Ir para conteúdo

Deserto do Atacama - Informações importantes


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Vivian, achei muito útil a sua postagem!

Vou ao Deserto do Atacama no dia 20/10 e ainda tenho dúvidas com relação às roupas de frio. Li vários relatos e dicas de compras de anoraks, fleece, segunda pele, ... É realmente necessário? Será que um casaco impermeável (tenho um que aguentou o frio de Dublin na Irlanda, entorno de -2°) + blusa de lã + segunda pele não seriam suficientes? Pretendo investir numa boa bota de caminhada que eu usarei nos passeios durante o dia e à noite. O que acha?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Parabens pelos relatos e pelas dicas Vivian!

Acabei de retornar de San Pedro de Atacama e infelizmente so vi suas dicas no penultimo dia, mas tudo esta corretissimo com a realidade que voce indica aos nossos colegas mochileiros. Como fui em uma semana de festividades por conta do feriado nacional no Chile, Dia da Patria, peguei tudo carissimo e tive muita dificuldade para encontrar um Hostel com vaga para cinco dias. Como a meteorologia no mundo esta enlouquecendo (peguei uma nevasca fortissima este ano nos Pirineus, em pleno mes de Junho!) Atacama estava muito frio, com muito vento e sofri muito em TODOS os passeios por nao ter levado roupas e agasalhos adequados, especialmente ao Salar de Tara, Lagunas Cejar e Tebinquiche e muito, mas muito especialmente no passeio Geisers del Tatio, onde a temperatura chegou a -18 graus com ventos fortissimos, levando a sensacao termica a sei la quantos "menos" abaixo de zero. posting.php?mode=reply&f=723&t=83331&sid=a28484f6b137597c0999db2e38bcc6e7#

Mas enfim, um lugar belissimo e vale a pena cada centavo e cada temperatura abaixo de zero. Vi gente chorando ao por do sol no Vale da Morte, inclusive uma menininha que nao devia ter mais que 11 anos.

Estou preparando um relatorio completo de minha aventura pela America do Sul, com dicas, fotos e "macetes" de tudo que vivi. Em breve publico por aqui.

Obrigado Vivian, e obrigado Mochileiros.com pelo sucesso dessa minha aventura.

Um forte abraco a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Vivian, achei muito útil a sua postagem!

Vou ao Deserto do Atacama no dia 20/10 e ainda tenho dúvidas com relação às roupas de frio. Li vários relatos e dicas de compras de anoraks, fleece, segunda pele, ... É realmente necessário? Será que um casaco impermeável (tenho um que aguentou o frio de Dublin na Irlanda, entorno de -2°) + blusa de lã + segunda pele não seriam suficientes? Pretendo investir numa boa bota de caminhada que eu usarei nos passeios durante o dia e à noite. O que acha?

Abraços.

 

 

Eu levei um anorak e foi super útil, usei todos os dias, mas ele só cortava o vento mesmo, não esquentava NADA e isso foi ótimo pra me proteger do sol e do vento do vale da morte.

Se no auge do verão eu já sofri com o frio a noite, imagina agora! Dá uma olhada nessa notícia do mês passado: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/08/neve-muda-paisagem-do-deserto-do-atacama-e-preocupa-autoridades.html

E agora ainda tem o relato fresquinho do Peregrinno. Eu sei que as coisas lá estão muito "esquisitas" rs

Tomara que até outubro as coisas estejam mais brandas, mas é melhor vc se prevenir. Acho que casaco impermeável, segunda pele e blusa de lã são suficientes sim. Mas leva uma touca, uma luva, um cachecol... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Respondendo a pergunta de mpadua13, creio que para outubro a roupa que voce usou na Irlanda sirva. Conheco a Irlanda, la alem de frio venta muito exatamente como no Atacama. Mas o grande problema no Atacama e a Logistica: os passeios saem muito cedo, especialmente aos Geysers del Tatio que sai as 4 da manha, e durante o dia a temperatura vai aumentando gradualmente. Voces devem se vestir como uma "cebola", e ir "descascando" ao longo do dia. Segunda pele e um casaco que suporte temperaturas abaixo de zero, CONSIDERANDO OS VENTOS que levam a sensacao termica a 8 gruas celsius PARA MENOS, sao mais adequados. Muita gente se esquece de considerar o efeito do vento, e sofrem muito com isso. Vista uma "armadura" de manha cedo (incluindo luvas, cachecol e gorro), leve uma mochila pequena para ao longo do dia ir guardando o que nao e mais necessario, e bons passeios. Grande abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros
… o Sol lá só se põe depois das 20h.
Isso em qual época?? Perto do solstício de verão?? Ou até no solstício de inverno??

Deve ser no verão,Chile tem horário de verão.

No inverno,quando estive en San Pedro 3 vezes,o clima é normal,mais quente que Curitiba,por ex.

Essas histórias de 1 milhão de roupas é para quem não esta acostumado com o frio.

Detalhe-nunca fui ao Tatio por não ter o habito de madrugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

BOm dia, colegas

 

Planejando conhecer o chile com minha esposa, de 17/09 até 28/09, chegando e saindo por Santiago.

Queremos alugar um carro e conhecer o máximo de regiões distintas do Chile.

Entretanto, o Atacama é muito longe de Santiago. De carro são 24h. Vale a pena o caminho. DIgo, ir conhecendo e dormindo nas cidades. Levaria uns 5 ou 6 dias. Ida e volta.

De avião achei caro. Mesmo somente a ida e voltar de carro, pois o valor da taxa de devolução em outra cidade encareceria muito.

Alguma sugestão?

Obrigado

 

Leo ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
BOm dia, colegas

 

Planejando conhecer o chile com minha esposa, de 17/09 até 28/09, chegando e saindo por Santiago.

Queremos alugar um carro e conhecer o máximo de regiões distintas do Chile.

Entretanto, o Atacama é muito longe de Santiago. De carro são 24h. Vale a pena o caminho. DIgo, ir conhecendo e dormindo nas cidades. Levaria uns 5 ou 6 dias. Ida e volta.

De avião achei caro. Mesmo somente a ida e voltar de carro, pois o valor da taxa de devolução em outra cidade encareceria muito.

Alguma sugestão?

Obrigado

 

Leo ::otemo::

 

Eu estou indo pro atacama agora 17/6, porém estou indo de avião.

 

de início eu iria para santiago, de lá alugar um carro e ir subindo parando, depois de análisar o trajeto eu percebi uma coisa muito importante, para ir é uma moleza, o maior problema é que tem que voltar tudo, e depois de já ter conhecido praticamente tudo no caminho fica muito pesado voltar num tiro só.

 

o mesmo trajeto em ônibus ficaria mais ou menos a mesma coisa, pra ir é tudo alegria, o problema é que na volta vc sempre quer chegar rápido e não aguenta mais ficar parando em lugares que vc já conheceu.

 

o avião comprado no chile fica mais em conta e vc não perde dias de viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...