Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia Chile e Peru 24(+11) Dias realmente Inesquecíveis ! (Janeiro 2013)

Postado
  • Membros

Fala Galera !!

Mais uma vez, outro mochileiro perdido desse Brasil fez o nosso querido roteiro clássico Bolivia Chile e Peru ! E dessa vez, eu estava na fila ! Esse é o relato dia a dia da minha experiência Breve mas inesquecível ::hahaha:: desses três países. Eu acabei de chegar de viagem (hoje é 13/02/2013, to aqui escrevendo, e daqui a pouco vou trabalhar ::tchann:: ) mas fiquei viajando por esses países do dia 9 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2013. Depois Fui para Porto Alegre e Depois Passei o Carnaval acampando com uns Mochileiros na Praia da Lagoinha em Floripa. Realmente gostaria de ter ficado bem mais, mas por alguns imprevistos no final da viagem, retornei mais cedo da Bolívia. Foram 6 meses planejando essa viagem, que a princípio seria somente Bolívia e Peru, mas por ler o Relato do Ovídio (Sorrent), que me animou muito, extendi ela até o Chile também. E garanto a todos, que foi a melhor coisa que fiz, pois você nunca repete a mesma cidade, economizando tempo e dinheiro. Bom, então, vamos começar ?

Preparativos

Como eu não tinha nada para o mochilão, tive que comprar tudo antes ! Fiz o Passaporte, que não é nescessário, mas que queria ter para carimbar, e também porque ano que vem vou para Europa Mochilar. Comprei Minha Mochila, Bota, algumas camisetas DryFit na Decathlon, Óculos de Sol na Chillibeans, Carteirinha de Estudante, Money Belt. Bom, no geral gastei uns R$ 1.000 com tudo isso. Depois de tudo comprado, juntei a grana e fui. Eu levei USD 800,00 Dólares no Moneybelt(Curtlo) e USD 500,00 no CashPassaport da master, e tive que sacar ao final da viagem mais U$ 50,00 Resumindo, gastei USD 1.350,00. Isso foi com tudo. Comprei em Sucre uma Blusa muito boa de frio por Bs.300, que daria uns R$ 90,00 reais !

(Só um adendo, não encontrei nenhuma dificuldade em sacar. Mas vale lembrar, que saquei primeiramente em Arequipa, Cusco e La Paz !

Roteiro Final ficou assim :

Londrina > Campo Grande > CorumbáPuerto Suarez

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosí

Uyuni

San Pedro do Atacama

Callama > Antofagasta > Iquique > Arica

Tacna

Arequipa

Cusco

Copacabana

La Paz (Fim deste relato, o do carnaval vou montar outro tópico)

Santa Cruz

Puerto Suarez > Corumbá

Campo Grande

Novo Hamburgo

Praia da Alagoinha Florianopolis

Londrina

Dicas

- Muitas pessoas dizem por aqui isso, mas vi muitos mochileiros fazendo ao contrário. LEVE DOLÁR.

Vou explicar Rapidamente : 1 Real é igual a 3,15 Bs, então 2 Reais é igual a 6,30 Bolivianos Com 2 Reais tu compra 1 Dólar. E 1 Dolár é igual a 6,90 Bolivianos. ::ahhhh::

É uma diferença de 60 Centavos, que durante 1 mes Faz toda a diferença, tanto Na Bolívia quanto no Peru !

- Eu aconselho realizar essa viajem com alguém muito parecido com você, que goste das mesmas coisas e tal. Para fazerem tudo juntos. Eu marquei de ir com uma pessoal, mas não nos demos muito bem, e nos separamos depois de um tempo. E, sinceramente, foi a melhor coisa que fiz. Então, se não tiver ninguem pra ir, vá sozinho. Mas chegando la fora, tu nunca vai ficar sozinho. Sempre conhece pessoas novas e faz amigos que parecem estar com você a muitos anos.

- Não é necessário saber falar Espanhol nem Inglês, mas aconselho você a aprender um pouco de Espanhol e Inglês se puder.

Falo com propriedade que não teria conhecido metade das pessoas que conheci se não soubesse Inglês. Nesse roteiro, como na maioria dos roteiros da américa do sul, existem gringos que não falam absolutamente nada de espanhol, muito menos Português. E também falando inglês e um portunhol bem esperto, surgem várias oportunidades :twisted: :twisted: "If you know what i mean". Então, tente falar um pouco de Inglês pelo menos !! No Portunhol da pra enrolar Bastante.

- Não tenha medo de conversar ou tentar conversar em inglês e espanhol. No começo da viagem, conhecí a Sunny em Sta. Cruz. Uma Californiana. Disse a ela pra me desculpar pelo meu inglês, que era péssimo e ela me disse que a maioria dos estrangeiros não falavam nem espanhol, então eu não tinha que ter vergonha, pois estava me esforçando, e além do mais, eu falava também espanhol, e isso ja me deixava em vantagem. Então, não tenha medo de conversar com seu inglês ruim. É errando que se aprende ! O importante é saber se comunicar e se esforçar para isso.

- E não se prenda ao seu roteiro. Eu aprendi uma coisa nessa viagem, que é " Deixe a viagem te dizer pra onde ir " ::cool:::'> . É sério, se surgir a oportunidade de ir para algum lugar, e tu tiver grana pra ir, então vá ! Tenho certeza que tu não vai se arrepender ! ::hahaha::

Observação

Cotações da minha Viagem(Janeiro/2013)

1 Dólare é igual :

Bs 6,90 (Bolivianos)

U$ 0.465(Pesos Chilenos)

S/. 2,50 (Soles)

1º e 2º Londrina > Campo Grande > Corumbá e Trem da Morte

Último dia de trabalho, e começo da minha tão sonhada viagem. Ja tinha deixado tudo pronto em casa, então, só cumpri a carga horário do dia, fui pra casa, me arrumei, e parti pro abraço ::hahaha:: .

