Ir para conteúdo

Santiago, San Pedro de Atacama, Salar de Uyuni em 13 dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Primeiramente desculpe a falta de contato, mas é que tive problemas familiares... Agora já estão resolvidos...

 

8º dia: 23/01/09

- Acordamos 3:30h e saímos as 4:00 para o passeio dos Gêiser El Tatio... Desculpe aos amantes deste passeio, mas sinceramente odiei! O caminho é muito longo e passamos mais tempo dentro da van do que nos lugares visitados... Sem contar que o pneu furou...

O El Tatio tem mais fontes de gêiseres que o Sol de la Mañana e o espirro é com água. Parece fogos de artifício no céu...

- Retornamos 12:40h, almoçamos e nos preparamos para o melhor passeio de San Pedro de Atacama (na minha opinião): Lagunas Cejas

- Gente! É lindo! O passeio saiu as 4 da tarde e retornamos as 9 e meia da noite... VALE A PENA! Flutuei na laguna e a sensação é muito gostosa! Você não afunda mesmo... Cuidado para não se cortar na hora de entrar ou sair da laguna, pois as bordas tem sal cristalizados que cortam mesmo. Assim que se sai da água e secamos, o sal fica aparente na pele, cabelo, biquíni... É show demais. O guia leva galões de água doce para tirar o excesso de sal...

-Depois fomos aos Ojos Del Salar e mergulhei no lagos, pois ainda estava salgada... Ótimo banho...

-Seguimos para o Salar Tara, também muito bonito (não igual ao Salar de Uyuni) mas tiramos ótimas fotos com o vulcão Lincancabur ao fundo...

- Tudo isso num só passeio... Não percam esse passeio...

- Chegamos a San Pedro, jantamos e fomos dormir...

 

9º dia: 24/01/09

- Acordamos 5:30, pois o passeio às lagunas altiplanicas teve alteração no horário, das 8 passou para às 6h da manhã.

- Achei estranho pedirem para estar na agencia da Colque as 6 h da manhã, já que ainda era noite... Mas tudo bem... Esperamos até as 7h da manhã e não vieram nos buscar...

- Voltamos ao hostal e Felix nos disse que a van acabara de sair. Dois erros: uma hora de atraso e foram nos buscar no local errado!!! Ficamos com muita raiva com a confusão...

- PERDEMOS O PASSEIO!!!

- O pior é que ao retornarmos mais tarde à agencia COLQUE eles não devolveram nosso dinheiro, disseram que nós estávamos errados e que eles não tinham culpa nenhuma!!! Olha, se não fosse pelos ótimos passeios que essa agencia nos proporcionou nos dias anteriores eu agora iria estar aqui “pichando” essa agencia...

- Perdemos cerca de R$ 75,00 cada um...

- Trocamos nossas passagens pela TURBUS das 19h para as 14h, já que nosso passeio tinha furado...

- Nosso ônibus saiu no horário de San Pedro de Atacama rumo a Santiago... Encaramos mais 23 horas de estrada. Vimos a parte do deserto que na vinda estava noite...

-São muitos km de nada e a exploração de ácido sulfúrico nas cidades é demais. Sierra Gorda é a maior delas, vive dessas industrias. Escureceu as 21h e ainda estávamos no deserto... Incrível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

10º dia: 25/01/09

-Chegamos em Santiago as 13h e fomos direto ao Hostal Casa Grande. RECOMENDO. Ótima localização no Bairro Providencia na Rua Vicuña Makenna. É uma casa antiga e os quartos são grandes. Pegamos com banheiro privado, mas há acomodações com banho coletivo. O dono do Hostal nos disponibilizou um guia maravilhoso do Bairro Providencia com todas as dicas...

-Pagamos PC$ 25.000 por diária casal banho privado.

-Entramos no Parque Bella Vista para adiquirir nossos transfers para Valparaiso e Viña del Mar pela SANTIAGO TURISTIK pelo custo de PC$ 24.000 e para Concha y Toro também por PC$ 20.000 por pessoa, saindo do Parque Bella Vista. Tem folders deles no aeroporto, assim que se chega.

- Saímos para almoçar num restaurante na própria Vicuña Makenna e seguimos ao Cerro San Cristóbal.

- Subimos pelo Funicular (bondinho) e descemos pelo teleférico (total PC$ 4.500).

- A vista da cidade é linda e ainda há piscinas públicas para banho, por PC$ 10.000 a diária. Mas não encaramos essa...

- O teleférico nos deixou na parte de trás do morro e tivemos que andar uns 2 km para chegar à entrada do parque. NÃO RECOMENDO fazer essa caminhada, pois há trechos que não tem calçadas e tivemos que andar na rua com os carros.

- Fomos ao mercado e compramos vinho, azeite de oliva para trazermos ao Brasil por um preço imbatível... VALE A PENA. Sai mais barato que comprar nas vinícolas.

- Voltamos ao Hostal e fomos descansar.

 

11º dia: 26/01/09

- Acordamos 7:30h, tomamos o café da manhã (sem comparação ao dos hotéis do Brasil), e fomos andando até o Parque Bella Vista para pegar a van para Valpo e Viña.

