Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

33 DIAS - BOLÍVIA E PERU + CHILE + ARGENTINA - DO YOU EAT CHICKEN HEART?

Postado
  • Membros

Olá mochileiros :)

Cá estou de volta de uma viagem de 33 pelo Peru e pela Bolívia... com uma passadinha no Chile e Argentina. Como de costume, vim tentar retribuir um pouquinho da IMENSA ajuda que recebi, pois sem o mochileiros eu tenho certeza que minha experiência teria sido bem diferente. Eu posso dizer hoje, olhando pra trás, que fiz algumas besteiras, cometi alguns errinhos e algumas coisas que fiz teria feito diferente... mas sem as inúmeras dicas e inúmeros relatos que li aqui, o número teria sido bem maior... rsrs

Bom, vou fazendo o relato aos poucos, um dia de cada vez, dependendo da disponibilidade de tempo, e vou tentar lembrar do máximo de coisas possíveis que possa ajudar a quem ainda estiver indo...

CAMBIO

Pra facilitar, vou falar logo do cambio que consegui pelo caminho.:

LIMA (CAMBISTAS NA RUA COM COLETE AZUL): 2,50 Soles - Variando sempre, entre 2,50 - 2,54 Soles

CUSCO (QUALQUER CASA DE CAMBIO NA AV. DO SOL): 2,52 Soles - Invariável, pareceu um tipo de cartel.

COPACABANA (TROQUEI NA RUA PRINCIPAL, QUALQUER BARRAQUINHA NO CAMINHO DO CAZ): Bs 6,8 – Não tenho certeza se é o cambio correto, ou se arredondei.

LA PAZ (EDIFÍCIO NA ESQUINA DA PRAÇA DA IGREJA SAN FRACISCO): Bs 6,93 – Melhor cambio que eu achei, a variação é pouca, mas pra mim tava valendo.

SAN PEDRO DE ATACAMA (CASA DE CAMBIO NA RUA DO HOSTEL CAMPO BASE): $ 473 – Deveria ter trocado mais, só fui achar esse cambio de novo depois de muito procurar em Santiago.

SANTIAGO (ACREDITO QUE SEJA CALLE MONJITAS, É UMA RUA CHEIA DE CASAS DE CAMBIO): $ 473 – O cambio fica estampado na frente das lojas, é fácil ver qual é melhor... Varia sempre entre $ 469 e $ 473.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Levei 3 meses desde que decidi viajar até o dia da viagem, então tive bastante tempo pra ler os relatos e morrer de ansiedade, claro. Mas foi bem válido, afinal, foi a primeira grande viagem.

Sobre o dinheiro, eu levei U$1900 no total em dinheiro na minha doleira. Cuidando o tempo todo da coitada, sempre comigo, sempre atenta!! Valeu super a pena, porque vi muita gente no caminho que ficou sem grana, por causa de problema no cartão... muita gente mesmo! Então eu levei passaporte, dinheiro e pen drive com backups na doleira. Fora isso, já tinha gastado um bom dinheiro daqui do Brasil, incluindo:

- Mochila cargueira da Deuter de R$ 670 na Orientista, 55l.

- Seguro de viagem R$ 300,00 na World Nomads, incluindo um segurinho extra do meu celular (paguei mais pela cobertura deles, mas tem inúmeros bons seguros mais baratos).

- Passagem de avião de Lima – Cusco por R$ 300,00, incluindo taxas, pela Star Peru.

- Passagem de avião Calama – Santiago por R$ 435,00, incluindo taxas, pela Sky Airlines.

- Passagem de ônibus da Andesmar Santiago – Mendoza ida e volta por R$ 300,00 cama, da qual eu me arrependo de ter comprado pelo Brasil, pois queria ter ficado mais tempo em Mendoza..

- Passagem Salvador – Lima e Santiago – Salvador, pela Tam por R$ 1400,00, mais barato que achei, explico mais pra frente.

- Mochila de ataque, itens de uso pessoal, roupas, remédios, acessórios, muita coisa que eu não tinha...

