Ir para conteúdo

Mochilão Junho/13–DF-Oaxaca-Palenque-Mérida-PDC-Cancun-FOTOS


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Oi Marcos,

 

Valeu mesmo pelas dicas! Inclui Mérida no meu roteiro (eu estava com dois dias extras, para casos de atrasos na viagem), e estava integrando sua sugestão de deixar a mochila em um locker em Chichén Itzá e, depois, ir direto para Playa del Carmen, mas acho que vou ter que mudar o sentido do meu roteiro, por conta dos voos para Havana...

 

Inicialmente, eu estava planejando ir para Cuba após descer de DF para Cancun, com ida para Havana por Cancun, e volta por DF. Mas isso estava deixando muito caro (quase USD 800, enquanto meu novo roteiro deixaria isso por USD 280)! Então, estou tentando replanejar, pegando um voo a Viva Aerobus de DF para Cancun por USD 80 (fazer Isla Mujeres, Playa del Carmen, Tulum), e de Cancun fazer ida e volta para Havana. Voltando de Havana, começar a subir.

 

Pelos horários dos ônibus da ADO, terei que ir direto para Mérida e, com base lá, fazer Uxmal e Chichén Itzá; ir de Mérida para Palenque; Palenque para Oaxaca; Oaxaca para DF. Não vi muito gente fazendo esse caminho "contrário", mas acho que funciona..

 

Sobre os cenotes em Mérida, tenho lido muita gente, especialmente americanos, falando que, recentemente, estão vendendo para eles a visita aos três cenotes, mas que, depois, o guia diz que só irão a dois (por razão de alguns "conflitos" com moradores nas proximidades de um deles), mas que, no fim das contas, um dos cenotes não é um cenote, mas uma caverna suja, com água escura, etc. E que o único cenote que foram, de verdade, foi o Chelentun mesmo. Você soube de algo nesse sentido?

 

Ainda sobre os cenotes e outras atividades aquáticas por lá, queria uma opinião hahah.. por questões recentes de saúde, não irei fazer nenhum mergulho em profundidades (fiz uma cirurgia no pulmão nos últimos meses, meu médico me liberou completamente para essas atividades, mas prefiro não arriscar, viajando sozinho..). Mesmo assim, acha que valeria a pena ir aos cenotes, ou aos parques na riviera maya (ou a visita acabaria se resumindo a tirar fotos?)?

 

Sobre os ônibus, você chegou a comprar alguma passagem com antecedência pelo site da ADO? Alguns trechos como Cancun-Mérida e Oaxaca-DF têm mais frotas fazendo o caminho, mas, por exemplo, para a rota Palenque-Oaxaca há somente um ônibus por dia. Seria o caso de garantir isso ou seria tranquilo tentar na hora? Pelo meu novo roteiro, eu começo a pegar ônibus no México na primeira semana de dezembro..

 

Abraço,

Moises

 

 

Olá Mosesp,

 

Quanto a fazer o roteiro inverso (fora do convencional) eu não ti indicaria ::prestessao:: , acredito que conhecer a Cidade do México, depois as ruínas e o interior do país antes da Riviera Maia é mais interessante, digamos que você já começaria pela cereja do bolo!!! Hehehehe... mas se for a única opção, fazer o que né, o que não pode é deixar de ir.... ::otemo::

 

Quanto a Viva Aerobus fique esperto! Desmarcaram meu voo CANCUN-DF sem me avisar ::ahhhh:: , tive que me virar no aeroporto, porque a empresa não auxilia em nada... pelo menos nesse quesito as empresas aéreas brasileiras estão mais avançadas...

 

Sobre aos 3 cenotes, digo que só pelo Chelentum já vale o ingresso, os outros são menores e mais simples, conforme nosso “piloto” de burrinho disse. Logicamente que se puder visitar os três, melhor... mas procure ficar mais tempo nesse mesmo... e chegar cedo... nós chegamos meio tarde e não pudemos aproveitar como queríamos....

 

Ir a pelo menos um cenote acho que vale a pena, recomendo Chelentum porque ele fica numa área mais rural, é um roteiro menos turístico, tanto é que as agências não levam até lá... pra mim foi uma experiência ótima, não dispensaria e lá não precisa mergulhar... e se quiser pular também é bem bacana... tem foto minha saltando... Quanto a ir sozinho, tem razão na sua preocupação e se conseguir companheiros pra rachar essa ida aos cenote melhor, pois vc pode dividir o moto-táxi em 2 e o trem em 4 pessoas, além de ser mais divertido e seguro.

 

Quanto aos parques, fui ao XEL HÁ e ao XPLOR... os preços normais são U$ 79 e U$ 109, respectivamente. Eu esperava mais do XPLOR, mas eu gosto de aventuras, e foi muito bacana. Já o XEL HÁ é mais mordomia, boa comida e bebida e uma área de natureza extraordinária... o forte de lá é snorkel, pequenas tirolesas, saltos da pedra (uns 5 metros de altura)... é uma excelente pedida... só não sei se sozinho seria tão bacana...

