Ir para conteúdo

Las Chicas de Mochila! 22 dias de Bolívia, Chile e Peru!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá Mochileiros!!

 

Eu sei que são constantes relatos sobre esses lugares, mas acredito que a cada relato, adquirimos alguma informação diferente. Além disso, é importante e interessante os relatos nos mais diversos meses do ano, pois geralmente os valores dos passeios mudam, o clima interfere, o que levar na mochila.. e por ai vai...

 

Vou explicar o motivo deste título. Minhas companheiras de viagem são 4 mulheres (Letícia @leee.rl, Andrea, Cristiane e Janielle), as quais nos conhecemos aqui no mochileiros e que estavam interessadas em encarar uma mochila nas costas e curtir a viagem.

Nos baseamos no roteiro de viagem que montei, mas fizemos algumas modificações, de modo que pudéssemos aproveitar mais. A maioria das informações foram tiradas de vários relatos super interessantes aqui no mochileiros.

 

O roteiro que foi praticamente definido em:

obs: praticamente, pois houve uma pequena mudança na permanência nas cidades no final, devido a alguns imprevistos ou interesses pessoais. Eu segui exatamente o que está escrito abaixo:

 

10/05 (Sexta) - São Paulo - Sta Cruz

11/05(Sábado) - Sta Cruz – Sucre –Potosi - Uyuni

12/05 (Domingo) – Uyuni - Salar

13/05 (Segunda) - Uyuni - Salar

14/05 (Terça) - Uyuni Salar- San Pedro do Atacama

15/05 (Quarta) - San Pedro do Atacama

16/05 (Quinta) - San Pedro do Atacama

17/05 (Sexta) - San Pedro do Atacama – Arica

18/05 (Sábado) - Arica – Tacna – Arequipa

19/05 (Domingo) - Arequipa- Cusco

20/05 (Segunda) – Cusco

21/05 (Terça) - Cusco- Aguas Calientes

22/05 (Quarta) - Aguas Calientes (MACHU PICCHU)

23/05 (Quinta) - Aguas Calientes – Cusco

24/05 (Sexta) – Cusco

25/05 (Sábado) - Cusco – Puno

26/05 (Domingo) - Puno

27/05 (Segunda) – Puno - Copacabana

28/05 (Terça) - Copacabana - La Paz

29/05 (Quarta) - La Paz

30/05 (Quinta) – La Paz

31/05(Sexta) - La Paz – Sta Cruz

1/06 (Sábado) - Sta Cruz – SP

 

Observações

 

1. Assim como outros relatos informam, levem dólar, pois compensa mais do que Real. Claro, se quiser levar Real não tem problema, pois todas as casas de câmbio trocam.

Cotação Bolívia (dólar pra bolivianos) - Sta Cruz e Copacabana (6,80), Sucre (6,93) e La Paz (6,92 a 6,97).

Cotação Chile (dólar para peso chileno) - San Pedro (476 ou 477)

Cotação Peru (dólar pra soles) - Arequipa e Cusco (2,61 a 2,65).

 

2. Não é obrigado a falar fluentemente o espanhol, mas é importante saber algumas palavras, principalmente para negociar os preços, ainda mais que muitas coisas (principalmente na Bolívia) não tem preço fixo (táxi, passeios, comida)... Eu resolvi aprimorar o espanhol estudando pela internet. Há vários sites interessante. Vale a pena pesquisar.

 

3. RESPEITE O LIMITE DO SEU CORPO! Não esqueça que você estará em elevadas altitudes e o seu corpo pode ou não se adaptar bem a essa mudança.

 

4. PERMITA-SE! APROVEITE TODOS OS MOMENTOS!(dentro do seu limite, claro!)

 

5. Caso eu esqueça algo, as meninas vão complementar.

 

Vamos lá!!

 

[t3]10 (Sexta) - São Paulo - Sta Cruz[/t3]

 

Para aproveitar e ganharmos mais dias, saímos de SP (pela GOL) às 22h da noite e chegamos em Santa Cruz 00:20 (1h a menos do que SP).

Optamos por ficar no aeroporto mesmo. Mas é possível pegar um táxi e ir até a cidade. A cidade é grande e tem várias opções de bares, restaurantes, ou até mesmo um hostel.. o Joganda.

No aeroporto tem lanchonetes 24h, casa de câmbio e várias cadeiras para deitar, mas ansiedade era tanta que foi difícil dormir. E para quem quiser mais conforto, há camas que você paga por hora.

Dica: se quiser comprar água ou refri, tenha moedas em mãos. Há máquinas que vendem essas bebidas a 5bols. Bem mais barato do que nas lanchonetes que vendem a 12 bols.

