Ir para conteúdo

Bolívia Chile e Peru 24(+11) Dias realmente Inesquecíveis ! (Janeiro 2013)


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Olá Mauro! Muito obrigada pelas informações. Vi em alguns relatos que na Bolívia é bom opara compras, mas vou direto para Cuzco. Na verdade falta comprar poucas

coisas, mas é bom saber que lá existe opções.

Pretendo fazer assim como vc relatou, fechar a trilha para uns 2 ou 3 dias depois de chegar. Vc fechou com qual empresa? Gostou do serviço? :P

 

Por nada Letícia !

Bom, a Empresa que fechei foi a Tours a Machu Picchu. Fica em um Shopping pequeno na Plaza del Armas. Só você perguntar onde que faz a carteirinha ISIC de estudantes. Eles vão te direcionar para esse shoppinzinho, e a empresa fica no térreo, logo quando entra. Eu gostei sim atendimento do pessoal de lá. Só o almoço do primeiro dia foi em um lugar tenso ::xiu:: , mas não passei mal nem nada !

Guenta mais alguns dias, que já já chego na parte de Cusco !

Ai tu vai saber todos os detalhes !

::cool:::'>

 

 

Letícia,

Se pretende subir o Wayna Pichu, não sei se consegue comprá-lo de última hora, nem uns dias antes, seria bom dar uma olhada.

 

É importante também contratar uma boa empresa para fazer o passeio a Machu Picchu, com as referências aqui do fórim... Na empresa que fiz (nao me lembro o nome), foi primeiro o Valle Sagrado, em que atendeu bem, apesar de na hora do almoço a gente ter dado o azar de ser uns dos ultimos a almioçar: comemos comida fria e com prato e talher de sobremesa.. hehe... Já para Machu Picchu, fomos e voltamos de van até a hidrelétrica por uma estrada tensaaa.. e detalhe, na hora de sair de cuzco, estavam com a maior dificuldade... a mulher que organizava estava ensinando o motor a dirigir: "essa é a primeira, essa e a segunda, essa a terceira..." e ao mesmo tempo dando de mamar para um bebê e no telefone... ::putz::

Lógico, fizemos ela trocar de motorista... porém, na hora de voltar, depois que chegamos na hidrelétrica de trem, ficamos esperando nossa van umas 1:40... quando chegou, advinha quem era o motorista??

Pois então, é sempre bom ter uma confiança, pq apesar das aventuras ninguem quer morrer caindo no abismo ::tchann::

 

Eu Fiz pela Tours a Machu Pichu !! ótima empresa, fomos muito bem atendidos !!

E na volta, é normal demorar pra sair. Por exemplo, eu voltei a pé de AC até a Hidrielétrica, ficamos esperando umas 2 horas até a van sair !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 286
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Fala, Mauro! Muito legal sua viagem, to querendo ir em junho-julho desse ano pelo mesmo roteiro. Será que nessa epoca do ano vou encontrar muitos mochileiros tambem? Outra coisa: voce disse que foi de aviao de Santa Cruz para Sucre. É o unico jeito? De onibus nao seria mais barato, como é?

 

Até mais!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Nada velho, da pra ir de bus normal. Custa em média 120 bolivianos ou R$ 40,00 !! Só que....

A viagem tem duração de 16hrs, com sorte. Ja vi relatos de mais de 24 hrs de viagem. Eu mesmo conheci 3 meninas do jodanga. Elas me falaram que tiveram uma parada na estrada. Sentaram no chão para esperar, e o motorista quase passou por cima delas. Eles dicutiram, chingaram e coisas piores até.

Bom, é assim porque o estado das estradas entre Sta. Cruz e Sucre está pessimo. Por isso, as empresas mandam os piores ônibus para fazer o trajeto. Existem partes de terra e asfalto. Ouvi uma história de uns mochileiros que fizeram o percuso em 2 dias, pq o bus quebrou, tiveram que tomar carona e por ai vai.

Mas, éssa é a parte ruim que to te contando. Ja vi relatos ótimos da viagem, que foi tudo tranquilo ou com poucos problemas.

Meu conselho é... Se tu tiver economizando, e tiver tempo disponível, e não tiver ninguém fresco do seu lado, tipo mulher fresca, homem fresco, ou qualquer coisa, e não for tão alto(tipo eu que tenho 1,90 de altura), aconselho a ir de bus.

Se não, vai de avião. Mais rápido(30 min), custa 330 a 390 bolivianos, em torno de 100 a 120 reais, e tu vai economizar tempo, e vai ganhar ainda um suquinho e um brownie de brinde da BOA (Bolivian Aerolineas).

