Ir para conteúdo

Lua de Mel no Inverno Europeu Jan/14 (PAR/LON/BRUX/BRUG/AMS)


Posts Recomendados

  • Membros

Companheiros de mochila,

 

Depois de muito zanzar pelo site atrás de vossas experiências, enfim resolvi escrever o esboço do roteiro que pretendo seguir. Bem, quer dizer, pretendemos seguir! Me casarei no dia 16/11/13, mas devido à faculdade e ao trabalho, só estaremos liberados a partir do dia 02/01/2014, data esta que queremos embarcar para Europa.

 

Primeiramente, gostaria de agradecer a alguns mochileiros em especial. Não que os roteiros e relatos dos demais passaram despercebidos, longe disso. Todos foram de grande valia, mas os relatos do Sandro Sá, Lucas Bragança, Lilizinha, Marcos e sua Lua de Mochila, DiegoW, Criskeune, Gabrieh, Daniel Brito e AdrianoLB, foram fundamentais para me tirar da inércia e criar coragem de montar meu roteiro. ::otemo::

 

Então vamos lá, segue a distribuição inicial dos dias e cidades da eurotrip:

 

02/01 - Salvador/Paris

03/01 - Chegada em Paris

04/01 - Paris

05/01 - Paris

06/01 - Paris

07/01 - Paris

08/01 - Paris

09/01 - Paris/Londres

10/01 - Londres

11/01 - Londres

12/01 - Londres

13/01 - Londres

14/01 - Londres

15/01 - Londres/Bruxelas

16/01 - Bruxelas

17/01 - Bruxelas/Bruges

18/01 - Bruges/Amsterdã

19/01 - Amsterdã

20/01 - Amsterdã

21/01 - Amsterdã/Salvador

 

Faremos um roteiro mais light, visitando os museus e os pontos turísticos que é de senso comum serem imperdíveis. Queremos andar pelas ruas, sem destino definido, deixando as cidades nos surpreender com seus encantos mais singulares.

 

A distribuição dos dias e cidades está adequada? Qual seria a melhor cidade para se chegar e sair? Acham que o deslocamento Paris x Londres é muito fora de mão, tendo em vista que pretendemos voltarei ao Brasil por Amsterdã? Tenho vontade de cruzar o Canal da Mancha de Eurostar.

 

Como ainda não temos as passagens compradas, podemos alterar a ordem de chegada e partida.

 

Conto com vcs!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Um detalhe muito importante desta viagem é a questão do vestuário de inverno. Como atualmente estamos morando em Recife, vamos deixar para comprar as roupas de inverno na Europa. ::Cold::

 

Seria bom desembarcarmos em uma cidade que ofereça uma boa relação custo x beneficio na hora da compra. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

John, eu aconselharia a inverter a ordem das duas primeiras, começando por Londres. Primeiro porque você 'economiza' uma imigração (se Londres ficar no meio, vai ter passar pela imigração ao chegar em Paris, ao chegar em Londres e depois ao chegar em Bruxelas de novo). E depois porque a conexão Paris x Bruxelas é muito fácil e rápida, somente 1h20 no Thalys partindo de 29 euros. :)

Link para o comentário
  • Membros

CrisB,

 

Achei pertinente sua colocação. Quanto menos tempo na fila de imigração, maior o tempo para aproveitar a viagem. Não estou muito preocupado com passagens agora, mas a passagem mais em conta, considerando SSAxLON e AMSxSSA, por US$ 1.181,00, é pela Air Europa, com escala em Barajas/Madri. Estou um pouco receoso com relação a temida imigração espanhola.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Agradeço a referência ao meu roteiro/relato, não é outra a intenção deste que não colaborar e empolgar quem está pensando em viajar. Pelo visto você fez a lição de casa, rs, tem uma proposta muito coerente de viagem, gostei.

 

Quanto a sua cidade de chegada e saída... De fato o mais "reto" é fazer londres-paris-bruxelas-amsterdam, mas isso é mais relevante se você conseguir por aproximadamente o mesmo preço, não pague muito mais caro (por exemplo 400 reais/pessoa a mais) para chegar em Londres se você pode economizar chegando por Paris ou Amsterdam pois não é caro e é muito rápido o deslocamento entre essas cidades,por exemplo, se você chegar em Paris, o fato de fazer Paris->London->Amsterdam não vai te fazer nem 3 horas a mais da sua vida (de trem), agora se dinheiro não é um problema, aí sim vale pagar a mais pelo conforto de fazer bem "retinho" a sequência de cidades.

