Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Caros amigos mochileiros:

 

Agradeço muito a colaboração de todos vocês. Li os comentários de cada um. Observando, aqui, as boas referências quanto aos produtos da Primus, fui acompanhando o mercado. Tive a chance de encomendar um Fogareiro EtaPower MF da Primus. Ele ainda não chegou, mas aprendi muito com todos vocês. Muito obrigado a todos.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rapha, tu fez uma baita compra então a US$ 150,00 por este fogareiro. ::cool:::'>

 

Comprei aqui no RS o combo do Fogareiro Gravity II MF e uma panela Eta Power 1,2L por cerca de R$ 500,00.

 

Fui atras e me informei sobre ambos fogareiros e seus preços.

 

O Omni sai mais de R$ 1200,00 no mercado nacional, enquanto que o Gravity II sai por volta de R$ 800,00, ambos na configuração Combo (com o reservatório). Pelo que notei ao comparar ambos o Omni leva vantagem em relação ao Gravity nos materiais de construção que são melhores e no ajuste da chama que é precisa. No Gravity ela não é tão boa, porém o Gravity leva vantagem no peso e no volume ocupado quando fechado que é um retangulo de perfil baixo.

 

Consultando um manual de produtos da Primus eu achei estas imagens muito informativas:

 

5561347489_f345030d0d_b.jpg

Esta imagem acima demonstra que com o uso de uma panela Eta Power da Primus a perda de calor é bastante minimizada, assim tornando mais rápido o tempo de ebulição de 1 litro de água e consequentemente poupando combustível.

Tenho uma dessas panelas e comprovei na prática o que disse acima.

 

5561923206_3f1f406526.jpg

Outra maneira eficiente de poupar combustível é usando o aparador de vento. Para evitar que o vento "roube" calor da chama.

 

5561924334_d3962fc966_b.jpg

Na tabela acima pode-se ver que o combustível com melhor poder calorifico é o gás. Dos combustíveis líquidos a benzina retificada é a que tem melhor rendimento seguido de perto pelo Querosene.

Quanto melhor o poder calorifico de um combustível, menos combustível você vai precisar para fazer a comida no trekking. Assim menos peso vai carregar!

 

Amigo, acho que vc tem razão será que vale a pena pagar a diferença de preço de quase R$ 400,00 ( no brasil) por fogareiros tão semelhantes, acho que não , talvez o maior preço do omni seja devido ao desing, menores dimensões e nos materiais, mas também pode ser um puro jogo de propaganda da primus....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Amigo tiago,

 

outra observação importante de diferença dos dois modelos é quanto ao método de queima do combustível, pois o gravity possue um sistema baste tradicional e bem popular onde a chama sai por furinhos em uma tremp como nos fogões a gás residenciais, então esquentam uma serpentina que acaba por evaporar o combustível que ainda está por vir ao queimador...

já no omni o sistema é do tipo _________ ( existe um nome específico que eu esqueci agora) , mas basicamente ele possui o bico direcionado contra uma placa de metal onde a chama bate e é refletida para os lados, esta plaquinha de metal então fica incandecente. o pré aquecimento é feito molhando com combustível o feltro posicionado abaixo do queimador, para isso basta abrir a valvula um pouco e deixar escorrer, depois fechar e acender.

esse novo método de queima parece ser uma tendencia, olhando outros lançamentos pude perceber tal semelhança...

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Sem muito conhecimento e lendo bastante coisa nesse forum comprei um Simmerlite da MSR.

Não esperava encontrar tanta dificuldade para encontrar Benzina pois no manual diz que só funciona com WiteGas

Na falta da mesma e encima da hora para sair em uma expedição testei com gasolina e não é que funcionou muito bem. Um pouco de fuligem no pré aquecimento e depois virou uma queima super limpa.

Ainda não tive muita experiencia mas vou contando aqui.

A vantagem dos mult-combustiveis é sempre ter algo disponivel para queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se no manual diz apenas benzina é provável que você tenha problemas de entupimento utilizando gasolina, ainda mais a gasolina brasileira. A benzina é um combustível muito limpo comparada a nossa gasolina carregada de chumbo

 

Compro benzina na farmácia, peça por benzina retficada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

gasolina brasileira NÃO tem chumbo - esse aditivo foi proibido por lei em carros de passeio há uns 20 anos... se ainda houvesse, era uma sonda lâmbda a cada Km, hehehe...

o chumbo tetraetila era usado como antidetonante, ou seja, pra aumentar a octanagem da gasolina - hoje se faz isso com os 20 e poucos % de álcool anidro que a gasolina tem. dizem que se vc tirar o álcool fica melhor (aqui nesse mesmo tópico tem o método explicado)

 

o uso aeronáutico do chumbo tetraetila continuou durante muito tempo, no entanto...

 

resumindo - pode usar gasolina, mas evite a de avião, hahaha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que isso ..

 

Sempre vejo a recomendação para evitar a gasolina comum, usar sempre Premium e melhor ainda se for de Gasolina da avião ... Que a gasolina do brasil é uma merda com chumbo e outras infinitas coisas que podem entupir. No resto da america do sul é de boa porque a gasolina é mais limpa

 

Enfim, de qualquer forma se o fogareiro deixa claro que é para usar só benzina eu não usaria gasolina alguma coisa de ruim pode acontecer ehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...