Ir para conteúdo

Santiago, San Pedro de Atacama, Salar de Uyuni em 13 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal!

Demorei um pouquinho (ou até de mais - 1 ano) para escrever aqui! Então alguns detalhes se perdem!

Mas msm assim resolvi escrever pq os posts me ajudaram muuuito a organizar minha viagem!

Fui para santiago, San Pedro do Atacama e Salar do Uyuni em janeiro de 2009, em dois casais. A viagem foi simplesmente SENSACIONAL!

Voamos de São Paulo para Santiago em um voo da Tam as 8h da manhã e chegamos perto de 12h em Santiago. Por recomendações dos mochileiros e dos viajantes, acertamos com o Apart Hotel Mont Verd. Foi muito bom, pq o preço era muito barato (cerca de 25.000 pesos o casal, mas ainda conseguimos desconto e saiu por 20.000), e super bem localizado, em um bairro de "baladas" (barzinhos na rua) muito divertidas!

 

Ainda no Brasil estava vendo preço das passagens de onibus de Santiago para San Pedro, e me lembro que os preços eram elevadíssimos! Tbm consultei o site da Lan Chile, colocando a opção que estava no Brasil, e uma passagem de Santiago-Calama ida e volta saia uns 700 dólares!!!!! Mas meu cunhado teve a brilhante idéia de colocar opção de estarmos no chile, e o mesmo trecho saia por apenas 24000 pesos (nem 100 reais!) dá para acreditar? mais barato que onibus, além de poupar 24h de viagem! Porém, como compramos em cima da hora as passagens, tivemos que voar para Antofagasta (litoral chileno) e de lá tomar um onibus para San Pedro (5h, 8.000 pesos). Mesmo assim valeu a pena!

 

Em San Pedro, tratamos com a agência Atacama Conection - recomendo a todos: excelente serviço, ótimos preços e ótimas dicas. Acertei tudo por e-mail, ainda em dezembro no Brasil, mas fiz o pagamento apenas em San Pedro. Ficamos 4 dias, e fizemos passeios inesquecíveis:

- Vale de La Lunna

- Lagunas Altiplânicas

- Geysers El Tatio (imperdível, coisa mais linda)

- Laguna Cejas (aonde vc bóia em lagoa hipersalina, como no mar morto) - sensação inexplicável, parece que vc esta andando em uma gelatina

- Salar do Atacama

 

Como muitos já comentaram, e não preciso repetir, são as paisagens mais incríveis, desertos, lagunas, sal, vulcões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

continuando:

 

Depois de conhcer um pouco do Deserto do Atacama, fomos para a trip de 4 dias rumo ao Salar do Uyuni. Fechamos o pacote com a agência Colque Tour, em San Pedro, por 125 dólares, incluindo a hospedagem e alimentação. Como todos que desejam conhecer este lugar único no planeta, sabe quem trata-se do sul da Bolívia, região mais pobre deste país. Logo,a viagem requer alguns cuidados básicos:

- lembre-se que vc está na região mais árida do mundo, portanto LEVE ÁGUA, e bastante! Calcule 2litros por dia/pessoa e não tenha preguiça de carregar, pq a viagem é em um 4x4 onde vc pode deixar os galões,

- as acomodações são "mui básicas", não espere nenhum resort de sal. Então se puder leve seu saco de dormir (ou seus próprios lençóis para solocar por cima dos que estão nas camas - pq certamente nunca foram trocados)

- partindo de SPA, no 1o dia vc dorme em um alojamento na Laguna Colorada (maravilhosa), não conte com banho pq não há. E prepare-se para dormir a mais de 4000m de altitude (leve ADVIL ou similar, pq dá muita dor de cabeça em algumas pessoas)

- leve seu PAPEL HIGIÊNICO (artigo de luxo)

- a comida é boa (em geral sopa, ovos cozidos, legumes), mas compensa levar chocolate e barrinhas de cereal. Não reclame da falta de sal: a mais de 4000m de altitude a pressão sobre naturalmente, então o sal pode ser um veneno para hipertensos!

 

O Salar do Uyuni é sensacional, em janeiro de 2009 estava com água nas bordas (lindo - um espelho d'água) e seco no centro (maravilhoso, todo poligonizado). A viagem de 2 dias até chegar nele tbm é divina. Desertos, salares, lagunas coloridas, vulcões, pequenos rios com muito verde, lindos animais! Uma paisagem única em constante mudança!