 

De qualquer maneira aí, você vai acabar cruzando o canal da mancha de eurostar, rs, só não se empolgue muito que não é naada de muito diferente, rs, é mais psicológico, mas lógico que vale a pena fazer, até pq acho o melhor custoxbeneficio desde que você compra com 3 meses de antecedencia.

 

Quanto a parte mais delicada.. permanência nas cidades, vou tentar deixar meu ponto de vista com detalhes:

 

Amsterdam, achei bacana a quantidade de dias, eu só tomaria cuidado para você não chegar em Amsterdam dia 18 muito tarde e partir pro brasil dia 21 cedo, pq aí talvez, baseado na tua intenção de curtir com calma a cidade, caminhar sem rumo, talvez você sinta falta de mais um dia em Amsterdam, especialmente se vcs tem aquela coisa de arrumar as malas um dia antes né. Mas Amsterdam meu amigo, é top, acho que é a cidade que você está procurando!

 

Bugges não conheço, mas pelo muito que li, esse um dia lá deve ser suficiente.

 

Bruxelas eu fui, por exemplo, se você chega lá um dia pela manhã bem cedo, no final do dia seguinte, vai sentir que o tempo foi bem, ou até mais, que suficiente.

 

Londres, para mim é a capital da Europa, paris tem seus charmes, mas nenhum lugar tem tantas coisas para visitar e para fazer como Londres, como dizem os poetas, quem está cansado de Londres está cansado da vida, eu não retiraria nenhum dia, tá excelente.

 

Paris, não é minha favorita na europa, mas é um espécie de "must go" na europa rs, eu, se voltasse lá ia convencer minha esposa a passar apenas 4 noites, se eu fosse sozinho uma dia novamente, apenas 3, apesar de ser uma cidade gigante e cheia de opções, para você ver como isso de permanência é relativo, uma amiga minha aculá te diria para passar 10 dias lá ou talvez uma vida kkkk, mas enfim não estou te sugerindo isso, até pq vc vai está chegando, podem haver atrasos, fuso, etc, e também como os outros dias estão bem distribuidos ;) em teu lugar eu acho que tb deixaria as seis noites lá, afinal, eu fui no verão quando os dias eram bem mais longos.

 

Sugestão, procura sempre marcar os horários de trem pela manhã cedo, não tão cedo que tenham que madrugar, mas cedo, a menos que tenham problemas com horas, pois nada pior que pegar um trem, por exemplo, 14h, rs, você não vai a destinos mais distantes pela manhã, com medo de perder o trem e nem chega a tempo de fazer nada mais demorado pq o dia vai está é acabando, daqui q vc vá ao hostel/hotel, se aloje, já era. Sendo mais específico, eu colocaria para sair bem cedo de Bruxelas para Bugres e no dia seguinte para sair bem cedo de Bugres para Amsterdam, pq aí vc aproveitaria mais Amsterdam e essas 24h aprox em Bugres estariam suficientes.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano,

 

Vou mudar minha chegada para Londres, todos os pontos apresentados são muito pertinentes. Quanto à escala em Madri, os vôos tem uma previsão de espera de três horas para o embarque para Londres. Vou tentar me blindar com todos os documentos possíveis, farei um VTM em meu nome e no nome de minha futura esposa, levaremos contra-cheques, vínculo com faculdade, cartão de crédito e um pouco de dinheiro em espécie. Além claro, de toda documentação necessária. Como temos cartão platinum, já possuímos os seguros para viagens internacionais.

 

Até gostei da idéia de finalizarmos em Paris, mas como queremos começar com todo gás e depois irmos diminuindo a velocidade, acho melhor ter uma overdose de museus e roteiros "pré-fixados" no início e depois relaxarmos nas cidades menores.

