Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Augusto

Trilha pelas praias do Bonete e Saco das Bananas -Ubatuba/SP

Posts Recomendados

Augusto    0

Oi pessoal.

20090920050547.jpg20090920050417.jpg

Essas 2 trilhas fizemos no meio da semana de Sol muito forte.

Em 1 dia fizemos a trilha da Praia Grande do Bonete e no outro a do Saco das Bananas.

A maioria das praias são de difícil acesso e algumas são literalmente desertas.

Esse relato foi escrito juntamente com a Márcia.

Fotos dessas travessias:

Travessia da Praia Grande do Bonete

Essa trilha é muito conhecida dos mochileiros. Muitos a chamam de trilha das 7 praias ou trilha das 7 praias desertas e alguns dizem que dá para se fazer de bicicleta tranquilamente. Levamos um pequeno mapa e algumas dicas que conseguimos na net e lá fomos nós.

A saída de São Paulo foi ainda de madrugada, por volta das 05:00 horas da manhã do dia 10/03.

Seguimos pela Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto para depois descer em direção ao litoral pela Tamoios com trânsito bem tranquilo de uma Quarta-feira e a chegada na Praia da Lagoinha, pouco à frente da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, foi sem grandes problemas três horas mais tarde.

shower.jpg.3be59c26fdf0f9dab106c04861ca711f.jpg02d- Praia do Oeste.JPG[/attachment]

As primeiras praias são a do Oeste (uns 15 minutos depois do início da trilha) e do Perez (quase ao lado) e nesta praia encontramos um típico morador local que pelo visto costuma acompanhar os mochileiros ou os moradores sempre que passam por aqui.

Sande.jpg.7a07a410e5a867299982719bab67f4d5.jpg12j- Praia da Fortaleza.JPG[/attachment]

A Praia da Fortaleza conta com belas casas em frente, construídas próximo da areia. O lugar estava relativamente vazio e a partir desse ponto dá para tomar um ônibus de volta para a Rodovia que pode economizar algumas horas de caminhada até lá . Eu até recomendo porque dessa praia até a Rodovia não é um trecho com acesso fácil as praias, quase que particulares e também porque é um tal de sobe morro/desce morro quase interminável e sempre pelo asfalto.

acampamento.jpg.27fe0d33f55e2f318d81f4fb1ed2e250.jpgTravessia do Saco das Bananas[/b]

Já no Camping preparamos nosso jantar e fomos dormir cedo para descansar bem e iniciar a caminhada de manhãzinha, evitando com isso o Sol mais forte.

Tinha chovido durante a noite e estávamos um pouco receosos, mas amanheceu um belo dia, perfeito para uma caminhada. Depois de desmontar a barraca, acertar com o Sr. José e colocar tudo no carro, seguimos para a Praia de Maranduba que é uma continuação da Lagoinha e que também pertence a Ubatuba.

Estacionamos em frente a praia, num local em que nos finais de semana é considerado zona azul e o pessoal da prefeitura cobra um certo valor pelo estacionamento do dia inteiro, mas como era uma Quinta-feira nem nos preocupamos.

A caminhada começou a partir dali mesmo, seguindo pela Rodovia sentido Caraguá e depois de cruzar uma pequena ponte, pegamos uma estradinha de terra à esquerda.

No início é tranquila e depois vai se tornando mais inclinada, tendo um belo visual da Praia de Maranduba e Lagoinha. O problema era o Sol que já estava bem forte.

Depois que a estrada segue no plano chegamos em uma bifurcação que leva até a Praia do Pulso à esquerda, junto a uma casa de religiosos chamada Arautos do Evangelho (nessa praia nós nem passamos).

598d9e058a53b_lavaanoite.jpg.4533eff3ae833e77004bf75d58828c63.jpg

A proximidade como os vilarejos tornam as praias mais movimentadas, mais turísticas mesmo.

A partir da Pousada caminhamos cerca de 1 hora até a Rodovia por estrada de terra em estado precário onde chegamos por volta das 19:00 horas.

Aqui ficamos aguardando o circular para Ubatuba e que nos deixou na Praia da Maranduba onde havíamos deixado o carro pela manhã e de lá retornamos para Sampa.