Resumindo, eu gastei uns R$ 3500 antes de ir, e levei uns R$ 4500, que pela cotação horrorosa virou míseros $1900. Eu gastei muito antes, mas muito devido a péssima cotação da época e também pelas passagens partindo e voltando de Salvador serem absurdamente caras... E como tinha pouco tempo, não valia a pena fazer o percurso de ônibus pela Bolivia e trem da morte, o que pode ser opção para quem está mais folgado. Pra mim, foi um gasto a mais, mas foi um gasto que me permitiu o roteiro que eu queria e aproveitar o tempo que eu tinha. Vai de cada um.

Levei todo o dinheiro em dólares, que dividi pelos 33 dias, ou seja, U$57 por dia. Que não foi gasto exatamente dessa forma, mas tentei manter esse ritmo.

Continuando....

Logo depois do primeiro tour que eu fiz, eu percebi uma coisa que mudou o curso de tudo que eu tinha planejado pra minha viagem: EU ODEIO TOUR. ::bruuu:: Ok, dito isso, vocês vão perceber que qualquer planejamento foi totalmente ignorado, e remodelado, para se adaptar a minha mais nova descoberta rsrs.

Outra coisa importante, eu passei a valorizar bem mais os momentos que eu tinha com as pessoas, as conversas de corredor, os cafés, os almoços com as pessoas, do que os passeios, então vocês também vão notar que eu não fiz a maioria das coisas que supostamente eu “deveria” fazer. Não vi a maior parte das igrejas ou museus em Cusco e La Paz, não fiz os passeios convencionais em Mendoza, e outras inúmeras coisas que troquei por bons e inesquecíveis momentos com as pessoas que eu conheci durante a viagem. Sem arrependimentos.

Mais uma ultima consideração, INGLES SALVA. Gente, eu não teria conhecido metade das pessoas que eu conheci se não fosse o ingles, me ajudou demais.

Ah... e pra explicar o título do meu relato, durante a viagem eu descobri que os canadenses não comiam coração de galinha, e desde de criança isso foi uma coisa super normal pra mim, achei que era normal para todos. Tipo, crianças adoooooooooram coração de calinha, qual é!! Então... a partir daí, eu passei a perguntar a todo mundo, literalmente (Noruega, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, China, Austrália, Singapura, África, Escócia, Suiça, França, Coréia, Republica Dominicana, Reino Unidos e por ai vai), e ninguém come coração de galinha. É besteira, mas acredite, isso rendeu muitas conversas e muita risada!

ROTEIRO

Vou colocar aqui o roteiro como planejei, e como deveria ser. Acho que o ponto mais marcante é a troca de San Pedro de Atacama por La Paz... mas eu vou explicando durante o relato.

roteiroa.jpg

Bom, daqui pra a frente, vai ser dia após dias, espero que possa ajudar da mesma forma que fui ajudada, qualquer dúvida é só perguntar.

• Respostas 168
  • Visualizações 29.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Essas fotos estão absurdas, Bárbara! hahahaha

To viajando junto! hehe

Hahahah obrigada!!! A gente viaja de novo quando vê! :D

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 9

Acordamos super bem! Deixe- me mostrar o quarto do Hotel Sol :)

20130108184032.jpg

Então saímos, tomamos café e fizemos checkout. Queríamos dar uma volta na cidade de dia e depois arrumar um jeito de voltar pra Cusco. O rapaz da recepção foi bem legal com a gente e deu algumas sugestões:

1) Pegar um ônibus até Urubamba, pegar uma tuc-tuc até a ponte, atravessar a ponte andando (quebrada) e depois pegar um ônibus pra Cusco (não passaria de S/.20,00)

2) Pegar um taxi privado parando em Salinas, Moray e Chincheiro e ele nos levar até Cusco (dizendo ele que seria uns S/90,00)

Como estávamos a procura de emoção, fomos dar uma olhada onde era o lugar do ônibus enquanto estávamos passeando. Era o que a Ewa queria com certeza, pra mim tanto fazia. Vimos a cidade durante o dia e é da mesma forma maravilhoso.