 

Temos exatamente uma muda de roupa de frio ::lol4:: , sempre moramos em regiões quentes ou com "frio" completamente suportável ::Cold:: . Precisamos de algumas dicas de lugares para comprarmos roupas adequadas. Já li muito sobre a Lillywhites, mas ela tem tudo ou só artigos de esportes? Queremos ao menos comprar uma ou duas peças da terceira camada bacanas, seja s

sobretudo, casacos ou doudounas. :D

Link para o comentário
  • Membros

Daniel,

 

Eu venho espreitando o site do mochileiros desde o ano passado. Como seu roteiro tinha quatro das cinco cidades almejadas, sempre esteve nos meus toptrends ::lol4:: .

 

Os valores das passagens aereas estão na mesma faixa de preço, chegando por Paris ou Londres e voltando por Amsterdã (US$ 1.181,00). O que me aconselhas, comprar as passagens aereas mais pra frente, tentando encontrar promoções ou garantir este preço? Já li que uma das boas condutas do mochileiro é não ser afobado, mas tenho medo de perder um bom preço e o cambio variar muito :( .

 

Eu já estava meio propenso a aumentar um dia em Londres, seu empurrãozinho reforçou esta idéia. Existem dois lugares que quero visitar na região, que não li em nenhum relato de outros mochileiros: Stonehenge e uma escultura chamada The Singing Ringing Tree, uma escultura de tubos metálicos que fica ao norte da Inglaterra (nem sei como chegar lá ::lol4:: ). Reduziria um dia em Paris, tirando Versailes e deixando meu roteiro mais solto pela cidade luz.

 

Seguiremos o roteiro bem retinho mesmo, quanto a sequência de cidades: Londres x Paris x Bruxelas x Bruges x Amsterdã. Já estava programando os deslocamentos pela manhã, conforme sugeristes. Como pretendo usar apenas trens, acredito que gasteremos entre 01:30h e 02:30h no máximo. Só estou meio indeciso quanto a Bruxelas. Como chegarei cedo, pretendo passar uma noite e ir para Bruges no final da tarde, pernoitando nesta. Ao final do outro dia em Bruges, iria para Amsterdã e já durmiria lá.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Respondendo do cel (compacto): No teu lugar eu compraria, pois minha visão é assim, mochileiro (ou ate viajantes em geral) devem fazer de uma das duas maneiras, ou vc deixa rolar e tem flexibilidade boa para viajar, nesse caso espera ai uma boa promoção e quando ela surgir você pega e viaja, pouco importando se é 15 dias ou 1 semana antes ou depois da sua data ideal ideal... Ou então, você tá decidido a ir e tem uma data fixa para ir, meu caso, e na hora que aparecer um preço razoável você compra logo.

Quanto a Versalhes, faz assim, acorda um dia cedo e vai lá, não é tão longe, é 1 hora da porta do teu hostel até lá, visita os belos jardins, o vilarejo, a lagoa la do lado, tira fotos do portão do palácio e entao, se vc ver a fila e sentir aquele chamado para entrar, você entra, se nao... Meio-dia pra 12:30 vc ja está em Paris de boa. Quanto a essa ideia de bruxelas e bugres, tranquilo, só lembra que você terá apenas dois dias completos em Amsterdam, acho q tá de bom tamanho, só torcer para um desses dias não ser de nevasca kkkkk.

 

Tamo ae!

Link para o comentário
  • Membros

John, muito bom!Nossa viagem é muito parecida!! Vou fazer Londres/Paris/ Amsterdam. Mas quero ir dia 12 e voltar pelo dia 25...Vou ficar de olho no seu post, aqui já tem qse tudo que preciso haha! Ah, se encontrar uma passagem com valor bacana poderia me dar um toque né haha e outra, quando vc for comprar as passagens do eurostar e tal, gostaria da sua ajuda! Se tiver até um outro contato, e-mail...Pra gente trocar idéias, quem sabe vc pode me ajudar conforme vai comprando... =/ Já sabe sabe onde vai se hospedar em Londres, Paris e Amsterdam? :)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

John,

 

Você pediu opinião e lá vai, ao meu estilo - detalhista e nada objetivo :lol:

 

Seu roteiro está muito parecido com um dos roteiros que bolei para minha lua de mel. A escolha das cidades é boa, embora no meu entendimento bem pessoal falte um pouco mais de toque de "interior". O interior da Europa central em geral não é como o interior das Américas. É muito bem desenvolvido, com excelente estrutura hoteleira e a conservação e a beleza são sensacionais. Para isso, você só teria duas alternativas. Uma, a melhor, retirar um país e acrescentar cidades do interior da Inglaterra, França e/ou Bélgica e Holanda (preferencialmente os dois primeiros). Outra, reduzir o número de museus e tentar encaixar umas daytrips.