Abcs

598dd1f8c1ea8_02a-CampingnaPraiadaLagoinha.JPG.8f9c30dd19d25bb8cf88be5e72dd222a.JPG

598dd1f8c6764_02d-PraiadoOeste.JPG.d2e9ead5534f9ceccefa065d36e7d5f7.JPG

598dd1f8cab0f_02x-PraiadoPerez.JPG.a6f484c83722c9084fbc029974b8a0d5.JPG

598dd1f8cf3fa_03-guacristalina.JPG.14d4802510ca0862d5c40b5619e46250.JPG

598dd1f8d4148_04-Trilha.jpg.dfb680806886629007dc9b23789d69f2.jpg

598dd1f8d856d_05-PraiaGrandedoBonete.JPG.10b5ae6bbdc7af38dcbd324c3f794692.JPG

598dd1f8de120_06-DeixandoaPraiaGrandedoBoneteparatrs.JPG.111be58349876d5b3cb2b1b6ef47933b.JPG

598dd1f8e3e5e_07-PraiaGrandedoBoneteaofundo.jpg.d089dfea69cb30d7d2e5b46730ec65a0.jpg

598dd1f8e9919_08-PraiadoCedroaofundo.JPG.be264aec354e50ab897959da2f0bf6f3.JPG

598dd1f8ef382_09-TrilhaparaaPraiadoCedro.JPG.c42df212ed894cc044ca518ddf6e4362.JPG

598dd1f9009bc_12-Costo.jpg.d15cdce13bc37749debed418334a764c.jpg

598dd1f9056db_12j-PraiadaFortaleza.JPG.6e2ffb8bd85a339e386758a5dd46c29f.JPG

598dd1f909fc0_13-PraiaBravadaFortaleza.JPG.e2a635c3b572c5234119a2014dc04b7a.JPG

598dd1f90ecbc_14-BifurcaoparaaPraiadaCassandoca.jpg.4b03aad8be45f34036339d98ac9ca5b1.jpg

598dd1f9130c6_15-NasareiasdaPraiadaCassandoca.JPG.a2cf6afe05f9b094eeb489cd80ed40d8.JPG

598dd1f9172d4_16-PraiadaCassandoquinha.JPG.abff43faf8efe766626642f15342868e.JPG

598dd1f91c195_17-Costo.jpg.0554e06e79e9ee533d7ef65d81954361.jpg

598dd1f92156e_17d-PraiadaLagoinhaaofundo.JPG.15b39506035cf927a49ad83939af271b.JPG

598dd1f92788b_18-PraiadaRaposaaofundo.JPG.07701f4502e5731f5e4ec24448ae8060.JPG

598dd1f92d5b7_19-Costo3.jpg.e7a9161a56810cfba5f915252848cb02.jpg

598dd1f9334f7_20-BaiadoMarVirado.jpg.73bfa53b1b355c5dcef6ef63989b50c0.jpg

598dd1f938ad0_20j-Natrilha.JPG.1bffa5bb695c31973ad89d5f788c0a6d.JPG

598dd1fa156dd_21-SacodasBananas.JPG.8c39197b812ed3927e2db7875b645fe3.JPG

598dd1fa1a0cb_24-ChegandonaPraiadoFrade.JPG.cb2be164403e3c3fb036a167cf01b2d1.JPG

598dd1fa1e761_25-PraiadaLagoaaofundo.JPG.3941610829d25593e5324c76830fb332.JPG

598dd1fa2323c_26-PraiadaFiguera.JPG.f0f53c334f23e8e7f72ecee1fe24e21e.JPG

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0

O lugar é muito bom mesmo César.

E não exige muito esforço fisico p/ conhecer esses lugares.

E num fds de muito sol, vc fica conhecendo essas praias que são muito pouco frequentadas.

Vale a pena.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
tdz    0

Olá a Todos,

Desculpa gente, Vou dar uma de Coveiro do Tópico...... ::hãã2::::toma:::evil:

Augusto, me recomenda algum lugar para deixar o carro ? já que minha intenção é acampar na Praia do Frade e se deixar em zona azul acho que no outro dia, posso tomar uma multa, além do que, há o perigo de roubo ou do carro ser guinchado.

