas das estacoes de metro e se chamam T10, o bilhete individual não chega a um euro por essa opção, porque o bilhete de trem (ônibus, metrô, trem) normal custa dois euros!

Interurbano / internacionais:

Trem: a melhor opção é sempre o trem em viagens na Europa, pois vc embarca no centro de uma cidade e desembarca no centro de outra, muito tranquilo, rápido, limpo, só que se vc deixa para comprar em cima da hora é caro.

Em Portugal, a empresa se chama Comboios Portugueses, site: Comboios Portugueses.

Na Espanha, a melhor opção é a Renfe. Renfe

Ambas te permitem compra antecipada de até 40 dias antes de sua viagem e vc em alguns casos precisa só trocar o bilhete impresso via internet pela passagem na estação. Importante chegar um tempo antes. Ah, e passam-se as bagagens pelo raios-x, portanto se vc não quer se incomodar não transporte nada indevido. Sua bagagem entra com vc e vai aos bagageiros sobre os assentos, as mochilas cabem perfeitamente.

Avião: ótima opção de compra antecipada com muito desconto, chega a ser bem mais em conta que o bilhete de trem. Porém, aqui vai uma observação: em algumas empresas o limite de bagagem é menor, ou seja, vc precisa pagar por excesso de bagagem. Outra coisa importante é ver o transporte do aeroporto ao centro das cidades, que, dependendo do horário e na iminência de pegar taxi, fica bem mais caro do que o trem. É preciso calcular sempre.

Empresas: Aireurpa, Vueling, Easyjet, Ibéria,Ryanair

Ônibus: um opção ainda mais em conta é o busão. Em viagens curtas até que vai, mas viagens longas chega a ser um pesadelo, devido à maioria parar várias vezes para comer, para ir ao banheiro, pois muitos ônibus não tem banheiro disponível e por ser monótono. Uma coisa muito interessante é vc poder ir observando a paisagem e outra o fato de as estradas serem muiiiiiiiiiiito lindas.

Empresas Portugal: Rede Expressos

Na Espanha: Alsa

Carro: um parêntesis, o que impressiona é o valor pago nos veículos, muiiiiiiiito inferior ao que pagamos. O custo do aluguel diário varia de acordo com o veiculo, para duas pessoas vc pode pegar um compacto, bem tranquilamente, para mais pessoas convém pegar um maior, devido às bagagens, sempre observe.

Algo que julguei muito importante e a dica veio do Mauro é observar todos os itens que o carro tem, o triangulo, os outros itens de segurança, faça fotos, veja se está tudo ok na presença do funcionário da empresa. Em Portugal o que mata são os pedágios, tem uns 500, depois de cada trevo, chega a enjoar. Você tem a opção de pagar antes, sabendo quantos pedágios vai passar, ou depois, daí em cada parada, vc precisa pegar o comprovante e paga depois. O preço dos combustíveis varia de 1,40 a 1,80 euros. Faça portanto a conta, se vale a pena alugar um carro. No centro das cidades maiores é muito difícil vc conseguir passar de carro, assim como em Coimbra e em Toledo, porém, alguns detalhes passariam sem ver como em Coimbra as ruinas de Conímbriga, que ficam, de quem está vindo de Lisboa, pouco antes de chegar em Coimbra e vale a visita, pois não tem como ir de Coimbra até lá sem ser desta forma, nem o city tour da empresa Sightseeing passa lá.

Empresas: Hertz

Europcar: Europcar

[t3]2. TEMPO, CLIMA E AFINS[/t3]

Na Espanha tem a cesta, lojas abrem até 12 e depois a partir das 14:30. Alguns museus não abrem às segundas-feiras, outros não abrem aos domingos e outros fecham aos feriado, é bom verificar antes. Os melhores meses para conhecer a Europa são os meses de abril e maio e de outubro e novembro. Primeiro devido ao menor frio e menor calor e outra devido às férias. Nestes meses vc depara com melhores preços, é final de temporada para as coleções de roupas, tem menor possibilidades portanto de vc deparar com imensas filas nas atrações. Bom a fazer é vc levar algum app de tempo/temperatura dos locais que vc vai visitar. Se ali está dizendo que vai chover, pode acreditar que chove mesmo! As temperaturas são bastante fidedignas. Na Espanha usamos o da TVE da Espanha.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121119182938.jpg 500 332.089552239 Legenda da Foto]O app "falou" que choveria em Toledo, a TV também, e choveu mesmo! Vai duvidar? A previsão não falha![/picturethis]