 

As passagens da ADO comprávamos na rodoviária mesmo, por exemplo, viajamos do DF a Oaxaca, assim que chegamos olhamos os horários e já compramos o trecho seguinte, por exemplo, Oaxaca – San Cristobal. Usamos o site somente para consulta. Confesso que não tivemos dificuldades com ônibus fazendo assim, somente em uma ou duas situações fomos pra rodoviária sem passagem pra pegar o próximo, e felizmente deu certo. :D

 

Obs: alguns horários não apareciam no site, só no balcão da ADO mesmo.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
_____________________________________________________________________________________________

 

Olá, Marcos ! O seu relato está SENSACIONAL :D

 

Está bem semelhante ao meu, e estou pegando várias dicas =Pp

Eu ia fazer o caminho Mérida > Cancun ... Mas graças as suas dicas vou altera-lo para Mérida > Tulum.

Logo, economizarei tempo e dinheiro ! ::hahaha::

 

Estou com duas pequenas dúvidas no meu roteiro, e se possível gostaria que me auxiliasse.

 

1º - Estava pensando em fazer os passeios a Cascada Agua Azul, Cascada Misol – Ha e Ruínas de Palenque desde San Cristobal, e no final do passeio já ficar em Palenque mesmo ... e já partir para Campeche.

 

Dúvida:

- Você acha que ficaria mais caro fazendo deste modo ?

- Daria para levar o Mochilão nesse passeio ?

- Ou vc acha melhor fazer os passeios acima a partir de Palenque mesmo ?

- Existe ônibus a noite de San Cristobal para Palenque ? (Pois assim no outro dia de manha faria os passeios a partir de Palenque).

 

2º - Vi que vocês foram rumo a Chichén Itza com os Mochilões, certo ?

 

Dúvida:

- Onde guardaram os Mochilões enquanto faziam o passeio pelo Síto de Chichén Itza e no Cenote ?

- Os ônibus param próximos ao Sítio ?

 

3º - Percebi que vocês fizeram Tour para Uxmal e Kabah, porém, informou que da pra ir de ônibus da empresa Oriente (1h).

 

Dúvida:

- O ônibus para próximo a Uxmal ?

- Da pra ir de Uxmal para Kabah " a pé " e depois voltar de Kabah para Mérida ?

 

4º - Locker's

Dúvida:

- Todos os Hostels que vocês ficaram tinham Locker's para deixar a Mochila após o Check-Out ?

- Todas as Rodoviárias da ADO/Oriente tinham Locker's para deixar as Mochilas ?

- Todos os Sítio Arqueológicos tinham Locker's ?

 

Agradeço desde já pelas informações Amigo ! ::otemo::

 

 

Olá M. Hoffman,

 

Pô, valeu pelos elogios, a ideia é retribuir a ajuda que aqui me deram também...

 

1º Dúvida

Sobre ir pra Palenque fazendo os passeios a partir de San Cristobal, você está certíssimo!!! Nós iriamos fazer isso, porém havia uma manifestação popular que bloqueou a via entre as cidades, dai as empresas de tours estavam cancelando os passeios, já havíamos combinado até valores... salvo engano havíamos fechado por 300 ou 350 pesos, ficando em Palenque. Tivemos que pegar um desvio passando pelo estado de Tabasco para chegar a Palenque, perdemos mais de 3h nessa...

 

Quanto ao mochilão, tem como levar sim, só fique ligado se vão amarra-lo no alto da van, essa região de Chiapas é muito úmida, pode vir a chover na sua bagagem enquanto você curte os passeios. ::putz:: O fato de levar o mochilão é que você tem que deixa-lo no carro sob a responsabilidade de um motorista estranho, daí já acho que é uma questão de sorte, por várias vezes tivemos que ficar com a pulga atrás da orelha...

 

Quanto aos horários dos ônibus, foram tantos trechos que não me lembro bem, mas o site da ADO tem essas informações, dê uma olhada alguns dias antes de viajar pra ver se não mudaram... http://www.%20ado.com.mx

 

2ª Dúvida

Tem uma pessoa que fica em Chichen Itza guardando as mochilas, não se cobra nada e ela etiqueta sua mochila e ti da um número de controle, porém essa sala fica na entrada do parque, você até pode ir ao cenote Ikil e buscar depois, sem falar que fará isso pra viagia... hehehehe ::hãã2:: ... mas se não chegar antes das 17h pode dar zica o negócio... ::hein:

 

O cenote Ikil fica próximo ao Chichen , não fomos... nosso guia nos orientou a ir ao Xkeken na entrada de Valladolid, e lá é muito doido.... bem diferente do Chelentum, que é mais rustico, mas achei muito massa, confira nas fotos...

 

Fizemos da seguinte forma, pegamos o ônibus na frente do sítio (param bem na entrada) e fomos pra Valladolid... quem faz esse trecho a empresa Oriente, logo fique ligado na sua bagagem!!! Chegando em Valladolid, fomos a ADO e compramos as passagens para Tulum, com os bilhetes pudemos despachar as malas, que ficaram na rodoviária e assim fomos ao cenote Xkeken de táxi... esquema excelente e você ainda conhece mais uma cidade!