Outra coisa, as melhores praias da trilha são Raposa e Saco das Bananas ? Com relação ao uso do snorkel, essas duas praias pelo que li de alguns relatos, realmente são as melhores, você confirma.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Augusto    0

Blz Thiago.

Desenterrando meu relato mesmo? ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Logo, logo completa 1 ano e nada de atualização. É um pouco culpa minha. ::putz::::putz::::putz::::putz::::putz::

Alguns relatos que eu criei preciso atualizar algumas informações.

Mas vamos à suas duvidas.

Não recomendo vc deixar o carro na Praia de Maranduba. A gente só deixou o nosso ali porque não sabia se existia lugares bons p/ deixar o carro o mais próximo possivel das praias onde íamos.

Se vc quiser ir só na Praia do Frade, faça o seguinte:

qdo chegar no portal que dá as Boas Vindas à Ubatuba (é onde fica a divisa Caragua/Ubatuba) recomendo que siga pela rua que dá acesso a Praia de Ponta Aguda (na duvida é só perguntar, todo mundo sabe onde fica).

Nessa praia tem um camping que se permite deixar estacionado o carro.

Já se o seu carro for um 4x4 ou com suspensão alta e vc quiser arriscar um pouco mais, siga pela estrada passando pelo Taoland Eco Resort. A estrada vai terminar em uma casa bem no meio do mato.

Ali também se permite estacionar no quintal da casa. É dali que sai a trilha que te leva à Praia do Frade. A trilha é bem demarcada, pode ficar tranquilo.

Já pelo outro extremo vc também pode deixar o carro na Praia da Caçandoca e chegar facilmente na Praia da Raposa e do Saco das Bananas. Mas isso só se voltar no mesmo dia. Eu não vi ninguém morando junto a Praia da Caçandoca, p/ vc deixar o carro por 1 noite.

Se eu fosse vc deixaria no camping da Praia de Ponta Aguda ou na casa, junto ao inicio da trilha para a Praia do Frade.

São lugares mais seguros e o acesso às praias da Raposa e Saco da Bananas não são tão longe assim.

Eu mergulhei somente na Praia da Raposa e achei formidável. Muita coisa p/ se ver só com snorkel.

No saco das bananas nem entrei, mas deve ser um outro bom local porque ali existe um enorme costão p/ se explorar.

Acho que é só isso.

Abcs

Olá a Todos,

Desculpa gente, Vou dar uma de Coveiro do Tópico...... ::hãã2::::toma:::evil:

Augusto, me recomenda algum lugar para deixar o carro ? já que minha intenção é acampar na Praia do Frade e se deixar em zona azul acho que no outro dia, posso tomar uma multa, além do que, há o perigo de roubo ou do carro ser guinchado.

Outra coisa, as melhores praias da trilha são Raposa e Saco das Bananas ? Com relação ao uso do snorkel, essas duas praias pelo que li de alguns relatos, realmente são as melhores, você confirma.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
tdz    0

Olá a todos,

Augusto, minha ideia é fazer a trilha completa, só que eu estava pensando em fazer no sentido Cassandoca-Figueira.

Não queria fazer no sentido Contrário Figueira-Cassandoca, porque mais pelas informações que colhi o melhor lugar para acampar é no Frade(alias tem Agua Doce la ?), e as melhores praias pra se curtir é Raposa e Saco das bananas, então a ideia original da trilha é fazer começar pela cassandoca, ai iremos curtir a praia da raposa e Saco das Bananas sem se preocupar com a volta(já que segundo minhas informações do Saco das Bananas até o Frade, a trilha é curta), e no final da noite acampar no Frade, voltando até a ponta da Aguda no dia seguinte.

Não sei se é a melhor logística mais penso que para melhor executar esse "plano" teria que deixar o carro na ponta da Aguda, e voltar até a Rodovia, e seguir sentido maranduba para o inicio da trilha.Quanto tempo leva em média da BR até a Ponta da Aguda ?

E da Maranduba até a Cassandoca ?

Então até a praia da Ponta da Aguda é possível chegar e deixar o carro por uma noite sem problemas ?