Peguei o ônibus as 21:00 hrs de Londrina até Campo Grande, chegando as 06:25 hrs da madruga em Campo Grande. Tentei conseguir passagem para o Bus das 06:30 para corumbá, mas ja estava Lotado !! Nisso dei um tempo na rodoviária até o próximo ônibus que era as 07:30. Quando sentei na rodoviária, comecei a perceber que haviam alguns bolivianos lá, e muitos mochileiros ! Ai a Ansiedade foi aumentando cada vez mais ! ::hahaha:: !!

Peguei o ônibus as 7:30 rumo a Corumbá, dentro do Bus, na primeira parada conheci o Gustavo, um mochileiro muito bacana. Conversamos muito sobre roteiro, grana, e expectativas. Chegando em Corumbá, tu pode pegar um taxi até a fronteira ( ::otemo:: ) que custa 40 reais e demora uns 10 min até a fronteira, o taxi te deixa em frente a Polícia Federal. Sempre tem gente indo pra fronteira, e tu consegue rachar o Taxi, ai fica 10 dilmas pra cada !Também pode ir de ônibus, se tiver com tempo e não tão apertado como eu estava !

Quando Chegamos na fronteira, eu vi a fila enorme e pensei : VISH !! ::mmm:

Devia ter umas 150 pessoas na Fila para entrar na Bolívia, nisso já era umas 14 hrs quase 15 hrs, e o trem saia as 16:00. Entrei na fila com o Gustavo, e nisso vi um grupo de Mochileiros um pouco mais na frente na fila !! :twisted:

E como todo bom Brasileiro, cheguei com minha Cara de Pau, na maior amizade ::tchann:: , e ja se agregamos mais na frente ! Isso ajudou muito.

De repente, uma boliviana(folgada) simplesmente entrou na nossa frente e ficou lá ! Quando eu vi aquilo, avisei o pessoal para eles se tocarem( eu não ia fazer nada, porque eles tinham me dado fila, ai eu ja ia folgar muito né?). Quando eles se tocaram, começaram a discutir com ela na frente, e começou uma confusão.

Nisso, saiu um Policial para ver o que estava acontecendo. Viu a situação, tirou a mulher da fila, e pegou todos os nossos passaportes para carimbar! Passamos mais rápido pela fronteira do Brasil, e a Boliviana folgada ficou por último ::toma:: .

Chegando na Polícia da Bolívia, para dar entrada no país, outra fila, dessa vez menor ! Encontramos câmbio ali mesmo, ai algumas pessoas já compraram ! Me lembro que o câmbio do dólar estava em USD 1 = Bol 6,85 ( Lá é um pouco menor que em casa de câmbio, se tu não tiver nada de Boliviano, te aconselho trocar uns 20 dólares lá, tu não vai perder muito).

Bom, passando pela Aduana, carimbamos o Passaporte e finalmente estávamos na Bolívia(oficialmente).

601066_361884807242312_1551151120_n.jpg.e82c5c9571a8d546737ca0e58c85b7a0.jpg

Quando olhei no relógio, já eram 15:40. Ai pensei, VISH !!! :shock:

Pegamos um taxi mais que depressa para o terminal Bimodal ! O motorista cobrou uns 10 bs por cabeça, se eu me recordo bem !

Chegamos faltando 5 minutos para o trem sair, e por um milagre divino, conseguimos comprar as passagens e embarcar no Famoso TREN de La MUERTE !! Muahahaha ::tchann::

Embarcamos rapidamente, falo embarcamos, porque nessa altura, já estava junto com o Gustavo(que conheci no bus), mais o Leandro e o Otto ("Os Gêmeos) que conhecemos na Fila da Fronteira do Polícia Federal !

Sentamos no último vagão, e conhecemos mais 3 cariocas que estavam também começando a mochilar !

150014_361884897242303_1617795767_n.jpg.a0dbdebb55300b04ad0708a969f12aed.jpg

Fui procurar um banheiro no tren, e no vagão da frente, encontrei mais uns 15 Mochileiros !!

Na verdade, Mochileiros e mochileiras !!! Ai virou festa !! Eu que ja tenho essa minha cara de Pau Mochileira, cheguei cumprimentando a todos, e ja começamos a conversar !! E foi muito bom, por que teríamos 16 horas dentro do Trem !

Eles oferecem janta no trem(SuperPullman), uma Janta típica Boliviana, que é Pollo con Papas(22bol) !!

270966_361884980575628_42969260_n.jpg.5ead4c08c513bd822c5a6ced64394f59.jpg

O tempo foi passando, ai ja conheci mais uns 3 Franceses, 1 Argentina e uns 2 australianos, ai ja foi parceria !

Não me lembro a hora que o trem parou, mas ja deu tempo de descermos e comprar pacenas ::hahaha:: !!! Na parada, consegui negociar por 5 bol cada latão !!! Fiz um ótimo negócio ::tchann:: !!

265090_361885047242288_703823241_n.jpg.dec5d2b97de67854c353ed408cae7ee5.jpg

Ai a noite foi chegando, a galera acalmando os ânimos, e todos esperando o próximo dia chegar logo !!

Dicas/Observações

Bom, nesse dia não aconteceu tanta coisa que valha nota aqui. Mas vou deixar algumas dicas !!

:arrow: Eu cheguei em Campo Grande as 6:20, e quase consigo pegar o bus das 6:30 para Corumbá. Se tivesse comprado pela net antes, talvez não teria chegado tão em cima para passar a fronteira e não teria demorado tanto para pegar o trem ! Então, se você preferir, vale a pena deixar a passagem Campo Grande/Corumbá já comprada ! Mais seguro (pelo menos em Janeiro/Fevereiro, que são as férias do pessoal aqui no Brasil);

:arrow: Tome conta de suas coisas, sempre, mas não se preocupe tanto. A Bolívia é perigosa como o centro de São Paulo, digamos, até menos. Só cuide das suas coisas e curta a viagem;

:arrow: Na frente do terminal bimodal em Puerto Suarez, logo quando chegamos, uns caras vieram oferecendo passagem. Passe reto por eles e vá até o guichê;

:arrow: Conversando com alguns brasileiros, eles me disseram que tiveram que despachar as malas para o compartimento de carga, e tiveram que pagar uns 10 bol para isso. Eu fui com a minha mala dentro do vagão, sem problemas. Tem lugar para colocar as malas. Se alguém te disser isso, bata o pé e fale que vai entrar com a sua mala e ponto.