 

3ª Dúvida

Sobre a Oriente ir pra Uxmal, vimos vários ônibus lá, porém não sei de onde partem e quais são os horários... esse passeio achei fraco o custo beneficio, só recomendo Uxmal e Kabah pra quem curte MESMO arquitetura e antropologia ... Não tem como ir a pé pra Kabah, pois a pista da uma volta pela área preservada, e fica um pouco longe... lembro que uns 15 minutos de carro....

 

4ª Dúvida

Todos os hostels que fomos tinham lockers grandes que cabiam a mochila nos quartos, só que você tem que levar seu cadeado... eu também levei meu cadeado de bike, pois em alguns hostels em que você deixa a mochila sem estar hospedado, elas ficam numa sala só... assim q gente amarrava todas umas nas outras e as vezes até numa pilastra... hehehe ... o seguro morreu de velho... Somente nos hostels Yaxkin (Palenque) e Playa (Playa del Carmen) tem lockers pra quem não está hospedado... no Playa tem que pagar !!! ::bad::

 

Não vi lockers pra alugar na ADO e na Oriente, somente despachávamos as malas... por isso é importante colocar cadeados pra não abril-las, mas não procurei, pode ser que existam.

 

O único sítio que fomos de mochila foi o Chichen Itza que havia uma sala com vigia para guardar as mochilas, nos outros nem verifiquei porque os mochilões ficavam no hostel, e levávamos só o essencial mesmo. Não sei se é seu primeiro mochilão, se não for, lembre que carregar a mochila grande não é nada agradável, somente quando for muito necessário... 8)

 

Pense ai no que disse e depois post seu roteiro pra que o Leandro, Fernando ou eu comentemos...

 

Abração :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

_____________________________________________________________________________________________

 

Graaaaaande, Marcos. Obrigado pelas dicas companheiro ! :D

 

Pois é, realmente vou fazer o passeio a Palenque desde San Cristobal então =Pp

 

Em Mérida eu ia ficar 4 dias (1 deles para fazer Uxmal e Kabah), mas realmente o Custo x Beneficio não vai valer a pena; Vou corta-los do roteiro. Visto que vou visitar outros Sítios Arqueológicos mais baratos durante o Mochilão ::otemo::

 

Sim, é meu primeiro Mochilão fora do país. Por isso estava meio perdido sobre as bagagens nas rodoviárias; Não sabia desse lance de " despachar o Mochilão " logo após a compra das passagens rsrs kkk

 

A Sequencia do meu Roteiro será:

[mostrar-esconder]Parte I:

- Ciudad de México > Morelia > Guadalajara > Guanajuato > San Miguel de Allende > Querétaro > Tula > Ciudad de México.

 

Parte II:

- Ciudade de México > Cuernavaca > Taxco > Ciudade de México

 

Parte III:

- Ciudade de México > Puebla

 

Parte IV:

- Puebla > Oaxaca

 

Parte V:

- Oaxaca > San Cristóbal de las Casas (Chiapas)

 

Parte VI:

San Cristóbal de las Casas > Campeche

 

Parte VII:

- Campeche > Mérida

 

Parte VIII:

- Mérida > Tulum

 

Parte IX:

- Tulum > Playa Del Carmen/Cancun[/mostrar-esconder]

 

O que fazer em cada cidade é:

 

Ciudad de México (7 Dias):

[mostrar-esconder]Día 1:

-> Zócalo

-> Palácio Nacional

-> Templo Mayor

-> Catedral Metropolitana

-> Museu José Luis Cuevas (La Giganta) *

-> Secretaria de Educação Pública *

-> Praça de Santo Domingo

-> Casa de los Azulejos

-> Torre Latinoamericana

-> Alameda Central

-> Palacio de Bellas Artes

-> Museo Nacional de Artes

-> Mercado de Artesanía de la Ciudadela

-> Museu de Arte Popular *

-> Monumento Nacional da Revolução

-> Praça Tolsá (Estátua de Carlos V)

-> Templo de Nossa Senhora de Loreto *

-> Plaza Garibaldi (Show de Mariachis depois das 20h - Taxi,não é um bairro muito seguro)

 

 

Dia 2:

-> Paseo De La Reforma

-> Monumento Ángel de la Independencia

-> Bosque Chapultepec (Castelo de Chapultepec, Monumento aos Meninos Heróis, Zoologico Grátis, Museu de Arte Moderna *, Museu Nacional de História)

-> Museu Nacional de Antropologia

-> Polanco *

-> Zona Rosa

 

 

Dia 3:

-> Condesa (Parques México e Espanha)

-> Roma (Praça Villa de Madrid) *

->Museo Casa de Leon Trotsky

-> Museu de Frida Kahlo

-> Mercado de Coyoacán

-> Bairro Coyoacán

-> Passeio San Angelo e Coyoacán

-> Praça Hidalgo

-> Paróquia de São João Batista (Jardim do Claustro)

-> Parque Viveros de Coyoacán

 

Dia 4:

-> Basílica de Guadalupe

-> Pirâmides de Teotihuacán

-> Plaza de las Tres Culturas

-> Lucha Libre (Não levar Câmera; Ir de Táxi, Bairro Perigoso - Ingresso de 190 na Bilheteria Oficial, existem 3)

 

 

Dia 5:

-> Museu Diego Rivera

-> Jardins Flutuantes de Xochimilco

-> Estadio Azteca

-> Cidade Universitária UNAM

 

Dia 6:

- Passeio as Montanhas Popocatépetl e Itzaccíhuatl (Amecameca)

 

Dia 7:

- Nevado Toluca

- Ir para Cuernavaca[/mostrar-esconder]

 

Cuernavaca (2 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1:

- Conhecer o Centro da Cidade

- Tepozteco (Fica em Tepoztlán, voce sobe num morro e em cima está uma pirâmide, a vista do vale de Tepoztlán é impressionante)

 

Dia 2:

- Conhecer Xochicalco.