 

O retorno a SPA inicia no 3o dia, para quem quiser pode ficar na cidade de Uyuni (Bolívia) e seguir viagem para Potosi ou La Paz. Uyuni tem uma pracinha onde pode-se tomar boas cervejas e comprar alguns souviniers bem baratos, de resto, não tem mais nada!

Nós retornamos, o que é um pouco cansativo, a noite, onde para-se para dormir em uma pequena vila (que não tem nada) e segui viagem ainda de madrugada até a aduana Boliviana. Fique esperto no retorno: chegamos lá e tinham mais pessoas esperando na aduana para voltar a SPA do que ônibus para levar. Mesmo assim, o motorista do onibus queria ir embora, e deixar parte do pessoal lá. Detalhe, aquilo só é movimentado na hora que chegam os passeios da Bolívia (e deixam as pessoas na aduana) e pegam novos turistas vindos do Chile. Depois, fica as moscas! E eu estava fora do ônibus! Nem pensar, sentei na escada e não deixamos o ônibus parir. Só assim, fizeram vir mais um ônibus do Chile... senão sei lá, podíamos ter ficado por lá mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depois dos maravilhosos dias no Deserto, voltamos à Santiago. Alugamos um carro, com uma locadora qualquer. Pior coisa: o cara tratou por telefone, e trouxe o carro no hotel (o mesmo Apart Hotel Mont Verde). Era um Hyunday velho, todo riscado, com o vidro rachado e o tanque de gasolina quase no final. Comentamos ests "pequenos problemas" mas ele nos disse que não tinha problema, e poderíamos devolver o carro no aeroporto do dia seguinte. A locadora não tinha loja no aeroporto, então foi combinado 9h da manhã com o mesmo sujeito.

Fomo no mesmo dia a Viña del Mar e Valparaiso. Adoramos, lindas prais (claro, não tente comparar com o Brasil), porém, é o mar mais gelado que já pus o pé!!!!! Nem pensar em dar um mergulho, apesar do calor e sol que estavam!!!!

O passeio foi maravilhosos, as estradas são ótimas, os lugares lindos!

No dia seguinte o maior problema: o cara não estava no aeroporto na hora combinada! e nós de malas prontas para embarcar para o Brasil! Esperamos 1 hora e nada... e faltava 20 min para fechar o checking... eu desesperada!! Tentei ligar do orelhão, mas consumiu todas as minhas moedas e estava quebrado.... quando eu estava a um passo de ter um ataque de nervos, um funcionário da Varig me acudiu e (ele era chileno) ligou para o cara da locadora. O cara tinha esquecido, e se não ligássemos não iria vir pegar o carro!!!! Por sorte ele chegou em 15 min, conseguimos devolver o carro e embarcar para o Brasil! Ufa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para finalizar, e resumindo, fizemos a viagem em 12 dias, de 04 a 14 de janeiro de 2009. Valeu muuuuito conhecer o deserto do Atacama e Salar do Uyuni!!

 

Em SPA, procure ATACAMA CONECTION (ótima agência, bons preços). Fizemos 4 passeios por o equivalente a 260 reais. Alimentação é meio carinha na cidade, mas achamos um pequeno restaurante muito bom por 10.000 pesos a refeição. Albergues são caros... ficamos em um "mais afastado do centro" (piada, pq a cidade é realmente minúscula), passando o museu, perto do cemitério. É de um brasileiro casado com uma Uruguaia... ele adora receber os conterrâneo.... ficou 8.000 pesos dia/pessoa. Lugar bem simples.

 

Não deixem de conhecer os Geysers El Tatio! simplesmente divino! acorda muuuuito cedo, para chegar antes do amanhecer.... mas vale muito a pena!!!

Não deixem de ir a Laguna Cejas! Um passeio que vc pode interagir com a natureza! Nadar na laguna hipersalina (ou melhor, boiar) é uma sensação indescritível! Depois vc toma banho em um poço de água doce, e conhece mais uma parte do Salar do Atacama!

 

No Salar do Uyuni, leia as recomendações do post anterior, e vá sem esperar mordomias, ou muita higiene!

 

Em Santiago cuidado com os taxistas!!! Fomos enganados por um, q nos levou a um shopping mesmo sabendo que ele já havia fechado, só para retornamos com ele tbm!!! E cuidado se for alugar carro: apenas em locadoras com lojas físicas no aeroporto (no Chile vc precisa da carteira internacional para dirigir - nós só descobrimos isso depois, cuidado)!!!

 

Boa viagem, e fico a disposição para maiores informações (valores, roteiros, lugares) - pesquisei um ano inteiro, planejei muuuuito pq foi uma viagem mais do que especial (minha formatura na faculdade), então se precisarem de dicas, posso dar, apesar de que os foruns ajudam muuuuito! o site dos viajantes e blogs tbm!