Editado por Visitante

• Respostas 286
  • Visualizações 59.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

10º Dia - Chegada na"Terra prometida chamada Arica" e WildRover Hostel - Parte II (Final)

Chegamos em Iquique as 06:30 da manha. O legal é que dava para ver o Oceano Pacífico do ônibus, pena que não cheguei a entrar nele.

Logo que chegamos, fomos tentar passagem para Arica. Perguntei lá, e o cara falou que não tinha !! ::putz:: ::putz:: ::putz::

Puta que la merda, agora ferrou de vez mesmo. Ficamos sabendo de uma outra rodoviária ali perto da rodoviária que estávamos (era a rodoviária da turbus), e havia a possibilidade de ter bus lá. Possibilidade, não era certeza.

O Luiz, Dani e Ju iriam ficar em Iquique, curtir as águas geladas do Pacífico, e de lá iam para Sta. Cruz. Eles deixaram com a gente o nome do Hostel que iriam ficar, e se não conseguíssemos o bus, iríamos pra lá.

Bom, pensamos, matutamos, e decidimos esperar o Bus que estava chegando. O cara da Turbus disse que não havia lugares, só que poderia ter desistentes, e nos agarramos a essa espectativa.

Depois de mais alguns tempo o Bus chegou. Conversamos com o Cobrador, ele falou que iria ver. (mas ele falou com vontade de ajudar, eu senti isso nele :) ).

Depois de alguns minutos esperando, muito nervosismo da parte do pessoal( por que por mim, ficaria lá, andaria na praia e ficaria até de noite, mas o pessoal queria por que queria chegar logo em Arequipa), o cara falou que havia lugar ! ::hahaha:: Aeeeeeee

Bom, era $6.000 pesos a passagem. O Paulo era o único que tinha pesos, a gente só tinha dólar, e no total deu 24.000 pesos.

O Paulo começou a contar as moedas e tudo, e deu 23.500 pesos. ::ahhhh::

E agora José ?

A gente só tinha dólar, e o Cajeiro Electronico de lá estava quebrado !! Ai eu pensei comigo :

-Vissshh...

A gente tinha conseguido o Bus, mas não tinha moeda local para pagar.

Comecei a tentar achar uma solução, pensei e pensei.

Tive uma idéia !

Peguei um dólar e comecei a perguntar lá no terminal quem trocaria pra gente USD 1 por 500 pesos !! Perguntei para um cara, ele não tinha !

Estávamos ficando sem tempo :shock: . Perguntei para uma moça. Ele olhou bem pra minha cara, eu chorei :

- Por Favor Señorita, yo soy Brasileño, hermano Sulamericano(o migué fácil).

Ela pensou, pegou sua Power Flex Ultra salvadora bolsinha de moedas, e trocou o dólar por Pesos !! ::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha::

Nossa, que emoção. Vocês não tem idéia...

Pagamos o cobrador e embarcamos no ônibus da Turbus !!

Em relação a ônibus do Chile, só tenho elogio ! Assentos confortáveis, de um tamanho razoável(pra mim pelo menos ::hãã2:: ) e além de tudo, tem serviço de bordo, para viagens longas.(le-se como serviço de bordo um suco e um brownie)

Lá pela uma da tarde chegamos em Arica !! Finalmente !!! (ouve-se ao fundo "We are the champion, my friend")

Depois de 20 horas viajando pelo CHile, chegamos no terminal Nacional, e logo ao lado fica o terminal de busses internacional. Atravessamos a rua, e começamos a procurar um taxi !

Eu tinha lido no relato do sorrent que o taxi era $1.500, mas quando cheguei lá, estava $4.000 por pessoa !! :shock:

Demos mais uma perguntanda por lá, e soubemos de um bus que fazia a travessia Arica - Tacna por $1.000 !! Só que não tinha hora para sair, e era um bus de linha normal, uma merda !!

Pelo preço, decidimos ir de com esse ônibus mesmo. Fomos lá trocar uns dólares, para pagar o bus, e comer alguma coisa. Nessa altura, estávamos famintos !! Eu fiquei cuidando das bolsas, enquanto o pessoal foi comer e trocar a grana.

Lá no terminal, existe uma casa de câmbio, aproveitamos e compramos uns soles também ! A cotação estava boa !

Quando estava sentando esperando o pessoal, olhei em um taxi, e uma plaquinha escrita 25 Soles até Arica.

Não sei o porque, mais pagar 25 soles ao invés de $4.000 era melhor. Sei lá, coisa da minha cabeça !

Então, como não tava afim de pegar o Bus, resolvi tentar convencer o pessoal a ir de Taxi, e pagar 25 s./ !!

Dito e feito !!

Entramos no taxi, o motorista pediu nossas identidades. Achei meio estranho, mas demos pra ele(qualquer coisa estava com meu passaporte no moneybelt) depois, pediu para esperarmos um pouco ! Saiu correndo e sumiu :shock: !

Junto com a gente estava uma Chilena também, e ela não demonstrou preocupação ! Uns 10 min depois, ele volta com uns papéis preenchidos da imigração do Peru.

Devolveu as identidades, junto com o papel de imigração! E pé na estrada !

Saimos do terminal e nos dirigimos até Arica. Você pode pensar que 25 s./ foi caro para passar a fronteira, mas olha, não foi não.

Se fosse aqui no Brasil, aquele taxi tinha saído por no mínimo R$100,00 ! É longe Arica da Fronteira, e Tacna também é longe . Não é igual a foz do Iguaçu, que já é na cidade ! Deu uns 60 km ou mais.