- Na volta pegar ônibus para Taxco[/mostrar-esconder]

 

Taxco (2 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1:

- Conhecer o Povoado

 

Dia 2:

- Visitar as Grutas de Cacahuamilpa

- Voltar para a Ciudad de México[/mostrar-esconder]

 

Tulum/Cancun/Playa Del Carmen (9 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1: Cancun

- Playa Delfines

- Playa Tortugas

- Conhecer a Cidade de Cancun (Mercado 28 e a Zona Hoteleira)

- Restaurante Captain Hook (Show às 19:00h)

 

Dia 2: Cancun

- Pegar Ferry para Isla Holbox

- Nado com Tubarão Baleia na Isla Holbox (saída do terminal de ônibus de Cancun. Saídas as 07:50, 12:40 e as 13:30).

- Passar o dia na Ilha.

- Voltar pra Cancun

 

Dia 3: Cancun

- Jungle Tour + Parasail + Jet-Ski (Alvaro Tour)

- Pegar ônibus para SIAN KA’AN (Levar Repelente)

- Akumal & Lagoa YAL-KU (Playa Del Carmen)

 

Transporte: Van

 

Dia 4: Cancun

- Pegar o Ferry para Isla Mujeres

- Dolphin Discovery. Nadar com Golfinhos (nado avançado e dividir o CD com o pessoal) + Mergulho Cilindro

- Alugar Carrinho para andar pela Ilha

- Reservar o passeio para Isla Contoy (máximo de 200 visitantes por dia)

- Pernoitar na Ilha (no outro dia ir para Isla Centoy e voltar para Playa Del Carmen)

 

Dia 5: Isla Mujeres

- Ir para Isla Contoy

- Nado com Snorkel

- Conhecer a Ilha

- Voltar pra Cancun e ir se Hospedar em Play Del Carmen

 

Dia 6: Tulum

- Cobá

- Ruinas de Tulum

- Gran Cenote ou Praia de Tulum

- Margaritaville

 

Transporte: Van

 

Dia 7: Tulum

- Cenote dos Ojos (1h ida-volta de caminhada - A estrada é próxima a entrada do Parque Xel-Ha)

- Xel-Ha (All inclusive)

 

Transporte: Van

 

Dia 8: Playa Del Carmen

- Pegar o Ferry para Cozumel.

- Cozumel

- Alugar uma Moto (scooter) e dar a volta na Ilha

 

Dia 9: Playa Del Carmen

- Pegar Van até Cancun

- Voo para o Brasil

 

Obs.: Se hospedar em Playa Del Carmen no Hostel Rio Playa (hostel de um brasileiro)[/mostrar-esconder]

 

Mérida (3 ou 4 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1:

- Progreso e Izamal

 

Dia 2:

- Rota Puuc: Uxmal e Kabah Uxmal (ingressos aprox. 250 pesos + ônibus = Custo x Beneficio Baixo ::bad:: )

 

Dia 3:

- Celestún

- Centro Histórico de Mérida (Palacio de Gobierno, Palacio Municipal, Centro Cultural Olimpo, Pasaje Pichetas, Casa de Francisco de Montejo, Catedral del San Idelfonso, Monumento a la Patria, Parque de las Americas).

 

Dia 4:

- Chichen Itza

- Visita ao Cenote Ik Kil (da pra chegar caminhando desde Chichen Itza) ou Cenote Xkekén em Valladolid

- Ir a Noite para Tulum

 

Transporte: Onibus.[/mostrar-esconder]

 

Campeche (2 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1:

- Fuertes y Baluartes (http://www.en-yucatan.com.mx/campeche/fuertes-baluartes/ e http://www.taringa.net/posts/turismo/13780259/Un-poco-sobre-mi-ciudad-Campeche.html)

- Centro Histórico de Campeche

 

Dia 2:

- Edzna (Está localizado a 55 km. Pegar ônibus coletivo para ir e na volta acenar na estrada para o ônibus poder parar)[/mostrar-esconder]

 

San Cristobal de Las Casas (4 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1:

- Caminhar pela cidade

- Igreja San Domigo

- Mercado Municipal

- Mercado de Doces

- Coreto central

- Achar a agência para fechar os passeios (Trotamundo - End: Calle Real Guadalupe 26-C)

 

Dia 2:

- Tour Cañion del Sumidero e Chiapas del Corzo

- Aula de Salsa nos Restaurantes

 

Dia 3:

- Tour Cascadas de Chiflón e Lagunas de Montebello

- Bar Revolución

 

Dia 4:

- Cascada Agua Azul, Cascada Misol – Ha e Ruínas de Palenque

- Combinar de ficar em Palenque ao fim do passeio para pegar o ônibus para Campeche[/mostrar-esconder]

 

GUADALAJARA: (3 DIAS)[mostrar-esconder]Dia 1:

- Visitar o Centro Histórico (Catedral, Palácio de Governo, Mercado de San Juan de Dios, Centro Cabañas, Teatro Degollado, Plaza de La Liberación, etc.), Fonte La Minerva, Templo Expiatorio, Rua Chapultepec

 

Dia 2:

- Tour a Tequila.

