Ir para conteúdo

Trilha pelas praias do Bonete e Saco das Bananas -Ubatuba/SP


Posts Recomendados

  • Membros

Quase isso Augusto!

 

Na verdade eu cheguei no sábado meio-dia em ubatuba. Armei a barraca no camping super star. Aí fiz o bonete no sábado a tarde.

No domingo, saí às 08 do camping, estacionei na Caçandoca, e fiz o bate-volta até o Frade. Saí de Ubatuba às 15:00 porque tinha compromisso...

 

Mas esta opção que você está sugerindo é muito boa para quem chega sábado cedo em Ubatuba. Como a trilha do Bonete é mais tranquila, faria ela na parte da manhã, pegaria um almoço legal e seguiria para acampar no Frade. Aí sim, no dia seguinte conheceria a Lagoa e a Mansa, com bastante tempo para descansar!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Ahhhhhhhhhhhhhhhh.

 

Pensei que vc tinha acampado lá no Frade.

De toda a travessia do Saco das Bananas, ali é a melhor praia p/ acampar.

 

Pelo menos deu p/ conhecer a maioria delas.

Mas vc viu que as trilhas e algumas praias são quase desertas.

Existem muitas opções de camping selvagem nessas 2 trilhas.

 

Mas blz.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Saudações mochileiros!!!

Augusto, valeu por postar esse relato rico em detalhes. Graças a ele, consegui ir para a praia do Cedro nesse fim de semana (23/01/2010), a qual jamais esquecerei.

Para fazer essa trilha fui acompanhado de meu irmão "sedentário" (rsrs) e minha namorada. Fizemos essa trilha igual aos avós do Edubisan, ou seja, de chinelo havaianas... ::lol3::

Além disso levamos o snorkel e as nadadeiras.

Saímos da praia do Sapê e caminhamos até o final da praia da Lagoinha. A trilha começa após atravessar o riozinho no final da praia da Lagoinha é bem tranquila até a praia do Grande Bonete (a qual tem umas formações de pedras bem loucas do seu lado direito), e, chegando no final da mesma há placas indicando o caminho para a praia da Fortaleza (+ou- 3km) ou praia da Cedrinho (+ou- 1km).

Resolvemos ir para o nosso objetivo (praia do Cedrinho). Essa parte da trilha foi a mais puxada, pois é um caminho mais estreito, com mata fechada em alguns trechos, uma subida bem acentuada e logo após uma descida bem "roots". Essa trilha exigiu muito os nossos pulmões. Mas o esforço é todo recompensado pelo visual da praia que se tem em cima do morro.

A praia é de uma beleza ímpar, de água cristalina, onde os peixinhos nadam na sua frente sem medo nenhum. Lá tinha um pessoal acampando (umas 4 pessoas, eu acho) e uma barraquinha vendendo babatinhas ruffles, cerveja, água e afins. Ficamos por lá em torno de uma hora nadando e fazendo snorkelling. Resolvemos voltar pois a fome apertou.

Fizemos o percurso de ida (praia do Sapê até praia do Cedrinho) em 2h20min exatos. Agora a volta não deu pra cronometrar, pois eu (vulgo "juca tontão") resolvi mergulhar com o relógio e deu ziki zira master. Mas creio que o tempo de volta ficou proximo ao tempo de ida.

Dicas: Levem água e algum lanche, pois isso fez muita. Só pra ter uma idéia ... Agua-R$2,50 garrafa de 500ml ; Cerveja lata-R$3,50

Não esqueçam também do protetor solar, pois meu irmão tirou um cochilo nas pedras da praia do cedrinho sem ter passado nada. Resultado: fico paracendo um camarão. kakaka ::putz:::oops:

Qualquer coisa que eu lembrar posto aqui.

Valeu pelas dicas e abraço ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz guimarson.

 

Aquela praia do Cedrinho é muito boa mesmo e os costões na lateral são muito bons p/ mergulho.

Mas se puder volte lá e tente fazer a do Saco das Bananas. Lá é melhor ainda.

São varias praias quase que desertas e boas também p/ mergulho com snorkel.

 

Vcs nem passaram pela Praia do Bonete né?

Não quiseram pegar a bifurcação na trilha?

É uma outra praia linda, onde é possivel acampar também.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Augusto, na paz??

 

Cara, fomos pro Cedrinho pela praia do Bonete sim. Quando termina de percorrer toda a praia, no final tem umas plaquinhas dizendo qual sentido pegar.

Esquerda - Praia da fortaleza (+ou- 3 km)

Reto - Praia do Cedro (+ou- 1 km)

Agora se essa bifurcação q vc disse vai para a direita, eu não peguei não. Fui direto para o Cedrinho.

 

Pode ter certeza que vou fazer a trilha do Saco das Bananas sim. Mas só me tira uma dúvida:

Consigo chegar até a praia da Tabatinga (Caraguá) pela trilha do Saco das Bananas?? Ou o final dela é na estrada de terra que passa perto do ecoresort, como vc falou?? ::sos::

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos,

 

edubisan, quase nos encontramos, eu fiz o saco das bananas no dia 20/01 - 21/01.Só que eu tive que chegar até a caçandoca a pé mesmo, ou seja, uma hora a mais de caminhada, ainda esta com equipamentos para pernoite, pois passamos a noite no Frade ( que os locais chamam de Simão ).