No caminho, conversamos com o motorista bobagens, e a chilena que estava do meu lado começou a falar que adorava a Música Brasileira ! Quando ela disse música Brasileira, eu ja pensei...

- Lá vem !!! ::grr::

Derrepente, ela tira o cel dela, e ai só ouvimos :

" Gatinha assanhada , cê ta querendo quê? Eu quero mexer, eu quero mexer ! "

::vapapu:: !! Que merda né ?

E eu pensando que ia ouvir um Tom Jobim ou um Barão Vermelho, Legião talvez !!

Nãooooooo............ é pedir demais mesmo !! :roll: Mas vamos lá !

Chegando perto da Fronteira do Chile, havia uma fila não muito grande. Ele falou para sairmos do carro e pegar a fila. Fiquei desconfiado, porque nossas mochilas estavam no carro, e não gosto de pensar na minha mochila longe de mim !

Mas tudo bem, dei um voto de confiança !

598da0ad64853_DSC01524-Cpia.JPG.450fd38c8ecded2aa933b5157780738b.JPG

598da0ad6beac_DSC01528-Cpia.JPG.58bd6562ef4ee5156f9e77ba5ee49435.JPG

Derrepente, vi ele passando com o carro na nossa frente, em direção ao Peru, passando a fronteira. E a gente na fila. Não demonstrei nenhuma preocupação, mas por dentro estava ::ahhhh:: desse jeito !

Depois que passamos a fronteira, e o cara da imigração perguntou das meninas pra mim ( ::tchann:: ), e falou que amava o Brasil( todo mundo ama né ?), passamos para o outro lado, e o nosso motorista estava lá !!

::lol3:: Uffa !

E nos dirigimos para o Peru !!

DSC01529.JPG.e06c9bad19855fa817023ce3473e3609.JPG

Logo na entrada do Peru existe a logo oficial do Turismo Peruano, ai pedimos para o motorista parar, e pedimos para a "Gatinha assanhada chilena" tirar umas fotos !

DSC01530.JPG.3c95211d3b557285f573bcdd84a6e811.JPG

598da0ad778ef_DSC01531-Cpia.JPG.34c528d4cd7019168e0d895e352d1271.JPG

598da0ad7ba4f_DSC01533-Cpia.JPG.be17ff42d69b0df349b818b530c441af.JPG

Chegamos na fronteira, outra fila. Mas não muito grande. Lá foi parecido com a do Chile. Perguntaram algumas coisas e passamos. Lá existe aquelas máquinas de raio-x de aeroportos, e tivemos que colocar as mochilas lá.

O legal foi ver o carinha que tava cuidando da máquina jogando Angry Birds no cel !! hahaha Se eu tivesse armado, tinha passado lá sem problemas.

Novamente entramos no Taxi, atrasamos 2 hrs nosso relógio e seguimos em direção a Tacna !

Chegando perto do terminal, perguntei para o motorista sobre o mercado municipal, chevitte e outras coisas.

Ele disse que lá era muito barato em relação ao Chile, e havia um dos melhores Chevites do Peru !! E eu tava doido para comer um .

Mesmo depois de ter viajando tanto, quase umas 24 horas até chegar lá, queria deixar a bagagem no terminal, e ir para o mercado municipal andar.

Dei a ideia pro pessoal, o Paulo até ensaiou de animar, mas as meninas queriam ir diretamente para Arequipa. ::grr::

Eu falei para elas irem, e eu e o Paulo iríamos ficar, ai lá pela noite, iríamos para Arequipa. Nada feito. Elas começaram a falar que era pra ir direto, que elas estavam cansadas e blá bla blá !

Fiquei ::grr:: da cara, mas resolvi não deixar eles sozinhos ! Isso me deixou MUITO, mas MUITO chateado ! Vocês não fazem idéia !

Bom, logo chegando ao terminal, um cara nos abordou vendendo passagens para Arequipa. Ofereceu a 40 Soles, com um ônibus leito e tal. Interessei, mas resolvi procurar nos guichês.

Entramos na rodoviária, nos separamos para ver o preço das passagens.

Conseguimos pro 30 soles em uma promoção de uma empresa lá, não me lembro qual foi !

Decidimos ir, então compramos e logo nos dirigimos para o portão. Quando chegamos, não achamos nosso ônibus ! Fui perguntar, ai um carinha lá disse que era aquele que estava saindo ::ahhhh:: ! hahaha ! Como assim ?

Nós compramos as passagens no terminal rodoviário internacional. O ônibus sai de lá, passa no terminal nacional, e parte para arequipa !!

Então, quando vi o busão partindo, um cara da empresa que compramos falou pra gente ir rapidamente para o outro terminal de bus, que ficava a 1 quadra de lá. Seguimos ele, e conseguimos pegar ônibus no outro terminal !

A viagem foi bem cansativa e emocionante !

543531_414308185314033_2010276480_n.jpg.869b0274b2a43417dfea92047e00e7ae.jpg

Agora tu me pergunta :

- Mas Mauro, porque emocionante ? :lol:

Dessa vez não vou contar não. Não foi por causa do ônibus não, o ônibus foi muito bom ! Mas, quem for um dia, vai descobrir porque é tão emocionante !

598da0ad81341_DSC01540-Cpia.JPG.1208044ba0e8de9e0c0d236b5771e052.JPG

598da0ad8665d_DSC01544-Cpia.JPG.b7b7d3280e3b855b1702743db82acd04.JPG

Chegando em Arequipa, tinha guardado minha blusa na bolsa, junto com a câmera. Tirei a camisa e saimos do bus ! :roll: (mal eu sabia) ::putz::

Chegamos, pegamos um taxi diretamente para o Wild Rover BackPacker Hostel ! ::hahaha:: !!

Finalmente o hostel que mais estava louco por ficar !! Ouvi tanto em relatos, e tanto de amigos que foram, que mal via a hora de chegar ! Tínhamos feito reserva em SPA. Preferi previnir. E foi a melhor coisa que fiz. Chegando lá, só com reserva que se entrava.