 

Dia 3:

- Ir para Teuchitlán

- Fazer o passeio aos Los Guachimontones (Os ônibus que vão de Guadalajara a Teuchitlán são os azuis da Linea Guadalajara x Etzatlán. Parece que tem bus de hora em hora, mas tem que confirmar. Os buses saem daa Central Vieja/Antigo Centro)

- Voltar pra Guadalajara[/mostrar-esconder]

 

MORELIA: (2 DIAS)[mostrar-esconder]Dia 1:

- Visitar o Centro Histórico (Catedral, Casa de Morelos, Acueducto, Fonte las Tarascas, Museu do Doce), Bosque Cuauhtémoc, Santuario de Guadalupe.

 

Dia 2:

- Visitar Uruapan (Parque Nacional), cachoeira da Tzaráracua e se der tempo o Vulcão Paricutin(O mais novo do mundo) e San Juan Nuevo.[/mostrar-esconder]

 

GUANAJUATO (2 Dias) - http://www.travelbymexico.com/guanajuato/

SAN MIGUEL DE ALLENDE (1 Dia)

QUERÉTARO (1 Dia)

TULA (1 Dia) (Zona Arqueologica/Piramide/Guerreiros)

 

PUEBLA (2 Dias)[mostrar-esconder]Dia 1:

- Centro Histórico (Catedral, Ex-Convento de Santa Rosa, Mercado de Sabores, Teatro da Cidade, Casa Del Alfeñique, Capela do Rosario, Casa de Aquiles Serdán, Callejón de los Sapos, Paseo San Francisco, Analco, ), Fortes de Loreto e Guadalupe, Mercado de Sabores.

 

Dia 2:

- Passeio a Pirâmide em Cholula

- Museu dos Trens

- Vulcão Cuexcomate

- Pegar ônibus para HUEJOTZINGO (se possível)[/mostrar-esconder]

 

Oaxaca (3 Dias)

[mostrar-esconder]Dia 1:

- Centro historico

- Caminhar pelo Zocalo

- Mercado Benito Juarez

- Contratar a Excursão para Mitla

 

Dia 2:

- Sítio Arqueológico de Mitla

- Arvore de Tule

- El Rey de Matatlan

- Hierve el Agua e Cascadas Petrificadas

 

Dia 3:

- Monte Alban por conta própria (Calle Mina, 518/Mercados 20 de Novembro e Benito Juarez. O micro onibus percorre cerca de 10Km e te deixará dentro das ruínas) Obs.: Antes de entrar na zona arqueológica passar 1º no museu do recinto.

- Zaachila (Se der tempo)

 

Informações: (Zaachila villa: Localizado ao sul da cidade de Oaxaca, a 15 km (9 milhas) na estrada Xoxo - Cuilapan.

Tempo de viagem aproximado 25 minutos. Segunda a domingo de 8:00-17:00 hrs. Entrada: $ 31,00 pesos - http://www.travelbymexico.com/oaxaca/atractivos/?nom=eoaxzaachila e http://oaxaca-travel.com/guide/cultural.php?getdoc=true&lang=es&doc=home&section=&atractivo=10.02.02.08[/mostrar-esconder]

 

Creio que a sequencia do roteiro está correta, assim como a distribuição dos passeios ::otemo::

Se possível, gostaria que avaliassem ! ::tchann::

 

Obrigado novamente pelas dicas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí, Hoffman, tudo bem?

Cara, estive na viagem com o Marcos, dei uma olhada nas suas mensagens. Primeiro, quero dizer que vc vai curtir pra caracas, disso não tenho dúvida. Voltei maluco por este país! Só quem conhece pra saber o quanto vale.

Tenho algumas considerações quanto ao seu roteiro. Seguinte, não te indico o Hostel Rio Playa, em PDC, existe um barzinho, ao lado dele, com música alta a madrugada toda, parece ser impossível dormir lá, abaixo deixo uma boa indicação para vc, este hostel fica bem localizado e em frente ao wall mart, ficamos nele.

 

Outra coisa que eu quero colocar é referente ao número de dias em DF, acho muito 7 dias, vai se cansar bastante. Ficamos 4 e já estava me dando pânico, acho que pelo fato de ser muito parecida com a loucura de sampa, chegou no quarto dia queria sair correndo atrás de sossego, aconselho filtrar um pouco essa parte, têm muitos dos seus passeios que eu não faria, acredito que fizemos um número bacana, acho que só acrescentaria, no nosso, Torre Latinoamericana e Museu Frida, no mais, foi no limite. A mesma coisa, digo para San Cristobal e Mérida, não ficaria 4 dias tb, 2 a 3 são suficientes, contato que o terceiro dia já seja a saída em direção a outra cidade.

