Ir para conteúdo

Abrindo a cabeça - o que eh ser mochileiro??


Posts Recomendados

  • Membros

Boa discussão! Boas respostas!

 

Bem, tentando resumir um pouco tudo que foi dito e também expressar minha opinião:

 

O mochileiro é aquele que viaja sem um filtro seletor. Ele sente as pessoas, lugares e costumes ao seu redor, não se limitando a pontos turísticos e fotografias apenas.

Pra isso, a mobilidade é essencial, sendo a mochila e boas pernas itens indispensáveis.

 

É isso?

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Mochilar é sentir de perto o mundo. Sua energia, pessoas diferentes e iguais a nós. Conhecer, questionar, constatar, espantar-se, surpreender-se, abraçar e ser abraçado.

Saber que podemos estar em qualquer lugar deste planeta, e de como somos infinitamente pequenos e grandiosos ao mesmo tempo. É ser feliz com pouco, acordar num lugar diferente, se encontrar.

Link para o comentário
  • Membros

Muito interessante, esta discussão. Gosto de saber o que pensam de vocês mesmos. Muito legal.

 

Não vou opinar, pois não sou mochileira, sou turista (é isso que declaro quando preencho cartões de imigração) que viaja com rodinhas. Mas queria dizer uma coisa que acho super bacana neste negócio de viajar. Como vocês viajam muito, sem destino e sem data para voltar, me sinto à vontade para compartilhar este sentimento com voces: não é uma sensação incrível quando já viajamos tanto que viajar é normal? Não me sinto mais "em viagem". Me sinto cidadã do mundo. Tão à vontade sozinha numa estradinha em Fiji, quanto mergulhando com tubarões nas Filipinas, ou tentando conversar com meu árabe capenguíssimo na Siria, ou observando rinocerontes na Namibia, num carrinho alugado... Ou apertada numa kombi de transporte de gente no Burkina Faso, num calor de matar...

 

Não posso partir como voces, sem data para voltar, pois trabalho para me sustentar, mas mesmo assim, dou sempre um jeito para partir cinco vezes por ano, quanto mais longe melhor. E o mundo parece tão pequenininho: a linda bolinha azul flutuando no espaço, tão sozinha, com só a gente para fazer companhia...

 

Turista, viajante ou mochileiro: como é gostoso ser cidadã do mundo, Homo Internacionalis.... :-)

Link para o comentário
  • Membros

Eu provavelmente sou a pessoa menos qualificada para responder a essa pergunta. Eu, no auge dos meus 17 anos, tendo descobrido esse fórum a poucos meses através da indicação de um amigo. Eu, que nem mochila tenho ainda.

Mas acho que a questão nem é essa, independente do quão jovem eu sou, o do quão pouco eu sei da minha vida. O que eu sei é que eu simplesmente sinto meu coração apertar e meus pés pegarem fogo com vontade de sair por ai enquanto leio os relatos que aqui se encontram. O que eu sei é que nesse período de tempo eu arrumei um emprego de meio período e estou economizando cada centavo, estou lendo todos os tópicos que consigo encontrar, reunindo todos os sites, todas as dicas e todas as informações que preciso para o meu primeiro mochilão: O clássico “Bolívia, Peru e Chile” em julho do ano que vem. O que eu sei é que eu nunca quis tanto algo da minha vida. E que encontrar esse fórum, ou melhor, essa comunidade de mochileiros e descobrir que correr o mundo não é apenas para os mais “endinheirados” foi como uma revelação divina para mim.

 

Isso provavelmente não faz de mim uma mochileira, imagino que para receber esse “atestado” eu precise ao menos ter colocado o pé na estrada alguma vez. Mas tudo bem, não estou com pressa. Em julho de ano que vem, com a aprovação dos meus pais ou não, com companhia ou não, falando pouco de inglês e menos ainda de espanhol ou não, eu vou cair no mundo e quando eu voltar, espero ser outra pessoa e ter adquirido no mínimo uma tatuagem feita quando eu estava semi-consciente em uma tatuaria qualquer no meio do Peru. E eu mal posso esperar a sensação, de como já disseram: Carregar a sensação de liberdade nas costas.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

bom eu sou daquelas que levam as coisas pro lado mais wild... Concordo com o que muitos dizem de se enfiar de cara na viagem e aproveitar o maximo não deixando escapar nada. Eu só adicionaria um pouco mas de aventura e coragem de correr riscos por que a cidade nos torna acomodados e esquecemos que a natureza é incrivel é como se não existisse mais compromissos contas a pagar e todas essas coisas que nos inventamos. Mas entendo que pra muitos nem mesmo ir a praia é algo interessante(eu conheço pessoas assim) é uma questão de ponto de vista e vc nunca vai tá sozinho. Sempre vai ter uns malucos que curtem o mesmo independente do que seja. É ter vontade e saber aproveitar as oportunidades.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Não curto esse lance de ficar preso a uma definição, um conceito. Significa que ao fazer algo que não se enquadre nas normas de ser isso ou aquilo perde-se aquela qualificação necessária pra fazer parte de um determinado movimento ou grupo.

 

Pegou um taxi não é mais mochileiro! Tem até um tópico aqui no fórum que diz isso. Gastou 50 euros num restaurante não é mais mochileiro. Hospedou-se num hotel 5 estrelas não é mais mochileiro. Não tenho absolutamente nada contra o conceito de gastar o mínimo do mínimo do mínimo para ser mochileiro, assim como não tenho nada contra as opiniões de qualquer um sobre o que é ser mochileiro.

 

Como disse o Brian (Life of Brian - 1979 - UK): "Vocês não precisam seguir ninguém. Vocês têm de pensar por conta própria. Vocês todos são indivíduos!", "Vocês todos são diferentes!"

Link para o comentário
  • Membros

Vou falar aqui o que penso que é ser mochileiro.

Não existe um tipo de roupa, um modo de viajar, etc, que definam o "mochileiro".

Penso que ser mochileiro basicamente é saber que não é preciso muito para ser feliz.

 

É saber que o que é preciso para ser feliz é tão pouco que cabe até mesmo dentro de sua mochila.

 

Ser mochileiro é saber aproveitar o que a vida lhe oferece no momento, seja um hotel de 3 estrelas ou uma barraca. Seja praia ou montanha, seja campo ou cidade.

 

Ser mochileiro é não exigir muito, mas sim saber agradecer por tudo e ver a beleza nas pequenas coisas da vida.

 

 

Abraços a todos os mochileiros desse site.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...