Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Junho/13–DF-Oaxaca-Palenque-Mérida-PDC-Cancun-FOTOS

Postado
  • Membros

Olá galera, este é o meu primeiro relato de viagem aqui no Mochileiros.com, apesar de não ser o primeiro mochilão, aprendi que o relato deve ser escrito o quanto antes e se possível, na própria viagem, assim os detalhes tão importantes não ficam de fora.

Me senti na obrigação de escrevê-lo em virtude da valiosa ajuda que recebi da galera do site que já viveu essas aventuras, espero poder ajudar tanto quanto fui ajudado.

Viajamos Fernando (SP), Jota (SP), Leandro(RS) e eu (DF), mantivemos contato aqui no site e nos encontramos na Cidade do México. Tenho certeza que a viagem não seria tão extraordinária sem a presença deles, sem contar nas economias que fizemos viajando em grupo. Muito obrigado a vocês por tornarem esse sonho realidade.

Vou dividir o relato em 4 partes, pois demora um tempinho construí-lo:

Parte I - Cidade do México

Parte II – Oaxaca, San Cristobal e Palenque

Parte III – Mérida, Valladolid e Tulum

Parte IV – Playa del Carmen (PDC), Cancun e Panamá

VAMOS NESSA !!!!

9128148340_aa64ed0cd5.jpg

01 por marcosrodrigues3, no Flickr

PARTE I – Cidade do México

Dia 01

BSB-Panamá-DF : Passagens compradas pela Copa Airlines por 1265,00 reais, ida e volta, cerca de 60 dias de antecedência. Não houve atrasos no embarque e fiquei com uma ótima impressão da companhia, o serviço de bordo é excelente e servido mais de uma vez, o voo dura cerca de 6h... fiz conexão no Panamá por 2h e o duty free de lá é gigante com ótimos preços, como ficarei um dia no Panamá na volta, somente pesquisei.

Chegando na Cidade do México, fui comprar a passagem de volta de Cancun para o DF (é como chamam a Cidade do México) no guichê da companhia Viva Aerobus no valor U$ 104, 00 (com taxas). MUITO CUIDADO com esta empresa, no dia deste voo descobri que o mesmo foi cancelado, tive que me virar pra voltar ao DF, a empresa não ajudou em nada e ainda estou buscando o ressarcimento deste valor.

Obs: o aeroporto Benitez Juarez possui 2 terminais longe um do outro, você, de posse do ticket da passagem pode pegar grátis o trem que liga os terminais, a viagem dura cerca de 6 minutos no máximo. Como a Viva Aerobus fica no Terminal 1, tive que pegar o trem para ir e para voltar, pois o Fernando e o Jota chegariam 2h depois de mim....

Voltando ao T2, vi que tem várias casas de câmbio com preços diferentes, tem que pesquisar. Fiz a troca na cotação de U$ 20 : 237 pesos (11,85)... para pagar o táxi até o hostel Mundo Joven Cathedral no Zócalo, que custou 205 pesos pagos no guichê antecipadamente.

Chegando ao hostel efetuamos o pagamento das diárias, total 1750 pesos para 3 pessoas e 3 dias em quarto compartido ( 195 pesos por pessoa por noite)... ótimo hostel, bem movimentado, sugestão que pegamos aqui no site e uma excelente localização...

Destruído pela viagem e pelos dias movimentados que a antecederam, só tive forças pra matar uma pizza "maior que a grande" segundo o anúncio na Antonella Pizza. Já era cerca de 20h no México (2h a menos que no Brasil), o cansaço pegou...

9125926993_7ddd10178a.jpg

02 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125925609_b93d2c1c20.jpg

05 por marcosrodrigues3, no Flickr

Obs: as tomadas no México são diferentes do nosso modelo, tem que comprar um adaptador.

9128146620_6ef0884210.jpg

04 por marcosrodrigues3, no Flickr

Gastos:

Taxi: 205/3 : 70

Hostel: 195

Pizza: 200/3: 67

Total: 332 pesos = U$ 29

Dia 02

O café da manhã do hostel deixa a desejar, não possui muitas opções e você acaba numa torrada com manteiga/geleia, café, leite, sucrilhos e melancia.... mas nada que desabone o hostel como melhor opção, a localidade eh realmente excelente.

