Ir para conteúdo

Maranhão - Roteiros e Meios de Transporte entre Cidades


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal,

Sou nova por aqui, mas tenho usado várias informações para planejar a minha viagem ao Maranhão.

Eu estou fazendo uma programação, mas não sei se é viável e se todas os destinos e passeios que eu coloquei realmente valem a pena. Então queria uma ajuda de quem sabe, vocês.

 

Roteiro:

 

1° dia: Chegada a São Luís à tarde + noite em São Luis

2º dia: Alcantara

3° dia: São Luís (Praia + Centro Histórico)

4° dia: Ida a Santo Amaro pela manhã (ônibus + 4x4) + Lagoa do Reflexo (passeio America) à tarde

5° dia: Queimada dos Britos

6° dia: Lagoa da Betania pela manhã e Lagoa da Gaivota à tarde e ida para Barreirinhas à noite (transfer)

7° dia: Lagoa Azul pela manhã e Lagoa Bonita à tarde

8° dia: Passeio pelo Rio Preguiças a Caburé

9° dia: Volta para São Luís (ônibus + 4x4)

 

Uma pessoa me disse que a Lagoa da Gaivota está bem vazia e que valeria, ao invés de ficar em Santo Amaro, ir para Atins. Alguém pode confirmar isso?

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Respostas 227
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Alessandra, voltei de lá nessa semana e sim, as lagoas estão secas mesmo. Não tem Lagoa da Gaivota, nem Lagoa Azul, nem Bonita. :/ Contratamos a Lagoa Bonita, que era a mais recomendada, e nos deparamos com as dunas cheias de gente e sem água. Em Barreirinhas, há sim poucas lagoas, algumas que não cobrem o umbigo. Mas, em contra-partida, não deixe de fazer. As dunas são muito bonitas por si só, apenas torça para ir num dia em que haja menos gente. Mesmo se tivesse água em todas as lagoas, dizem que não é possível fazer os dois passeios principais, Bonita e Azul, no mesmo dia. Bom, é de se escolher. Santo Amaro é bonito, sim. Mas tá sofrendo pelo mesmo processo de estiagem. Mas não cheguei a ir até a Queimada ou aos outros lugares que vc mencionou, e aconselho que não desita de lá, mas se for num fim de semana, fique na Pousada Paraíso, que o Sr. Heitor, o dono, acerta bons preços em passeios c sua Land Rover. :) Detalhe, veja direito essa saída de Santo Amaro à noite, transporte é difícil por lá. Em relação a Atins, foi o que mais gostei. Difícil acesso, ruas de areia fofa e contato com a natureza. A lagoa mais famosa de lá, a Lagoa Verde, tb foi a que mais me agradou. Por fim, reveja esses dias em São Luís, pois o centro histórico vc percorre na mesma tarde que chegar, se tiver disposição. E a praia está imprópria p/ banho. Vale sim, ver o sol se por no mar na praia de Calhau, uma das mais 'vip', que vc pode fazer na volta de Alcântara. Sobraria um dia, que vc poderia 'usar' em Atins. Veja meu relato e qualquer coisa, fala.

 

seis-dias-entre-sao-luis-barreirinhas-atins-santo-amaro-e-alcantara-t70410.html#.T94NfFLfcek

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Alessandra,

 

teu roteiro tá bem parecido com o meu.

 

já tinha ouvido falar q as lagoas estao secas e a Aline confirmou. Nessa época do ano, deveria ser o auge, época mais cheia das lagoas. Ano passado qdo eu fui em julho, estavam todas cheias.

 

concordo c/ a Aline, dependendo do horario q chegar em SL dá p/ fazer Centro Histórico no 1.o dia. Uma tarde e começo da noite dá p/ ver bastante coisa. Só uma parte do centro está mais preservada. Dependendo da época q for, tem programação especial. Em junho tem as festas juninas e em julho tem algumas festas no Convento das Merces, se nao me engano.

 

se ganhar +1 dia no roteiro dá p/ dormir uma noite em Atins ou CAburé.

 

acho q vc pode aproveitar bem as dicas da Aline, pois sincera/te eu nao sei o q recomendar, pois a situação está bem diferente de qdo eu fui.

 

as demais infos do roteiro q a Aline comentou é verdade, concordo c/ ela.

 

1° dia: Chegada a São Luís à tarde + noite em São Luis dá p/ fazer Centro Histórico à tarde e inicio da noite

2º dia: Alcantara naõ tem mto o q fazer em alcantara, pode voltar mais cedo, tem uns 3 horarios d volta, ir p/ Calhau d onibus, caminhar pelo calçadão. Nesse horário, fim d tarde, tá cheio d gente andando pelo calçadão.