Chegamos, a moça nos apresentou o hostel, colocou na gente a pulseirinha amarela do Wild Rover Arequipa, que te garante acesso ao hostel, a entrada e saida, e tem também o endereço dele, caso seu nível de embriagues te impeça de retornar. Em seguida, fizemos um tour pelo hostel, conhecendo as instalações, os armários pequenos parar carregar celular, o Bar ::hahaha:: , o hall de entrada, a piscina , Banheiros e os quartos.

Entrando no quarto, tu já vê a diferença !! Ficamos em um com 4 camas, por 19 soles com café da manha !

No quarto existe lockers(armários) do tamanho de uma mochila de 70 litros. E tu leva seu cadeado, para guardar suas coisas lá dentro, principalmente as de valor !

Como estava meio de cara virada com as meninas, tomei um banho e fui fazer o backup das minhas fotos para o HD externo !

Pego o HD, e vou na mochila de ataque pegar o câmera. Não acho de primeira. Gelei . Procurei mais, em todos os bolsos. Nada ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Agora, já estava no desespero. Agora, tirei tudo da mochila. NADA :shock:

Agora fui para o Mochilão( eu sabia que não estava lá). Procurei, procurei. Nada !

Comecei a bater a cabeça na parede(não forte né), e o desespero tomou conta de mim. Agora era fato. Tinha perdido minha câmera !

É meus amigos. Todas as fotos do trem da morte, Sta. Cruz, Sucre, Potosí, Uyuni, Deserto de sal, SPA, Viagem. TUDO !!

Provavelmente perdi no bus, quando tirei minha blusa, antes de descer.

Engoli o choro :cry: , liguei o foda-se e pensei comigo :

- Isso não vai estragar essa noite. Acontece, agora, vamos lá Mauro Brandão !

Fui para o Bar !

Conheci uns brasileiros lá dentro que estavam indo fazer o Canion del Colca ! Conversamos um tempo, e fiquei andando por lá !

Ai, não me lembro como, conheci a Joann(Polônia), Madeleine(Alemanha) eo Shakir(Índia) ! Começamos a conversar, a contar piadinhas, e dar várias risadas ! Finalmente uma festa né ? A ultima tinha sido lá em Sta. Cruz, a muitos dias atrás !

Lá pela 1 hra o Bar fechou. Nisso, a Joann falou da gente ir para uma boate que era ali do lado! !! VAmo nessa !!

A primeira coisa bacana de lá, é que não se precisa pagar para entrar !!! Na Faixa !! Vascão mesmo !!

A boate não estava tão lotada, mas como estávamos juntos, isso não nos impediu de festar ! O Nome da boate é Dejavu( :twisted: ), fica quase na esquina do Wild Rover !

Ao poucos, foi chegando mochileiro de tudo quanté lado !!! Ai sim virou festa !!

539391_441726495899108_1196792850_n.jpg.2039ac80e7139079dbbb392c3297c2d0.jpg

61782_441726259232465_1012187795_n.jpg.2842947d3d1bc0983bbb6dc603b5446b.jpg

539068_10200395677361496_1640505628_n.jpg.16af6b32969d7270e824c7227f5502db.jpg

O Mais legal foi sair para a balada de Chinelo Havaianas, Shorts, Camiseta e minha camisa multi uso mais véia que eu ! ::tchann::

Tu via de tudo, Alemão, Australiano, Polonês, Irlandeses, Escoceses, Chilenos, BRASILEIROS. De tudo que tu pode imaginar, só não tinha quase peruano !!! :lol:

Lá também é muito barato, tanto cerveja como drinks e bebidas ! Eu bebi uma água, paguei 3 soles, NA BALADA véi ! !!

Finalmente primeira vez, em uma festa, no melhor estilo mochileiros !! :twisted::twisted::twisted::twisted:

As 05:00 da manhã(eu acho), voltei ao hostel. Só não me pergunte como !!

To tentando saber até agora ::tchann:: !!

Dicas/Observações

:arrow: Se puder, de uma andada pro Tacna. A comida é barata, e parecia ser bacana para conhecer :roll: , queria ter conhecido !

:arrow: Atravesse de taxi a fronteira. Só se tiver viajando economicamente, que te aconselho a ir de Bus. De taxi é mais rápido e confortável !

:arrow: Não compre passagens com os carinhas que vendem na parte de fora do terminal. Vá até as empresas e compre no guichê. É mais seguro !

:arrow: Se você gosta de emoção, escolha um bus de dois andares, a vá no primeiro banco do segundo andar, onde tem a vista panoramica da estrada. Além de uma bonita paisagem, tem muita emoção :twisted: !! hehehe

:arrow:FIQUE NO WILD ROVER AREQUIPA. Mais informações, veja o post no meu blog sobre ele AQUI.

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Mauro! Li nos noticiários sobre o desaparecimento de um brasileiro em Santa Teresa. O que vc achou da segurança na região? É tranquilo? :o

Em nenhum local ou lugar, me senti ameaçado. Na realidade, só tomava cuidado em lugares com muita gente para não ser roubado !! No mais, é bem sossegado. Digamos que até mais que muitas cidades ai do Brasil ! :D

Normalmente esse pessoal desaparece por fazer merda, não pelos outros !

Postado
  • Membros

Ai meu Deus!!!

Mauroooooooooo!!! Kd o restante do relato sobre a viagem?!!! Parei no 10º dia, e a emoção de "viajar" junto contigo durante minha leitura tomou conta de mim, daí... Kd o restante?!!!! Ahhhhhhhhh!!!

Cara , muito bom, parabéns! Fiquei chateada junto contigo por perder a câmera... :(

Bom, estou aguardando! Vou viajar em junho para o mesmo roteiro, com uma galera aqui do mochileiros, e estou empolgadíssima lendo tudo o que é relato! E de quebra me preparando para uma trip pela Europa ano que vem.. Bom, vamos lá garoto, não me deixe na expectativa: Kd Machu picchu!!!??? ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros
Ai meu Deus!!!

