Ir para conteúdo

Opinião: Rota Romântica da Alemanha, Munique e Áustria - Agosto 2013 (máx 16 dias)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Andrea, nunca veja nada pela Raileurope, que coloca taxas extras para exatamente o mesmo serviço que você obtem no site oficial de transportes da Alemanha - bahn.de

 

Para se deslocar na Baviera (região que engloba Munique, Nuremberg e quase tudo mais que você verá na Alemanha), use o Bayern Ticket. É um ticket regional que dá direito a ilimitadas viagens em trens regionais no período de 9 da manhã de um dia até 3 da manhã do dia seguinte. Custa 22 euros + 4 euros por pessoa adicional. Nesses trens não há reserva, até mesmo porque não têm lugar marcado.

 

O Bayern Ticket servirá para todo o seu roteiro de Würzburg até Garmisch-Partenkirchen. É possível utilizá-lo em parte para ir até Füssen - no caso, você pega o trem até Reutte, na Àustria e, de lá, por fora, pega um busão até Füssen.

 

Há, é claro, os trens de alta velocidade, que custam mais caro (IC). Com 3 meses de antecedência você consegue descontos substanciais nele. Mas nesse trecho a maioria prefere fazer de trem regional, até mesmo para ter a oportunidade de ver a paisagem com calma.

 

De Nuremberg até Bamberg há um ticket ainda mais em conta, o VGN - custa pouco mais de 16 euros e dá para até 5 pessoas, funcionando da mesma forma que o Bayern Ticket.

Link para o comentário
  • Membros

Bom vou dar pitaco só sobre o carro porque antes de ir tava com medo de dirigir por lá, apesar que tinha pego carro por 3 dias em Lisboa 3 anos atras.

Vá sem medo absolutamente nenhum! Peguei o carro em Roma, o cara da Hertz falou, falou falou, pediu cartão de credito, falou mais ainda, me deu a chave e um mapa e só, eu não entendi nada do que ele disse, segui o mapa, peguei o carro, pedi a cadeirinha de criança, sai da garagem da hertz e dei de cara com o transito de Roma, falei com minha esposa "confesso que to meio assustado" ela respondeu "agora que voce me fala isso!?" , marquei no gps o destino e lá fomos nós! 7 dias de carro Roma, Assis, Florença, boa parte da Toscana, Maranello e Verona.

Pesquise sobre pedagios, vale lembrar que paga somente na saida, estacionamentos.. alguns so para moradores, velocidades em estradas, sinalização etc... depois de 10 min voce já se sente um morador da cidade e começa e dirigir como eles... tanto de buzinada que levei!

Link para o comentário
  • Membros
Andrea, nunca veja nada pela Raileurope, que coloca taxas extras para exatamente o mesmo serviço que você obtem no site oficial de transportes da Alemanha - bahn.de

 

Hummm, bom saber isso. Eu havia mesmo começado a pesquisar os bayern-tickets, mas só agora estou entendendo direitinho como comprar e utilizar. Mas estou querendo deixar para comprar lá mesmo... será que posso vai dar certo? Vamos chegar num domingo, mas o trem não deve lotar, né? Se nem possui lugar marcado mesmo...

Link para o comentário
  • Membros

Ola Andrea,

 

Se você for viajar com muitas malas é bom chegar cedo para pegar um lugar em que todos possam sentar perto das malas. Os trem regionais são como os metrôs, mas permitem a comunicação entre os vagões, então mesmo que falte assento para todo mundo sentar junto em um vagão, você provavelmente irá conseguir um assento livre em outro vagão, entende?

 

Se você já sabe que dia irá para Munique, pode comprar o bayern ticket antecipado no site da companhia ferroviária alemã, a deutsch bahn, não paga nada a mais por isso e você pode economizar o tempo que gastaria nas tickets machines da HBF para ir direto à plataforma do trem e se posicionar melhor para pegar um bom lugar. Mas como o MarcosPereira já falou, esqueça esses sites tipo raileurope, todos cobram taxas adicionais para emitir a passagem.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi gente, muito obrigada mesmo pela ajuda de todos. A viagem está tomando forma e decidi reduzir mais um pouco o número de hotéis e cidades como sugerido, para simplificar nossa viagem. Agora o roteiro está assim:

 

18-20/08: Nuremberg - 2 noites

20-21/08: Würzburg - 1 noite

21-24/08: Rothenburg Ob Der Tauber - 3 noites

24-28/08: Schwangau/Füssen - 4 noites

28/08-02/09: München - 5 noites

 

ITINERÁRIO DETALHADO:

17/08/2013 (Sábado) - Vôo saindo do Brasil em direção à Alemanha.