3° dia: São Luís (Praia + Centro Histórico) se já aproveitar os outros dias dá p/ ir + cedo aos lencois...

4° dia: Ida a Santo Amaro pela manhã (ônibus + 4x4) + Lagoa do Reflexo (passeio America) à tarde acho q ccompensa + ir d van, do q d onibus, o horario da toyota e a reserva da vaga já estão garantidos se for d van, q te pega por volta das 4h no hotel, aeroporto, onde estiver. Chega tranquilamente a tempo d fazer o passeio, mas não sei se tem água na lagoa...

5° dia: Queimada dos Britos Passeio maravilhoso, mas nao sei como está a sitauação na seca. O trecho q achei + bonito são as lagoas emendadas, mas se estiverem secas...

6° dia: Lagoa da Betania pela manhã e Lagoa da Gaivota à tarde e ida para Barreirinhas à noite (transfer) tem q ver o horario do transfer, pois nao sei se dá tempo d fazer o passeio e ir p/ Barreirinhas no mesmo dia. Talvez tenha q ir na manha do dia seguinte

7° dia: Lagoa Azul pela manhã e Lagoa Bonita à tarde acho q não dá p/ fazer os 2 no mesmo dia. O passeio à tarde c/ por do sol é melhor

8° dia: Passeio pelo Rio Preguiças a Caburé se ficar 1 dia a menos na capital dá p/ dormir em Atins

9° dia: Volta para São Luís (ônibus + 4x4) P/ voltar de Barreirinhas, vc só usa o onibus, é tudo asfalto, sem 4x4

Link para o comentário
  • Membros

concordo c/ a Aline, dependendo do horario q chegar em SL dá p/ fazer Centro Histórico no 1.o dia. Uma tarde e começo da noite dá p/ ver bastante coisa. Só uma parte do centro está mais preservada. Dependendo da época q for, tem programação especial. Em junho tem as festas juninas e em julho tem algumas festas no Convento das Merces, se nao me engano.

 

se ganhar +1 dia no roteiro dá p/ dormir uma noite em Atins ou CAburé.

 

1° dia: Chegada a São Luís à tarde + noite em São Luis dá p/ fazer Centro Histórico à tarde e inicio da noite

2º dia: Alcantara naõ tem mto o q fazer em alcantara, pode voltar mais cedo, tem uns 3 horarios d volta, ir p/ Calhau d onibus, caminhar pelo calçadão. Nesse horário, fim d tarde, tá cheio d gente andando pelo calçadão.

3° dia: São Luís (Praia + Centro Histórico) se já aproveitar os outros dias dá p/ ir + cedo aos lencois...

4° dia: Ida a Santo Amaro pela manhã (ônibus + 4x4) + Lagoa do Reflexo (passeio America) à tarde acho q ccompensa + ir d van, do q d onibus, o horario da toyota e a reserva da vaga já estão garantidos se for d van, q te pega por volta das 4h no hotel, aeroporto, onde estiver. Chega tranquilamente a tempo d fazer o passeio, mas não sei se tem água na lagoa...

5° dia: Queimada dos Britos Passeio maravilhoso, mas nao sei como está a sitauação na seca. O trecho q achei + bonito são as lagoas emendadas, mas se estiverem secas...

6° dia: Lagoa da Betania pela manhã e Lagoa da Gaivota à tarde e ida para Barreirinhas à noite (transfer) tem q ver o horario do transfer, pois nao sei se dá tempo d fazer o passeio e ir p/ Barreirinhas no mesmo dia. Talvez tenha q ir na manha do dia seguinte

7° dia: Lagoa Azul pela manhã e Lagoa Bonita à tarde acho q não dá p/ fazer os 2 no mesmo dia. O passeio à tarde c/ por do sol é melhor

8° dia: Passeio pelo Rio Preguiças a Caburé se ficar 1 dia a menos na capital dá p/ dormir em Atins

9° dia: Volta para São Luís (ônibus + 4x4) P/ voltar de Barreirinhas, vc só usa o onibus, é tudo asfalto, sem 4x4

 

Alessandra, voltei de lá nessa semana e sim, as lagoas estão secas mesmo.

Detalhe, veja direito essa saída de Santo Amaro à noite, transporte é difícil por lá. Em relação a Atins, foi o que mais gostei. Difícil acesso, ruas de areia fofa e contato com a natureza. A lagoa mais famosa de lá, a Lagoa Verde, tb foi a que mais me agradou.

Abraço!

 

 

 

Oi, Aline e Naomi,

Muitíssimo obrigada pelas dicas.

Chegarei no dia 07 de julho, mas à tarde. Em relação a conhecer o Centro Histórico em uma tarde fica difícil, pois o voo está previsto para chegar às 15:10 em São Luís. Imagino que até chegar no local que vou ficar e sair novamente já serão umas 16h. Fica difícil conhecer, não?