Após o desayuno, e conferir que o dia não estava pra chuva, resolvemos ir a Teotihuacan (pirâmides), pegamos o metrô para a estação Autobuses del Norte e fomos pra rodoviária, no portão 8 compramos a passagem por 40 pesos cada. O ônibus é leito e faz algumas paradas, dura cerca de uma hora e nos deixa na entrada do sitio arqueológico. Paga-se 57 pesos para entrar, tem varias lojinhas no início, mas aconselho comprar no final após boa pesquisa. Não vou dar detalhes do passeio pra não estragar as surpresas, vale muito a pena contratar um guia, a nossa (Silvia) nos cobrou 100 pesos por cabeça apos boa negociação.

Obs: os primeiros guias a nos abordar cobravam 3x mais do q isso, não vá muito afobado...

As pirâmides são sensacionais, subimos nas duas maiores (do Sol e da Lua) e realmente dá pra cansar, não deixa de ser um ótimo exercício, o que atrapalha o passeio e a energia do local são os ambulantes em demasia, que insistem em ti vender regalos durante sua expedição.

Obs 2: leve água, chapéu, filtro solar, obviamente não levamos e ficamos com um belo bronzeado de camarão logo nos primeiros dias ...

Ficamos mais de 3h por lá e resolvemos almoçar nas redondezas, saímos pelo portão 02 (não precisa voltar tudo que caminhou para sair do sítio) e logo fomos abordados pelos rapazes que oferecem os restaurantes, decidimos seguir a dica da Silvia e fomos ao Tlacaelel Restaurant, muito exótico, com música ao vivo e apresentações culturais... sabíamos que não seria barato, mas como primeiro almoço valia e pena... várias comidas típicas e degustações... sou chato com comida, mas o Fernando e o Jota nem um pouco!!! Quase fecharam a cozinha... hehe... a conta toda deu 700 pesos!!!

9128145280_fdf53454d0.jpg

06 por marcosrodrigues3, no Flickr

9128143942_4e5f75f45a.jpg

07 por marcosrodrigues3, no Flickr

9128142016_5d8a921a0b.jpg

08 por marcosrodrigues3, no Flickr

Voltamos ao portão 2 e esperamos o bus que chegou rapidinho, pagamos os mesmos 40 pesos e seguimos viagem... pegamos o metrô e retornamos ao centro... compramos adaptadores para tomada e fomos pro hostel.

Obs 3: a polícia parou o ônibus e todos os homens foram revistados (bem comum no México), as mulheres somente verificaram as bolsas e sacolas, sem problemas.

Mais tarde o Erick (residente na cidade do México) chegou ao hostel e tomamos "una lora" com um papo muito descontraído... o dia terminou numa cafeteria no Zocalo às 23h quando fomos convidados a ir embora por conta do horário...

Gastos:

Metrô + bus: 6 + 80: 86

Entrada do sítio: 57

Aguas: 13 + 20: 33

Almoço + helado: 260

Jantar: 120

Hostel: 185

Outros: 30

Total: 771 pesos ÷ 11.40 : U$ 68.00

Dia 03 - Cidade do México

Café da manha idêntico ao dia anterior, dia claro e sem nuvens, optamos por ir primeiro ao museu de antropologia, para isso pegamos metrô para a estação Auditório, cerca de 30 min de viagem (muitas baldeações)... saindo da estação caminha-se por um bom trecho ao longo do parque de Chapultepec, muito bonito por sinal, quem tiver mais dias, não tenho dúvida que vale a visita. Quando chegar em frente a Starbucks é só atravessar a rua que se chega no museu... entrada de 57 pesos. Pra quem curte arqueologia, história e geografia eh um pratão cheio, o museu é enorme e muito bem conservado.. só acho que faltou uma orientação cronológica nas salas.. fomos sem guia, mas se você gosta de saber todos os detalhes, não dispense um...

9125918453_ea96e64a8f.jpg

11 por marcosrodrigues3, no Flickr

Após 4 horas no museu estávamos varados de fome (lembre-se que desayuno do hostel não sustenta nada), e não vimos boas opções nas redondezas... como o próximo destino era a Basílica de Guadalupe, achamos por bem aguentar ate lá... por sorte junto a estação El Rosário tem um shoppingzinho com alimentação ... o Burguer King foi a salvação.

