Ir para conteúdo

Mochilão Europa Janeiro/2014

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, viajantes!

Comecei desde cedo a pesquisar coisas e montar meu roteiro para um mochilão em janeiro do ano que vem. Nunca fui para a Europa, então sou totalmente leigo. Só estive nos Estados Unidos mas foi viagem de intercâmbio.

Fiz um esboço das principais cidades que gostaria de visitar, sem muita noção da quantidade de tempo que precisarei em cada uma, nem se será possível visitá-las em UM MÊS. Abaixo colocarei-as e peço ajuda de vocês para organizar o roteiro, quantidade de dias em cada, etc.

Inglaterra: Londres;

Itália: Roma, Veneza, Piza e Milão;

Holanda: Amsterdã;

Irlanda:Dublin;

França: Paris;

Bélgica: Bruxelas;

Grécia: Atenas e/ou alguma outra cidade interessante, pois não conheço muito sobre a Grécia, logo não sei se há algo interessante e o que é mais legal para conhecer;

Portugal: Lisboa;

Alemanha: Berlim;

Espanha: Madri e Barcelona;

Suíça: Genebra e Zermatt (para esquiar);

Mônaco;

Rep. Checa: Praga;

Marrocos... gostaria de aproveitar a proximidade com a Espanha e fazer como muitos fazem: visitar a África. O que acham?!?!

Gostaria que vocês me dessem dicas de quantos dias ficar em cada cidade. Não quero me deter em detalhes, logo visitar os principais locais, pontos turísticos e, por isso, me arrisquei colocar quase 20 cidades em 30 dias. Imagino que talvez não seja possível visitar tantos lugares, pois tem as viagens, etc, mas o que vocês acham? E qual a ordem que dá pra seguir começando por Londres, de preferência? E qual a melhor logística de seguir, digo, se começar por Londres, como faço para ir de uma cidade a outra - trem ou avião -, etc, e qual a ordem que sugerem?

Agradeço muito desde agora qualquer dica, opinião ou crítica à minha postagem.

• Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Postado

Londres - 5 dias

Roma - 4 dias

Veneza - 1 ou 2 dias

Pisa - algumas horas

Milão - 1 dia

Amsterdã - 3 dias

Dublin - 3 dias

Paris - 5 dias

Bruxelas - 1 dia

Atenas - 2 ou 3 dias

Lisboa - 2 ou 3 dias

Berlim - 4 dias

Madri - 3 dias

Barcelona - 4 dias

Genebra - 2 dias

Zermatt - o quanto você quiser ficar esquiando

Mônaco - 1 dia

Praga - 3 dias

Total - 45 dias por baixo - SEM contar os deslocamentos internos

• Membros
Postado
Londres - 5 dias

Roma - 4 dias

Veneza - 1 ou 2 dias

Pisa - algumas horas

Milão - 1 dia

Amsterdã - 3 dias

Dublin - 3 dias

Paris - 5 dias

Bruxelas - 1 dia

Atenas - 2 ou 3 dias

Lisboa - 2 ou 3 dias

Berlim - 4 dias

Madri - 3 dias

Barcelona - 4 dias

Genebra - 2 dias

Zermatt - o quanto você quiser ficar esquiando

Mônaco - 1 dia

Praga - 3 dias

Total - 45 dias por baixo - SEM contar os deslocamentos internos

Muito obrigado pelo apoio. Tu tens ideia de quanto irei gastar ficando em albergue, buscando sempre ser o mais econômico possível, não passando necessidade, obvio, no caso se eu ficasse esses 45 dias viajando??

Abraços!!

• Membros
Postado
Algumas cidades são mais caras, outras mais baratas, mas na média, seriam 80 Euros por dia com alimentação, metro/ônibus, entradas e hospedagem em albergues.

Neste valor não entram os custos dos deslocamentos entre as cidades, fazendo uma conta bem por cima, seriam uns R$ 15.000,00 de gasto total, incluindo todas as passagens, inclusive a Brasil - Europa - Brasil

Valeu pelo parecer, Adriano. E o que me dizes caso eu diminua os dias, digo, se eu desse um jeito de encurtar a viagem para 30 dias, embora passasse pelos mesmos lugares. A quanto tu achas q eu conseguiria realizar a viagem? Penso em 10 mil, no máximo. Será que mais? Vejo o pessoal aqui falando que gastam de 6 a 8 mil para fazer um mochilão pobre. De 8 a 10 um mochilão ideal.

Abraços!

• Colaboradores
Postado

O melhor a fazer para gastar menos é diminuir os deslocamentos. Corte cidades do seu roteiro, ele é enorme. Não é só questão de tempo, é de conforto e cansaço também.

E com menos cidades, ainda vai aproveitar muito melhor cada uma.

• Membros
Postado

Lembrando ainda que você vai em janeiro, em que os dias são bem mais curtos por ser pleno inverno (o que por sua vez também aumenta drasticamente a chance de imprevistos por causa do clima). Se você reservar 3 dias pra Paris, mas atrasar um dia pra chegar lá por causa de uma nevasca (o que aconteceu esse ano), e aí?