 

598da2f91a43f_2013-05-3123_30_25.jpg.7799c6e3c98a422d6eca599630545e47.jpg

598da2f908d24_2013-05-1102_32_07.jpg.2dbf34c15ce45a893644ac7cf395cec6.jpg

598da2f961b04_2013-05-1107_45_32.jpg.048a0ec19887bbb4f14b663802e97de7.jpg

 

[t3]11(Sábado) - Sta Cruz – Sucre –Potosi - Uyuni[/t3]

Agora inicia a aventura...

Pegamos um voo para Sucre às 7h da manhã. Lembrando que na Bolívia e no Peru você sempre paga taxa de embarque (tanto pra avião quanto para ônibus). Para trechos nacionais, a taxa aérea é de 15 bolivianos e USD 25,00 para trechos internacionais. O nosso voo fez escala em Cochabamba e às 9h estavamos em Sucre.

Sucre2.jpg.574d43655ec4b7ea3b1002584a353a8e.jpg

 

O aeroporto de Sucre é pequeno, e assim que você sai, há vários taxistas oferecendo o translado. Pagamos 30 bols por cada táxi que nos deixou na rodoviária.

Não foi uma boa escolha, pois não tem casa de câmbio boa próxima. Sugiro que se for trocar dinheiro em Sucre, peça para o taxista te deixar próximo a Plaza 25 de Mayo, onde há várias casas de câmbio. Depois é só pegar o mesmo ou outro táxi até a rodoviária.. Não aconselho ir a pé.. a subida não é muito agradável... hahahahaahahah

598da2f9914b0_2013-05-1113_24_17.jpg.260b01595d82bae0fe5a2aeceefaf009.jpg

 

 

Trocado o dinheiro, partimos para Potosí! Saímos às 14h de Sucre...as pessoas falam que levam de 3 a 4h pra chegar.... sonho... a viagem levou 5h30min!!! Nossa... não aguentava mais! hahahaahahah AHHHHHHHHHHHH Pagamos 15 bols na passagem mais 2bols de taxa. Tem a opção de táxi... eles estavam cobrando 40 bols por pessoa.

598da2f971b66_2013-05-1113_58_22.jpg.afc1650a20ebab81dd18e34b7b4f43d5.jpg

598da2f97fc7a_2013-05-1114_46_46.jpg.89d0e92f0e996cabbd8c8654ef617b58.jpg

 

Realmente a paisagem da estrada para Potosí é muito bonita, mas quando você chega na cidade se assusta um pouco quanto a estética e pensa o quanto perigosa possa ser... Não conseguimos tirar fotos boas, pois já estava de noite quando chegamos.

598da2f9a277a_2013-05-1116_13_52.jpg.10681a0336b224fa184abfd86779359e.jpg

 

Assim como prevíamos.. chegamos no terminal novo em Potosí... maaaas para ir a Uyuni você tem que ir até o terminal antigo. Não dá pra ir a pé.. tem que ser de ônibus ou táxi. Chegamos às 18:30 e o ônibus saia às 19h....Neste momento posso dizer que aconteceu uma aventura/loucura...Foi o seguinte.. saímos do terminal antigo a procura de um táxi.. mas não tinha na rua.. aí do nada pára um micro ônibus da cidade com dois homens dentro e perguntam aonde vamos.. respondo que ao terminal antigo... um olha pra cara do outro e um deles fala.. "pode subir, levamos vocês!" Como estávamos super atrasadas.. fomos no embalo e subimos no ônibus hahahahaah pagamos 1,30 bols cada e 20 min depois paramos na frente do terminal 1. Tivemos muita sorte.. este era o penúltimo ônibus pra Uyuni..se não teríamos que esperar até às 20:30. Pagamos 30bols na passagem para Uyuni (neste trecho não pagamos a taxa, pois o ônibus já estava saindo e não daria tempo).

 

Chegamos meia-noite em Uyuni, e fomos bem recebidas com 0º hahahahahahaha fomos para o Hostel Piedra Blanca que cobrou 60 bols a noite, com café da manhã e água quente das 6h até o meio dia. Optamos por esse hostel, pois não achamos o Hotel Avenida... mas no dia seguinte descobrimos que um era praticamente ao lado do outro... hahahahah

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Dica

 

Uma pequena dica pros amigos mochileiros... Todos sabemos que o ideal é ter pelo menos um dia de aclimatação na altitude, mas nós fizemos o roteiro Sta Cruz - Sucre - Potosí - Uyuni em um único dia e não tivemos tempo para nos aclimatar.