 

Não queira conhecer TUDO, vc vai se esgotar, em 23 dias não fizemos nem a metade do que vc pretende fazer e quando chegamos no meio da trip já sentíamos um cansaço enorme. É isso, qualquer coisa grita aê, estamos por aqui sempre. Abraços

 

Hostel Playa

Avenida 25 esq calle 8 | Centro, Playa del Carmen 77710, México

+52 984 803 3277 - (+52) 01 (984) 803 3277

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

__________________________________________________________________________________________________

 

Primeiramente Obrigado pelas Dicas, FTadeu ! ::otemo::

 

Realmente, esse é meu primeiro Mochilão de " longa duração ", e não sabia dessa possibilidade de " desgaste ".

Visto que estava pensando em fazer México + Perú e Bolívia no mesmo Mochilão.

 

Fim do Ano me formo, e uma amiga Jornalista tb se forma. Logo, a algum tempo viemos guardando dinheiro para realizar essa Trip. Tanto eu como ela, vamos largar nossos empregos e cair na estrada.

 

Acho que pra isso valer a pena, teriamos que realmente ficar um bom tempo na estrada, visto que teremos tempo de sobra (sem data pra voltar) e algum dinheiro "/

 

Estavamos pensando ainda no estilo de viajar pela experiência do CouchSurfing e/ou cambiando Trabalho em Troca de Comida e Hospedagem (trabalha 4 dias, folga 3). Das cidades do nosso roteiro pelo menos 70% dá pra conseguir esse tipo de coisa (já pesquisamos bastante e temos os contatos). além do mais, será uma grande oportunidade de aprimorar o nosso espanhol e conhecer melhor a cultura local ::otemo::

 

Pergunta: Você acha que esse lance de ficar 4 semanas (trabalhando e folgando) nos locais onde iremos passar também daria um certo " desgaste " ? Ou vocês acham que diminuiria/aliviaria ? Visto que apesar de tudo ficaremos algumas semanas vivendo " como os cidadães locais ". Talvez assim poderíamos descansar até seguir para o próximo destino. O que vocês acham ?

 

Agradeço desde já pelas informações ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcos 1(marcosrgf), ótimo relato de viagem, celebro que vocês gostaram do meu país e que tivemos chance de nos conhecer e beber umas "loiras", ainda que foram só 3 horas, junto com Fernando e Jota ::otemo::.

 

Seu relato é completo, as dicas e a lista de preços vão ajudar bastante para os interessados em viajar ao México. ::otemo::::cool:::'>

 

Marcos 2(M.Hoffman), para os dias que vai ficar em cada local pode visitar tranquilamente a maioria dos locais do seu roteiro, se fizer muito em pouco tempo vai acabar cansado e com vontade de fazer nada (como exemplo, este sábado fiz o roteiro Chapultepec + Tlatelolco + Plaza de las Tres Culturas + La Villa e acabei morto e cansado ::mmm: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
__________________________________________________

 

O que você acha marcosrgf ?

 

 

Olá M. Hoffman, desculpe a demora, estive com problemas familiares e ausente do Site. Sobre seu roteiro, achei muito bacana e você pretende visitar muitas cidades, mais assim como o Fernando falou, também não acredito que seja possui visitar tantos lugares em um só dia, por exemplo. Sugiro que você elenque os principais, aqueles que não podem ficar de fora no seu conceito, e deixar os outros como opcionais caso ganhe tempo em seus deslocamentos... só ti digo que a gente cansa num mochilão, principalmente após uma ou duas semanas de trip...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

PARTE IV - Playa del Carmen, Cancun e Cozumel

 

Dia 16 - Playa del Carmen (PDC)

 

Dia tranquilo para curtir a praia de Playa del Carmen, somente esteiras, sombra e mar. Alugamos as cadeiras e o sombreiro por 40 pesos, assim não precisaríamos consumir um certo valor. Se pretende almoçar na barraca, vale a pena negociar um valor de consumação para não pagar as cadeiras.

 

A praia é muito bonita, porém Akumal é muito mais show, por conta da natureza, mas Playa não deixa a desejar, mar azul turquesa, areia branquinha e muita paz e tranquilidade... Não passam muitos ambulantes, isso torna sua estada mais agradável e menos incômoda nos cochilos. :P

 

A noite era a hora de conhecer a vida noturna da cidade, que por sinal é agitadíssima na quinta avenida, tenho pena de quem estava hospedado nas redondezas e queria dormir, era banda, boate e zuera em todas as partes. São muitas as baladas e a galera endoida mesmo, ao estilo spring break. Não é muito a minha onda, mochileiro compromissado, quando a coisa engrossou tirei meu time de campo, mas a tempo de ver coisas impublicáveis aqui... . Hehehe... os solteiros piram .... recomendo a eles ... não deixa muito a desejar frente a Cancun.

 

Aos casais não faltam restaurantes elegantes e de muito bom gosto para um jantar a dois. Olhamos os cardápios e os preços não são absurdos, pode ter certeza que em Brasília ou São Paulo pagaria o dobro em um local com aquele requinte.