Ou então começar a Trilha no sentido Figueira-Cassandoca no final da Tarde, deixando o carro na Ponta da Aguda, acampando no Frade, e tendo o dia inteiro para curtir Raposa e Saco das Bananas.

Estou em dúvida quanto a melhor opção, preciso consultar os companheiros que iram realizar a trilha.

Pelo seu croqui do google earth, a trilha não passa pelas praias mansa, isso procede ?

Essas praias da Trilha fazem parte de Caragua ou Ubatuba ?

Abraços

PS: Não é 4x4, e sim um G*@ 1.0 ::tchann::

Compartilhar este post

Link para o post
Augusto    0

Blz Thiago.

Sim, o melhor lugar p/ acampar sem duvida nenhuma é no Frade.

Como vc pretende mesmo entrar pela Caçandoca e terminar na Ponta Aguda, suas opções p/ deixar o carro seriam:

1) No Final da Praia de Maranduba existem algumas pousadas e com estacionamento em frente. Nesse caso vc tentaria deixar o carro nesses estacionamentos, que não são tão caros assim. O problema é que vc vai ter de caminhar até a Caçandoca, como a gente fez. É uma caminhada bem hard de mais de 1 hora.

2) Vc pode também tentar deixar seu carro no estacionamento do condominio que fica na Praia do Pulso.

O condominio ocupa toda a praia e vc pode deixar seu carro em uma das vagas reservadas p/ visitantes. É caso também p/ conversar com o pessoal da segurança ou dá uma de "migué" e deixar o carro durante a noite mesmo sem avisar ninguém.

3) E a ultima é seguir até a Caçandoca e ver se existe algum lugar p/ deixar o carro por mais de 1 dia. Na época que eu fui, não encontrei. E se não tiver voltar e deixar na Praia do Pulso mesmo.

Saindo da Praia do Frade, creio que até a Praia de Ponta Aguda vc leve cerca de 1 hora e de lá mais 1 hora até a Rodovia, sempre na caminhada.

É sempre por estrada de terra e bem tranquila.

P/ voltar, vc pegaria o circular lá na BR que te deixaria na entrada da estrada que te leva à Praia da Caçandoca.

É o mesmo esquema que a gente fez.

Deixar o carro no camping de Ponta Aguda e voltar p/ entrar pela Praia da Caçandoca acho desgastante demais.

A melhor logistisca mesmo é seguir uma das 3 opções acima.

Se vc estiver vindo da Praia do Frade pela trilha, vai terminar em uma casa e dessa casa sai uma trilha que te leva p/ a Praia da Lagoa.

Sim, é verdade, a trilha que vem do Frade não passa pela Praia Mansa. Se vc quiser chegar nessa praia, terá que chegar na Ponta Aguda e de lá pegar uma trilha. É bem facil.

Todas essas praias fazem parte de Ubatuba.

A sua outra opção de deixar o carro em Ponta Aguda e acampar no Frade, p/ depois no dia seguinte curtir Raposa e Saco das Bananas também é boa, mas e o problema de vc ter de voltar p/pegar o carro. Vai ser desgastante não é?

Um Gol consegue pegar essa estrada da BR até Ponta Aguda tranquilamente. Se fosse um carro mais baixo, com certeza em alguns trechos vc ia raspar a supensão direto.

Pode ir tranquilo.

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, gostaria de saber se essa trilha é ou não perigosa para casais sozinhos, e se dá pra ir até lá o camping super star de onibus. estamos sem carro.

abs

Olivia ::mmm:

Compartilhar este post

Link para o post
Augusto    0

As duas trilhas são tranquilas Olivia. Dá p/ fazer sem preocupações.

O unico perigo, na minha opinião é encontrar alguma cobra pelo caminho.

Qto ao Camping Super Star, ele tá entre a Rodovia e a praia da Lagoinha. É só pedir p/ o motorista descer em frente ao camping. Existe uma placa na Rodovia indicando ele.

http://www.campingsuperstar.com.br/

Abcs

Olá, gostaria de saber se essa trilha é ou não perigosa para casais sozinhos, e se dá pra ir até lá o camping super star de onibus. estamos sem carro.

abs

Olivia ::mmm:

Compartilhar este post

Link para o post
edubisan    0

Fala pessoal!