[t3]3. ROUPAS / O QUE LEVAR[/t3]

Os fleeces pesam pouco, ocupam pouco espaço, são versáteis, abuse deles. As roupas de segunda pele quando a temperatura está beirando os 5 graus, são imprescindíveis, portanto verifique nas previsões do tempo qual temperatura vc vai se deparar. Capas de chuva, daquelas melhores, com possibilidade de dobrar, são muito boas, também ocupam pouco espaço. Estas roupas abaixo são para os meses que citei anteriormente.

Roupas

dois conjuntos (calça e blusa) de segunda-pele, que deve ficar bem colado ao corpo, pois permite que o calor fique e o suor seja eliminado, abuse da tecnologia.

Maiores informações em: Como vestir-se em locais frios sistema de camadas

Fleeces coloridos, dai vc se diverte com as cores e as fotos ficam diferentes. De 3 a 4 unidades.

Camisetas manga curta, duas unidades.

Jaqueta no estilo 3 x 1: corta vento, proteção para o frio e capa de chuva, você pode usar ou só a jaqueta externa, ou só a interna ou ambas, dependendo da situação do tempo.

Cachecóis e echarpes, abuse deles, todos coloridos, importantíssimo.

6 pares de meias, 6 calcinhas, 6 sutiãs...

2 ou 3 calças, não recomendo jeans pois pesa muito.

Itens que não saio de casa para viagens sem:

Kit de garfo, faca, dobráveis, muito importantes, saca rolhas, kit de costura (algum botão desprende, ou vc enrosca numa roseira, ou pega bicho de pé, vai saber...), lanterna pequena (daquelas a fricção) ou app de lanterna, (em Sintra se eu estivesse sem a minha e o André sem o app de lanterna, não teríamos entrado nos labirintos da Quinta da Regaleira E teríamos perdido muita coisa), cadeado

Itens de higiene e limpeza: lenços umedecidos, xampu, condicionador, kit de unhas (esse sempre precisa ser despachado, com lixa, alicate e espátula), encontrei recentemente uns lencinhos removedores de esmalte. Eles vem em potinho pequeno, tipo potinho de valda, comprei nas americanas, ocupa pouco espaço e vc não precisa levar algodão e acetona. Escova de cabelo, absorvente íntimo. Toalha seca rápido, alguns hostels não tem. Nos que ficamos todos tinham, mas levamos mesmo assim, ocupam pouco espaço.

Medicamentos/curativos: bandaid ou similar (vc nunca sabe quando vai precisar, lembrando que vc pode andar muito de um lado para o outro e muitas vezes em calçado com mais meias, ou meias maquis grossas, o que pode causar alguma bolha e esta precisa estar protegida), analgésicos, antialérgicos, antidiarreicos, isso tudo vc precisa avaliar o que vai precisar. Sempre que possível, peça a um médico a receita, mesmo em português, para vc evitar ter que se explicar. Uma pomada quebra-galho como Minâncora, não saio de casa sem!

[t3]4. ENTRADA NA EUROPA[/t3]

O primeiro país onde vc entrar, mesmo que apenas seja conexão do voo, será o seu país de entrada na Europa, ou seja, vc precisará passar tua bagagem de mão, e seu passaporte será carimbado. Tivemos um problemão ao termos entrado pela França, o meu passaporte foi carimbado sem tinta. Sabe quando o cara não molha o carimbo pra carimbar? Foi isso que aconteceu. No início pensei até que fosse aquela tinta de ver na luz negra, mas não, só ficou uma marca do carimbo de minha entrada na Europa. Gastei os meus “s'il vous plaît”, para solicitar novo carimbo, mas o cara me mandou “a mierda” e eu fui! Deixei minha passagem junto com o passaporte, assim como a do André. Tive problema, logicamente, na passagem de Portugal para a Espanha. Mas como o guarda de fronteira viu este detalhe, ele nos deixou passar, mas FOI UM ESTRESSE! ::carai::

[t3]5. HOSPEDAGEM[/t3]

Dentre as inúmeras opções de hospedagem, tudo vai depender do que vc estará disposto a pagar.