 

9418168690_a115c81d70.jpg

01 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

9415402591_56d08dd3f2.jpg

02 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

Gastos:

Hostel: 120

Cadeiras: 40

Lanche: 31

Almoço: 47

Protetor: 87

Jantar: 90

Cerveja: 50

Total: 465 pesos = U$ 39

 

 

 

Dia 17 - Xplor

 

Com os ingressos antecipados fomos cedo ao parque temático XPOR que abre às 09 da manhã, chegar cedo é fundamental pra realizar todos os circuitos. Pegamos um táxi porque em 04 pessoas a diferença é muito pouca para a van, além de nos deixar na entrada do parque, se for de van rola uma caminhadinha da rodovia até a entrada.

 

Obs: SEMPRE, SEMPRE negocie o valor da corrida antes, se não o fizer prepare-se para pagar o triplo ou mais.

 

Obs2: XPLOR e XCARET estão mais próximos à Playa del Carmen e o Xel Há mais próximo de Tulum.

 

No Xplor não a consumo de bebidas alcoólicas por motivos óbvios, porém há uma grande oferta de sucos e batidas energéticas. Não tem café da manhã.

 

O parque tem muitas atividades que requerem esforço físico, trechos longos de caminhada nas cavernas para chegar as atrações, escadas,etc.

 

Não há nada extraordinariamente radical no parque que você morrerá de medo, porém eu achei muito maneiro, não vejo muita graça em tirolesas, mas pra quem gosta é um prato cheio.

 

Maneiro mesmo é o carro anfíbio, passa por lugares de muita adrenalina e eu e Leandro (carro tem q ser em duplas ou quartetos) alucinamos na direção, até bati em uma árvore. .. estávamos tão pilhados que fomos proibidos de pilotar novamente. . hehehe.. ouvimos sermão da controladora da atividade...]

 

La tem o rio subterrâneo, que pra quem foi a cenote parece feito a mão, tem as balsas que achei da hora... resumindo vale a pena sim, não é barato, mas já estava nos planos.

Retornamos de táxi também para Playa del Carmen, fim do dia para descansar.

 

Dica: Se o seu orçamento está mais restrito, e deseja fazer um parque, faça o XEL HÁ, é mais simples, tranquilo e vejo maior custo-benefício... se tiver bem de grana e com tempo, faça os 03 parques, pois comprando todos tem desconto.

 

9415406027_32f997f862.jpg

03 por marcosrodrigues3, no Flickr

9415405537_c0970a3d1a.jpg

04 por marcosrodrigues3, no Flickr

9415405105_ccf6481618.jpg

05 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

Gastos:

Taxi: 30

Ingresso: 1200

Taxi: 35

Hostel:120

Lanche: 70

Total: 1455 pesos = U$ 120

 

 

 

Dia 18 – Cancun

 

Acabamos por acordar tarde neste dia, até perdi o café da manhã, arrumamos as coisas e fomos pra rodoviária da ADO. Em Playa del Carmen existem dois terminais, um na praça principal de onde partem os ferrys para Cozumel e outro na calle 12, avenida 20.

Se ficar no Hostel Playa como nós, estará a poucas quadras deste último.

 

A passagem custou 48 pesos e o percurso dura cerca de uma hora. O terminal da ADO em Cancun fica no centro (downtown) e não passa pela zona hoteleira. Optamos por ficar no Hostel Mayapan, km 8.5 da Boulevard Kukulcan... tomamos um táxi por 120 pesos (chegam a cobrar o dobro a gringos), porém descobri dias depois que é muito simples ir de bus, e só conseguir um mapa da zona hoteleira com a marcação dos grandes resorts e ir acompanhando pela janela, não tem erro e o bus custa 8.5 pesos e passa a toda hora. Como não tem roleta (cobrador), ir de mochilão fica mais simples.

 

O Hostel Mayapan é tipo meio largado e as únicas vantagens dele mesmo e a localização e os muitos chuveiros, fora que você é mal atendido, mal tratado e paga mais caro por isso, mas nada q não compense estar mais próximo dos agitos da cidade, digamos que eles não tem concorrentes com estes preços e localização. Então é só ir na vibe tranquila e não se importar com o descaso de tratamento.

 

Largamos as mochilas no hostel, acompanhamos o final do jogo de Brasil 3 x 0 Japão pela copa das confederações e rumamos pra checar se a praia de Cancun é tudo isso mesmo que falam. Um taxista nos indicou a praia Delphinus, fomos de bus e descemos no mirador. (lembra da dica do mapa e dos hotéis).

 

SENSACIONAL !!! O mar de Cancun é f*** !!! Azul turquesa, areia branquinha, muito limpo e organizado... olha que fomos na área de acesso público. .. e melhor, com

ondas, acho muito sem graça mar sem ondas, ficamos até a noite na praia, noite mesmo... la pras 20h, dentro d'agua...já escuro .... show de bola.

 

Obs: não se pode levar vidro pra praia e não tem ambulantes, se for pra ficar mais tempo, leve o que for consumir.

