Ir para conteúdo

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas


Posts Recomendados

  • Respostas 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi pessoal,

 

Estou indo pra Patagônia dentro de 15 dias. Será minha segunda visita à região e, apesar desse trágico incêndio, estou louco para fazer trekking em Torres Del Paine. Todavia, como nunca acampei e vou sozinho, estou com um certo receio das coisas darem errado. Algum de vocês sabe me dizer se há agências nas quais se possa entrar em excursões simples (basta um guia e uma reserva no refúgio ou uma barraca), que sejam baratas e que façam o circuito W? Caso não exista esta opção, há alguma outra para viabilizar minha caminhada sem que eu incorra em riscos? Ou será que é melhor me preparar mais e tentar em outra oportunidade?

 

Agradeço qualquer dica.

Abraço,

Ulysses.

Link para o comentário
  • Membros

Olá

Acabei de voltar de viagem, depois de passar por torres del paine e buenos aires. Gostaria de contar como foi, mas depois de toda tragédia, é meio triste fazer isso.

 

Passei 7 dias fazendo o circuito completo. Foi bem tranquilo. O tempo estava ótimo, uma raridade pelo jeito. não peguei chuva em nenhum dia! O pântano do inicio do paso não existia, estava seco! Isso foi bom, pois esse clima permitu ver tudo: o glaciar inteiro, o vale francês inteiro, as torres, o caminho do seron. Infelizmente isso também contribuiu para propagar ainda mais o fogo...

 

Só não foi melhor porque minha câmera pifou. acho que foi o frio. deixei ela solta na barraca a noite e deu nisso... Fiquei inconsolável durante boa parte do trajeto ...

 

No último dia, indo do los cuernos para las torres vi a fumaça do incêndio. Parecia que estava entardecendo, às 12:00h! Depois cheguei a ver cinzas voando! Por sorte minha, era meu último dia. mas o cenário era desolador. Mal se podia ver as montanhas...

 

Dicas que posso dar:

O acapamento coiron está fechado. No mapa da CONAF ele nem aparece. mas você pode ficar lá. é só uma clareira na beira de um riacho, não tem nem indicação. Ouvi uma história de que tinha uma praga de ratos nesse camping, mas comigo não passou nada.

 

Não se aflijam de fazer sozinho o caminho. é muito fácil encontrar pessoas. E mesmo que não ache, é muito legal andar sozinho também. Fui sozinho fazer o percurso completo. E já de cara encontrei uns israelenses e segui junto. depois de 2 dias encontrei 2 brasileiros e terminei o trajeto com eles.

 

Não achei o paso assim tão difícil. tudo bem, peguei um tempo ótimo. com chuva deve ser bem pior... mas mesmo assim.

O que é de matar é a descida depois, até o campamento el paso. não é tão rápida não.

 

Para quem vai fazer o w, por favor estique a caminhada, vale muito a pena. Seja subindo do grey até o campamento el paso, ou indo até o seron.

Indo até o campamneto paso se encontra mirantes sobre o glaciar que são geniais. O caminho até o seron, é um dos mais lindos que já vi. Foi uma das coisas que mais gostei no parque.

só o w realmente é muito pouco.

 

Achei o parque meio largado. Vi muitas pessoas fazendo fogueira onde supostamente não podia. Senti falta de uma orientação firme na entrada do parque, sobre o que podia e o que não podia ser feito.

 

abraços

Link para o comentário
  • Membros

Olá Pessoal ,

 

Estou indo para Patagônia agora em Abril e gostaria de saber:

 

1)Existem ônibus que saem de El Calafate para Torres del Paine em Abril??

 

2)Qual é o valor do ônibus??

 

3)Quantos dias são interessantes para realizar os principais passeis em torres ??

 

4)Onde ficar lá ???

 

5)Em relação aos passeios , o que eu não posso perder ??

 

Muito Obrigada, Daniela

Link para o comentário
  • Membros de Honra

VALEU PLUX!

realmente se despencar pra torres del paine enão fazer o circuito completo é...vc sabe o que, hehe, sem pantano no paso? que sorte sofri um bocado passando por lá...realmente o paso jonh garner não é nada demais, são 400m de desnivel, o que é chato é o pantano mesmo e a descida depois para o acampamento los guardas!

 

CONCORDO COM VC QUE OS GUARDA PARQUES SÃO BEM FROUXOS na entrada, não são tão firmes as recomendações, para nada firmes!

um exemplo de firmeza é em el chalten...desce todo mundo do onibus e um guarda parque da uma longa exlpicação e conselhos e ORDENS, como o fogo por exemplo...cara nunca vi fogueiras em el chalten...já em torres...nem falar quantas já vi.

abraços

Link para o comentário
  • Membros

Olá amigos.