Convém verificar sempre as facilidades que você deseja. Computando: acesso wifi nos quartos, café da manhã, estacionamento (se vc tiver reservado carro), possibilidade de cancelamento de reserva, essas coisas incluídas na diária são gastos a menos. O café-da-manhã nas ruas não sai menos de E$ 3,00 (café + croissant ou pão com presunto o queijo).

Recomendo fortemente reservas pelo site Booking, fiz por ali pelos 6 hotéis que fiquei hospedada e foi muito tranquilo. Ali vc reserva, com seu cartão de crédito e tem a opção de cancelamento gratuito, o que acho muito interessante. O site tem em língua portuguesa, o que é muito importante, para vc verificar todos os itens que julgar necessário ter num quarto, ou as facilidades do local que ficar hospedado, conforme citado acima.

Hostel: são os mais econômicos, normalmente com várias camas num mesmo quarto, com opção para vc deixar tuas coisas num armário com cadeado, com banheiro compartilhado, muitas vezes com opção de café da manhã incluído. Normalmente oferecem festas.

Hostal (é “tal” mesmo, na Espanha e países de língua espanhola) ou Pensão: são hospedagens mais familiares, sem tumulto, normalmente sem festas. Vc pode optar por quarto com banheiro privativo, o que é interessante em especial no inverno, porque vc não precisa sair do banheiro quente para o frio dos corredores, um dos motivos. Alguns oferecem café da manhã, verificar na reserva. Outros, tem que pagar por internet, estacionamento e café da manhã em separado.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121119181632.JPG 500 332.089552239 Legenda da Foto]Nosso quarto na Pensão Avenida em Porto, Portugal. Muito limpo, bem localizado, "pequeno almoço" modesto e staff atencioso, o que mais desejamos? Sossego, muito sossego![/picturethis]

Hotel supereconômico / simples: são os do tipo IBIS, antes eram chamados de formule 1, agora de Ibis Budget. Os aqui do Brasil tem banheiro no quarto, alguns da Europa não, convém verificar. Tem que pagar por internet, estacionamento e café da manhã em separado.

[t3]6. ATRAÇÕES[/t3]

É conveniente vc verificar que cada lugar tem o seu “vc não esteve em... se não foi em /no...”. Exemplo: não vejo alguém ter conhecido Barcelona sem ter visitado ou o Parc Ghell ou Casa Batlló ou La Pedrera e Sagrada Família.

Nas cidades, existem alguns cartões que proporcionam descontos ótimos nas atrações, nos restaurantes, alguns transportes. Exemplos para nós: Madrid Card e Lisboa card. Não recomendo o Barcelona Card porque o desconto nas atrações é pequeno, ah, que como são caras as atrações em Barcelona!

Esses cartões vc precisará ativar nas atrações que visitar. O cartão pode ser adquirido hoje e começar a ser usado daqui a 3 dias. Pode ser comprado pela internet. Lembrando que só se pode entrar em cada atração uma vez, por isso, o atendente passará teu cartão por uma máquina de cartão de crédito. Dá-lhe tecnologia!

[t3]7. COMPRAS[/t3]

Na verdade eu queria era comprar um carro daqueles a 16 mil euros e trazer pra cá, falar que aqui o mesmo carro custa em torno de 100 mil reais, é coisa de maluco mesmo! Dá vontade de comprar um motor home e deixar estacionado por lá heheheh

Caso esteja indo pra fazer compras de roupas e afins, é adequado verificar aqui o preço pra poder comparar. Vê-se turista cheio de mala, pagando excesso de bagagem, sendo que o preço de dado produto que está sendo levado pode ser mais em conta aqui. Exemplo: vimos uma jaqueta da Levis (em couro) aqui por R$ 1549,00 e lá a mesma jaqueta, após o câmbio, ficava em R$ 1900,00 ao passo que um Iphone 4S (esquece de encontrar o 5) a valor em torno de R$ 1500.