 

Naomi, de onde saem essas vans? É possível reservar um lugar com antecedência? Você tem algum contato que possa indicar?

 

 

Segue um roteiro novo que fiz com base na informação de que as lagoas estão mesmo secas:

 

1° dia: Chegada a São Luís à tarde + noite em São Luis

2º dia: Alcantara

3° dia: São Luís (Praia + Centro Histórico)

4° dia: Ida a Santo Amaro pela manhã (van – às 04h) + Lagoa da Betania (manhã) e Lagoa do Reflexo (tarde) ou Lagoa da Gaivota – esse ainda não sei se é possível fazer duas dessas três lagoas no mesmo dia, tenho que verificar.

5° dia: Queimada dos Britos

6° dia: Ida para Barreirinhas (madrugada) – tentarei verificar se é possível fazer Lagoa Azul e Lagoa Bonita (tarde). Se não puder, devo fazer aquele passeio para Cardosa (que a dizem que é meio sem graça...) pela manhã e à tarde farei a Lagoa Bonita.

7° dia: Passeio pelo Rio Preguiças a Caburé + chegada em Atins (ir direto do passeio)

8° dia: Cachoeira do Bonzinho + Lagoa Verde

9° dia: Ida para Barreirinhas + Ida para São Luís (para não ter problemas de atraso para o voo, talvez volte para Barreirinhas no dia 8 à noite, se conseguir)

 

O que acham?

 

Obrigada,

Alessandra

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Chegarei no dia 07 de julho, mas à tarde. Em relação a conhecer o Centro Histórico em uma tarde fica difícil, pois o voo está previsto para chegar às 15:10 em São Luís. Imagino que até chegar no local que vou ficar e sair novamente já serão umas 16h. Fica difícil conhecer, não?

eh... fica apertado... mas vc pode tentar, se vc achar q o tempo foi curto, complemente no outro dia

 

Naomi, de onde saem essas vans? É possível reservar um lugar com antecedência? Você tem algum contato que possa indicar?

no meu relato 25-dias-desbravando-maranhao-e-piaui-parte-2-lencois-maranhenses-t59473.html

na segunda mensagem tem a explicação dos transportes, contatos, etc. Tem dicas tb, horario da manhã é melhor. Na verdade, não fui eu q resrvei, foi a pousada d Sto Amaro q reservou p/ mim

 

Segue um roteiro novo que fiz com base na informação de que as lagoas estão mesmo secas:

vou comentar o q eu sei, qto ao nível das lagoas, o proprio pessoal d lá pode recomendar qual tipo d passeio fazer. Os passeios são rateados pelo número de visitantes, nem sempre vc consegue fazer o passeio q quer, no dia que quer, mas dá p/ encaixar c/ outros grupos.

 

1° dia: Chegada a São Luís à tarde + noite em São Luis

2º dia: Alcantara

3° dia: São Luís (Praia + Centro Histórico)

4° dia: Ida a Santo Amaro pela manhã (van – às 04h) + Lagoa da Betania (manhã) e Lagoa do Reflexo (tarde) ou Lagoa da Gaivota – esse ainda não sei se é possível fazer duas dessas três lagoas no mesmo dia, tenho que verificar. vc pode fazer Betania + GAivota ou Lagoa do REflexo. Não dá p/ fazer os 2 no mesmo dia, a menos q o passeio seja só p/ conehcer as lagoas, s/ pausa p/ banho. Como disse, nao sei como está os detalhes do passeio em época d seca... Provavlement vai ter mairoes detalhes qdo estiver lá. Qdo fui cada um desses passeios levava pouco mais de meio periodo

5° dia: Queimada dos Britos passeio de dia inteiro

6° dia: Ida para Barreirinhas (madrugada) – tentarei verificar se é possível fazer Lagoa Azul e Lagoa Bonita (tarde). Se não puder, devo fazer aquele passeio para Cardosa (que a dizem que é meio sem graça...) pela manhã e à tarde farei a Lagoa Bonita.

7° dia: Passeio pelo Rio Preguiças a Caburé + chegada em Atins (ir direto do passeio) no meu relato tem detalhes e dicas desse transfer. O passeio vai até Caburé, o trecho p/ Atins costuma ser pago a parte, combine antes, cuidado p/ não te esfolarem. Leia as minhas dicas, tem a agencia q eu usei, eu gostei mto.