Beijos a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom pessoal!

Só para esclarecer: NÃO é obrigatório a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou Carteira Internacional de Habilitação (CIH) no Chile, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, devido ao Acordo sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito, entre Brasil, e esses países, de 29 de setembro de 1992. Acordo esse assinado por Itamar Franco em 3 de agosto de 1993.

 

Caso tenham dúvidas, por favor entrem no link:

 

http://74.125.47.132/search?q=cache:yy5YplvLJx4J:www.aladi.org/nsfaladi/textacdos.nsf/f48bdc35486f7c1d03256aa9005c32ab/ea33fce3290e6c5003256cd2004f9767/%24FILE/PC-8-p.doc+Acordo+Sobre+Regulamenta%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+Unificada+de+Tr%C3%A2nsito&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Me lembro de ter visto que era necessário a carteira internacional para dirigir no chila no Guia do Viajante Independente na América do Sul.... mas como não estou com ele agora, não posso realmente confirmar!!

(respondo com esse novo "perfil" pq simplismente o gabriella.fontaneta não quer mais ser conectado!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ahh, uma coisa que eu esqueci de falar nos meus depoimentos, mas é meio óbvia é que escolha bem as roupas que vai usar no Deserto do Atacama e principalmente no Salar do Uyuni!

Eu optei por blusas de algodão brancas de manga comprida, calça jeans e bota de caminhada. Quando os passeios envolverem altitude, como o Geysers El Tatio, que é muuuuuito mas muuuuuito frio (no verão estava -10ºC), coloquei mais um casaco de fleece e uma jaqueta imensa, além de cachecol, meia calça de lã e meia de lã no pé!!! e mesmo assim foi pouco! Na aduana boliviana e Laguna Verde faz o mesmo frio!

Já no deserto, estava quente, e mesmo assim fiquei de camiseta branca de manga comprida para proteger do sol, que é muito forte!

 

Em grande parte da viagem até o Salar do Uyuni, ventava muito, principalmente na Laguna Colorada (onde vc pode caminhar ~2km até um mirante). É impossível abrir os olhos, e o vento corta demais seu rosto. Então passava muito tempo com cachecol enrolado da cara e óculos escuros! Aliás, no Salar propriamente dito é impossível não usar óculos escuros!!! A brancura e o sol são demais!

 

Não esqueça o protetor solar, e principalmente o protetor labial!!! A boca fica muuuito ressecada e pode rachar, e fazer feridas enormes (como muita gente que eu vi por lá)!! Hidratante para a pele tbm é útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Gabi!

Verdade! Faz mto frio mesmo... Tb fui com uma camiseta branca e ela esta encardida até hoje... Ficou amarelada do pó do deserto... E olha que eu uso sabão em pó dos bons... hehehehehe

Mas cá entre nós: a Laguna Colorada, apesar de sofrermos para caminhar aquela extensão toda, é a mais linda do passeio, vc não acha?

Bjs e até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal!

 

Meu nome é Thais e vou viajar no carnaval para o deserto do Atacama. Depois de uma extensa busca em que esse site nos ajudou muito, decidimos ir para o salar de uyuni na excursão de 4 dias e ficar o restante do tempo (8 dias) no atacama fazendo os varios outros passeios.

A empresa que escolhemos foi a Colque que nos atendeu MUITISSIMO bem quando ligamos. Depois dou um retorno sobre os passeios. Meu objetivo de entrar aqui é só o de mostrar o email que recebi da Cordillera Travel quando estava tentando obter mais detalhes de como reservar e entender qual o valor que eles debitariam do meu cartao, ja que tinha que mandar o cartão por email pratica que as vezes é inevitavel mas que sempre tento evitar por considerar insegura:

 

"Thais no es posible hacer un deposito desde el extranjero , por esto

solicitamos los datos de su tarjeta como garantia.

Por favor comprender esta situacion pues es la ultima vez que

explicare lo mismo a ustedes, caso contrario les pido buscar oyra

compañia.

 

Gracias por su comprension,

 

CORDILLERA TRAVELLER - CHILE"

 

Ou seja, extremamente grossos e mal educados. E a resposta que dei a ela é que já arrumei outra, a colque. É por isso que decidi não ir por eles. Honestamente não sei como é o tratamento ao cliente nos passeios e se isso foi pontual da pessoa que me atendeu, fato é que eu não me arrisco.

 

Isso é só para alertá-los!

Thais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...