Fiz a festa na Zara! O André na Springfield! E ambos na Decathlon!!!!

[t3]8. DINHEIRO[/t3]

Nosso investimento foi de E$ 2.800,00 para o casal, para 15 dias de viagem entre Lisboa, Fátima, Coimbra, Porto, em Portugal e Madrid, Toledo e Barcelona na Espanha.

Levamos no VTM e em papel moeda, sempre carregados na doleira (vulgo, barrigueira).[/align]

Featured Replies

Postado
  • Membros

Excelente relato! Assim como o meu xará, tive uma impressão muito negativa de Lisboa (especialmente dos lisboetas, ou "alfacinhas", como eles são conhecidos); que bom que vc teve outra percepção! O legal é justamente isso, impressões e percepções variando de viajante para viajante.

Postado
  • Autor
  • Membros

Tive uma horrível impressão de Barcelona, pensava que fosse diferente.

Saindo da zona turística vc é um ET, é muito mau tratado, não gostei,

Lisboa fui feliz! faz parte...

Postado
  • Membros

Quando estive na Espanha, não cheguei a visitar Barcelona, porém, mais de uma pessoa me disse que a relação da Catalunha e do País Basco com o resto da Espanha é um tanto quanto espinhosa; alguns comerciantes barceloneses inclusive ignoram ou mesmo reclamam se vc chegar falando com eles em espanhol (castelhano, para eles); alguns conhecidos meus inclusive asseguraram que se a pessoa falar inglês, tem mais chances de ser bem tratada do que falando espanhol por lá. O catalão escrito é até intelegível, falado é mais complicado.

Postado
  • Membros

Cá pra nós Fado e Flamenco são programas pra indio nenhum botar defeito. ::lol4::::lol4:: Páreo duro ! ::lol4::::lol4::::lol4::

Postado
  • Membros

Muito bom seu relato gostei muito...moro em Lisboa e colhi muitas informacoes de vc...amo Sintra, meu primeiro dia em Portugal fui meio perdida ate a Quinta da Regaleira e amei mesmo sem entrar naquele dia, na altura mora perto de Sintra...pelo seu relato so faltou mesmo um passeio pelas praias perto de Sintra e o Cabo da Roca, e muito bonito e bem diferente das praias c calcadoes, muitas rochas e penhascos...Parabens pela viagem...bjus

Postado
  • Autor
  • Membros

Joy, vc entendeu o espírito da coisa! ::lol4::

Eu passei pelas praias citadas, mas não chamou muito minha atenção porque estava "derramando" água.

E são bem diferentes das nossas, aquelas, apesar de urbanizadas, deixar denotar muito

a beleza natural.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Karen, adorei o relato. Pretendo ir em outubro /13 para Portugal e Itália. No item roupas vi que você colocou fleece. Nesta época já faz tanto frio assim? E com relação a alimentação, é possível almoçar e jantar com 20 euros por dia???

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá...

em Portugal não fez tanto frio assim, mas em Madrid pegamos -1 pra mim isso foi frio de rachar o coco, isso que sou do sul

e aqui é frio mesmo!!!

Quanto à alimentação, eu digo que é muiiiiiiiiiiiito difícil te dizer vc vai gastar tanto, pq cada um é diferente,

assim como num dia, vc pode comer mais que outro, ou jantar em algum lugar especial...

vamos fazer as contas = E$ 5,00 para o café da manhã, vc pode achar por menos

E$ 10,00 a E$ 15,00 para almoço... fugindo das zonas turísitcas

Lanchinhos (barrinha de cereal, alguma fruta) e água, sempre compre em mercadinhos distantes das zonas turísticas...

Janta ou mesmo preço do almoço ou vc pode comprar algo e comer no hostel.

Fica meio apertado com E$ 20,00 na minha opinião.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.