Nesse último findi 16 e 17 de janeiro estive em Ubatuba para fazer as "7 praias" e o "saco das bananas".

Trilha das 7 praias

- Realmente um passeio bem bacana. Tranquilão até a Grande do Bonete, sendo acompanhado na trilha por vovôs e vovós calçando havaianas...

- No bonete tinha bastante gente, bares lotados, crianças, cachorros e até vendedores de queijo coalho.

- Na Grande do Bonete os locais de camping estavam meio sujos, alguma moça de família largou calcinha e OB por lá, lamentável.

- O mar estava bem bravo nesse findi, quase perdi a sunga nadando na grande do bonete!!! (quase mesmo!)

- Na trilha para a praia da Fortaleza bem menos pessoas, porém a trilha possui manutenção. O mato em volta é aparado, e as árvores caídas removidas.

- Aquelas pedras ao lado da Fortaleza são muito bacanas... Visual muito legal da praia, lembra os castelos do Açu! Vale a visita!

- Chegando na fortaleza, decidi bater um papo com os locais (leia-se: tomar cerveja no boteco) e eles disseram que existe trilha para prosseguir por mais 2 ou 3 praias depois da Fortaleza (Brava da Fortaleza, Costa e Prainha da Vermelha). Não fui, porque eu estava conversando (leia-se bebendo cerveja). Alguém conhece?

- Apesar de o sol começar a baixar, não voltei de ônibus, toquei a trilha de volta na tranquilidade...

Trilha do Saco das Bananas

- Estacionei na Caçandoca, ao lado de um bar e sob a guarda de uns moleques de 6 anos de idade. R$5,00 com direito a um banho (que eu não utilizei). A estrada é de terra mas estava tranquila.

- Trilha para a Caçandoquinha mais uma vez com vovôs e vovós... hehehe engraçado todo mundo de havaiana e você de calça, bota e mochilão (afinal, mochileiro precisão de mochilão, né?)

- Na Caçandoquinha, pode-se seguir para a Raposa ou pelo costão, ou pelo caminho (uma trilha bem aberta) no fundo da praia. Eu segui pelo costão, pois era cedo e a maré estava baixa. Muito bacana o visual, as formações das rochas são muito curiosas. Se você seguir pelo caminho, muita atenção para enxergar a trilha para a Raposa que desce a esquerda... Se você passar batido só vai perceber que passou quando chegar numa bifurcação.

- A praia da Raposa realmente é muito simpática. Pequenina e agradável, com uma belíssima mata de fundo. O que não estava legal era a quantidade de lixo... As mangueiras de água doce não estavam funcionando, provavelmente porque as chuvas tem judiado da região, e as cachus estão todas com sinais de que o volume de água tem sido bem forte.

- A trilha para o Saco é muito bonita... Que vegetação legal, e que mata perfumada! Nos trechos com muitas jaqueiras chega a enjoar mesmo, é jaca para todo lado. Existem muitas picadas saindo da trilha, que provavelmente são para os moradores colherem os frutos.

- A trilha tem 3 bifurcações principais. As 3 são para a direita, e digo isso com propriedade porque peguei as 3 para a esquerda!!! (a primeira o prejuízo é pequeno, a segunda é médio e a terceira é grande!)

- Na terceira bifurcação, pegando o caminho errado a esquerda, você desce um desnível bem forte. Chega-se a uma casinha, que é habitada porém não tinha ninguém lá (só um medroso cachorro). Seguindo em frente e a direita da casinha, indo em direção ao mar, chega-se a um costão muito bonito. Grandes pedras se projetam em direção ao mar, e ali estavam 2 pescadores. Se você tomou o caminho errado ou tem fôlego de sobra, não deixe de visitar.

- O trecho final da trilha é bem duro. Logo que você avista o Saco das Bananas, existe uma sequência de descida-subida-descida muito fortes. E a maioria com sol na cabeça. Quase derreti.

- O acesso para a praia do Saco das Bananas e a praia do Frade são numa escolinha abandonada. A esquerda da escola é a praia do saco, e atrás da escola a trilha para o Frade.

- A praia do saco das bananas abriga uma casa particular muito bonita. O mar aqui é calmo, favorecendo o mergulho com snorkel.