Alimentados fomos até a estação La Villa Basílica, onde se encontra o santuário da Virgem de Guadalupe, muito adorada no México, que por sinal é fantástico, vale a visita e é de grátis !!!! Você pode passear pelo santuário, visitar o local de sua primeira aparição, bem como desfrutar da beleza do jardim mais acima.

9125916719_5169230e07.jpg

12 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125913617_aa89001c08_n.jpg

13 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125912583_f3e1b36f67_n.jpg

14 por marcosrodrigues3, no Flickr

Retornamos ao Zocalo, realizamos câmbio (U$ 1 = 11.50), curtimos o centro e fomos ao palácio de Bellas Artes, linda arquitetura, destoa na paisagem, e pode-se ser ir caminhando do Hostel.

9128131144_b2348fa750.jpg

15 por marcosrodrigues3, no Flickr

O Hostel Mundo Joven possui um terraço com bar e uma bela vista, como este dia tinha shots de tequila de graça, fomos conferir... estava bem animado fizemos amizades com 3 alemães (Marko, Clara e Marina), um australiano e uma argentina que já estava tri louca que nem lembrava quem era o Messi ... a conversa rolava em 4 línguas, tava engraçado, principalmente quando eu conversava com o Fernando em espanhol e ele respondia em inglês sem nenhum gringo por perto. Algumas cervejas e tequilas depois chapei na cama, dormi que nem pedra ...

Obs: no meu último mochilão percebi que se perde muitos detalhes quando se deixa para escrever o relato quando voltar pra casa, esses textos estou escrevendo no dia seguinte, então reforço a recomendação deste hostel, nesse dia pude ver a animação da galera, inclusive do pessoal que trabalha no hostel, só gente fina mesmo...

9128140784_2cdf535264.jpg

09 por marcosrodrigues3, no Flickr

9125918949_729fdb0095.jpg

10 por marcosrodrigues3, no Flickr

Gastos:

Metrô: 12

Hostel: 185

Museo: 57

Almoço: 102

Agua: 10

Regalos: 40

Cervejas: 140

Outros: 10

Total: 556 pesos = U$ 49

Dia 04

Dia bem atípico para nós, a noite anterior deixou seu rastro de destruição e condenou nossa manhã, perdemos o café da manhã e o Fernando até o check-out às 11h ( nada que um papo na recepção não resolva)... fui almoçar com o Jota e optamos pela Pizza Hut, não muito diferente do Brasil, mas com preços mais baixos.

Deixamos as mochilas no hostel e fomos a Xochimilco (veneza mexicana), apesar de longe é muito simples chegar, paga-se o metrô até a estação Tasqueña e depois o trem ligeiro (3 pesos) ate a última parada, depois se caminha 15 min até os embarcadores. Já li bons e maus relatos sobre o passeio da veneza mexicana e confesso que não vi nada de muito interessante, barcos coloridos num canal meio sujo com nativos sedentos de lucros exorbitantes, fomos abordados várias vezes, preços altíssimos, um senhor nos ofereceu um passeio de 45 min por 500 pesos, achamos o valor alto, porém não conseguimos nem papear entre nós, pois o senhor ficava nos chamando, indo onde íamos alegando que se tratava de um valor "oficial"... quanto mais caminhávamos para o outro embarcadeiro, mais ele insistia, descobrimos o motivo, mais adiante havia uma placa gigante dizendo assim: barcos a 350 pesos por uma hora!!! O que já não parecia tão atraente, ficou ainda mais evidente o cunho turístico comercial capitalista do passeio (hehehehehe)... e pasmem, mesmo após vermos a placa, o senhor nos seguia e insistia, situação muito chata mesmo...

Porém a ida ate Xochimilco é válida pela cidade, que mais parece de interiorzão, muito colorida e diversificada.

Como estávamos no meio da tarde, sobrou tempo para ir ao Estádio Azteca, uma das paradas do “tren ligero”, pra quem curte futebol e sua história o estádio tem muito valor (detalhes no dia 5), uma pena estar fechado para visitação naquele horário, conhecemos a loja oficial do América (clube mexicano) e voltamos ao hostel para nos encontrar com o Leandro (colega mochileiro que chegou no dia anterior).