 

Resultado: chegando em Potosí eu tava com uma puta dor de cabeça, daquelas que não dá pra aguentar e parece que sua testa vai explodir.

 

Então fica a dica, se você também não vai ter tempo pra aclimatação, já começa a tomar remédio pra dor de cabeça ou Soroche Pills.

 

Obs: A composição do Soroche Pills é ácido acetilsalicílico, ou seja, toma uma aspirina que é a mesma coisa ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Dica

 

Uma pequena dica pros amigos mochileiros... Todos sabemos que o ideal é ter pelo menos um dia de aclimatação na altitude, mas nós fizemos o roteiro Sta Cruz - Sucre - Potosí - Uyuni em um único dia e não tivemos tempo para nos aclimatar.

 

Resultado: chegando em Potosí eu tava com uma puta dor de cabeça, daquelas que não dá pra aguentar e parece que sua testa vai explodir.

 

Então fica a dica, se você também não vai ter tempo pra aclimatação, já começa a tomar remédio pra dor de cabeça ou Soroche Pills.

 

Obs: A composição do Soroche Pills é ácido acetilsalicílico, ou seja, toma uma aspirina que é a mesma coisa ::otemo::

 

 

Arrasou Le!! isso é extremamente importante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi namags!

 

Estou acompanhando seu relato. Viajo dia 14/07 - Será que termina até lá? Hehe..(quase nada de pressão).

Qual companhia aérea você pegou de santa cruz para sucre? Estou vendo de pegar a Boa das 8h (direto).

 

Beijo

 

 

Oii Rafaela!

Até lá termino sim! hahahaha

De Santa Cruz para Sucre fomos pela BOA.. compramos antes pela internet.. deu menos de 100 reais.. lembrando que você paga uma taxa de embarque de 15bols no aeroporto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

[t3]12 (Domingo) a 14 (Terça) - Uyuni[/t3]

 

Acordamos às 7horas, tomamos banho com água quente (ufaaaa) e partimos em busca do passeio. No mapa, parecia que o Hostel ficava há duas quadras da Av Ferroviária, mas na verdade ficava na mesma quadra. Na Av Ferrovária é onde fica todas as agências de turismo e a Migração.

598daf5c58d7d_2013-05-1209_47_16.jpg.acd84631efee6b6ad55fc579df221a47.jpg

598da3329d997_2013-05-1211_45_48.jpg.b9f36203826001854e1962f9e53e8c94.jpg

598da3327bc5a_2013-05-1209_46_37.jpg.9eadcd331d9aee18812d7729b75f0b9f.jpg

 

 

Eu tinha selecionado as agências Colque Tour, Blue Line e a Red Planet, mas quando estávamos indo nelas, um homem nos abordou e quis mostrar a agência dele. A empresa é a Expediciones Lipez (depois aqui no Brasil descubro várias pessoas falando mal dela). O roteiro não muda muito das agências..e os carros são os mesmos.. todos da marca Toyota.. o que muda é a comida, hospedagem e uns extras...

 

Ele ofereceu o passeio de 3 dias, iniciando pelo Cemitério de Trens, Salinas, Pueblo de Colchaní, Ilha de Cactos, Salar de Uyuni, noite no Hotel de Sal (esqueci o nome). No segundo dia conheceríamos uma Necrópolis (Inka? Não lembro - o extra da empresa), várias lagunas, árvore de pedra, Laguna colorada e hospedagem num alojamento no parque da Laguna. No terceiro dia acordaríamos às 4:30 da manhã para ir aos Geysers, lagoa térmica, Laguna verde e o transfer para o Atacama.

 

Serei sincera.. o que nos chamou a atenção foi que no pacote estava incluso 2l água por pessoa por dia, banho de água quente no primeiro dia de hospedagem. Íamos comparar com outras empresas, quando ele fez uma proposta de 900 bols (aprox USD 130,00) incluindo TODAS as taxas e os extras.... Não teríamos que pagar mais nada durante o passeio. Gostamos tanto do valor que resolvemos fechar com ela. Depois perguntei na Colque e eles estavam cobrando 700 bols + taxas das entradas nos parques e o transfer.

598da419ea89c_UyuniAgencia.JPG.ff58dd0a7b537e5bb798ddf094d979e4.JPG

 

Fechamos o passeio.. paguei em bolivianos e elas em dólares. Aproveitamos o tempo antes do passeio para irmos a uma lan house (se eu não me engano, foram 5bols meia hora), comprar uns snacks no mercado e fazer o check out do hostel. Combinamos em estar na agência às 11h. Assim que chegamos, conhecemos o 6º passageiro.. o alemão Mário, e a moça da agência nos entregou o voucher do transfer no atacama e nos levou na migração (fica na Av Ferroviária) para carimbar o nosso passaporte. Não pagamos nada para carimbar, e durou 2 minutos.

 

Aconteceu uma intercorrência antes de iniciarmos o passeio.. a mulher da agência veio com uma nota rasgada de USD 100,00 falando que era nossa e que não foi aceita na Casa de câmbio. Tomem muito cuidado com isso! Quando apresentar o dinheiro na casa de câmbio ou pagar algum passeio, conte as notas na frente deles e mostrem que não tem nenhuma nota rasgada, pois quando menos esperar, eles trocam as notas e jogam essa desculpa. Explicamos que a nota não era nossa e não condizia com a série das outras. Após alguns minutos de conversa, a mulher desistiu e entramos no carro.

 

Assim que entramos, o nosso guia Silvio se mostrou uma pessoa muito correta e justa. Ele explicou seriamente que a viagem é para aproveitarmos e que qualquer problema, ele está a disposição, pois não quer estragar a viagem de ninguém!

 

Iniciamos o tour pelo Cemitério de Trens, tiramos fotos e depois conhecemos as salinas (onde fazem a extração de sal), Pueblo de Colchaní (você comprar lembrancinhas de sal.. por ex.. um imã de geladeira custa em torno de 8bols). Além disso, é no pueblo que fica o hotel de sal que virou museu e as bandeiras (confesso que nos empolgamos com as muambas e esquecemos de ir de ao museu!). Paramos para almoçar na frente da Ilha de Cactos.. os guias que preparam a mesa! almoçamos salada, arroz de quinoa, carne e coca cola. Depois o Silvio deu um tempo pra subirmos na Ilha.. a vista é INCRÍVEL! Parece que o salar não tem fim!! De lá partirmos de carro para mais dentro do Salar para tirarmos váááááárias fotos!!

 

DSCN0390.jpg.38586b8ffa37681111ded7b7f7eb14d5.jpg

DSCN0418.jpg.424ceeaf56cf2e40bc806a9aa603d80f.jpg

DSCN0469.jpg.814be747fc5d06a5e94678e57e128394.jpg

DSCN0611.jpg.f6de7972a7378cd6fa320c1a1bdb7185.jpg

598da419ded84_SalarUyuni2.jpg.aafaf8fe8764faca53ef71287bb60c21.jpg

598da419e54ec_SalarUyuni3.jpg.dcb7ed8d93eaf5ba7b8234fb58e3451a.jpg

 

 

Após brincarmos com as fotos no Salar, fomos para Hotel dormir. Foram dois quartos com três camas cada. O interessante é que o hotel é praticamente de sal e o chão também. Aproveitamos e tomamos banho de água quente (incluso no pacote, mas quem quiser, paga 10 bols) e jantamos. Dica: é muitoo frio fora do hotel, mas que quiser e tiver afim, sai pra ver as estrelas! É lindo!

 

DSCN0665.jpg.336012362cf3f777607a3ccdfedb55af.jpg

 

Confesso que fiquei preocupada com o sal na hora de dormir, com receio de tossir à noite toda, mas me enganei...meu nariz secou e não tive problema pra respirar à noite. Mas quando acordei, ele começou a sangrar.. isso é muito comum nesses lugares secos.

Ahhhh ... é possível carregar a câmera..é só pedir para os donos do hotel e pagar 2bols.

 

Tomamos café, arrumamos as mochilas e partimos para os passeios. Foi um dia longo.. uns 400km de carro durante o dia, mas com incríveis paisagens. Conhecemos uma necrópoles.. o mais legal do lugar é a vista! Depois passamos por várias lagunas (duas com flamingos), deserto de Sioli (onde fica a famosa árvore de pedra – achei lindo lá!!) e Laguna Colorada.

 

DSCN0697.jpg.150fbab55b73476d3946a9d3f566cac4.jpg

DSCN0719.jpg.c9d2c32c950267c4e1942cea4eafb784.jpg

598da419ef88c_LagunaColorada.JPG.41bb8afc0d787b40290757ed0597d80c.JPG

 

Chegamos no alojamento no final da tarde. Há vários quartos, e em cada ficam um grupo de 6 pessoas. O guia já tinha nos avisados que teríamos apenas 2 a 3 horas de energia... e nem pensar em água quente.. Juro que foi a noite que senti mais frio na minha vida!! Provavelmente para as meninas também! Só o alemão dormiu bem! Hahahaha Sério! Não vi a hora de chegar a manhã seguinte pra ficar no Sol! Isso que eu tava com saco de dormir, vários cobertores e roupas.

 

Enfim, acordamos às 4:30 da manhã para ver os geysers, entrar nas águas termais, deserto Salvador Dalí, Laguna Verde e Branca. É interessante e engraçado ver que alguns gringos não ligam em se trocar na frente do povo.

 

DSCN0810.jpg.64413fe6564bbac382044bc1a687008d.jpg

DSCN0853.jpg.b0181271d0ed59f75e3bcb45305b941c.jpg

DSCN0866.jpg.93ec95e4df0b64a377056b5ca324c82d.jpg

DSCN0643.jpg.b9784a4550b773b3bc295044fc1bc495.jpg

 

 

 

Em torno do meio-dia, chegamos na fronteira do Chile e nos despedimos do Silvio. Gostamos muito do guia, dos passeios, da comida.. de tudo!! Exceto o frio da noite anterior hahahahahaha Acho que fica mais uma dica de empresa para pesquisar em Uyuni.

 

Dicas gerais:

1- Em Uyuni há restaurantes com bons café da manhã, caso não queira comer no hotel.

 

2-Não se esqueça do protetor solar, papel higiênico, lenço umedecido, colírio e bepantol (se não for alérgico). Manteiga de cacau não ajuda o suficiente e a boca realmente seca! Além disso, é legal levar soro fisiológico para umedecer as vias aéreas.

 

3-Leva lanterna! Principalmente na segunda noite quando só tem 2 horas de energia.

 

4-Caso a agência não forneça água, o ideal são 2 litros por pessoa por dia. Meninas.. se preparem que as condições da maioria dos banheiros não são das melhores.

 

5-Se curtir o passeio e o guia, separa uma graninha de “propina” para ele. Eles trabalham muito e merecem!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outra dica rs

 

 

Sempre perguntem pro guia quanto tempo vocês tem até o próximo "banheiro", se estiver perto, beba muita água! Todos sabemos que no deserto temos que nos hidratar, mas também tem que pensar em quanto tempo você vai ficar sem ir no banheiro.

 

 

Banheiros ecológicos

 

Você vai encontrá-los ao longo da viagem rs... Resumindo, são uns projetos de vaso sanitáro minúsculos e sujos ::xiu:: e se você é alta (eu tenho 1,75), se prepare pra fazer um malabarismo básico e arrasa! hahaha

 

 

Frio no salar

 

A segunda noite é realmente MUITO fria, eu usei todas as roupas de frio que tinha + cobertores e mesmo assim passei frio. Quer uma dica? Bebe que esquenta! hahaha

As agências normalmente incluem uma garrafa de vinho no jantar do segundo dia, mas não dá pra nada... Então se puder, passe num market em Uyuni ou Potosí e compre algo alcóolico :mrgreen:

 

Banhos

 

Aproveite muito cada banho quente que você puder tomar, nunca se sabe o dia de amanhã (ou o chuveiro de amanhã rs)

O banho no alojamento no primeiro dia de salar é "quente", mas é tão tão frio que parece que a água tá gelada e além disso eu tomei banho correndo porque tava com o cu na mão... porque?

 

Porque estava lá, feliz, tomando banho e tinha uma janelinha no banheiro... Eis que começo a ouvir um "toc... toc... toc" e aí pensei: "ah, é o vento" e do nada, começa um toc toc ritmado, tipo fazendo um samba...

 

Aí negada, FODEU :shock: fiquei morrendo de medo e tive vontade de pegar a toalha e atravessar aquele alojamento correndo, mas me controlei :(

 

Só de manhã dando a volta por fora do alojamento vi que realmente era uma janela e tinha um bloco de cimento embaixo, pros bolivianos baixinhos conseguirem ver :twisted:

 

 

Dicas e observações

 

A namags já deu as dicas gerais, mas aí vão mais algumas:

 

:arrow: Leve um bom hidratante pra pele, vai ficar extremamente seca!

:arrow: Leve um soro fisiológico ou rinosoro, o nariz sangra bastante e se você pingar umas gotas vai ajudar muito!

:arrow: Não fique sem óculos de sol de jeito nenhum, o pouco tempo que eu fiquei meu olho ficou super seco, vermelho e coçando :(

:arrow: Se você tem rinite alérgica ou algo do tipo, leve algo pra aliviar! Não só no Salar, mas em todas as outras viagens, não sabemos há quanto tempo os cobertores foram lavados, então muitos tem cheiro de pó, mofo e por aí vai! rs

 

 

 

Mas foi isso, o salar é INCRÍVEL e apesar do frio que passamos, eu faria tudo de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...