- A guia nos explicou um pouco da história do Chile, Santiago, vinícolas e das cidades que iríamos visitar.

- Chegamos em Valparaíso. LINDA! De longe parece um monte da casas penduradas nos morros, tipo favela... Mas ao adentrarmos nas suas ruas e vielas sinuosas podemos avistar sua beleza que encanta tantas pessoas. As casas são antigas com pinturas coloridas (bem coloridas) com vista para o porto e o mar, criando um clima nostálgico, como se estivéssemos na Europa.

- Devido a grande quantidade de fios elétricos e de telefone, as fotos ficam com menos charme...

- Valpo e Viña são vizinhas e nem nota-se quando se sai de uma e entra na outra...

- Visitamos o Relógio das Flores.

- Almoçamos num lugar chiquérrimo: Clube Sírio Libanês. Ótimo almoço, e o mais caro de todo o passeio. O prato mais barato custava PC$ 12.000, mas valeu a pena.

- Viña é mais “comercial”, mais balneário... Possui mansões e a galera mais rica do Chile se encontra por lá.

- Fomos à praia de Reñaca onde colocamos nossos pés pela primeira vez no Oceano Pacífico. GELADO!

- O mais engraçado foi quando a guia nos disse que os arruaceiros (pessoas andando sem camisa nas calçadas) só podiam ser ARGENTINOS... E começou a falar mal dos nossos hermanos... Muito parecido com a nossa opinião sobre eles...

- Voltamos 6h da tarde no pátio Bella Vista. Bom passeio, mas muito rápido. Se você tiver tempo e dinheiro recomendo alugar um carro e passar mais de um dia nessas cidades.

- Jantamos e voltamos ao Hostal.

 

12º dia: 27/01/09

- Saímos também as 8 da manhã do Parque Bella Vista rumo ao passeio mais FULERO de todos: Concha y Toro. Não por causa da Santiago Turistik (que aliás o nosso guia/motorista explicou as formações de San Pedro de Atacama melhor que os próprios guias de lá) mas sim por causa da própria vinícola.

- O parreiral onde fomos é minúsculo, em formação e não se tem noção do que realmente é uma plantação de uva.

- O guia mal explicava as coisas e saía correndo para o próximo ponto...

- Não vimos a área industrial, nem o processo de fabricação do vinho. Isso foi mostrado apenas em um vídeo comercial ridículo.

- Sobre a degustação nos ofereceram 2 tipos de vinhos: branco e tinto seco (que na minha santa ignorância sobre vinhos, eram ruins, pois só gosto de vinho tinto suave ou rose e não dos secos).

- Outro absurdo são os preços dos vinhos... Muito mais caros que nos mercados, ou melhor, quase o mesmo preço do Brasil (o Cassillero Del Diablo custa no Brasil R$ 25,00 e lá U$ 9,00).

- NÃO RECOMENDO ESSE PASSEIO, parece que para a vinícola Santa Carolina é melhor e se faz esse passeio a tarde.

- Chegamos na hora do almoço e ficamos no Shopping Parque Arauco. Lindo lugar. Ficamos lá a tarde toda passeando e comendo...

- Voltamos ao Hostal, foi a última noite...

 

13º dia: 28/01/09

- Acordamos 5:30 e reservamos um taxi na noite anterior para levar-nos até o aeroporto. Ele nos cobrou PC$ 12.000, preço justo pela distancia.

- Pegamos o vôo de 7:50h e chegamos 15:15 em São Paulo...

 

 

Essa viagem foi a melhor que já fizemos. Tanto que nosso próximo destino será o sul do Chile. Os chilenos são atenciosos, simpáticos e adoram os brasileiros, principalmente os de São Paulo.

Precisamos divulgar mais esses passeios, pois estão tão próximos ao Brasil e custam tão pouco comparado ao nordeste brasileiro.

Há facilidade de comunicação, ainda não há exploração do turista, não há pedintes nem crianças nas ruas e tem uma beleza natural incomparável a qualquer outro lugar do planeta.

Nosso próximo roteiro será Puerto Montt a Villa O’Higgins de carro alugado pela Carretera Austral.

Obrigada aos meus amigos mochileiros que nos ajudaram demais no preparo da viagem, principalmente Michel e Leocaetano.

VALEU A PENA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Carla, bem legal sua viagem !! Suas dicas serão bem aproveitadas quando formos para conhecermos Santiago e Valparaiso.

 

Puxa, que chato isso que aconteceu com a Colque... a gente só fez o Salar de Uyuni com eles e eu não tive uma boa impressão dessa agência, não se pode confiar na sua organização e nas promessas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Carla, finalmente acabou seu relato!!

 

Estava de olho aqui pra ver o resto do relato... Parabéns!! Gostei muito! Vi as fotos também, linda viagem, não?? Pessoal por lá é muito acolhedor mesmo, tirando um taxista que me roubou uns $3 a 4.000.

 

Abraços!!

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente a Colque me deixou uma má impressão assim que entrei no escritório.