8366781966_1499066472_z.jpg

8366788846_38f929fccb_z.jpg

Daí um taxista nos abordou e resolvemos conversar com ele. Ele queria S/.140,00 pra nos levar somente até Chinchero, e de lá pegaríamos um ônibus. Claro que era um absurdo, falei que não queria, obrigada... Mas ele não me deixava ir embora, perguntou quando eu queria. Eu falei que não pagaria mais que S/. 100,00, ai ele ofereceu S/.120,00 até Chinchero, ai eu falei que ia embora, ele não queria me deixar ir, a Ewa já estava longe até! E ele insistindo. Ai eu falei que só queria se fosse até Cusco e por S/.100,00. Ele topou e eu falei que ia decidir com a Ewa, que íamos na feira e na volta a gente confirmava ou não. OLHA A DIFERENÇA DO PREÇO E OLHA MINHAS TÉCNICAS MELHORANDO HEIM. Ai sim, conversamos e decidimos ir com ele, estava parecendo uma boa ideia pois veríamos dois lugares que queríamos ir.

Ele falou que era caro assim por causa da ponte e que ele nos levaria pelas montanhas, pois na estrada não dava pra ir. Foi a estranha mais louca e linda que eu tinha passado. E depois que descobri medo de altura, eu passava mal a cada curva. Pedimos pra parar pra tirar fotos algumas vezes e ele era sempre muito simpático, conversador demais! Contava as histórias, comprimentava todo mundo na estrada das montanhas e falava tudo sobre a região.

20130109111225.jpg

Então, primeira parada em Moray. Ele ficou esperando no carro e nós descemos. É bem puxada a subida de volta, muito cansativo fazer qualquer coisa na altitude. Mas há algo naquele lugar. O problema é o número de turístas, mas pegamos um momento que tinha menos gente, mas logo chegaram e tomaram tudo! Ehheehhe

8366912992_4deb35dde4_z.jpg

8366914984_c7d7fb0255_z.jpg

20130109120316.jpg

Paramos de novo na estrada pra ver uma chuva de longe, a coisa mais linda. Eu e a Ewa a gente tava tendo várias reações e pensamentos iguais, desde quanto a dormir em Ollanta, ou sobre o hostel estranho. E no carro, aconteceu diversas vezes essas coisas de fazer coisas na mesma hora, ou falar a mesma coisa, e nessa chuva a gente se olhou e na mesma hora pediu pra parar o carro! Hhahahaha

20130109135509.jpg

8367093566_4284344f30_b.jpg

Depois, seguimos para as Salinas. A gente já estava quase sem dinheiro e a entrada não está incluindo no boleto turístico. Pra você ter uma idéia, antes de contarmos as moedas o nosso motorista ia nos emprestar pra a gente entrar e depois trocaríamos os dólares! Ahahahah Ai achamos o dinheiro e entramos, era S/.7,00 a entrada.

8365848825_b2cf4a3372_z.jpg

Era bem grandão, mais de 200 poços e adivinha: também era alto e perigoso pra mim!

8367063454_553b963ea2_z.jpg

Na minha mochila de ataque eu não tinha levado roupa nenhuma pra Ollanta, mas comprei essa blusa la na feira – isso explica a roupa diferente. É bom sempre ter muda de roupa em caso de mudanças nos planos, fica a dica.

8365997915_c77fbd08a4_z.jpg

Era sal mesmo! Hahahaahha

Só pra contar um caso, a gente quis descer do mirante até as poças passando por baixo da proteção e descendo um morrinho. A Ewa, claro, saiu na frente e foi devagar – mas em pé – até lá embaixo. E eu... apavorada pela situação do dia seguinte, eu fui de bunda no chão, descendo parecendo uma aranha. Foi engraçado porque eu tava falando inglês com a Ewa, ai apareceu um rapaz falando inglês também pra ajudar, dizendo que eu confiasse na minha bota, que eu tinha uma boa bota. Ai eu respondi que eu não confiava era em mim mesma. Tudo isso em inglês. Quando eu consegui sair daquele momento constrangedor e fomos conversar o rapaz era brasileiro! Lol De novo, muito bom ouvir português! Hhahahahahah E isso é engraçado, aconteceu algumas vezes na viagem de eu falar em inglês com brasileiro e só depois descobrir!