8° dia: Cachoeira do Bonzinho + Lagoa Verde não conehco a cachoeira... normalmente o passeio faz Lagoa VErde + parada em Canto do Atins p/ comer cmarao da Luzia ou do irmao dela

9° dia: Ida para Barreirinhas + Ida para São Luís (para não ter problemas de atraso para o voo, talvez volte para Barreirinhas no dia 8 à noite, se conseguir) horarios de tarnspote são meio restritos, programe-se antes. Se não dormir 2 noites em Atins, acho q fica meio complicado o passeio p/ Lagoa Verde, pois no 8.o dia nao sei se consegue fazer o passeio e voltar a tempo de pegar um transporte d linha p/ voltar, a menos q queira pagar uma lancha privativa

Alessandra

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Naomi e Aline,

Refiz mais uma vez o roteiro. Agora vou direto pra Barreirinhas e São Luís passa a ser a última parada. Infelizmente terei que fazer o translado São Luís - Barreirinhas no final do dia, após 15:30, então é a única parte que ainda não conseguimos fechar.

De resto, já estou fechando as pousadas e verificando o que é possível fazer de passeio com o tempo disponível. E o transporte foi o que me fez mudar tudo mais uma vez, coisa difícil... conseguir adaptar o roteiro com pouco tempo aos translados disponíveis não é muito fácil, mas sugeriram até um translado Santo Amaro - São Luís por R$ 400,00, sem condições...

 

Quando eu voltar, escrevo aqui um pouquinho do que passeio e conto se deu tudo certo!

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Refiz mais uma vez o roteiro. Agora vou direto pra Barreirinhas e São Luís passa a ser a última parada. sem problema

Infelizmente terei que fazer o translado São Luís - Barreirinhas no final do dia, após 15:30, então é a única parte que ainda não conseguimos fechar. sem problema, acho q nao tem van d agencia nesse horario, mas tem onibus. No meu relato tem alguns contatos e algumas infos

De resto, já estou fechando as pousadas e verificando o que é possível fazer de passeio com o tempo disponível. E o transporte foi o que me fez mudar tudo mais uma vez, coisa difícil... conseguir adaptar o roteiro com pouco tempo aos translados disponíveis não é muito fácil, mas sugeriram até um translado Santo Amaro - São Luís por R$ 400,00, sem condições... não precisa usar esse translado caro, tem van + toyota ou onibus + toyota nesse percurso. Horarios são restritos (2x/dia), mas dá p/ encaixar. O pessoal tá acostumado a usar essas vans, mas se achar mto trampo, pode cortar SA e ficar em Barreirinhas e Atins

 

boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros

Nossa, Naomi,

 

Você é muito prestativa! rs.

Eu vi que o ônibus sai às 19h e chega às 0h, esse é o problema. Mas, acho melhor do que perder uma noite; ao menos aproveito fazendo logo a viagem.

Eu nem teria muito problema de pegar a van + toyota ou ônibus, o problema é conseguir marcar isso. Ainda não consegui o contato de alguém que faça esse translado. Pra chegar em Santo Amaro acho que não vai ser problema porque o pessoal da pousada já falou que reserva, o probleminha só é sair. Agora estou tentando conseguir alguém que faça Santo Amaro - Sangue pela manhã que eu pego o ônibus até São Luís partindo de lá. Se eu não conseguir o translado com um preço razoável direto de Santo Amaro para São Luís, acho que essa parada em Sangue é o melhor a fazer.

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

obrigada,

 

isso mesmo, a última informação q tive é q o ultimo horario d SL p/ Barreirinhas é as 19h, dá p/ confirmar no site ou telefone da empresa d onibus. Tb prefiro chegar antes p/ nao perder dia d passeio. Ou vc desencana e vai no primeiro horario da manha seguinte (agencia ou bus d linha) e faz o passeio pela lagoa à tarde, lembrando q é provavel q nao consiga fazer os 2 passeios das lagoas no mesmo dia. O horario da tarde é o melhor.

 

o pessoal da pousada em SA reserva a tua ida e qdo vc for, vc reserva a volta. Só se vc quiser marcar c/ antecedência, tipo marcar agora, aí vc precisa do contato, mas isso vc pode perguntar p/ a pousada ou pedir p/ a pousada reservar a volta. Eu tenho os contatos das principais pessoas q fazem o trecho SL-SA. É o mesmo transporte casado Toyota + van da ida, nao tem enrosco. Se quiser comprar só a Toyota e descer em Sangue p/ pegar o ônibus, pode tb, mas acho + fácil o transporte casado q já te leva p/ SL e te deixa no hotel.

Link para o comentário
  • Membros

olá

 

cheguei de são luis terça, n fui a santo amaro, so pra barreirinhas, e pra la tem carro pequeno toda hora, custa 40,00 e é so vc ir do terminal da integração na praia grande, pegar o busão br-135 ou São Cristovão e descer no retorno tirirical.

tenho o numero de um homem que roda pra la, gente boa demais, Ismael- 98-82087849, ah e se pegar ele diz q quem indicou foi aline de pernambuco.

 

valeu

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...