Era pra ser nosso último dia na Cidade do México, porém o gigante Azteca não poderia ficar de fora dessa, resolvemos ficar mais um dia... peregrinamos pelo centro e comemos no KFC em frente a torre latino americana... fim do dia

Gastos:

Hostel: 200 pesos

Metrô: 21 pesos

Pizza Hut: 62 pesos

Água: 12 pesos

KFC: 87 pesos

Outros: 7 pesos

Total: 389 pesos = U$ 33, 00

Dia 05 - Cidade do México

Diferente do dia anterior, neste dia acordamos bem dispostos, 09h30 já tínhamos tomado café, feito check - out e guardado as malas no depósito do hostel, a programação do dia era o Estádio Azteca... logicamente não consigo convencer alguém que não curte futebol a fazer a visita, mas pra quem curte uma pelada saiba que nesse campo conquistamos o tricampeonato mundial com a seleção liderada por Pelé em 1970, sendo considerada, até hoje, a melhor copa do mundo de todos os tempos... dai vem muita da admiração e receptividade dos mexicanos para com os brasileiros.... esse estádio eh o terceiro maior do mundo, sendo o maior da América e Europa (105.000 lugares) e de fato eh gigantesco. .. não posso dar todos os detalhes, mas recomendo a visita.. (para chegar basta pegar o metrô até a estação Tasquena e depois o Tren Ligero até Estação Azteca. Tour pelo estádio custa 80 pesos e funciona todos os dias, porém nos fds o horário eh reduzido).

9128129172_52a610e2a5.jpg

16 por marcosrodrigues3, no Flickr

9128127152_32e86eb155.jpg

17 por marcosrodrigues3, no Flickr

Após o almoço e a partida de Brasil x Inglaterra (2x2) que assisti no hostel com alguns ingleses bem fanáticos.. já era hora de ir embora do DF, pegamos o metrô até a estação San Lazaro, onde fica a rodoviária TAPO, compramos a próxima passagem para Oaxaca por 474 pesos (6h de viagem)... era o adeus a Cidade do México.

O site da ADO Autobuses possui todos os horários, é só preencher os dados e se organizar.

http://www.ado.com.mx

Gastos:

Metrô e Tren: 15 pesos

Tour Estádio: 80 pesos (aceita cartões)

Almoço: 79 pesos

Passagem Oaxaca: 474 pesos

Água: 15 pesos

Regalos: 220 pesos

Outros: 20 pesos

Hostel: 160 pesos

Total: 1058 pesos = U$ 89

• Respostas 61
  • Visualizações 23.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
olá Marcos...queria saber se vc fez algum seguro viagem?

Olá Kaka... fiz um seguro sim.. pela Mondial (www.mondial-assistance.com.br), vale muito a pena... até utilizei pra fazer uma consulta em Mérida... excelente... acho fundamental viajar com um... faça uma cotação no site...

Bjo.

Postado
  • Membros

Primeiramente, parabéns pelo relato, Marcos!

Iniciarei meu primeiro mochilão depois de amanhã pelo México, e as tuas informações foram muito válidas. Gostaria de saber se tu alugastes as câmeras aquáticas lá? E snorkel? Quanto custam?

Muito obrigada, espero ter boas aventuras para contar, assim como tu.

Um abraço,

Carol.

Postado
  • Autor
  • Membros

Iniciarei meu primeiro mochilão depois de amanhã pelo México, e as tuas informações foram muito válidas. Gostaria de saber se tu alugastes as câmeras aquáticas lá? E snorkel? Quanto custam?

Um abraço,

Carol.

Olá Carol... que maneiro que fará a sua aventura logo logo... sobre o seguro que falei pra Kaka, você fez um né? :wink:

Bom, sobre as câmeras, o fotografo oficial é o Fernando Tadeu (Ftadeu), ele tem uma máquina possante com mega zoom, e pode ter certeza que se a foto ficou ótima foi ele que tirou, porque eu não tenho material e competência pra isso... pra vc ter uma ideia ele andava com um tripé na mochila !!! :lol:

A câmera aquática é do Leandro Flores , se não me engano era uma Fujifilm xD azul, muito bacana, as fotos ficaram muito boas.... o mar do caribe ajuda também neh..

Snorkel eu não tenho, os passeios costumam oferecer no pacote, por isso não aluguel em separado, mas se tiver sugiro levar, o Leandro levou e revezavámos quando não tinha incluso.... levei meu óculos de mergulho comum, quebrou um galho, mas ele ficou todo zuado depois... Achei caro comprar snorkel por lá...