 

Levamos aproximadamente três horas e meia da Br até o saco das bananas, a trilha que sai do fundo da caçandoquinha até raposa / Saco das Bananas é bem ingreme, são muitos morros até o Saco das Bananas, a trilha estava 4x4 muito barro, galhos, pedras, arvores caídas. Eu achei a trilha bem fechada principalmente o trecho Frade x Ponta da Aguda, achei que fazia bastante tempo que ninguém fazia a trilha, mais fiquei surpreso ao descobrir que você edu passou por lá alguns dias antes de mim, acho que a situação estava ruim na trilha devido as chuvas então. Para quem vai fazer a trilha no sentido Caçandoca - Ponta Aguda, e quiser conhecer a praia da raposa, fique atento pois realmente a trilha que desce para a praia da raposa quase não da pra perceber, realmente na praia da raposa havia muito lixo, em compensação a praia do Saco das Bananas é uma das melhores de Ubatuba. Na praia do Frade, enfrentamos nuvens de mosquitos e borrachudos, não coloquei nuvens entre aspas pois realmente havia algumas nuvens de borrachudos, nunca vi coisa igual ! :D

 

Mais vale muito a pena a visita, a praia do Frade é um ótimo lugar para camping selvagem, vale a pena fazer essa travessia e fazer um pernoite no Frade, pois assim, pode se aproveitar mais as belezas das trilhas.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Estou planejando um passeio de alguns dias, com a patroa, pela região.

1 - A idéia é seguir por Caraguatatuba, pegando um ônibus até Tabatinga (ainda não sei como fazer isso, mas não deve ser difícil descobrir).

2 - De Tabatinga, seguir a pé até o camping da praia da Ponta Aguda.

3 - Tendo montado o acampamento montado lá, passear pelas praias vizinhas e quem sabe fazer um snorkeling.

 

Mas tenho visto que há quem acampe em espaços próximos à trilha, ou mesmo nas praias. Será que seria perigoso só nós dois acamparmos por lá? Pretendo tomar todos os cuidados quanto à natureza, mas o bicho-homem é meio imprevisível, não é? Vocês têm notícias de crimes por lá?

 

Nunca acampei em lugar turístico, por isso fico com a pulga atrás da orelha...

 

Abraços

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos,

 

Marco, se você vai ficar no camping da Ponta da aguda, eu acho que não tem problema, o que acontece é o seguinte, em qualquer lugar que formos, estamos sujeitos a atual violência, o que eu tendo fazer é relaxar e curtir a viagem, porque se você for pensar e ficar remoendo essas idéias, você nem sai de casa, e também, se você pensar, há muito mais perigo na cidade (lotada de maníacos) do que na mata, ontem teoricamente há um número menor de pessoas, logo teoricamente um número menor de lunáticos ! ::dãã2::ãã2::'> Mais Bricandeiras a parte, o que eu posso dizer da região, pois já fiz algumas trilhas em Ubatuba, é que é muito segura, não ouvi relatos de incidentes nestas trilhas, tomando todo o cuidado básico que você tomaria em qualquer viagem, acredito que não terás problemas, acho que até estatisticamente exista um número maior de incidentes com animais peçonhentos, quedas, fraturas, do que com crimes na região.

 

Como você vai ficar em camping, o risco é menor ainda, quando se faz camping selvagem, há um risco teorico maior, evite montar a barraca próximo a trilha....como vc citou....pelo menos é uma técnica que eu uso, porque se vc pensar bem, a trilha é por onde as pessoas passam, e se sua barraca esta próximo a trilha, logo você será avistado. Mais repito, o lance é relaxar e curtir o lugar, que é muito bonito por sinal, no mais desejo a você uma boa viagem !!!

 

Qualquer coisa que precisar, estamos aí ! ::otemo::

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

e ai calavera blz !!

pow aquela região é show !!as praias bem legais !! olha pra vc pegar um busão de caragua ate tabatinga blz , mas ai depois não se esqueça que tera que dar uma boa caminhada ate a praia da ponta aguda !!

a questão de segurança é complicado né !! o camping na ponta aguda acho que não tera problemas !

estive por la faz umas 2 semanas numa prova de corrida de aventura que foi por aquele cantos , da ponta aguda ate a praia da lagoa é uma caminhadinha mais sussa depois da lagoa vem a praia do frade é uma caminhada por trilha tambem , mas sempre trilha bem marcada e continuando na trilha vc vai sai la na praia da caçandoca / do pulso !!

igual o tdz disse se pensarmos muito nem saimos de casa !! mais é importante pénsar nisto , é evitar de deixar coisas de valores na barraca ou deixar "amostra" pros olhos "gordo"

agora é so curtir as praias !!! pq vc não faz a travessia destas praias? entra na tabatinga e sai na caçandoca ?é uma travessia curta e muito facil de ser feita a trilha é bem marcada !! só não se esqueça que onde o bus te deixa na tabatinga e´uma caminhada ate a ponta aguda e tambem da caçandoca ate a rodovia pra pegar o bus novamente tambem é uma pernada!!

falow e boa caminhada !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado tdz e bruno.

 

A viagem tem alguma coisa de lua-de-mel, por isso pretendemos ficar descansando um pouco. Mas acredito que, nos dias que ficarmos por lá, vamos acabar fazendo a trilha. Por sinal, eu estava tentando conseguir um croqui das trilhas mas, pelo jeito, não é fácil se perder por lá.

Fiquei um pouco receoso porque sei que o litoral é bem violento, especialmente durante os períodos de temporada. Mas isso se refere às cidades, os lugares de grande movimento. Fico feliz de saber que a parte mais deserta é tranquila.

 

Quanto à distância do ponto de ônibus até o camping, é de pouco mais de 4km, segundo o google maps.

 

Obrigado pelas informações, novamente, pessoal.

Abraços

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...