Mauroooooooooo!!! Kd o restante do relato sobre a viagem?!!! Parei no 10º dia, e a emoção de "viajar" junto contigo durante minha leitura tomou conta de mim, daí... Kd o restante?!!!! Ahhhhhhhhh!!!

Cara , muito bom, parabéns! Fiquei chateada junto contigo por perder a câmera... :(

Bom, estou aguardando! Vou viajar em junho para o mesmo roteiro, com uma galera aqui do mochileiros, e estou empolgadíssima lendo tudo o que é relato! E de quebra me preparando para uma trip pela Europa ano que vem.. Bom, vamos lá garoto, não me deixe na expectativa: Kd Machu picchu!!!??? ::otemo::

Hehehehe !! Obrigado viu Claudia !!!

Complicado é arranjar tempo para fazer !! Demoro umas 4 horas para escrever tudo, corrigir, arrumar as fotos e postar !!

Mas tamos caminhando !! to tentando mantar 2 dias por semana !! Mas já ta chegando !!!

E Machu Picchu, Já já chega !!!

Postado
  • Membros

Senti falta do "Manooooooo, véiiiiiiii, maaaannoooooo" hahahaha

Caramba, que chato ter perdido o hd externo! Tu foi até maduro com relação a isso, né? Eu choraria horrores, hahaha. Mas só uma curiosidade, quantos gb tinham as fotos? Será que se eu levar um cartão de memória de 8gb não basta?

Postado
  • Autor
  • Membros
Senti falta do "Manooooooo, véiiiiiiii, maaaannoooooo" hahahaha

Caramba, que chato ter perdido o hd externo! Tu foi até maduro com relação a isso, né? Eu choraria horrores, hahaha. Mas só uma curiosidade, quantos gb tinham as fotos? Será que se eu levar um cartão de memória de 8gb não basta?

Hahahaha !!!! É que não encaixou o mano véio, porque fiquei com muita raiva de mim por isso tudo !!!

mas Acontece !!

Olha, em relação as fotos. Eu sou um cara que tira muita foto. E tinha um cartão de 2 gb só na maquina. Lembro que tinha umas 600 fotos !! Então

precisa levar muita coisa não. Só leva um pen drive ou hd externo para Backup !!!!!

Isso sim é bom ter. Eu levei o meu Hd externo, e por isso e também por fazer muitos amigos na viagem toda, tenho essas fotos !!!

Agora tu entende que todas as fotos desse relato não são minhas, são da camera dos outros !! hahaha !

Mas vou descrevendo e falando isso no relato !!! !

Amanha acho que sai outro dia !!!!

::tchann::::otemo::

Postado
  • Membros

E aí Mauro, blz ?

O relato continua SENSACIONAL !!! Estou lendo o seu relato e coletando várias informações importantes ::otemo::

Dúvida: Em relação a fazer o Sandboard sem agência é tranquilo ? Tipo, as dunas ficam muito longes da cidade ? Quanto tempo de pedalada ? Dá pra levar o Pranchão de boa na bike até lá ?

E da pra ir até o Valle de La Luna tb de Bike ? É longe do Vale de La Muerte ?

PS.: Caso não tenha tempo vou tentar fazer o passeio ao Geyser Del Tatio + Sandboard e Vale de La Luna (por agência), mas caso tempo farei o Sandboard independente :D

Agradeço desde já pelas informações.

Postado
  • Autor
  • Membros
E aí Mauro, blz ?

O relato continua SENSACIONAL !!! Estou lendo o seu relato e coletando várias informações importantes ::otemo::

Dúvida: Em relação a fazer o Sandboard sem agência é tranquilo ? Tipo, as dunas ficam muito longes da cidade ? Quanto tempo de pedalada ? Dá pra levar o Pranchão de boa na bike até lá ?

E da pra ir até o Valle de La Luna tb de Bike ? É longe do Vale de La Muerte ?

PS.: Caso não tenha tempo vou tentar fazer o passeio ao Geyser Del Tatio + Sandboard e Vale de La Luna (por agência), mas caso tempo farei o Sandboard independente :D

Agradeço desde já pelas informações.

Grande Hoffman !!

Em relação ao sandboarding, é de boa alugar a prancha e a bike, e ir para as dunas. Não fica longe de Spa não !! Se não me engano, uma meia hora !! E da pra levar a Sandboarding sim, em uma mochila !! É só encaixar !!!!

Agora, no Valle de la Luna, não recomendo ir não !! De bike até dá, como dá pra ir do Iapoque ao Chuí de bike. ::tchann::

O Valle de la Luna é grande, e é necessário um guia, porque também ele ta dá uma aula de Geologia e outras coisinhas mais !!

Pra você entender, É no Valle de la Muerte que se faz o Sandboarding. O vale de la Muerte não é nada saca ? É só o lugar que o pessoal vai fazer Sandboarding. E lá de cima das dunas, tu vê todo o Valle de La muerte !!

Então, fica Valle de La Muerte e Sandboarding tu faz de bike, e o VAlle de la Luna tu faz com um tour !

Abraços !

Postado
  • Membros

Grande Mauro, obrigado novamente pelas informações champz :D

# Então é esse o roteiro que vou manter:

1º Dia - Uyuni (Salar) x chegando em SPA - Tour Astronômico na mesma noite (se possível)

2º Dia - Tour as Lagunas Altiplanicas + Laguna Tebinquiche, Ojos del Salar e Laguna Cejas

3º Dia - Passeio de Bike ao Pukara e a Garganta del Diablo + Sandbord no Vale da Morte (Tarde)

4º Dia- Geysers de El Tatio + Vale de la Luna (com por do sol)

5º Dia - Tour ao Salar de Tara/Ir para Arica

No aguardo para o final do relato ::otemo::

LOADING ... kkk

Postado
  • Autor
  • Membros

11º Dia - Arequipa, Hermanos e Mudança de Planos !

Abro os olhos. Já esta claro !!