- A praia do Frade me surpreendeu. Não esperava encontrar uma praia exatamente do jeito que eu gosto... Grande em extensão, linda, uma mata exuberante, rios, pequenas cachus, clareiras para camping, mar agitado, isolamento total... sem palavras... As 4 horas de sol forte que eu levei para chegar ali foram muito bem recompensadas... Que espetáculo da natureza...

- Não animei para seguir em frente e sair na rodovia, pois teria o longo trecho de terra até a Caçandoca. Sendo assim, resolvi voltar tudo, e rapidamente cheguei na Caçandoca, mesmo com o sol ardido e as subidas duras.

Enfim, 2 passeios que valem muito a pena em Ubatuba. O primeiro (7 praias) é mais tranquilo, o segundo já necessita de alguma preparação (calçado, capa de chuva, lanche). Prato cheio para um final de semana de verão.

Compartilhar este post

Link para o post
Augusto    0

Muito boas as atualizações Edu.

Não quis conhecer as Praias da Lagoa e Mansa, que são desertas também?

O problema ali é a logistica né.

Vc fez a trilha do Bonete em um Sabado emendando com a do Saco das Bananas e acampando na Praia do Frade p/ retornar no Domingo?

Muito bom esse roteiro.

É uma boa opção p/ quiser ficar em camping selvagem.

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post
edubisan    0

Quase isso Augusto!

Na verdade eu cheguei no sábado meio-dia em ubatuba. Armei a barraca no camping super star. Aí fiz o bonete no sábado a tarde.

No domingo, saí às 08 do camping, estacionei na Caçandoca, e fiz o bate-volta até o Frade. Saí de Ubatuba às 15:00 porque tinha compromisso...

Mas esta opção que você está sugerindo é muito boa para quem chega sábado cedo em Ubatuba. Como a trilha do Bonete é mais tranquila, faria ela na parte da manhã, pegaria um almoço legal e seguiria para acampar no Frade. Aí sim, no dia seguinte conheceria a Lagoa e a Mansa, com bastante tempo para descansar!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Augusto    0

Ahhhhhhhhhhhhhhhh.

Pensei que vc tinha acampado lá no Frade.

De toda a travessia do Saco das Bananas, ali é a melhor praia p/ acampar.

Pelo menos deu p/ conhecer a maioria delas.

Mas vc viu que as trilhas e algumas praias são quase desertas.

Existem muitas opções de camping selvagem nessas 2 trilhas.

Mas blz.

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post
guimarson    0

Saudações mochileiros!!!

Augusto, valeu por postar esse relato rico em detalhes. Graças a ele, consegui ir para a praia do Cedro nesse fim de semana (23/01/2010), a qual jamais esquecerei.

Para fazer essa trilha fui acompanhado de meu irmão "sedentário" (rsrs) e minha namorada. Fizemos essa trilha igual aos avós do Edubisan, ou seja, de chinelo havaianas... ::lol3::

Além disso levamos o snorkel e as nadadeiras.

Saímos da praia do Sapê e caminhamos até o final da praia da Lagoinha. A trilha começa após atravessar o riozinho no final da praia da Lagoinha é bem tranquila até a praia do Grande Bonete (a qual tem umas formações de pedras bem loucas do seu lado direito), e, chegando no final da mesma há placas indicando o caminho para a praia da Fortaleza (+ou- 3km) ou praia da Cedrinho (+ou- 1km).

Resolvemos ir para o nosso objetivo (praia do Cedrinho). Essa parte da trilha foi a mais puxada, pois é um caminho mais estreito, com mata fechada em alguns trechos, uma subida bem acentuada e logo após uma descida bem "roots". Essa trilha exigiu muito os nossos pulmões. Mas o esforço é todo recompensado pelo visual da praia que se tem em cima do morro.

A praia é de uma beleza ímpar, de água cristalina, onde os peixinhos nadam na sua frente sem medo nenhum. Lá tinha um pessoal acampando (umas 4 pessoas, eu acho) e uma barraquinha vendendo babatinhas ruffles, cerveja, água e afins. Ficamos por lá em torno de uma hora nadando e fazendo snorkelling. Resolvemos voltar pois a fome apertou.