 

Se eu tivesse sozinho, ou com um parceiro bacana, e tivesse tempo, até tinha encarado. Sou um Mochileiro com Ausência de frescuras !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

9º Dia - Geysers del Tatio e rumo a"Terra prometida chamada Arica" - Parte I

 

- Mauro... o Mauro....... Maurooooo, acorda !!!

 

Era o Paulo me acordando as 3:30 de la madruga !! É sim, desta vez não consegui acordar cedo !! Ai também é sacanagem né !? :D

Começamos a nos arrumar e as 4:00 já estávamos na recepção do hostel, esperando a van nos buscar !!

Agora, pensa em um frio !!!!

É, essa mudança de temperatura é muito doida, se tu não esta acostumado(como é o meu caso, e imagino o de vocês também). A ansiedade estava grande(pelo menos da minha parte). Sai pra rua, esperei um pouco. Nenhuma alma viva nas ruas.

 

Um ônibus passa. Não é o nosso :( . Outra Van. Só eu lá fora, o pessoal estava na entrada do hostel. Mais um pouquinho, nosso guia chega( não sei o que tenho, que não lembro o nome de nenhum guia). Ele se apresenta, faz uma pequena chamadinha, e vamos que vamos.

Passamos em mais uns 3 ou 4 hostels, e partimos para os geysers !! Não me lembro muito bem dessa parte por que dormi na van. Não que ela fosse confortável, difícil encontrar uma van que eu consiga encaixar minhas pernas(tenho 1,90 de altura). Ok. Dormi !

Uma hora depois acordei na entrada do parque. Havia uns Baños, e quem quisesse, poderia ir fazer o que tivesse que fazer.

 

O Motorista recolheu a grana de todos, para pagar a entrada no parque, que é paga a parte do tour. Acho que eram uns 1600 pesos estudante.

Nesse meio tempo, sai da van(fui o único), e fui sentir na pele o frio. E estava cortante !! Frio Demais ::Cold::

Quando ele voltou, perguntei a temperatura pra ele. Ele disse :

 

- No está tan frio hoje, solo -2ºC !!

- Vish - pensei.

Ele nos disse depois, que no inverno, chega de -19ºC a -25ºC !! :shock:

Ainda bem que era verão, certo ? Já eram 5 da manhã !

Agora você deve estar se perguntando, se contorcendo para saber :

 

Por que chegaram tão cedo Mauro ?

 

De acordo com o guia, tem que chegar nesse horário para pegar o geysers funcionando. Só nesse horário, um pouco antes do sol sair, que eles realmente funcionam("if you know what i mean").

Esperamos mais uns momentos na van, depois seguimos, quando o céu começou a ficar mais claro.

Ele nos deixou no começo dos geysers, para andarmos livremente, e ele iria dar a volta com a van e nos encontrar do outro lado, na piscina termal, com o desayuno pronto.

Só nos avisou para não chegarmos muito perto dos geysers, pois era muito perigoso. A água esta muito quente, e é perigoso espirrar ou até pior.

Bom, seguimos :

 

DSC01423.JPG.8dc6fd8d90da9f9ab9c2dab7689fe7ea.JPG

DSC01434.JPG.b7aa12eea3165c7ff18c4db7ea207163.JPG

 

Existe uma trilhazinha, e conforme tu vai seguindo, existem vários geysers. Alguns são bem pequenininhos, outros são maiores. É agua quente e cheiro de ovo podre pra tudo quanto é lugar. Sabia que não seria igual ao desenhos que a gente vê quando é criança(e agora, só que nos dias de folga), mas sei lá. Começamos a especular se a gente iria entrar na piscina termal ou não.

No caminho começamos a conversar sobre entrar nas piscinas termais, ai eu pensei comigo:

 

-Não entro nessa piscina nem F#@#endo !!!!

 

Sério, estava muito frio.

Chegamos do outro lado, e o café já estava na "mesa"( lê-se uma muretinha do parque).

 

DSC01443.JPG.b3c5687866d34fa729ad6b4b367f0af1.JPG

Depois de comer um desayuno reforçado, parei para pensar na vida. Minha mãe criou, alimentou, e me orientou pra mim chegar numa piscininha de água quente direto da terra, NO CHILE, pra mim não entrar ? Só porque estava -2ºC ? ( ta bom que é uma ótima desculpa, mas na hora não foi suficiente)

Nada disso. Vamos entrar ssáporra !!

O Melhor foi o guia tentando animar falando:

 

- Quando vocês saírem, o sol já vai ter saído, e vai estar mais quente.

- Quanto mais quente ? Perguntei....

