Ir para conteúdo

Por todos os caminhos da Estrada Real- Caminho Velho - Dos diamantes - Do Sabarabuçu - Caminho Novo


Posts Recomendados

  • Colaboradores
or Escorpião do Cerrado » 08 Nov 2013, 19:19

 

Que show esse lugar hein!

 

Ótima dica, se não acampar aí pelo menos vou desfrutar um pouco dessa cachoeira e desse poço.

 

O lugar realmente é Show, vale a pena a passagem por lá.

 

Saulo meu amigo, confesso q vc me serviu de motivação e exemplo a ser seguido... hoje é com toda honra e orgulho que digo q também percorri os quatro caminhos da estrada real...

 

Pocha que bacana que este relato tenha servido de motivação.

Você relatou em algum lugar a Trip que fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Pessoal depois que fiz pela primeira vez a Estrada Real este caso virou paixão; tanto é que de lá para cá sempre que posso refaço trechos da ER.

Semana passada tive a oportunidade de refazer o trecho Aparecida, Guaratinguetá a São Tomé das letras. O que pude perceber é que ela a ER continua enigmática, e ainda continuo com o mesmo pensamento, que todo Motoaventureiro, Mototurista, qualquer Motociclista Brasileiro tem obrigação de conhecer pelo menos um dos caminhos da ER.

 

Vamos a novas fotos e relato.

 

A tempos que eu desejava conhecer a cidade de São Tomé das Letras e coincidiu que eu tive três dias de folga, então decidi que seria desta vez e lá fui, só que eu não queria ir por asfalto a minha opção era ir por estrada de terra e em se falando em estrada de terra não existe a mais perfeita que a ER para este trecho.

sai de são Paulo sexta feira já passava das dez da manhã, logo antes das doze eu já tinha passado por Aparecida e pegava o primeiro trechinho de terra já em Guaratinguetá.

 

DSCN3329.JPG

 

Rapidamente eu vi Aparecida desaparecer pelo retrovisor, ansioso imaginava, a real esta logo a frente.

 

DSCN3334.JPG

 

Nesta foto o bar do Vando, ultimo trechinho de asfalto antes de chegar na terra em Guaratinguetá,

A Estrada Real tem vários trechos em asfalto, porem eu só considero como Real os trechos ainda de terra.

 

DSCN3342.JPG

 

Ainda em Guaratinguetá o ultimo trechinho de asfalto, agora sim a aventura vai recomeçar.

 

DSCN3339.JPG

Mesmo sabendo que este trechinho original estava interditado a anos pela queda da ponte resolvi seguir em frente e tentar passar pela pinguela.

 

DSCN3341.JPG

Mesmo percebendo que outros Motociclistas passavam por ali resolvi não arriscar,

meus baus laterais eram mais largos que a pinguela, dei uma volta de cinco km até sair no bairro do Campinho... Agora sim a aventura começou.

 

DSCN3347.JPG

Já nos primeiros metros pude perceber que entrava na zona rural da ER.

 

DSCN3349.JPG

 

Continuei seguindo por terra, passei por Cruzeiro e novamente a Real se encontra com o asfalto, na primeira vez que passei por este trecho tentei atravessar a Garganta do Embau pelo caminho original de terra, não consegui, depois foi que fiquei sabendo que aquele trecho é somente para os trilheiros que vão a pé ou a cavalo, dessa vez como eu já conhecia segui pelo asfalto até o final da Serra na divisa de são Paulo e Minas entre Cruzeiro e Passa quatro.

 

DSCN3352.JPG

 

Trecho muito bonito da ER, apesar de ser asfalto, ao fundo a Serra da Mantiqueira em Cruzeiro, bem próximo da divisa.

 

DSCN3358.JPG

 

Do outro lado da estrada o primeiro marco da ER já no estado de Minas Gerais.

 

DSCN3360.JPG

 

Em minas no trecho Passa Quatro Itanhandu o caminho foi ficando cada vez mais rural, do jeito que eu sempre quero.

 

DSCN3363.JPG

 

DSCN3365.JPG

 

DSCN3370.JPG

 

DSCN3374.JPG

 

https://lh6.googleusercontent.com/-geEqCYC2Alc/UwsHwjtbw-I/AAAAAAAAjUE/PeN5itHYfeI/w1026-h577-no/DSCN3377.JPG

 

Ao fundo Passa Quatro.

 

DSCN3380.JPG

 

Marco da ER enfrente ao tradicional Colegio São Miguel em Passa Quatro

 

DSCN3384.JPG

 

Itanhandu, coincidentemente no mesmo dia que passei por aqui, algumas horas depois, numa operação das Policias Paulistas e Mineiras ouve um confronto com uma quadrilha de assaltantes de bancos que culminou com a morte de doze pessoas...Infelizmente pude perceber que é falsa a ideia de tranquilidade das cidadezinhas do interior.

 

DSCN3386.JPG

 

E assim segui até São Lourenço.

 

DSCN3396.JPG

 

Em São Lourenço fiquei acampado no Camping fazenda dos Carvalhos, um dos melhores Camping que já acampei, a Trip já valeria se tivesse ficado por ali.

 

DSCN3403.JPG

Camping fazenda dos Carvalhos

 

DSCN3406.JPG

 

Descarregando as muambas para montar acampamento.

 

DSCN3407.JPG

 

DSCN3410.JPG

 

DSCN3414.JPG

 

Passar a noite acampado sozinhos faz com que a noite fique enorme, a noite foi longa porem recompensadora,

amanheci descansado resolvi que o Camping seria a base para explorar a região.

Fui despertado por cantos dos pássaros e ao abrir a barraca percebo que até a natureza sabe reconhecer o valor de uma boa bota.

 

DSCN3420.JPG

 

Eu mesmo preparei meu café e logo depois deixo a maior parte do peso que carregava na moto dentro da barraca e segui sentido São Thomé.

 

DSCN3419.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Saulo, show de bola seus relatos! Tenho grande vontade de percorrer, um dia, a ER de moto. Espero que nao demore muito!

Algo que nunca me atentei era sobre a proximidade da ER com Sao Thomé (cidade que també tenho muita vontade de conhecer). São Thomé esta na lista de cidades da trip MG, mas quem sabe passe pra a trip ER! Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bellarmino

 

 

Paralelo a Estrada Real existem muitas cidades que por si só merecem uma visita e São Thomé das Letras com certeza é uma dessas.

São inúmeras belezas naturais e o misticismo esta em cada esquina, quando for lá de uma passada na ladeira do Amendoim, depois conta aqui a sua opinião, eu fiquei impressionado, mesmo que digam se tratar de ilusão de ótica.

 

Eu falei em belezas naturais? nesta foto abaixo eu mostro duas de uma vez só, que você acha?

 

DSCN3530.JPG

 

Cachoeira Véu da Noiva, se é que da para prestar atenção na cachoeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A Estrada Real passa praticamente dentro do Camping Recanto dos Carvalhos, então ao amanhecer deixei minha tralhas na barraca e segui rumo a São Thomé sempre pela Estrada Real... No Portal da cidade há dois Marcos da ER, depois logo adiante já no centro da cidade na praça em frente a estação a outro Marco da ER, seguindo ali da estação logo se chega na igrejinha de Inhá Chica onde o asfalto termina e começa a aventura por terra rumo a Caxambu e Baependi.

 

DSCN3553.JPG

 

Um dos Marco da ER no Portal de São Lourenço das Águas - MG

 

DSCN3459.JPG

 

Marco da ER na praça em frente a estação de São Lourenço

 

DSCN3457.JPG

 

DSCN3469.JPG

 

DSCN3471.JPG

 

DSCN3477.JPG

 

DSCN3478.JPG

 

Passando por Baependi reencontro um dos trechos mais impressionantes da Estrada Real,

impossível passar por ali e não perder uma boa meia hora em contemplação...

Um magnífico Túnel em que as raízes das arvores estão acima das nossas cabeças, isto é Real!!!

 

DSCN3504.JPG

 

ST4Dy9tBkXGQosP9W0R1BJLBJEsIfhlsLUHWZEjbAh1S=w1026-h577-no

 

DSCN3506.JPG

 

Vou seguindo, São Thomé esta logo ali e a estrada continua oferecendo outras delicias curvas após curvas, é mais que Real!!

 

DSCN3499.JPG

 

DSCN3497.JPG

 

DSCN3495.JPG

 

Neste trecho se avistam ao longe as montanhas das divisas dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

 

DSCN3513.JPG

 

DSCN3511.JPG

 

agora sim, percebo que estou chegando...Que pena que foi rápido!!

 

DSCN3518.JPG

 

DSCN3520.JPG

 

DSCN3528.JPG

 

DSCN3532.JPG

 

As ruas calçadas de pedras vinham me dar boas vindas, agora sim estava em São Thomé.

 

DSCN3540.JPG

 

 

 

Pena que o tempo era escasso, dei minhas voltas pela cidade almocei a comidinha mineira e retornei, novamente e sempre que puder pela Estrada Real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Fala Saulo!!!

 

Blz?

 

Eu estou, ou estava, me programando para fazer a ER Caminho Velho, Diamantes, Caminho novo, mas eu só tenho 6 dias, e pelo que li do seu relato, para aproveitar bem, o legal seria fazer uns 300km por dia...

Eu tenho uma Ténéré 250 e estou em São Paulo. Assim sendo, o que vc me aconselha, ir para Diamantina, e descer pelo velho ou pelo novo, ir para Paraty e subir para Diamantina, ou o que mais eu poderia fazer em 6 dias?

A minha ideia é ir para acampar em todos os dias, de preferencia realizando acampamento selvagem.

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Saulo,

muito bom o relato, as fotos e a viagem! Fazer a ER de Diamatina a Paraty está entre um dos meus objetivos, e espero alcançá-lo nos próximos anos (antes tenho uma outra jornada pela frente).

 

Quando você falou sobre os mata-burros, lá nos primeiros posts, lembrei de uma coisa que aconteceu comigo. Uma vez estava fazendo sozinho o caminho Santana do Pirapama-Presidente Juscelinho (aqui em Minas Gerais), era cerca de 70km de terra, com uma XL250 que tinha, de 1983. Passei por vários mata-burros, de todos os tipos, em um desses longitudinais não passei com o devido cuidado/atenção e a roda dianteira da moto acabou escorregando e entrando entre duas barras do mata-burro. Tomei um SENHOR capote. Como estava um pouco rápido pra situação (o que contribuiu pro acidente), a roda acabou pegando na base de cimento que "prende" as barras, a moto quicou e caiu já na terra (podia ter sido pior se ela tivesse ficado engarranchada no mata-burro). Por MUITA SORTE o pneu da frente não furou (ou explodiu), o único problema foi que amassou bastante o aro da roda dianteira, ainda sim deu pra rodar mais 90km nesse dia e outros 220km em outro dia, até retornar pra BH. Lembro que quando rodava no asfalto abaixo de 70km/h a moto ficava pulando, por causa do amassado.

 

Enfim, foi um bom aprendizado, pra rodar com menos emoção nas estradas de terra e ter mais cuidado ao passar nos mata-burros. Uma alternativa quando for passar nesses mata-burros longitudinais é passar "cruzado", na diagonal. É só tomar cuidado com o vão do meio - se houver.

 

Aquele abraço!

Hélio

http://www.numamoto.blogspost.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Ola glimas,beleza? espero te-lo respondido a tempo

 

 

O Boareto já deixou a melhor dica postado logo acima, porem há um detalhe importante a ser considerado; estão asfaltando o trecho mas belo da Estrada Real que é o Caminho dos Diamantes e pelo que me disseram o asfalto já chegou em Milho Verde, então meu amigo se fosse você subiria direto para Diamantina e faria o Caminho dos Diamantes antes que asfaltem e vá descendo até onde der os seis dias, pelo Caminho Velho " Fazendo antes do Caminho Velho o Caminho do Sabarabuçu ' Imperdível"...Depois quando puder conclua o restante, porem, então não terá perdido o melhor da ER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Saulo eu viajei lendo o seu relato! Parabéns!

Incrível saber que temos uma opção de viagem tão exuberante e rica como essa aqui tão perto da gente.

Quero muito fazer essa trip e seu relato além de ensinar muita coisa também me deixou mais motivada a fazer essa viagem. Está na minha lista já!

Obrigada! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...