Fizemos o percurso de ida (praia do Sapê até praia do Cedrinho) em 2h20min exatos. Agora a volta não deu pra cronometrar, pois eu (vulgo "juca tontão") resolvi mergulhar com o relógio e deu ziki zira master. Mas creio que o tempo de volta ficou proximo ao tempo de ida.

Dicas: Levem água e algum lanche, pois isso fez muita. Só pra ter uma idéia ... Agua-R$2,50 garrafa de 500ml ; Cerveja lata-R$3,50

Não esqueçam também do protetor solar, pois meu irmão tirou um cochilo nas pedras da praia do cedrinho sem ter passado nada. Resultado: fico paracendo um camarão. kakaka ::putz:::oops:

Qualquer coisa que eu lembrar posto aqui.

Valeu pelas dicas e abraço ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post
Augusto    0

Blz guimarson.

Aquela praia do Cedrinho é muito boa mesmo e os costões na lateral são muito bons p/ mergulho.

Mas se puder volte lá e tente fazer a do Saco das Bananas. Lá é melhor ainda.

São varias praias quase que desertas e boas também p/ mergulho com snorkel.

Vcs nem passaram pela Praia do Bonete né?

Não quiseram pegar a bifurcação na trilha?

É uma outra praia linda, onde é possivel acampar também.

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post
guimarson    0

Fala Augusto, na paz??

Cara, fomos pro Cedrinho pela praia do Bonete sim. Quando termina de percorrer toda a praia, no final tem umas plaquinhas dizendo qual sentido pegar.

Esquerda - Praia da fortaleza (+ou- 3 km)

Reto - Praia do Cedro (+ou- 1 km)

Agora se essa bifurcação q vc disse vai para a direita, eu não peguei não. Fui direto para o Cedrinho.

Pode ter certeza que vou fazer a trilha do Saco das Bananas sim. Mas só me tira uma dúvida:

Consigo chegar até a praia da Tabatinga (Caraguá) pela trilha do Saco das Bananas?? Ou o final dela é na estrada de terra que passa perto do ecoresort, como vc falou?? ::sos::

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
tdz    0

Olá a todos,

edubisan, quase nos encontramos, eu fiz o saco das bananas no dia 20/01 - 21/01.Só que eu tive que chegar até a caçandoca a pé mesmo, ou seja, uma hora a mais de caminhada, ainda esta com equipamentos para pernoite, pois passamos a noite no Frade ( que os locais chamam de Simão ).

Levamos aproximadamente três horas e meia da Br até o saco das bananas, a trilha que sai do fundo da caçandoquinha até raposa / Saco das Bananas é bem ingreme, são muitos morros até o Saco das Bananas, a trilha estava 4x4 muito barro, galhos, pedras, arvores caídas. Eu achei a trilha bem fechada principalmente o trecho Frade x Ponta da Aguda, achei que fazia bastante tempo que ninguém fazia a trilha, mais fiquei surpreso ao descobrir que você edu passou por lá alguns dias antes de mim, acho que a situação estava ruim na trilha devido as chuvas então. Para quem vai fazer a trilha no sentido Caçandoca - Ponta Aguda, e quiser conhecer a praia da raposa, fique atento pois realmente a trilha que desce para a praia da raposa quase não da pra perceber, realmente na praia da raposa havia muito lixo, em compensação a praia do Saco das Bananas é uma das melhores de Ubatuba. Na praia do Frade, enfrentamos nuvens de mosquitos e borrachudos, não coloquei nuvens entre aspas pois realmente havia algumas nuvens de borrachudos, nunca vi coisa igual ! :D

Mais vale muito a pena a visita, a praia do Frade é um ótimo lugar para camping selvagem, vale a pena fazer essa travessia e fazer um pernoite no Frade, pois assim, pode se aproveitar mais as belezas das trilhas.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Estou planejando um passeio de alguns dias, com a patroa, pela região.

1 - A idéia é seguir por Caraguatatuba, pegando um ônibus até Tabatinga (ainda não sei como fazer isso, mas não deve ser difícil descobrir).

2 - De Tabatinga, seguir a pé até o camping da praia da Ponta Aguda.