Acho que é só isso... divirta-se muito na sua viagem... grande beijo ::hahaha::

Postado
  • Membros

Olá Marcos!

Fiz o seguro pela empresa que tu indicastes, foi o melhor preço que encontrei, além da rapidez e praticidade. Também já comprei o adaptador para a tomada, graças às tuas dicas! Hehehe

Muito obrigada por tudo, depois da viagem registrarei também meu relato.

Um beijo grande!

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Marcos!

Fiz o seguro pela empresa que tu indicastes, foi o melhor preço que encontrei, além da rapidez e praticidade. Também já comprei o adaptador para a tomada, graças às tuas dicas! Hehehe

Muito obrigada por tudo, depois da viagem registrarei também meu relato.

Um beijo grande!

Que maneiro!!! Ótima viagem e depois nos conte como foi mesmo.... Beijão!!! ::otemo::

Postado
  • Membros

Olá!

Parabéns pelo relato, Marcos! Muito completo e de grande valia!

Estou pensando em ir pro México passar uns 17 dias, num roteiro parecido com o seu (só que quero acrescentar Guanajuato e Guadalajara e talvez tire Mérida), agora no final de outubro (pra pegar o Dia dos Mortos!! \o/) ou em janeiro (depende da companhia, que não se resolve, e também do tempo nessas épocas).

Aí estava somando os gastos que você colocou aqui e deu cerca de R$ 3900, com as passagens! Achei bem barato, então te pergunto se foi isso mesmo ou se você não pôs tudo. Vi que teve também um seguro viagem, né? Quanto deu de gastos totais?

Você crê que por ter ido em baixa temporada, os preços são menores ou não varia?

Obrigada! ;)

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá!

Parabéns pelo relato, Marcos! Muito completo e de grande valia!

Estou pensando em ir pro México passar uns 17 dias, num roteiro parecido com o seu (só que quero acrescentar Guanajuato e Guadalajara e talvez tire Mérida), agora no final de outubro (pra pegar o Dia dos Mortos!! \o/) ou em janeiro (depende da companhia, que não se resolve, e também do tempo nessas épocas).

Aí estava somando os gastos que você colocou aqui e deu cerca de R$ 3900, com as passagens! Achei bem barato, então te pergunto se foi isso mesmo ou se você não pôs tudo. Vi que teve também um seguro viagem, né? Quanto deu de gastos totais?

Você crê que por ter ido em baixa temporada, os preços são menores ou não varia?

Obrigada! ;)

Olá Paula,

Obrigado pelo elogios. Então, ficamos um pouco mais de 20 dias nessa trip e as datas já ficaram apertadas, também gostaria de ter ido a Guadalajara, porém ficaria inviável pela distância. Pretende fazer trechos aéreos?

Quanto aos gastos foram exatamente os que postei, creio que não deixei nada passar, porém comprei as passagens com dólar a R$ 2,11 e viajei com no valor de R$ 2,20. Sabemos que hoje o dólar já está mais caro, daí faça também essas contas. Os valores também foram mais em conta em virtude da baixa temporada, que além de oferecer melhores preços na hospedagem e nos passeios, também garantiu vagas nos hostels mesmo sem reservas.

Outro fator que barateou os preços foi viajarmos em quatro pessoas, caso vá só, pode multiplicar os gastos de transporte (ou usar mais os bus) e um pouquinho o dos passeios e guias (grupos sempre são mais baratos)!

Acredito sim num upgrade nos preços e sugiro sim buscar uma data de baixa temporada. Lembrando que Outubro é alta temporada para os norte-americamos, logo Cancun e PDC vai estar bem cheia de dólares!!!!

Espero ter ajudado! Grande beijo

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

E aí, galera!

Durante a nossa viagem gravei alguns momentos desse belo país. Deixo aqui o link para que vocês confiram um pouco do que foi essa TRIP. Com este excelente relato do Marcos e com o meu vídeo, acho que terão uma boa bagagem de informação! Qualquer dúvida, estamos por aqui. Espero que curtam as imagens e edição!. Grande abraço.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Um abraço,

Carol.

Olá Carol, deixei um vídeo que acabei de editar sobre a nossa TRIP, se puder, assista! Lá tem todas as descrições do material usado. Beijos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.