Obs: Lá o perigo não é cair e morrer, é cair dentro da poça mesmo, que apesar de raza faria um estrago enorme pois eu ainda ia ficar no carro por algumas horas toda molhada. E a queda seria um pouco alta.

Depois de ficarmos lá escalando as poças por um tempo, subimos tudo e voltamos pra o carro. Seguimos pra Chincheiro.

Eu não sei se foi só naquele dia, ou todos os dias, não tinha nada pra fazer lá. Ele nos levou num lugar que vendia roupas e mostrava como as mulheres pintavam e faziam aquelas roupas típicas. Após toda a demonstração a gente era levada pra comprar alguma coisa. Mas o mesmo um lenço que a gente tinha comprado por S/.20,00 que estava na nossa mão, elas estavam vendendo por quase S/.100,00. Era muito turístico, muito mesmo! O taxista devia receber alguma coisa pra levar a gente lá, mas acabamos não comprando nada por causa do preço e também eu não tinha dinheiro trocado mais! Nem tinha como, foi só constrangedor.

Ele queria ver outras coisas, mas pedimos pra ir direto pra Cusco pois já estava bom.

Chegamos e nos encontramos com algumas amigas que estavam no mesmo quarto, uma que morava em NY e outra da Rússia. No dia seguinte, eu iria pra Aguas Calientes, a Ewa ia fazer a trilha inca, a Russa ia pra casa e a Americana ia pra Puno. Ou seja, era a ultima noite juntas, resolvemos sair e conversar um pouco. Aquele foi um dos momentos que eu mais gosto de lembrar da viagem. Elas tinham o mesmo pensamento que eu, a maioria buscando algo mais na viagem, insatisfeitas com o cotidiano ocidental, viajando sós, enfim. Foi um momento maravilhoso! Eis a foto:

8366028579_767f460cbc_z.jpg

Até hoje sinto falta daquela noite. E assim nos despedimos. Eu fui lavar roupa pra me preparar pra o dia seguinte, mais S/.9,00 e arrumar as malas. Mais uma ruptura, mais um recomeço sozinha.

Postado
  • Membros

E sim, foi câmera não, foi o SIII que eu levei (tenho que melhorar meu equipamento fotográfico) ahahah :P

Ha ta a camera do SIII bom... O QUEEEEEEEE??? Ficaram sensacionais... ::essa:: Ficaram melhor do que as que eu tirei no Uruguai com a minha Canon!!!!

Agora quanto ao UP nos equipos fotográficos, para nos viajantes acho essencial!! #FICADICA

Postado
  • Autor
  • Membros

Né... pra um celular, eu botei pra lá! ahhahaahhaha ^^

e simm... up garantido pra a próxima, não tenho dúvidas! :D

Postado
  • Membros

Olá Barabara,

escrevi aqui te agradecendo as respostas uns dias atras, mas não foi enviado. Então muito obrigada pela sua atenção. Tambem sou do nordeste, de Fortaleza, então vc já deve ter noção da nossa dificuldade com roupas de frio. Tenho algumas coisas que comprei, mas mesmo assim quero dar uma reforçada.

Em julho do ano passado fiz uma viagem com uma menina que depois virou minha amiga pro Chile, nesse mesmo estilo mochilão, sempre ficamos em hostels, e tirando o primeiro dia que tivemos um pouco de receio por sermos meninas, os outros ficamos em quartos mistos compartihados. Chegamos até o atacama, com a vontade enorme de seguir até uyuni, mas não tinhamos tempo, muito menos dinheiro.

Seu relato, de uma menina viajando sozinha, me desperta muita curiosidade, to tentando acompanhar todos os seus passos.