3 - Tendo montado o acampamento montado lá, passear pelas praias vizinhas e quem sabe fazer um snorkeling.

Mas tenho visto que há quem acampe em espaços próximos à trilha, ou mesmo nas praias. Será que seria perigoso só nós dois acamparmos por lá? Pretendo tomar todos os cuidados quanto à natureza, mas o bicho-homem é meio imprevisível, não é? Vocês têm notícias de crimes por lá?

Nunca acampei em lugar turístico, por isso fico com a pulga atrás da orelha...

Abraços

Marco

Compartilhar este post

Link para o post
tdz    0

Olá a todos,

Marco, se você vai ficar no camping da Ponta da aguda, eu acho que não tem problema, o que acontece é o seguinte, em qualquer lugar que formos, estamos sujeitos a atual violência, o que eu tendo fazer é relaxar e curtir a viagem, porque se você for pensar e ficar remoendo essas idéias, você nem sai de casa, e também, se você pensar, há muito mais perigo na cidade (lotada de maníacos) do que na mata, ontem teoricamente há um número menor de pessoas, logo teoricamente um número menor de lunáticos ! ::dãã2::ãã2::'> Mais Bricandeiras a parte, o que eu posso dizer da região, pois já fiz algumas trilhas em Ubatuba, é que é muito segura, não ouvi relatos de incidentes nestas trilhas, tomando todo o cuidado básico que você tomaria em qualquer viagem, acredito que não terás problemas, acho que até estatisticamente exista um número maior de incidentes com animais peçonhentos, quedas, fraturas, do que com crimes na região.

Como você vai ficar em camping, o risco é menor ainda, quando se faz camping selvagem, há um risco teorico maior, evite montar a barraca próximo a trilha....como vc citou....pelo menos é uma técnica que eu uso, porque se vc pensar bem, a trilha é por onde as pessoas passam, e se sua barraca esta próximo a trilha, logo você será avistado. Mais repito, o lance é relaxar e curtir o lugar, que é muito bonito por sinal, no mais desejo a você uma boa viagem !!!

Qualquer coisa que precisar, estamos aí ! ::otemo::

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

e ai calavera blz !!

pow aquela região é show !!as praias bem legais !! olha pra vc pegar um busão de caragua ate tabatinga blz , mas ai depois não se esqueça que tera que dar uma boa caminhada ate a praia da ponta aguda !!

a questão de segurança é complicado né !! o camping na ponta aguda acho que não tera problemas !

estive por la faz umas 2 semanas numa prova de corrida de aventura que foi por aquele cantos , da ponta aguda ate a praia da lagoa é uma caminhadinha mais sussa depois da lagoa vem a praia do frade é uma caminhada por trilha tambem , mas sempre trilha bem marcada e continuando na trilha vc vai sai la na praia da caçandoca / do pulso !!

igual o tdz disse se pensarmos muito nem saimos de casa !! mais é importante pénsar nisto , é evitar de deixar coisas de valores na barraca ou deixar "amostra" pros olhos "gordo"

agora é so curtir as praias !!! pq vc não faz a travessia destas praias? entra na tabatinga e sai na caçandoca ?é uma travessia curta e muito facil de ser feita a trilha é bem marcada !! só não se esqueça que onde o bus te deixa na tabatinga e´uma caminhada ate a ponta aguda e tambem da caçandoca ate a rodovia pra pegar o bus novamente tambem é uma pernada!!

falow e boa caminhada !!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado tdz e bruno.

A viagem tem alguma coisa de lua-de-mel, por isso pretendemos ficar descansando um pouco. Mas acredito que, nos dias que ficarmos por lá, vamos acabar fazendo a trilha. Por sinal, eu estava tentando conseguir um croqui das trilhas mas, pelo jeito, não é fácil se perder por lá.

Fiquei um pouco receoso porque sei que o litoral é bem violento, especialmente durante os períodos de temporada. Mas isso se refere às cidades, os lugares de grande movimento. Fico feliz de saber que a parte mais deserta é tranquila.

Quanto à distância do ponto de ônibus até o camping, é de pouco mais de 4km, segundo o google maps.

Obrigado pelas informações, novamente, pessoal.

Abraços

Marco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora