Ir para conteúdo

Peso máximo da mochila


Posts Recomendados

  • Membros

Muito boas observações.

 

É claro que quanto mais leve você conseguir tornar a sua mochila melhor. Nas esse "limite de 10% é impossível.

Um cara igual a mim, 60 Kg, carregando mochila, saco de dormir, isolante e barraca, teria de andar pelado. Qualquer coisa extra já passaria dos 6 Kg.

 

Mas quem carrega mochila em travessias ou longas caminhadas sempre procura um jeito de tornar a bagagem mais leve. Menos peso sempre é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Realmente Ronaldo é bastante difícil conseguirmos ficar no patamar dos 10% utilizando os equipamentos padrões disponíveis, ainda mais no Brasil onde o mercado ainda é limitado em produtos para os mochileiros, principalmente aos campistas.

Mas já há alguns bons produtos voltados a atender esta questão como as mochilas da linha “Light” inspiradas e em geral voltadas aos praticantes do estilo “lightweight backpacking” que é um estilo de caminhada que enfatiza carregar um conjunto de equipamentos o mais leve e simples possível para uma determinada viagem sem comprometer a segurança.

O estilo tem até uma classificação baseada no peso, as mais praticadas são as leves e as ultraleves, respectivamente: light e ultralight.

A classificação entre os adeptos se dá com os seguintes pesos: Para light backpacking até 9,1 Kg de carga e para ultralight backpacking no máximo 4,5 Kg.

Alguns “malucos” as vezes praticam até o super-ultralight onde o peso máximo é de 2,3 Kg e ainda tem o extremo-ultralight onde a carga é de até 1,5 Kg.

 

Aqui no fórum tem um tópico que fala um pouco sobre o tema: http://www.mochileiros.com/equipamentos-de-camping-e-aventura-backpacking-light-super-leve-t28654.html

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Sandro,

 

Infelizmente seu tópico não gerou muita repercussão (mais de mês com uma só resposta) pois normalmente os veteranos já passaram no teste "tentativa e erro" e os novos acham besteira.

 

Eu acho um assunto fod** de importante.

 

No meu caso eu já levei cargueira com 30 quilos por uns 10 dias (sem toada forte, claro) EXATAMENTE porque eu achava o assunto "besteira". Tá bom que minha estrutura corporal aguentou bem pq eu tenho 1,75 com 100 quilos e meu hábito de tomar leite (2 a 3 litros por dia MESMO!) todo dia foi nutrido até os 25 anos de idade .... MAS ... depois dessa trip em 2012 com essa carga toda os meus exames anuais acusaram um desgaste com dor anormal na L5 (5 ª vértebra esquerda se não me engano)... coisa que talvez não apareceria se minha liga de barrigueira não tivesse quebrado ou se eu desse tamanha atenção a esse problema como deveria em vez de andar quase 2 dias sem o suporte de quadril.

 

Pra galera entender o que uma mochila pesada representa, uma vez eu fiz uma fissura de 3 milímetros no tornozelo torcendo o pé bem mais de 90 graus jogando bola(ta aí minha medida de calcificação óssea).... eu chuto que foi quase 180 graus considerando reflexo do corpo.... e foi um osso minúsculo... imagina uma vértebra que tem a espessura de duas torradas daquelas que a galera come no café da manhã!

 

Eu realmente acho que sua pesquisa é viável e também acho que cada pessoa tem uma situação diferente. Acho esse assunto MEGA relevante sim. Assim como tbm acho que tem gente que despenca aqui no fórum iludido pela ideia de viagem barata mas esquece que o investimento inicial é fundamental seja em equipamento, seja em conhecimento para usar um equipamento mais "barato". Minha cargueira é da Nautika e não tem comparação com nenhuma das que 99% dos veteranos usam aqui no fórum MAS não sou uma pessoa que necessite de muito conforto como recosto respirável e coisas parecidas... mas, agoooora q a coisa apertou eu tenho peças de reposição dela pra levar ::cool:::'> ... não quero outra vértebra incomodando tão cedo ou mesmo a tal L5 me proibindo de viajar. ::mmm:

 

Se você olhar o fórum já existe elucubrações muito próximas mas eu creio que o foco em esforço estrutura do corpo não é muito discutido.

 

Vou manter esse seu tópico em foco para possíveis novidades sobre "ergonomia de mochila". ::otemo::

 

 

 

W

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Nossa, muito bom esse tópico!!!! Estou me preparando para meu primeiro mochilão e já estava ficando louca com os 10%!! Vou fazer um esforço hercúleo para levar o mínimo possível, mas 10% para mim significa 5kg, impossível!

 

Bom, a dica de como colocar a mochila foi ótima, mas queria deixar mais uma recomendação. Se for possível, coloque a mochila em cima de uma mesa ou algo na altura da bacia e aí literalmente vista a mochila, para só depois jogar o peso no seu corpo. Digo isso porque usava uma mochila 38 litros na faculdade (sim, precisava levar vade mecum e roupas para dormir no então namorado) e com o movimento repetitivo de colocar a mochila sempre pelo mesmo lado (sem apoiar na perna, é verdade) acabei arrumando um problema no ombro, que só resolveu com várias sessões de fisio!

 

Depois disso nunca mais coloquei a mochila sem apoiar na mesa! Fica a dica! :wink:

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Resposta da Curtlo queria comprar essa mochila

 

Prezado Marcilio,

Primeiramente agradecemos seu contato e preferência pela marca.

O modelo Adventure 75 é produzido com tecidos Poliéster e com costuras reforçadas. O peso que ela suporta é de até 30 quilos, mas sugerimos que você entenda melhor a questão do peso ideal, ou seja, o quanto de peso que seu corpo pode carregar sem danos à sua saúde. O ideal é que não ultrapasse 15% do seu peso.

Por exemplo, se você pesa 70 kg, o peso máximo de sua mochila é de até 10,5 kg.

Esperamos tê-lo ajudado, porém, se precisar de mais alguma informação, por gentileza, nos retorne.

Atenciosamente,

 

Equipe CURTLO

www.curto.com.br

Respondido em 5/3/2014 - 11:19:33 AM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Boa tarde!

Assunto de extrema importância que todos deveriam ter no mínimo um pouco de conhecimento. Eu mesmo já tive alguns problemas com mochila e seus ajustes, agora dou mais atenção à este item tão importante. Numa caminhada de 4 dias a mochila faz muita diferença. Atenção na hora de escolher sua mochila, experimente, ajuste-a sem pressa, tenha bastante cuidado na hora da escolha!

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Sandro,

Tá bom que minha estrutura corporal aguentou bem pq eu tenho 1,75 com 100 quilos e meu hábito de tomar leite (2 a 3 litros por dia MESMO!) todo dia foi nutrido até os 25 anos de idade .... MAS ... depois dessa trip em 2012

 

W

 

::lol4::::lol4:: cada uma ...

 

Que leite é esse hein ... vou levar uma lata de Ninho na mochila e já era rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...