- Uns 3ºC !!!

- Hahahaha, mudou a minha vida ::tchann:: !!!!! Uhauheuaheaheuaea

 

Vamos nessa !!! O Paulão também decidiu entrar ! Fui pegar minha roupa na van, e me trocar.

Manoooooo, véiooooooo, Manooooo.... Pensa num frio ? Quando tirei a roupa, e coloquei só o shorts, chorei !!!!! ::Cold::

E como diz o velho ditado : Tá no inferno, abraça o capeta !!!! uehaehaue

Fui e entrei !!!!

Aoo água bouaaaa !!!!!! 30º C de pura água fedorenta !!!!! ::tchann::

 

DSC01445.JPG.6c4f11c9cf4a6f86c9d2275b1e8fa3ec.JPG

DSC01447.JPG.315c3caf1b00c0a830027b6239e0c9ce.JPG

DSC01448.JPG.56773ae3dabe18b572bbda075bc163a0.JPG

DSC01455.JPG.54cef7796896c847524403ce02731528.JPG

DSC01456.JPG.c0272d3f31c92ac6e1a1aaa6240643ea.JPG

O legal é ver o pessoal la fora todo cheio de blusas, e a gente lá nadando.

Até então, só havia a nossa van no local, e quando estávamos dentro da piscina, começaram a chegar várias vans. E o pessoal começou a ficar em volta da piscina. E ninguém demonstrando a mínima vontade de entrar !!! Viva o Brasil !!! ::hahaha::

 

DSC01458.JPG.afd29d313aef034ab5e529b0d67e4ec7.JPG

DSC01461.JPG.6983e3b42d0a134eeda0cd11b6efb69f.JPG

Ai, como um bom brasileiro, comecei a falar com o pessoal em volta :

 

- Vamos Amigos, esta muy buena la agua, muy caliente !!

- Come on everybody, the water is awesome !!! (tinha que falar pra todo mundo entender ( ::tchann:: )

 

Começamos a falar, Brasil 2(o Paulo e eu) X Turistas 0 !!!!

Derrepente, um tiozão vai se trocar e entra na água !! Brasil 2 x Chile 1 (o cara era chileno)

Ai, uma mulher foi se trocar e entra. Brasil 2 x Chile 2. Enpate !! Tava ficando emocionante !!(era chilena também)

Ai, finalmente, mais um chileno entra !! Brasil 2 x Chile 3. :wink: Fazer o que né, a gente tentou !!

Depois de uma meia hora, ou uma hora, o sol saiu, e decidimos ir embora.

 

O guia foi muito bom nesse sentido. Ficamos bem sossegados, ele não ficou enchendo o saco nem nada para ir embora. Aliás, notei isso no Chile. Eles deixam você curtir o passeio, sem ficar na sua cabeça falando para ir logo !!

Agora, vinha a parte deliciosa de sair da piscina, com 2ºC fora.

 

DSC01461(1).jpg.12c5e98a9f341480f40b198fc33807bf.jpg

Nem preciso dizer que perdi a sensibilidade do corpo durante uns 30 min, depois que sai. Mas valeu a pena ! ::otemo:: !!

E faria denovo sem reclamar !!!

 

DSC01462.JPG.9dc7b966f02a1b575d26cc3276496752.JPG

DSC01464.JPG.0dea7d76458a3713a629b11691c6ff32.JPG

Bom, saímos de lá, e começamos a nos dirigir para o vilarejo perto dos geysers. No caminho, o guia parou em um lago para tiramos fotos, e também foi explicando sobre os animais que víamos no caminho.

 

Como por exemplo o Burro selvagem. Esse burros vieram junto com os espanhóis na colonização, e depois que não tiveram mais utilidade, ficaram soltos. E selvagens ::tchann:: .

 

DSC01496.JPG.3c88387508ee2e714f11cee369253127.JPG

Outra coisa interessante de falar também, e que tivemos sorte, foi de pegar um guia bem esperto. Nós fomos os primeiros a chegar nos geysers e os primeiros a nos dirigir até o vilarejo. Por este motivo, conseguimos avistar vários animais no meio do caminho, como Burros, Lhamas, Chichila(éisso?), e um parente próximo da lhama, que esqueci o nome. O guia nos disse que por sermos os primeiros a estar cruzando lá aquele dia, os animais ainda estavam lá. Quando começa o fluxo de vans, os animais se assustam e somem.