Em um mês você quer visitar o norte, o sul, o leste e o oeste da Europa, ainda incluir a África e ainda por cima gastar pouco. Desculpe, mas é impossível. Eu sei que a empolgação de uma primeira viagem à Europa é grande, mas reveja suas prioridades, diminua o número de cidades e faça uma viagem muito mais prazerosa e proveitosa. :wink:

• Membros
Postado
A quanto tempo atras foi que o pessoal fez esse mochilão gastando 6 mil? Quantos dias ficaram? Passaram em quais cidades? Em qual época do ano? Ficaram hospedados onde? em albergues de qualidade duvidosa? Passaram 30 dias comendo fast-food? Só passaram correndo pelas atracões, sem entrar em nada? Viajaram só de ônibus, em longas viagens noturnas desconfortáveis e cansativas? etc... Tudo isso influência nos custos...

Por exemplo Londres, Paris, Suíça e Mônaco são bem caras, se você fizer um mochilão basicamente pela Alemanha, Itália e Leste Europeu, os custos diminuem bastante, acho que você conseguiria passar com uma media de 60 Euros por dia, economizando bastante.

Este valor de 80 Euros por dia, é para você viajar com o mínimo de conforto, e aproveitar os locais que irá passar, sempre dá para economizar, mas ao menos que você esteja fazendo alguma viagem de penitência, pagando alguma promessa, será que vale mesmo a pena passar por todo esse aperto e sacrifício? MAs a viagem é sua... Faça o que achar melhor, só estou colocando minha opinião.

Quanto a encurtar o numero de dias em cada local, sinceramente, na minha opinião, isso é a maior besteira que alguém pode fazer numa viagem dessas. Por qexemplo, do que adianta você gastar um dinheirão para passar correndo na frente da Torre Eiffel, tirar um foto e seguir correndo para Notre Dame, tirar outra foto e sair correndo para o Louvre... Você não vai aproveitar nada.

Adriano, o que achas dessa nova configuração, então, sendo o que está riscado estaria fora do roteiro e em vermelho, apenas, uma pequena diminuição de dias em relação à dica que me deste? Achas que tá bom assim?

Londres - 4 dias

Roma - 3 dias

Veneza - 1 dia

Pisa - algumas horas

Milão - 1 dia

Amsterdã - 2 dias

Dublin - 3 dias

Paris - 5 dias

Bruxelas - 1 dia

Atenas - 2 dias

Lisboa - 2

Berlim - 3 dias

Madri - 3 dias

Barcelona - 4 dias

Genebra - 2 dias

Zermatt - 1 dia

Praga - 3 dias

Total: 13 cidades e 32 dias

Além dos 32 dias em cada cidade, quantos dias a mais preciso pôr para os deslocamentos? Minha ideia é chegar à noite na cidade e sair sempre à noite, consequentemente, logo, por exemplo, Genebra que ficaria dois dias, chego numa segunda de noite e saio na quarta à noite, portanto 2 noites e dois dias... assim fica legal? Dessa formar, não precisaria adicionar muitos dias para os deslocamentos, certo?? O que achas?

• Membros
Postado
Lembrando ainda que você vai em janeiro, em que os dias são bem mais curtos por ser pleno inverno (o que por sua vez também aumenta drasticamente a chance de imprevistos por causa do clima). Se você reservar 3 dias pra Paris, mas atrasar um dia pra chegar lá por causa de uma nevasca (o que aconteceu esse ano), e aí?

Em um mês você quer visitar o norte, o sul, o leste e o oeste da Europa, ainda incluir a África e ainda por cima gastar pouco. Desculpe, mas é impossível. Eu sei que a empolgação de uma primeira viagem à Europa é grande, mas reveja suas prioridades, diminua o número de cidades e faça uma viagem muito mais prazerosa e proveitosa. :wink:

Obrigado pelas dicas. Foram bastante esclarecedoras, principalmente do horário do sol, e a questão das nevascas que não tinha pensado. A que horas o sol de põe em janeiro, tens ideia?

abraços

• Membros
Postado
Obrigado pelas dicas. Foram bastante esclarecedoras, principalmente do horário do sol, e a questão das nevascas que não tinha pensado. A que horas o sol de põe em janeiro, tens ideia?

abraços

Varia muito de cidade pra cidade. Aqui tem os horários de Paris , por exemplo: http://www.timeanddate.com/worldclock/astronomy.html?n=195&month=1&year=2013&obj=sun&afl=-11&day=1

Nesse mesmo link você consegue pesquisar as outras cidades. :)

• Membros
Postado
Viajar somente a noite seria a opção ideal, mas nem sempre há horários de trem ou voos nestes horários, ou então quando há voo saindo a noite, eles podem ser extremamente caros, coisa de 600 Euros por passageiro...

Mesmo viajando a noite, em alguns locais você terá que sair lá pelas 18:00 para conseguir pegar todas as conexões e chegar a tempo no destino, nestes dias o tempo disponível fica menor, pois você tem que se deslocar para o aeroporto/estação de trem com antecedência, tem que fazer check-in, etc... Então a tarde destes dias já vai ficar quase toda comprometida.

Mas para ter certeza absoluta, só pesquisando os horários e preços de cada deslocamento individualmente, e colocando numa planilha para ver como vai ficar.

E quanto ao novo roteiro, o que achaste?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...