18/08/2013 (Domingo) - Chegada do vôo em Munique às 10h45. Pegamos o metrô para a estação de trem e lá um trem para Nuremberg (bayern ticket = 30 euros para três pessoas / 10 euros por pessoa). Os trens regionais saem aproximadamente a cada duas horas (13h06/15h06/17h06) e levam 01h42.

Chegada à tarde e pernoite em Nuremberg.

19/08/2013 (Segunda) - Nuremberg : dia inteiro na cidade e pernoite.

20/08/2013 (Terça) - Saída de Nuremberg de manhã. Pegamos o carro alugado no aeroporto e vamos até Würzburg (109 km). Passamos o restante do dia na cidade e pernoite.

21/08/2013 (Quarta) - Würzburg: passamos a manhã na cidade. Saída à tarde. Percurso até Rothenburg Ob Der Tauber (65 km) e pernoite.

22/08/2013 (Quinta) - Rothenburg Ob Der Tauber: dia inteiro na cidade e pernoite.

23/08/2013 (Sexta) - Rothenburg Ob Der Tauber: dia inteiro na cidade e pernoite. Nesse dia também temos a opção de ir conhecer Weikersheim (30 km) e/ou Dinkelsbühl (50 km) e voltar para dormir em RotODT.

24/08/2013 (Sábado) - Saída de Rothenburg Ob Der Tauber de manhã em direção a Füssen. Parada em Rottenbuch (270 km) para visitar a igreja e em Steingaden (11 km) para visitar a Wierskirche, terminando de chegar em Füssen (23 km) à tarde e pernoite. Queremos chegar em Füssen a tempo de já comprar a entrada nos castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein para o dia seguinte.

25/08/2013 (Domingo) - Saída de manhã para visita aos castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein. Pernoite em Füssen.

26/08/2013 (Segunda) - Saída de manhã para visita ao Schloss Linderhof, podendo também ir até a Abadia Beneditina de Ettal e/ou à cidade de Oberammergau. Pernoite em Füssen.

27/08/2013 (Terça) - Saída de manhã para passeio. Nesse dia temos várias possibilidades: podemos passar o dia em Garmisch-Partenkirchen (61 km) e visitar a Zugpiste; podemos ir para Mittenwald (79 km) e subir na Karwendelbahn; podemor ir passar o dia em Innsbruck (114 km); ou podemos até a Glosglockner alpine road (aproximadamente 600 km ida e volta). Pernoite em Füssen.

28/08/2013 (Quarta) - Saída de Füssen de manhã e percurso até Dachau (137 km) para visita ao famoso campo de concentração. Depois seguimos até Munique (21 km). Chegada à tarde. Devolução do carro alugado após deixar as malas no hotel.

29/08/2013 (Quinta) - München: dia inteiro na cidade.

30/08/2013 (Sexta) - München: dia inteiro na cidade.

31/08/2013 (Sábado) - München: dia inteiro na cidade.

01/08/2013 (Domingo) - München: dia inteiro na cidade.

02/08/2013 (Segunda) - Vôo saindo de Munique dia 02/09 às 07h05 e chegando no destino final às 23h50.

TOTAL: 15 NOITES E 17 DIAS

 

Acho que agora está bem mais realista do que quando comecei, :D . E por favor continuem comentando à vontade, sem os comentários de todos eu nunca teria chegado tão longe. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Ola Andrea,

 

Esta ficando muito bom seu roteiro, parabéns! Se eu pudesse dar alguma sugestão seria a possibilidade de pegar o carro no HBF de Nuremberg ao inves do aeroporto. Isto é especialmente conveniente se você estiver hospedada próxima ao centro histórico, pois a estação fica bem mais perto que o aeroporto.

Outra boa possibilidade a considerar é você comprar os tickets dos castelos de schwangau com antecedencia pela internet. Aprendi, por experiência própria, a não subestimar as filas nesse que um dos pontos turisticos mais visitados da Alemanha, especialmente nas férias de Agosto na Europa. Lembro que mesmo comprando pela internet você pode trocar o horario da visitacom ate duas horas de antecedencia.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Mário. Eu queria retirar na estação mesmo, nosso hotel está bem pertinho de lá, umas 3 quadras em direção ao centro. Mas um funcionário da Herz disse que em Nuremberg só posso retirar no aeroporto. Talvez haja outra locadora que posso utilizar, para retirar na Hauptbanhof? Uma agência de viagens deu essa opção, mas o aluguel dela está três vezes mais caro do que alugar direto pela Herz.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...