- Onde estou ? (Me pergunto)

Olho bem ao redor !! Estou em um beliche. Busco memória do que tinha acontecido. Lembrei. Estava no Wild Rover Arequipa !! ::lol4::

Não sei com vocês, mas quando estou muito cansado, as vezes acordo sem saber onde estou.

Sentei, e quando respirei fundo, com aquela cara de feliz por ter tido uma noite muito boa, sinto um odor azedo ::xiu:: ! Olho para baixo. Era onde o Paulo estava dormindo. As meninas estavam no outro beliche ao lado.

Ai pensei comigo. Cheiro Azedo + Festa = Vômito. É, o Paulo deu uma exagerada na noite anterior, e o estômago dele não gostou nada. Minha primeira preocupação foi a minha mochila !! Estava logo abaixo da cama dele. UFFFAA !! Ele não vomitou nela ! Mas o cheiro no quarto estava forte. :mrgreen:

Levantei, tomei cuidado pra não pisar em nada líquido( "if you know what i mean " ) e sai do quarto. Ar fresco.

Estava nos quartos logo acima da piscina. Já havia um pessoal tomando café da manhã abaixo. Desci, e também fui tomar o dsayuno.

Tinha um pessoal perto da piscina tocando violão, umas européias "flambando" seus corpos ao lado da piscina( para conseguir aquele bronze de palmito bem peculiar das branquinhas), e uns latinos na mesa ao lado. Peguei meu café, pães, e sentei no balcão, pra desfrutar do meu desayuno.

Dali um pouco, fui auspiciosamente chegando ao lado dos violeiros, e fiquei curtindo as músicas latinas.

Logo em seguida, ao terminar uma música, falei pro cara que estava tocando :

- Buena Canción !!

Ai ja puxei conversa e nos apresentamos :

- Mucho Gusto, Mauro de Brasil !!

- Mucho Gusta, Alfredo de Chile !!

E ele me apresentou a sua galera. Me perguntou se eu tocava violão, e quando respondi afirmativamente, ele me passou o violão, e começamos a tocar algumas músicas. Nesse meio tempo, a Poli, Adriana e Paulo desceram do quarto, e foram tomar café. O dia começou a esquestar, e um pessoal entrou na piscina.

Continuamos tocando violão durante um tempo. Foi muito bacana. :D

Não lembro se falei isso aqui no relato, mas na noite anterior, no hostel, conheci o Juan, um cara que nasceu no Brasil, mas mora no chile desde os 4 anos. Junto com ele, conheci o Rafael(Gaúcho de Porto Alegre), que é primo dele, e estava morando no chile com o Juan. E junto veio o Sebastian e Renato. Resumindo, conheci o grupo, a partir do Juan. Mal sabia eu que naquele momento esse grupo teria um papel tão importante como teve na minha viagem.

Voltando, encontrei na piscina o Rafael que tinha acabado de acordar, junto com o Sebastian e o Renato. Além deles, conheci também um Colombiano Chamado André, e mais um Chileno, que estava viajando sozinho, chamado Alvaro ! E encontrei o Shakhar, o indiano da noite anteiror..

Eles estavam se preparando para dar uma volta no centro da cidade. A idéia de andar, conhecer, descobrir a cidade na bota, me chamou atenção.

Perguntei a eles se havia problema em ir junto. E era óbviu que não tinha.

Pegamos o mapa fornecido no Hostel, e partimos, sem um objetivo em mente, só o de conhecer a cidade. Logo que saímos do hostel, compramos água para a caminhada. Uma água de 1 litro, lembro que paguei s./1,5 .

Começamos vendo um parque onde havia várias lhamas, andamos perto do rio, fomos a Plaza de Armas e a um mirante em uma parte alta da cidade. Acho que andamos por umas 3 ou 4 horas !! :)

20130119_145511.jpg.b012a044ff4491d3a8f15d456941a81e.jpg

20130119_151009.jpg.92a34368d1b2d49b68bf4a8caebc3c76.jpg

20130119_153303.jpg.ad108f235907eb54fd09cda467cc86bf.jpg

20130119_154505.jpg.c896ae3dc58364c2ada908ab6e93a765.jpg

20130119_154530.jpg.390f102438b681f76ed4b4866308c688.jpg

20130119_160349.jpg.61a21c7b0ea2cec169e19a6f5ec372a1.jpg

20130119_160700.jpg.5f39d9d506519e7de39e6513f0d343ce.jpg

20130119_162815.jpg.196786b0186f6804c0351114d2a3d39d.jpg

O interessante foi a gente andando na cidade, vezes falando espanhol, mas na maioria das vezes falando em inglês, por causa do Shakhar(Se Lê Shakerrar), que era indiano e só falanva inglês ! Lembro que pra mim, aquele momento se tornou inesquecível. Discutimos sobre cultura, como que é a comida na Colômbia, India, Chile. Mujeres :twisted: , de tudo um pouco. Foi inesquecível.

Bom, depois de um tempo, começamos a ficar com fome. Começamos a procurar um lugar para comer, e não só um lugar para comer, mas um lugar barato para comer. !! hehehe ! ::tchann::

Entramos em uma restaurante Japonês, mas não como os do Brasil. Era um bem simplezinho, mas tinha aparência de ser bom. E logo na entrada, havia menu por 5 soles, e outros pratos na média de 6 a 10 sóles.

Só uma anetoda. O Menu é sempre uma sopa, a comida, e a sobremesa. Vale a pena.

Voltando, o Rafael, que além de Gaúcho, era meu tradutor quando eles falavam muito rápido em espanhol, pediu um prato chamado Lhomo Saltado !

Quando ele pediu, falei que queria o mesmo, pois estava 6 soles, mas não tinha idéia do que era. Só sei que não era Lombo Saltando, como brinquei na hora.

Logo depois, o prato chegou. E olha, pensa em um prazo size Pedreiro ( ::tchann:: ) com arroz temperado, Picadinho de carne com cebola, tomate e batata frita e um leve toque de pimenta. Foi a melhor coisa que tinha comido no Peru. Hehehe E fez parte do meu cardápio sempre quando ia comer em qualquer restaurante lá. Lhomo Saltado é "Totalmente excelênte", Agarantido viu !! Olha a foto do Danado :

20130119_164550.jpg.a392cf88fa60b2453de94ef941d1bac9.jpg

Quando estávamos voltando para o hostel, chegamos à uma calçadão, e logo a frente havia a região do mercado, com muitas lojas e comércio.