To aqui te seguindo ;)

Postado
  • Membros

Menina relato bom demais, sério, hoje eu ri demais lendo isso: ".. E quando dei por mim, meu pé escorregou nas pedras (o chão é todo de pedrinhas), eu cai de joelho e como era ladeira, eu rolei. SIM, EU ERA DESAJEITADA, E AGORA EU ESTAVA ROLANDO NA BEIRA DO PRECÍCIO E PRAGUEJANDO EM INGLES: OH MY GOD! Ahahaha"..Ri incontrolavelmente..imaginei a minha pessoa que é desastrada neste momento..hehehee..Tô indo pra lá em junho e espero muitas quedas e risadas..hee..estão ansiosa esperando pela parte de santiago, porque passarei 7 dias lá..

Um beijo conterrânea...tô daqui seguindo o relato..=*

Postado
  • Autor
  • Membros
Barbara, nao nos abandone! hehe

Voltei!! Hahahahaha :D

Essa semana ta muito corrida, estou voltando a rotina de trabalho já com muita correria.

Menina relato bom demais, sério, hoje eu ri demais lendo isso: ".. E quando dei por mim, meu pé escorregou nas pedras (o chão é todo de pedrinhas), eu cai de joelho e como era ladeira, eu rolei. SIM, EU ERA DESAJEITADA, E AGORA EU ESTAVA ROLANDO NA BEIRA DO PRECÍCIO E PRAGUEJANDO EM INGLES: OH MY GOD! Ahahaha"..Ri incontrolavelmente..imaginei a minha pessoa que é desastrada neste momento..hehehee..Tô indo pra lá em junho e espero muitas quedas e risadas..hee..estão ansiosa esperando pela parte de santiago, porque passarei 7 dias lá..

Um beijo conterrânea...tô daqui seguindo o relato..=*

Ahhhhh que bom que está gostando, eu estou amando escrever! Fico relembrando esses dias... e sim, foi assim mesmo! Hahahah E poxa... eu sinto dizer sobre Santiago, mas vou te decepcionar muito! ahahahahaha O ápice da minha viagem foi bem antes... Santiago com certeza foi o fundo do poço pra mim (não por causa da cidade). É que eu estava no final da minha viagem, tinha ficado frustrada por ter que ir embora de mendoza (cidade anterior) e deixar algumas questões pendentes (eu explico depois) e .... estava morrendo de saudades da minha família e doida pra ir embora, ACREDITA NISSO? Enfim, eu amei Santiago pela experiência que eu tive com pessoas lá, fiz boas amigas e comi bastante também, e alguns lugares são muito lindos... posso te dar as dicas do que eu fiz (andei e pedalei bastante), e vinhos também! Mas....... considere que eu já estava esgotada, viu.. ^^ Nem pra Vina del Mar e Valparaiso eu fui, porque queria economizar pra trazer mais vinhos pra meu pai! ^^

Obrigada pelos comentários, viu!!! É isso que recompensa!

Olá Barabara,

escrevi aqui te agradecendo as respostas uns dias atras, mas não foi enviado. Então muito obrigada pela sua atenção. Tambem sou do nordeste, de Fortaleza, então vc já deve ter noção da nossa dificuldade com roupas de frio. Tenho algumas coisas que comprei, mas mesmo assim quero dar uma reforçada.

Em julho do ano passado fiz uma viagem com uma menina que depois virou minha amiga pro Chile, nesse mesmo estilo mochilão, sempre ficamos em hostels, e tirando o primeiro dia que tivemos um pouco de receio por sermos meninas, os outros ficamos em quartos mistos compartihados. Chegamos até o atacama, com a vontade enorme de seguir até uyuni, mas não tinhamos tempo, muito menos dinheiro.

Seu relato, de uma menina viajando sozinha, me desperta muita curiosidade, to tentando acompanhar todos os seus passos.

To aqui te seguindo ;)

Ah, magina... Fortaleza é a cidade da minha familia, um dia vou pra ai! Hahaahha E sim, comprei tudo pela internet ou durante a viagem... porque aqui também não tem nada. E sim, não foi nem receio que eu fiquei em quarto de mulher viu, foi preferencia mesmo... não me arrependo! :P Mas os compartilhados também foram sussa.

Continue por aqui que a gente se fala mais!

Relato muito legal, Bárbara! ::cool:::'> ::cool:::'>

Obrigadaaa :D

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.