 

DSC01466.JPG.6782712c5019a3e91e776f29d6a3adca.JPG

DSC01468.JPG.dd3e974e38283086b53f9a16b5c7517f.JPG

DSC01470.JPG.c0f4101d138fd21cf515284b342680e9.JPG

DSC01487.JPG.81ad75f637f32f633e3b3bcbced8faf0.JPG

DSC01491.JPG.9e44d6b110b47f558c43cd2732072f02.JPG

DSC01488.JPG.cc384affd83cebcf1cda2375ace79f1a.JPG

DSC01493.JPG.6d8b71ce2e71639adb3fee2a25fba069.JPG

DSC01494.JPG.352c3ec06c65533063026002e153c9bd.JPG

 

Depois de um tempo(não me lembro bem), chegamos ao vilarejo.

A primeira vista parece só um vilarejo pequeno sem muita coisa. A primeira vista, desta vez, foi certeira. Não tinha muita coisa que fazer lá. O interessante é a localização do Vilarejo, no meio das montanhas, com poucos habitantes.

Logo quando chegamos, um tiozinho já estava fazendo um Espetinho de Lhama. ::hahaha::

Primeira vez provando né !! E a carne é boa, viu !! Depois, junto com um Paulista que estava na van, saímos a Ju, o paulista e eu para dar um volta da cidade e tirar umas fotos. Lá já se sente bem a altitude, principalmente subindo para a igreja.

Mais um tempo que ficamos lá, naquele silêncio, outras vans começaram a chegar.

Uma coisa interessante também, é que notei que em várias casas havia teto solar. E energia também. O Peru é muito interessante nesta parte. Não é nada parecido com a Bolívia.

Mais um tempinho lá, hora de voltar para SPA.

Lá pelo meio dia ou 13 hora, chegamos no hostel. Fomos procurar alguma coisa para comer. Paramos em uma lanchonete, pedi um macarrão (muito bom) e cada um pediu o seu. Os pratos variavam de 3.500 a $10.000, mas o melhores estavam na faixa de 6.000 !

Almoçamos bem, e voltamos para o hostel. Já estávamos com passagem comprada para Calama, as 17:30 daquele mesmo dia. O Luiz, Dani e Ju resolveram ficar na cidade, andando mais um pouco, e nós voltamos para o hostel, para terminar de arrumar as coisas para partir.

Não comentei aqui, mas no hostel que o Luiz e a Dani ficaram, a dona era uma Brasileira, e a mulher era uma FDP. Atendeu eles e a gente super mal, quando chegávamos para falar com eles, e não permitiu que eles deixassem as bolsas lá, depois do Check out.

Como no Juriques isso não foi problema, e como eles não tinham onde deixar as malas, perguntamos lá no Juriques se eles podiam deixar as malas deles com as nossas, e eles permitiram sem problema. Ponto a mais para o Juriques ::otemo::

Voltamos ao hostel, nos arrumamos, e ficamos sem fazer nada até a hora do Bus.

 

Outro detalhe, lá no Juriques passa Visa/Master !! Mas eles cobram 10% para passar o cartão ! Então, como só faltava eu e o Paulo para pagar, pagamos !

Nos dirigimos para a Rodoviária, que era a uns 15 minutos do Hostel e esperamos o Bus. Atrasou um pouquinho, mas pegamos e nos dirigimos para Calama, com a esperança de ter ônibus para Arica mais barato, e em um horário que desse pra gente pegar no memso dia.

Chegando em Calama(1hr30min), descemos do Bus, que foi muito confortável, diga-se de passagem, e nos dirigimos ao guichê. Quando perguntamos sobre passagem, ai tivemos a surpresa.

 

Não havia passgem para aquele dia para Arica, por nenhuma outra empresa. ::ahhhh:: . Ai pensei comigo :

 

- Vish...

 

Só havia passagem para o outro dia, de noite !! Era sim mais barata, mas o dinheiro que iríamos gastar ficando lá iria ser pior. Agora ferrou tudo. Ai as meninas já fizeram cara feia pra mim. Fazer o que ? Foi uma tentativa.

Ai, perguntando ali e aqui, ficamos sabendo que havia a possibilidade de ter passagens, em uma outra empresa, não muito longe dali ! Pegamos um taxi, e partimos ! 5.000 pesos até a empresa, que nem era tão longe. Chegamos, fomos ver a passagem. Não tinha :shock: !

Agora ferrou de vez. A ju perguntando, eu ja pensando onde que a gente iria dormir e tal, quando a moça do guichê deu a ideia, ou a Ju teve a ideia de pegar um bus de Calama até Antofagasta(ficava ao sudoeste de onde estávamos), e de Antofagasta até Iquique, e de Iquique, a gente ia tentar passagem até Arica.