Acabei fechando na Atacama Connection por apenas CLP 5.000 a mais (geiseres, laguna cejas - ojos del salar, valles de la luna - muerte e salar - lagunas). E eles foram muito profissionais. O passeio ao salar e lagunas altiplânicas foi ótimo e o guia, Sílvio, deu um show de história e geologia!

Procurei uma agência bem recomendada em fóruns como o tripadvisor justamente porque não queria problemas. Nesse caso, perder o dinheiro é o de menos, o chato mesmo é perder o passeio.

Carla, minha viagem dos sonhos é percorrer a carretera austral. Talvez consiga ir no começo do ano que vem. Se você for antes vou ficar de olho nas suas dicas aqui no fórum.

 

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá pessoal...

 

Leo!

Lindas as fotos, né?

Obrigada pelo carinho...

 

Pavan!

Pretendo ir em julho deste ano, depende das minhas férias e das condições da estrada no inverno. Vou alugar um Suzuki Gran Vitara 4x4 em Puerto Montt (pela AVIS hoje tá saindo U$534 por 1 semana + U$84 por dia extra) e vamos até Villa O'Higgins. Vai dar uns 15 dias de viagem... Mas ainda tenho dúvidas se é uma boa pegar estrada nessa época do ano... Senão vai ficar mesmo pra janeiro de 2010, no verão... Mas vamos trocando idéias até lá, com certeza...

 

Bjs a todos

Carla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Carla

 

Tem quase um mês que voltamos de Atacama, mas eu e minha namorada gostaríamos de agradecer a você. Graças em grande parte ao seu relato nossa viagem de 27/03 a 03/04 foi um sucesso!

Deu tudo muito certo, sem contratempos ou aborrecimentos!

E suas dicas foram em parte as "culpadas" por toda essa satisfação.

Obrigado

 

Maurício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Realmente a Colque me deixou uma má impressão assim que entrei no escritório.

Acabei fechando na Atacama Connection por apenas CLP 5.000 a mais (geiseres, laguna cejas - ojos del salar, valles de la luna - muerte e salar - lagunas). E eles foram muito profissionais. O passeio ao salar e lagunas altiplânicas foi ótimo e o guia, Sílvio, deu um show de história e geologia!

 

Realmente os serviços da Atacama Connection (compramos com a Maxim que nos repassou) é muito bom, fizémos as Lagunas Altiplanicas e o veículo, o guia e a comida foram dez !!! Só não curti aquela parada em Toconao, muito chatinho aquilo, meio caça-níquel.

 

Também gostei dos serviços da Maxim, achei honesto, atencioso e seguro, os veículos também são bons, a comida é legal e os guias tb (tirando o Jesus que saiu correndo na descida do Vulcão Lascar).

 

Já da colque tenho restrições, eles poderiam melhorar muito, a impressão que dão no tour de 4 dias pelo Uyuni é que estão lhe fazendo meio que um favor em te levar, outra coisa é que os serviços são meio que jogados, não são nem um pouco atenciosos e não estão nem aí pra vc, visto que vc já pagou mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Michelschon

 

Fiz Lagunas Altiplânicas com a Atacama Connection, e também gostei bastante. A guia foi a Betí, uma francesa, e o motorista se bem me recodro, foi o Francisco. Só tenho elogios a ambos, sendo que em todas as vezes que me encontrei com a Betí pela cidade ou por outros passeios, ela veio cumprimentar a mim e minha namorada de forma educada, calorosa e carinhosa. Sem dúvida eu a achei cativante. Fora que foi é uma guia das mais bem informadas acerca dos apectos históricos do Atacama, citando inclusive Civilização Tihuana e Inca. O^ônibus quebrou na volta, mas nem isso apagou o brilho do trabalho deles, visto que em menos de 20 minutos outro veículo chegou para nos resgatar.

Conforme você talvez tenha notado, muitas vezes você fecha um passeio através de uma operadora, mas a realização do passeio se dá por outra.....então, tirando meu último passeio, todos eu fechei com a Colque, e ao contrário do que alguns disseram, apesar da aparência descuidada da agência, fui sempre muito bem atendido pelo Sr.Felix ou pelo Gabriel, chegando a fazer todos os passeios sem pagar, pagando todos de uma única vez, no dia de ir embora pra Santiago. Esse passeio da Atacama Connection, inclusive, fechei com a Colque. Mas realmente o estilo de "administração" dela Colque é meio esquisito, pra falar o mínimo! hehehehehe!

Meu último passeio a Colque não fazia, então fechei diretamente numa agência com um nome que não lembro de forma alguma, na estremidade leste da Caracoles, cujo dono se chama Jesus, um nativo grandão e gordo. Apesar de me parecer meio garganta demais, foi um passeio excelente, também em função do guia, o Luis, um cubano-chileno extremamente divertido.

Acho que devido a deficiências profissionais de algumas agências surgem esses aborrecimentos.......e eu acabei sem saber correndo esse risco......assim que cheguei a SPA fui pra Colque, de tanto que foi recomentada por brasileiros aqui no site dos Mochileiros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...