 

Realmente, muito triste isso tudo ter acontecido. Parece que a nossa alma também queima um pouco cada vez que fatos como esse ocorrem!

 

No entanto, o estrago poderia ter sido minimizado se houvessem ações rápidas e eficazes contra esse tipo de tragédia. O ecosistema levará décadas para se restabelecer de algo que poderia ter sido evitado. Se esse incêndio fosse provocado por algum outro fator, teria sido diferente? Uma encanação de gás de um dos caros refúgios explodindo, um raio no meio do bosque. Não importa muito a causa, o que fica claro e evidente após uma tragédia desse tipo, é a falta de recursos/investimentos em proteção ambiental.

Incêndios em parques florestais não são novidade em lugar nenhum. Que bom seria se as autoridades mundiais ao criarem um parque nacional, pensassem muito mais na responsabilidade de se manter aquele ecosistema, e não tanto em lucrar com sua exploração turística.

Não que não haja algum investimento nessa área, mas o montante é quase sempre ineficaz, temos aqui o caso do nosso IBAMA com os parcos recursos de que dispõe.

 

Não tenho vontade de "queimar vivo" o mochileiro Smitak, mesmo sabendo que ele errou estupidamente ao acender o fogareiro numa área de pastizales.

Sentí até uma certa raiva em determinado momento, mas por outro lado, também compartilho de sua dor e tristeza.

Acidentes sempre acontecem, e a probabilidade é muito maior quando agimos de forma irresponsável e inconsequente.

 

Creio que ele já recebeu seu lamentável castigo.

Afinal, carregar pelo resto dos seus dias a culpa de ter destruído tanta vida através de um ato impensado, deve ser um fardo muito pesado para alguém que ama a natureza. Seja esse alguém eu, você...ou o sr Smitak!

 

 

Abraços,

 

Robério

Recife/PE

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Notícia desta quinta, 03/03/2005, no El Mercurio On Line:

 

Autoridades checas visitan el sábado Torres del Paine

Jueves 3 de Marzo de 2005

16:10

El Mercurio en Internet

 

PUNTA ARENAS.- El sábado una delegación checa conocerá en terreno los daños causados por el dantesco incendio que lleva casi dos semanas en el Parque Nacional Torres del Paine, en la Duodécima Región.

 

El incendio fue originado por un ciudadano checo que intentó cocinar con un artefacto de gas y que posteriormente se vio sobrepasado por la acción del fuego.

 

Las autoridades europeas sobrevolarán la zona afectada por el fuego a bordo de un avión de la fuerza aérea. Luego aterrizarán en el cerro castillo, y harán un recorrido por tierra, informó radio Digital FM.

 

Según informaciones del Gobierno Regional la visita servirá para coordinar acciones de cooperación en la recuperación de las zonas destruidas por las llamas.

 

La delegación, integrada por el Viceministro de Hacienda checo, Eduard Janota, el Secretario del Ministerio de Relaciones Exteriores, Vladimir Zavázal, y su embajador en Chile Lubomír Hladík llegaría hoy a Punta Arenas.

 

Por otro lado, la evolución del incendio se mantiene. No hay aumento de hectáreas quemadas y el trabajo de los 600 brigadistas continúa en cuatro frentes de combate: Laguna Azul, Serón-Las Torres, Cascada Río Paine y Ribera Norte del Río Paine.

 

Abraços,

 

Chico Neto

http://chiconeto.fotopic.net

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[info]Se voce verificar uma informação inédita que não tenha no tópico favor informar que retornarermos ao tópico[/info]

 

Acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa para ushuaia via Uruguai de carro "fusca" e voltamos pelo Chile, de quebra passando pelo Paraguai se alguem pretende fazer esta viagem estamos a disposição para ajudar

Link para o comentário
  • Membros

Galera, eu só quero saber uma coisa: TUDOOOOO!!!!

Estou planejando ir para Ushuaia em Dez/2005 de moto (Twister), saindo de Cuiabá/MT e entrando na Argentina por Uruaguaiana/RS, na ida prentendo ir pela Rota 3 e na volta estou pensando em retornar via Chile, cruzar a Argentina e entrar no Brasil por Foz do Iguaçu, manda o que você tiver pra mim de dicas, principalmente os pontos legais que você achou que vale a pena parar.

 

Abraços.

 

[8D][8D]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...