Não sei se falei com vocês, mas levei roupa pra uma semana só. Levei umas 5 camisetas, 2 shorts, 2 calças, meias e cuecas. Só que esqueci algumas meias e cuecas em cima da minha cama quando sai de casa ::putz:: . E naquele ponto, estava precisando comprar.

Para vocês terem uma ideia, para sair naquela manha, precisei emprestar uma meia do Juan.

E essa foi outra coisa que gostei no Juan e seus amigos. Mal me conheciam, e já nos tornamos irmão instantâneos. O Juan me emprestou a meia sem falar nada. Cara parceiro demais.

Falei com o pessoal, e o André se juntou comigo, e nos dirigimos para o mercado para comprar meias e cuecas. Procuramos um poucos, e fechei 3 cuecas e 3 meias por 35 soles ! ::cool:::'> Ótima qualidade !

Andamos mais pelo mercado, por alguns comércios, e voltamos para o hostel.

Nisso já estava anoitecendo.

Chegando no hostel, tomei um banho, e fui para o bar. Encontrei o Renato e Juan, que não foram com a gente andar pela cidade, por causa da Ressaca da noite anterior !! Nos juntamos, mais tarde encontramos todo o pessoal, e fomos festar !!

Sinceramente não me lembro muito bem dessa noite ::tchann:: , só lembro que fiquei bem mais próximo dos chilenos. Festamos bastante, isso eu lembro. Nos despedimos do Shakhar e do André, pois eles iriam para Huacachina. Talvez até nos encontrássemos lá, pois no meu roteiro, eu iria pra lá depois de arequipa.

Bom, agora tu deve estar se remoendo para saber :

- Você não vai fazer o Canion del Colca, ou o trekking, subir o El Mist ou escalada em Arequipa Mauro ?

Bom gente, como já falei para vocês, o clima entre o pessoal e eu, principalmente as meninas, não estava muito bom. Com o Paulo e não tive problema algum, e vice-versa. Só que com as meninas, não era bem assim. Tanto que passei o dia todo com os caras que conheci, e male má vi eles naquele dia. Só no bar de noite.

Como o clima estava chato, eu estava me sentindo mal com tudo isso acontecendo. E relmente estava estragando minha viagem. :roll:

Dava para ver que não estávamos na mesma sintonia, sabe ? Na mesma "Vibe" ? Eles estavam me isolando.

Foi por isso que não quis fazer nada, só ficar com os meus novos "Hermanos".(Foi a melhor coisa que fiz)

Naquela noite em especial, tivemos uma conversa Rafa, Juan, Seba e Renato. Estávamos conversando sobre o que iriámos fazer. Nisso, perguntei como quem não queria nada, para onde ele iriam depois de Arequipa. Me disseram que era Cusco ! ::hãã::

Na hora, pensei. Como havia gastado coisa que não havia planejado, tive vários gastos a mais, e se fosse para Huacachina, poderia estar estourando meu orçamento. Eu tinha nas mãos 1300 dólares no começo da viagem, e queria/podia gastar isso, sem tocar na minha reserva.

Nesse instante, pensei um pouco, balanceei as possibilidade, e disse essa frase:

- Que tal yo ir para Cusco con usteds ?

Na hora, os caras ja começaram a dizer.. Claro hermano, vamos con nosotros. Tu és muy bienvenido !! :lol:

Mas me perguntaram porque, pois eu estava com os brasileiros.

Expliquei toda a situação, do que havia acontecido, das dicussões e clima chato.

Os caras me receberam de braços abertos. Impressionante como em pouco menos de um dia, já viramos Hermanos.

Depois que tomei a decisão, fiquei de conversar com o pessoal no outro dia, para acertar tudo.

Mas agora, era hora de comemorar os novos planos e os novos irmãos que fiz. E bora festar ::hahaha::::hahaha::

:twisted:

Dicas/Observações

:arrow: Nunca compre um mapa da cidade, eles sempre oferecem o mapa com os pontos turísticos, restaurantes e tudo quanté tipo de coisa no hostel.

Tanto em Sta. Cruz, Uyuni, SPA e Arequipa tinham mapas do centro urbano !! Acho que menos SPA, pq a cidade é um ovo ! ::tchann::

:arrow: Não tenha medo de falar com ninguém. É sério. Nem de falar o Inglês errado. A maioria dos gringos só falam Inglês. Você tem a vantagem de saber falar o Inglês(mesmo que for o básico), entender e falar em espanhol(portunhol) e português. E confie em mim, na viagem eu praticamente aprendi o inglês. Mas nunca tive medo de falar errado. E sempre perguntava o que tinha dúvida.

:arrow: Saia para andar em Arequipa. O Plaza del Armas de Arequipa, pra mim, é o mais bonito que vi.

:arrow: Uma água custa s./ 2,5 a de 2litros, um almoço bom, uns s./ 6 soles. A cerveja custa 6 soles.

:arrow: O Wild Rover oferece vários pratos e bebidas, mas lembre-se que sempre é mais caro no Hostel !

:arrow: Eu não fiz o canion del colca, mas recomedo a todos. O trekking mesmo. Várias pessoas fizeram, e eu pretendo fazer quando for refazer essa viagem, daqui uns anos !

:arrow: Taxi lá é muito barato. Custa em média 4 soles ! Vale a pena andar. O transporte coletivo acho que custa s./ 0,80 !

:arrow: Ande pelo Mercado municipal, é um lugar muito bacana, e que tu encontra comida, bebida, e coisas tradicionais a um preço baixo.

:arrow: Os caras do bar sao irlandeses, e te falo com certeza, aqueles caras são doidos !!! Todo irlandês é loco !! ::hahaha::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.