 

Bom, melhor ir viajando de bus, do que passar a noite na cidade, certo ? Melhor também que pagar hostel. E era a única opção.

A Ju ja comprou para ela, o Luiz e a Dani, e correu para a Rodoviária. Eu fiquei ainda pensando. O ônibus para antofagasta ia sair dali meia hora. Bom, para de pensar e falei, WTF !!!

Comprei a passagem para todos, expliquei a situação, eles não gostaram muito, mas era o geito ! Partimos correndo para a Rodoviária. Todas a passagens até Iquique ficaram $70.000 pesos, isso deu uns $17.500 pesos pra cada.

Chegamos na rodoviária apavorados, e a Ju, Luiz e Dani tinham ido na frente segurar o Bus.

Embarcamos. Puta correria, mas conseguimos. E vamos lá, Rumo a Antofagasta !

 

Chegamos em Antofagasta eram umas 21:00 horas(acho). Tínhamos uns 45 min até o bus para Iquique. Ai nos dividimos para comer alguma coisa, comprar umas bolachas para Viagem até Iquique. Iríamos chegar em Iquique de manhã, umas seis e pouco. Comi um Hotdog com Abocado(creme de Abacate), e compramos ums bolachas. Embarcamos e partimos com a esperança de que tudo desse certo.

Fiquei um pouco preocupado sobre como pegaríamos o bus para Arica. Havia póssibilidade de não conseguirmos pegar o bus para Arica naquele dia.

Logo depois, afastei a preocupação do que iria acontecer no outro dia. Do que adiantava ?

Sempre a gente da um geito !!! Agora era dormir sussegadamente, e ver onde que eu iria parar no outro dia !!

Logo depois de pensar nisso, apaguei.

 

Dicas/Observações :

 

:arrow: Se prepare, que a água é meio fedidada. Mas nada muito ruim não. E tu não vai ficar fedendo(muito). Pelo menos ninguém reclamou !!! Outra coisa que vale falar é que é tão frio, que só consegue ficar com a sua cabeça pra fora, eu tentei ficar de pé, mas o frio era tenso demais !!!

:arrow: Se for entrar, leve uma troca de roupa, e não nade de cueca, se for homem. Acredite, melhor nadar só de shortão, depois tirar rapidamente e colocar a sua roupa normal !!! Pq depois fica a toalha molhada e o shortz, e não uma cueca também !! Para as mulheres, Biquine, ai vai da consciencia de vocês !!

:arrow: Leve grana para comer os espetinhos de Lhama. Custam uns $1.500 ou $2.000 pesos !

:arrow: Se você quiser, faça o que eu fiz também e vá para Calama. Acho que se tu chegar mais cedo, consegue bus

:arrow: O Sucesso de sua viagem depende somente de você. É igual a vida. Se você souber lidar bem com um pequeno ou grande problema, e "ver o copo sempre meio cheio", não vai ter erro, e tua viagem vai ser fantástica !

:arrow: E lembre-se: Os perrengues de hoje, são as histórias de amanha !! (Os mandamentos do mochileiro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Show essas fotos de Geysers del Tatio.

Ainda não conheço o Atacama, mas já estou programando para uma próxima viagem.

Já estive na região dos lagos e adorei. Me apaixonei pelo Chile! :P

 

Realmente, gostei muito do Chile. Provavelmente meu mochilão do ano que vem pode começar em Santiago, rumo a Patagônia Chilena.

::otemo::

 

 

Muito show seu relato .. ::otemo::

Estou no aguardo de mais detalhes ..

 

Muito Obrigado viu Helaine !! Estou tentando fazer um ótimo relato !! Demoro de 2 a 3 horas para terminar e postar !! ::hãã2::

 

Nossa muito show o relato!! ::otemo::

To adorando... notícias fresquinhas... Vou fazer o meu mochilão em Julho!!!

Só estou com um pouco de medo do friooo.. ::ahhhh:: Sou muito friorenta!!!

 

Aguardando anciosamente o restante do relato!!!

 

Beijos

 

Hehe, então se prepare viu !! E não esqueça o corta vento, vai te ajudar bastante, principalmente naquela região !

Beijos !

Entre hoje e amanha sai mais um dia fresquinho ! ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Nossa Mauro... Me animou ::Cold::::Cold::::Cold::

Fico até com medo do que me aguarda!!! Mas claro que independente disso quero aproveitar ao máximo minha viagem!!

::kiss::

 

Sério, se preocupa muito não !! Vai dar tudo certo !! E esse muito certo, é com perrengues junto !! Sempre vai ter um ou outro, mas só levar com calma que tudo se resolver !!

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...