 

Na verdade, uma solução não exclui a outra. Porém, uma das coisas legais é dormir nessas pequenas cidades, quando os turistas vão embora e vocês têm a cidade só para vocês. Um dos melhores momentos de nossa lua de mel foi uma caminhada pelas belíssimas margens do rio de Amboise, seguida por um passeio noturno por uma cidade quase deserta, beirando um castelo, fechando com um jantar com um bom vinho francês. Bruges, na Bélgica, é um grande exemplo disso e é bastante comum que casais optem pelo pernoite lá. Eu sugeriria você inverter, fazer Bruxelas como breve stopover entre Londres e Bruges (nesse caso, você sairia de Londres um pouco mais cedo, contrariando minha sugestão de viajar de noite). Bruges é considerada pela maioria esmagadora dos relatos que li uma cidade mais interessante e romântica do que Bruxelas.

 

Concordo com a Cris na sugestão de inverter Paris com Londres. A imigração é um processo chato, mesmo quando é rápida. Pois o que mata mesmo é a expectativa. E mais um argumento para colocar Londres no início - muitos argumentam que é o melhor lugar da Europa para compras. Como você vai comprar roupas de frio, pode achá-las em alguns outlets que outros podem até indicar.

 

A Air Europa tem notas baixas segundo o blog Melhores Destinos. Se a diferença para outra cia for pouca, pode valer a pena pesquisar alternativa. Pesquise também se você não consegue um stopover grátis, que seria por exemplo pegar a British com destino a Paris na ida, ou a KLM na volta, partindo de Bruxelas com stopover em Amsterdam.

 

Minha esposa é nordestina e sentiu muito frio mesmo no outono. Creio que em janeiro o bicho pegue. Use o famoso método cebola, se vestindo em camadas e retirando se esquentar (alguns lugares, como o Louvre, possuem aquecedor absurdamente forte, tivemos que tirar todas as camadas extras). O que realmente amenizou o frio para ela foi comprar uma "segunda pele" em Milão.

 

Fazer Paris-Londres de Eurostar é uma ótima ideia porque a estação de trem - St Pancras - está dentro da cidade. Ainda assim, li relatos de pessoas que enfrentaram filas enormes na imigração mesmo de madrugada e perderam o trem, pois a antecedência com que chegaram não foi suficiente. Sendo assim, é bom se planejar quanto aos horários. Pessoalmente, prefiro deslocamentos noturnos, especialmente em trechos como esse, em que não há paisagem que se aprecie. Há dois argumentos fortes nisso, baseados em relatos de terceiros e experiência pessoal - você quase sempre acordará muito cansado de tanto andar no dia anterior. Outro ponto é que é de dia que as coisas acontecem. No seu caso há um agravante, que é o inverno - os dias são mais curtos, anoitece por volta de 16 ou 17h e muitas atrações fecham mais cedo.

 

Por fim, você irá ler opiniões muito diferentes sobre as cidades. O Daniel por exemplo não curtiu muito Paris, mas você tem que considerar que é jovem, solteiro, provavelmente querendo algo mais agitado. Já nós adoramos a cidade. Ficamos 8 noites e sequer tivemos tempo de ir a Versalhes. Mas também porque fizemos uma overdose de museus e tivemos que tirar algumas manhãs para nos recuperar do cansaço acumulado da viagem e compensar imprevistos.

 

Daí já vem a minha recomendação - não deixe Paris por último. O argumento do Adriano é interessante, mas considero que a questão do cansaço é mais relevante. No final da viagem vocês já não terão a mesma empolgação do início. Então é melhor deixar as "cerejas do bolo" para o início ou o meio (que nem fazemos quando crianças :lol: ).

 

Abraços.

 

EDIT: você falou do preço das passagens. Já pesquisou quanto fica ir e voltar para a mesma cidade ? Por exemplo, talvez saia mais em conta você ir e voltar por Londres e pegar uma low cost do destino final (no roteiro original, Amsterdam) de volta para Londres no final da viagem. Como as distâncias entre todas as cidades do roteiro são curtas, essa pode ser uma solução interessante.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...