 

9415402505_38e265572a.jpg

06 por marcosrodrigues3, no Flickr

9418168390_d471fc8bc2.jpg

07 por marcosrodrigues3, no Flickr

9418168276_82154f9ca5.jpg

08 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

A noite fui ao Coco bongo, open bar. Você tem que chegar cedo, antes das 22h porque rola uma filinha (que não pegamos por conta de um esquema do Alberto, depois falo dele). Coco Bongo é um espetáculo, várias performances, um clima muito bacana e animado. Não sei se foi porque fomos num sábado, mas achei muito cheio, estava muito complicado de se movimentar, comprometendo o open bar (acesso as bebidas). 8)

 

Fica a dica, se você não curte aperto e quer ter uma visão privilegiada, vá para os camarotes e gaste uns dólares a mais pro garçom ti atender “melhor” ou “gostar” mais de você... outra coisa que observei, não é uma balada de pegação, e sim de curtir música, arte, performance e a galera, quem tiver na vibe de azaração pode se frustrar.

 

A festa acaba lá pras 04 da matina, não vale contar detalhes, mas acho que vale o ingresso. Voltamos a pé, inclusive errei o caminho e andei milhas a mais, bom pra suar a cerva do corpo.

 

Dica: Sobre o guia turístico Alberto, ele fica num quiosque, na boulevard em frente ao Riu Palace, a alguns metros da loja do Álvaro Tours, muito conhecida aqui no site. Fomos ao Álvaro todas as vezes que queríamos um passeio ou entradas para os shows e em 100% das vezes os preços do Álvaro eram superiores a todos os guias que perguntamos e olha que falamos que éramos brasileiros e que viemos por indicação. Nada de descontos... preços inclusive 30 a 40% superiores!!! A vantagem do Álvaro é a comodidade e o atendimento, pois ti oferecem até cervejinha na mesa de vendas. Não quero aqui promover a lojinha do Alberto, mas se quer pagar mais barato, PESQUISE!!! Os preços variam muito conforme a “cara” do cliente em Cancun.

 

Gastos:

Hostel: 240

Passagem PDC-Cancun: 48

Taci: 30

Bus: 17

Lanche: 66

Cocobongo: 655

Total: 1056 pesos = U$ 87

 

 

Dia 19 – Cancun

 

Perdi mais um café da manhã! !! Hehehe. .. de boa, juntei os cacos e estávamos decididos a ir para Isla Mujeres, porém pesquisamos e conversamos com vários guias e optamos por não ir, não pareceu um bom custo-beneficio. Leandro e eu animamos de fazer Jungle tour com snorkel, fechamos com o Alberto a partida de local mais longe, em frente ao Hotel Templation, na praia (se você partir da Barracuda, vai pilotar por menos da metade do tempo a lancha).

 

9415402111_d99a871abe.jpg

09 por marcosrodrigues3, no Flickr

9418170616_c823379468.jpg

10 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

Curto muito aventuras e a lancha da Jungle pega uma velocidade bacana, cada um pilotou por mais de 25 minutos, a área de snorkel é bem simples, pra mim a diversão mesmo está na lancha. O passeio dura cerca de 2h30.

 

Na pilha, Leandro e eu fomos pra praia procurar jet skis para alugar, sem sucesso, por volta das 17h já estavam todos guardados e olha que andamos muito pela areia, são as adversidades da baixa temporada.

 

Fomos encontrar os outros na praia Delphinus cerca de 18h, desencontramos, com o mar muito convidativo ficamos por lá, era domingo e havia muitos nativos e crianças, muito agradável e é até estranho a praia estar movimentada às 21h, hora que partimos. Era a despedida da praia de Cancun.

 

Não cheguei a conhecer a praia Tortugas, mas passamos em frente, parecia ser muito interessante.

 

9418170004_3ac8f4be0e.jpg

11 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

Gastos:

Lanche: 20

Passeio Jungle Tour: 525

Bus: 17

Jantar: 81

Hostel: 120

Água: 14

Passagem para Cancun: 48

 

Total: 825 pesos = U$ 68

 

 

 

Dia 20 - PDC (Cozumel)

 

Acordamos cedo para pegar o ferry boat para Cozumel às 10h, sugiro chegar um pouco antes para embarcar tranquilo e pegar um bom lugar no barco. Por 26 dólares você compra a passagem de ida e volta. Em cozumel realizamos um passeio que visita 3 pontos de mergulho, cada um mais profundo que o outro, se não me engano, 3m, 6m e 11 metros. A visibilidade é impressionante neste local, e imagine se tivesse fazendo um sol de raiar, nesse dia o ceú estava nublado.

 

Você pode optar por mergulhar com e sem colete, se souber nadar bem e não se cansar fácil, sugiro mergulhar sem colete pra poder nadar mais profundo, não preciso falar muito, acredito que as fotos falam por si só.

 

9418169036_14a55562c5.jpg

12 por marcosrodrigues3, no Flickr

9415401919_ed505f441e.jpg

13 por marcosrodrigues3, no Flickr

 

 

Gastos:

Passeio Cozumel: 250

Ferry boat: 335

Almoço: 72

Passagem: 48

Hostal: 220

Total: 925 pesos = U$ 76

 

FIM!!! ::mmm:

 

Espero ter ajudado a todos nessa empreitada e sim, vale muito a pena ir pro xico, essa viagem ficará pra sempre na memória.... "Mochilar é preciso" e que venha a EUROTRIP !!! ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...